Cubo mágico resolvido em 26 movimentos

Pois, seria curioso ter a certeza o que é considerado "movimento" ;)

Acerca dos 3 movimentos, é verdade que isso acontece no Cubo, mas no Octaedro já não é bem verdade :P
 
Mas falamos de cubos ou octaedros? :205:

É pá, vistas bem as coisas, só podem considerar 2 formas de movimento:

- Uma movimentação de 90º corresponder a um movimento (acho estúpido)
- Uma rotação num sentido (>=90º, <=270º) corresponder a um movimento (o que tem mais sentido)

Não vejo mais nenhuma forma possível de considerar as alterações de estados neste problema.

HecKel
 
bem.. a nós não porque nenhum de nós chegava lá. lol. mas à máquina sim! eu até gostava de provar a teoria do homem, mas não sou nenhum génio de QI absurdamente elevado:P
abraço
 
Penso que 180º são 2 movimentos.

Para quem fica admirado com os 7 terabytes que são necessários, fica uma lista do que o pc tem memorizar:

The Rubik's Cube can exist in 43,252,003,274,489,856,000 different permutations ("but only one solution!"). This is one way to arrive at that number:

There are eight corner pieces, each with three sides. The first corner (the order is arbitrary; pick any corner to be "first") can be rotated into three positions (since it has three colored faces) and can therefore exist in 8 x 3 = 24 possible positions. The second corner can exist in 7 x 3 = 21 possible positions, and so forth. However, it is impossible to rotate one corner without rotating any of the others, so the eighth corner can exist in only one position. Taking just the corners, we have:

24 x 21 x 18 x 15 x 12 x 9 x 6 x 1
= 88,179,840 possible positions

However, it is also impossible to switch two corners without switching two edge pieces (although it is possible to switch two edges without altering any corners). This reduces the number of possible positions by half, to 44,089,920.

There are twelve edge pieces, each with two sides. The first edge can therefore exist in 12 x 2 = 24 possible positions, the second in 11 x 2 = 22 possible positions, and so forth. However, it is impossible to flip just one edge without flipping any of the others, so the twelfth edge can exist in only one position. Taking just the edges, we have:

24 x 22 x 20 x 18 x 16 x 14 x 12 x 10 x 8 x 6 x 4 x 1
= 980,995,276,800 possible positions

There are six center pieces, but these cannot be moved in relation to each other. Mathematically, it doesn't matter which one is on top, so there is only one possible way to arrange the centers.

The final number of possible combinations is:
44,089,920 x 980,995,276,800 x 1
= 43,252,003,274,489,856,000 possible positions

...always assuming, of course, that you don't take any of the pieces out. (It's not too hard to find information on how to solve a Rubik's Cube, anyhow.)
Se o pc incluir uma imagem de cada posição até se torna pouco ;)


Abraços
 
Resumindo, no caso de nos calhar a pior e mais baralhada combinação possível é possível resolvê-la em 26 movimentos?

Eu era capaz de fazer em menos, mandava o ao chão com força, uma enchada em cima... no final punha todas as peças como queria :205:


bem.. a nós não porque nenhum de nós chegava lá. lol. mas à máquina sim! eu até gostava de provar a teoria do homem, mas não sou nenhum génio de QI absurdamente elevado:P
abraço

eu acho que era tão facil como andar.. principalmente com uma bolha nos pés lol (tu sabes a que me refiro)

enfim.. sinceramente e depois dizem que os pcs não fazem tudo.. lol
quem consegue realizar um algoritimo destes cria um robot cheio de AI :D

mas não é o Heckel que está a pensar seguir isso? :x2:
 
Eu era capaz de fazer em menos, mandava o ao chão com força, uma enchada em cima... no final punha todas as peças como queria :205:

eu acho que era tão facil como andar.. principalmente com uma bolha nos pés lol (tu sabes a que me refiro)

Contando que o partias e o voltavas a montar era muito mais facil que andar com uma bolha no pé uma vez que o poderias fazer sentado e não terias que parar para limpar as sapatilhas de X em X metros. lol
Sendo assim podiamos fazer o recorde de 1 movimento. Nada mau, diria que menos e impossível:P
Abraço
 
Se comprares já feito fazes o recorde de 0 movimentos uma vez que o problema está resolvido, ou seja, menor que isso é mesmo praticamente impossível. mas era um bocado estúpido também:P
 
Enchada - 1 movimento
27 peças, uma de cada vez, 27 movimentos
Total = 28. Try again :P

Touché! muito bem visto:P No entanto na compra não:P é so o movimento da troca monetária pelo cubo. tchanan. lol. nenhum algoritmo consegueria vencer isso nem que os programadores se esfolassem todos:P
 
O Heckel nao responde..

Deve estar a acabar o algoritmo :p
Fiquei baralhado com a thread, de algoritmos (tema do quadro) passaram logo para partir cubos e afins..., fiquei sem perceber se ainda havia objectivo de seguir com a discussão da thread.

E não, nem sequer me ia dar ao trabalho de tentar fazer um algoritmo para resolver um cubo, quanto mais todos, sou louco, mas não tanto.

HecKel
 
Agora que os computadores tem cada mais poder de armazenamento e processamento, incluindo aqueles que temos em casa, cada vez mais se vai assistir ao solucionamento de puzzles, enigmas, etc como estes.

Deixo um link que nao tem muito a ver com isto, mas é so para terem a noçao do que envolve um simulador e o porque de só agora se pode isto decentemente.
Brian Beckman: The Physics in Games - Real-Time Simulation Explained
Façam o download do video, porque vale muito bem o esforço.
 
So um bocado offtopic este cubo e que era preciso uma granda maquina Einstein até dava voltas se visse este :002::

3651C_idiot_cube_box_medium.jpg

idiotcube.jpg
 
resolvi 3 faces do cubo magico......... em mais de 500 movimentos lool, 3, 4 horas no minimo... depois foi lindo ver que tava tudo trocado no resto e já não havia quase solução.. mas com a pratica acabase por chegar ao jeito... e deixa de ser lógica para se tornar num caminho a seguir :p
 
resolvi 3 faces do cubo magico......... em mais de 500 movimentos lool, 3, 4 horas no minimo... depois foi lindo ver que tava tudo trocado no resto e já não havia quase solução.. mas com a pratica acabase por chegar ao jeito... e deixa de ser lógica para se tornar num caminho a seguir :p

Como é bom estar de férias...:rolleyes:
 
Back
Topo