1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Cubo mágico resolvido em 26 movimentos

Discussão em 'Programação' iniciada por HecKel, 18 de Agosto de 2007. (Respostas: 50; Visualizações: 9017)

1. HecKel

HecKel The WORM

Pelo titulo isto pode parecer algo para o Geral, ou para as Curiosidades..., mas se lerem bem o artigo, podem constatar que tem muito a ver com programação ;)

Vejam este excerto:

In: Público.PT

HecKel

2. hYpe

hYpe [email protected] Member

7 terabytes.. :drool:

3. Romani48

Romani48 Power Member

now WTH! :wow:

Mas que grande maquina!!
    Realmente um problema bastante interessante de resolver, mas poucos o conseguiriam :D
    devido a maquina claro !!

7 terabytes... mais um pouco e punham 10 :D

4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

impressionante mesmo, e o nº de permutações possíveis? 43 quintiliões jez, que BIG ******* NUMBER :D

mas o "estranho" é mesmo usar disco rígidos como memoria ram (ou melhor, virtual :D)

Só de pensar que é possível em apenas 7 discos ter isso :wow:

5. HecKel

HecKel The WORM

De realçar que esses teras todos não são para resolver um problema, mas sim todos os problemas.

Eles queriam saber qual era o número minimo de movimentos necessário para resolver TODAS as combinações, tanto que demorou 63 a resolver todas as combinações, e nenhuma delas necessitou de mais do que 26 movimentos.

Não houve aqui bruteforce :P Mas sim um grande algoritmo :D

HecKel

6. hYpe

hYpe [email protected] Member

Hmmm.. Era interessante discutir como será o algoritmo..

Com os génios que há por aqui ainda conseguimos fazer um para 25 movimentos :wink:

7. nmat

nmat To fold or to FOLD?

Nem quero pensar como seria o algoritmo.
    É um desafio interessante e o número de combinações possíveis é de facto impressionante.
    Eu consigo resolver o cubo de Rubik mas não o faço em 26 movimentos... nem perto :P

8. Kermit the frog

Kermit the frog I quit My Job for Folding

O Heckel já começou a tratar disso...fechou-se na cave, mais o algoritmo... (*LIFE*)

9. oscarolim

oscarolim Power Member

Mais impressionante são as pessoas que conseguem resolver o cubo num "fechar de olhos". Eu pessoalmente só o consegui completar desmontando e montando de seguida :P

10. Romani48

Romani48 Power Member

o Heckel prefere o Ar Livre :D
    vai ser o proximo a aparecer naquela noticia

tuga powa..

isto era lindo era com uma placa de servidor com RAms de 4Gb per dimm em 8 dimms e depois arranjar umas quantas placas controladoras de SATA + IDE e tudo para memoria ao barulho loool

11. souto

souto To fold or to FOLD?

Isto sim, é o ultimate algorithm :lol:. Haja recursos e tempo para gastar em tretas destas.

12. TheRieper

TheRieper Power Member

Boa máquina... e óptimo algoritmo. gostaria de o ver um dia! já tive um cubo de rubik e sinceramente nunca tive paciência para o resolver... acabou por ser partido pelos meus irmãos. lol. podiamos sempre tentar bater esse record todos juntos:P lol
    abraço

13. Romani48

Romani48 Power Member

isso era necessário toda a população mundial com um cubo na mão.. e mesmo assim.. não me parece :D

14. TheRieper

TheRieper Power Member

eu referia-me entre nós aqui no forum. lol. quem sabe os génios que para aqui andam?... quem sabe não igualariamos o recorde dessa soberba máquina, ou até ultrapassar-mos e fazer-mos em apenas 25 movimentos, se é que isso é possível

15. HecKel

HecKel The WORM

Se leste o artigo todo, certamente que reparaste nesta parte:

Só que não foi provado ;)

Tudo não passa por matemática pura e mesmo muita lógica ;)

HecKel

16. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Desculpem lá, mas o numero de movimentos não tem a ver com o nivel de "baralhanço" do cubo? Se me passarem um cubo para as mãos a 1 movimento de resolver o cubo, eu posso dizer que o resolvi em 1 movimento...

Ou seja, como se "baralha" um cubo de maneira a que todos partam do mesmo nivel de "baralhanço" de forma a saber quem resolve em menos "jogadas"?

17. HecKel

HecKel The WORM

Lê a parte em que dei especial destaque.

O valor de 26 movimentos, é o valor mais ELEVADO que foi obtido no total de combinações possíveis.

HecKel

18. QuickFire

QuickFire What is folding?

Não precisas...

Eles dizem que no máximo necessitaram de 26 movimentos.

Claro que há soluções com 3, 4 ou 5, até 26...

Eles usaram todas as combinações possíveis, logo inclui as "bem baralhadas" e as "mal baralhadas" :)

Edit: HecKel, o homem não tem mesmo vida :P

19. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Ah bom, sendo assim está bem...

Outra coisa, mera curiosidade... O que conta como movimento? Para fazer 180º conta como 1movimento ou 2?

20. HecKel

HecKel The WORM

Bem, isso não te sei dizer com certezas, mas julgo que qualquer alteração que seja é um movimento, seja de 90º, 180º ou 270º.

Quando alteras algo, só podes fazer estes 3 movimentos, o 0º e o 360º é o mesmo que nem mexer.

HecKel

EDIT: @QuickFire: :205: Designa-se por ter nada que fazer :P

Última edição: 21 de Agosto de 2007

Partilhar esta Página