Cubo mágico resolvido em 26 movimentos

HecKel

The WORM
Pelo titulo isto pode parecer algo para o Geral, ou para as Curiosidades..., mas se lerem bem o artigo, podem constatar que tem muito a ver com programação ;)

Vejam este excerto:

Para chegar a este resultado foi preciso um super-computador: sete terabytes em discos rígidos a cumprir a função da memória RAM (Memória de Acesso Aleatório) — só um terabyte chega para guardar informação disponível numa biblioteca de tamanho médio — dotaram o sistema de capacidade suficiente para chegar a este resultado de forma rápida, de acordo com o comunicado da universidade.

In: Público.PT

HecKel
 
now WTH! :wow:

Mas que grande maquina!!
Realmente um problema bastante interessante de resolver, mas poucos o conseguiriam :D
devido a maquina claro !!

7 terabytes... mais um pouco e punham 10 :D
 
impressionante mesmo, e o nº de permutações possíveis? 43 quintiliões jez, que BIG ******* NUMBER :D

mas o "estranho" é mesmo usar disco rígidos como memoria ram (ou melhor, virtual :D)

Só de pensar que é possível em apenas 7 discos ter isso :wow:
 
De realçar que esses teras todos não são para resolver um problema, mas sim todos os problemas.

Eles queriam saber qual era o número minimo de movimentos necessário para resolver TODAS as combinações, tanto que demorou 63 a resolver todas as combinações, e nenhuma delas necessitou de mais do que 26 movimentos.

Não houve aqui bruteforce :P Mas sim um grande algoritmo :D

HecKel
 
Nem quero pensar como seria o algoritmo.
É um desafio interessante e o número de combinações possíveis é de facto impressionante.
Eu consigo resolver o cubo de Rubik mas não o faço em 26 movimentos... nem perto :P
 
Mais impressionante são as pessoas que conseguem resolver o cubo num "fechar de olhos". Eu pessoalmente só o consegui completar desmontando e montando de seguida :P
 
o Heckel prefere o Ar Livre :D
vai ser o proximo a aparecer naquela noticia

tuga powa..

isto era lindo era com uma placa de servidor com RAms de 4Gb per dimm em 8 dimms e depois arranjar umas quantas placas controladoras de SATA + IDE e tudo para memoria ao barulho loool
 
Boa máquina... e óptimo algoritmo. gostaria de o ver um dia! já tive um cubo de rubik e sinceramente nunca tive paciência para o resolver... acabou por ser partido pelos meus irmãos. lol. podiamos sempre tentar bater esse record todos juntos:P lol
abraço
 
eu referia-me entre nós aqui no forum. lol. quem sabe os génios que para aqui andam?... quem sabe não igualariamos o recorde dessa soberba máquina, ou até ultrapassar-mos e fazer-mos em apenas 25 movimentos, se é que isso é possível
 
Se leste o artigo todo, certamente que reparaste nesta parte:

Em Maio de 1997, Richard Korf, da Universidade da Califórnia, anunciou que tinha descoberto uma solução de 18 movimentos. Mas o cientista não conseguiu provar esta teoria, fixando-se o recorde em 27 movimentos.

Só que não foi provado ;)

Tudo não passa por matemática pura e mesmo muita lógica ;)

HecKel
 
Desculpem lá, mas o numero de movimentos não tem a ver com o nivel de "baralhanço" do cubo? Se me passarem um cubo para as mãos a 1 movimento de resolver o cubo, eu posso dizer que o resolvi em 1 movimento...

Ou seja, como se "baralha" um cubo de maneira a que todos partam do mesmo nivel de "baralhanço" de forma a saber quem resolve em menos "jogadas"?
 
De realçar que esses teras todos não são para resolver um problema, mas sim todos os problemas.

Eles queriam saber qual era o número minimo de movimentos necessário para resolver TODAS as combinações, tanto que demorou 63 a resolver todas as combinações, e nenhuma delas necessitou de mais do que 26 movimentos.

Não houve aqui bruteforce :P Mas sim um grande algoritmo :D

HecKel

Lê a parte em que dei especial destaque.

O valor de 26 movimentos, é o valor mais ELEVADO que foi obtido no total de combinações possíveis.

HecKel
 
Não precisas...

Eles dizem que no máximo necessitaram de 26 movimentos.

Claro que há soluções com 3, 4 ou 5, até 26...

Eles usaram todas as combinações possíveis, logo inclui as "bem baralhadas" e as "mal baralhadas" :)

Edit: HecKel, o homem não tem mesmo vida :P
 
Bem, isso não te sei dizer com certezas, mas julgo que qualquer alteração que seja é um movimento, seja de 90º, 180º ou 270º.

Quando alteras algo, só podes fazer estes 3 movimentos, o 0º e o 360º é o mesmo que nem mexer.

HecKel

EDIT: @QuickFire: :205: Designa-se por ter nada que fazer :P
 
Última edição:
Back
Topo