Cuidado com os downloads na zapp...

Tb não sou advogado, mas antes de falar, gosto de saber minimamente aquilo q digo.

1º A lei ñ diz nem tem de dizer q o uso desses softwares é ilegal. Mas sim do uso que fazes deles.
2º As ISP's podem e devem fazê-lo.
3º As leis não se limitam a um parágrafo. Lê as coisas na totalidade, pq ficarás com uma ideia diferente.

atão uma pessoa... tem um filme em casa... saca esse filme.. porque pronto não sabe ripar ou não sabe passar para o pc... e alguem detecta isso.. faz queixa a zapp... a zapp fornece os dados confidenciais do cliente.. e faz queixa do cliente sem sequer verificar se primeiro o cliente sacou mesmo o ficheiro... segundo o cliente está a fazer algo ilicito? atão se o cliente tem o original em casa? a zapp faz queixa de um user dá os dados dele... e depois o cliente não fez nada? é um bocado chato
 
atão uma pessoa... tem um filme em casa... saca esse filme.. porque pronto não sabe ripar ou não sabe passar para o pc... e alguem detecta isso.. faz queixa a zapp... a zapp fornece os dados confidenciais do cliente.. e faz queixa do cliente sem sequer verificar se primeiro o cliente sacou mesmo o ficheiro... segundo o cliente está a fazer algo ilicito? atão se o cliente tem o original em casa? a zapp faz queixa de um user dá os dados dele... e depois o cliente não fez nada? é um bocado chato

epa eu sei k ja fiz comentarios a mais neste topico mas ... axo k tenho algo a dizer e vou dize-lo mais uma vez.

1º ninguem é burro ( e nao keiram fazer de ninguem burro) kem tem filmes e ker um backup deles quase de certeza que nao vai sacar, mesmo que nao saiba pede a um amigo, a um conhecido, pede informações numa comunidade como este forum (tem muitas opçoes sem ser sacar).
2º depois quase de certeza que ninguem vai comprar 10 filmes por mes e ainda andar a fazer download deles ( penso eu de que ) torna-se muito mais facil e rapido as opçoes inicialmente dadas.
3ª é sobre estes quase de certeza que as entidades responsaveis se interessam, nao é decerteza por aqueles que sacam 1 ou 2 por mes, esses alias sao os que têm menos probabilidades de serem apanhados na rede.
 
atão uma pessoa... tem um filme em casa... saca esse filme.. porque pronto não sabe ripar ou não sabe passar para o pc... e alguem detecta isso.. faz queixa a zapp... a zapp fornece os dados confidenciais do cliente.. e faz queixa do cliente sem sequer verificar se primeiro o cliente sacou mesmo o ficheiro... segundo o cliente está a fazer algo ilicito? atão se o cliente tem o original em casa? a zapp faz queixa de um user dá os dados dele... e depois o cliente não fez nada? é um bocado chato

Tenho que concordar com o Bazuka... quem é q no seu perfeito estado mental faz isso? Concordo que até seria uma boa desculpa pras autoridades mas mesmo assim...
Mas pronto mesmo que seja.
O dono descobre, e queixa-se à Zapp.
A Zapp APENAS DÁ SEGUIMENTO à queixa ("PASSA O RECADO" as autoridades )
Que eu saiba isso ñ é nem fazer uma queixa, nem fornecer dados pessoais.
Qt mais Ñ COMPETE À ZAPP SABER SE SACOU OU Ñ apenas lhes compete reportar o sucedido.
Depois disto, é com as autoridades, se eles quiserem os dados pessoais e investigar o caso, pedem esses dados à Zapp. E aqui sim, é que são obrigados a dizer nomes, moradas, etc...
Se o gajo ñ fez nada, ñ tem que se preocupar...

No meio disto tudo, o perigo é partilhar coisas q não se deve, agora downloads...isso ñ dá nada. Vê bem... qtas pessoas no mundo usam P2P? E qts são processados por cometer ilegalidades?
Isto começou com o NAPSTER, os METALLICA queixaram-se. Lá conseguiram fechar aquilo... Iniciam-se outros... ñ lhes conseguem tocar, viram-se para os utilizadores desses softwares.
 
É Óbvio que é ilegal utilizar programas, protocolos, whatever para fazer downloads de software, filmes, musica protegidos por copyright sem a compra ou a devida autorização dos seus proprietários.

Quando alguem disponibiliza através de um software o download de algo protegido por copyright, se não tiver a devida autoriação do proprietário está a cometer automaticamente uma ilegalidade.

Quem faz download de conteudo portegido, tb está a cometer uma ilegalidade desde que não seja detentor do produto original.

O que o zapp faz e todos os outros operadores fazem, é simplesmente dar andamento aos processos. Se existe denuncia, duvida, suspeita, etc... as entidades competentes têm de averiguar, não cabe á Zapp essa investigação, mas cabe-lhe o fornecimento de toda a informação que pode ser relevante para o caso.

Isto é igual em praticamente tudo o que envolve a lei. O Zapp é apenas o veiculo pelo qual foi feito o possivel crime, e como tal parte integrante no processo, e em consequência terá de cumprir a lei fornecendo os dados que pode fornecer!
 
Eu sinceramente acho k esta conversa ja enjoa. N é preciso sacar 1 filme, mp3 ou whatever pa tares a cometer 1 ilegalidade. s t emprestarem 1 cd d musica e o gravares pa ti tb tas a cometer 1 ilegalidade, o mesmo com o filme k passa na tv s o gravares. Eu acho é k as editoras deviam era lutar contra kem disponibiliza os sites de p2p e n contra os utilizadores .mas isto é um negocio e 1 circulo vicioso, bem mas isso é outra historia
 
O circuito correcto deverá ser este:

Autor ou associações de autores fazem queixa a entidades competentes (judiciaria, ministerio publico etc.) ---as entidades competentes validam a queixa---se considerarem materia para investigação contactam isp e pedem os dados do cliente----pedem a um tribunal para passar mandato de busca ao domicilio do presumivel infractor----fazem a busca e ai do desgraçado se não tiver entretanto conseguido mandar o computador pela janela.


O que esses americanoides e zapps andam a fazer é simplesmente intimidações de baixo nivel


Mas não deve demorar muito tempo para que, quem tenha banda larga em casa, começe, só por isso, a receber umas visitas da judite}>
 
Pois mas a ser assim o people ta td lixado pk n ha ninguem k n tenha 1 cd ou dvd gravado de um amigo. S n fosse a pirataria nem as playstation vendiam o k venderam. conheco mta gente k comprou psx devido aos jogos darem pa gravar. Axo k deviam era se preocupar pelo pessoal k vende dvds e cds nas feiras pk isso sim é k é pirataria. O problema é k as editoras pensam k a quebra d vendas se deve á net mas n é so por isso. eu axo mt caro tipo 1 cd d musica com 10 anos na ***** custar kase 20euros8| e 1 dvd de uma serie ***** com 3 episodios 65 euros>(.eu por esse preco n compro nadinha:007:. eu este ano so comprei 1 jogo k foi o tomb raider legend e é por ser 1 dos meus jogos favoritos pk senao n o comprava. Duvido mt haver material pa abrir investigação a uma pessoa k tenha sacado 1 coisa pelo minimo possivel tipo 1 album mp3.posso tar enganado.
 
Última edição:
Para a Zapp o que podemos chamar de "airtime" custa-lhes mais €€ do que a qualquer outro ISP, e como é sabido o conceito de p2p assenta sobre uma ligação de longa duração (e.g. 24/7). No meu entender a Zapp quer desencorajar os seus assinantes a usufruirem dos respectivos acessos para os terem sempre ligados.

Imaginem a Banca por ex. A Banca pode suportar que um cliente levante uma quantia astronómica de dinheiro. mas não suportaria que todos os seus clientes levantassem ao mesmo tempo todo o dinheiro que lá têm depositado.

My 2 cents.
 
Para a Zapp o que podemos chamar de "airtime" custa-lhes mais €€ do que a qualquer outro ISP, e como é sabido o conceito de p2p assenta sobre uma ligação de longa duração (e.g. 24/7). No meu entender a Zapp quer desencorajar os seus assinantes a usufruirem dos respectivos acessos para os terem sempre ligados.

quote]

Pois só que na Zapp (ao contrário dos ISP's fixos) não dá mesmo pra isso, porque o tráfego é muito limitado (1GB/Mês ou 2GB/Mês ou no máximo 5GB/Mês) e apenas existe um período de tempo que dá pra estar sempre a fazer downloads que é da 1h às 7h!!

Daí que os verdadeiros "piratas" certamente não podem usar esta operadora a não ser que queiram pagar quantias astronómicas ao fim dos mês em tráfego extra, o que acho que a Zapp nem se importaria nada.
 
1) Primeiro não é ilegal sacar um filme/mp3 com direitos de autor da internet para uso pessoal! já foi dito aqui(neste fórum) por um representante dos direitos de autor de Portugal. Ilegal é partilhar, ou vender ou tirar partido disto em seu beneficio.

2) A zapp não divulgou nenhuns dados pessoais, a empresa que fez queixa ainda só sabe os IPs mais nada.

3) Eu acho que a zapp deveria ter feito o que a maioria dos operadores de ISP fazem, ignorar esse tipo de queixas, ou informar-as que não é a eles que devem fazer queixa, mas sim às autoridades competentes. (Ex. Se vires alguém a bater com o carro noutro carro, nas estradas da empresa "Estadas de Portugal" e se comunicares a eles, eles ignoram-te ou redireccionam-te para a policia, não cabe à responsável pelo meio, reclamar sobre uma queixa de outra empresa)

4) Mesmo que a zapp tenha divulgado, não é por caso de um filme, ou 100 que eles vão a tua casa(caso seja para uso próprio).

5) Nunca saberão se tu cancelas-te logo de seguida. Ou se depois de sacar e vires o que era, o apagas-te.

6) Este tipo de divulgação, tem sem duvida, mais efeito do que as supostas queixas :)
 
1) Primeiro não é ilegal sacar um filme/mp3 com direitos de autor da internet para uso pessoal! já foi dito aqui(neste fórum) por um representante dos direitos de autor de Portugal. Ilegal é partilhar, ou vender ou tirar partido disto em seu beneficio.

2) A zapp não divulgou nenhuns dados pessoais, a empresa que fez queixa ainda só sabe os IPs mais nada.

3) Eu acho que a zapp deveria ter feito o que a maioria dos operadores de ISP fazem, ignorar esse tipo de queixas, ou informar-as que não é a eles que devem fazer queixa, mas sim às autoridades competentes. (Ex. Se vires alguém a bater com o carro noutro carro, nas estradas da empresa "Estadas de Portugal" e se comunicares a eles, eles ignoram-te ou redireccionam-te para a policia, não cabe à responsável pelo meio, reclamar sobre uma queixa de outra empresa)

4) Mesmo que a zapp tenha divulgado, não é por caso de um filme, ou 100 que eles vão a tua casa(caso seja para uso próprio).

5) Nunca saberão se tu cancelas-te logo de seguida. Ou se depois de sacar e vires o que era, o apagas-te.

6) Este tipo de divulgação, tem sem duvida, mais efeito do que as supostas queixas :)

http://img72.imageshack.us/my.php?image=1un5.gif se fores ver no final a ZAPP da a entender que ja enviou um fax ou carta para a entidade portuguesa.. ou seja ja indicou os dados confidenciais de um cliente a uma empresa
 
http://img72.imageshack.us/my.php?image=1un5.gif se fores ver no final a ZAPP da a entender que ja enviou um fax ou carta para a entidade portuguesa.. ou seja ja indicou os dados confidenciais de um cliente a uma empresa

Apesar de eu não concordar com os envios, eles não enviaram nenhuns dados a nenhuma empresa, eles enviaram os dados à autoridade de fiscalização (Inspecção-Geral das Actividades culturais), o que é bem diferente, os seja, teus dados ainda estão confidenciais.

Tu teres o número confidencial na PT não significa que a autoridade de fiscalização não possa saber os teus dados. Muitas pessoas são fiscalizadas sem saberem que o são..
 
Apesar de eu não concordar com os envios, eles não enviaram nenhuns dados a nenhuma empresa, eles enviaram os dados à autoridade de fiscalização (Inspecção-Geral das Actividades culturais), o que é bem diferente, os seja, teus dados ainda estão confidenciais.

Tu teres o número confidencial na PT não significa que a autoridade de fiscalização não possa saber os teus dados. Muitas pessoas são fiscalizadas sem saberem que o são..

uma coisa é o número outra é nome e etc.. desde quando é que autorizaste a zapp a dar a tua informação? se fores ver os bancos... so dão a informação em ordem de tribunal para proteger os clientes... Que eu saiba tu não deste autorização à ZAPP para dar o teu nome a ninguem...
 
Viva.
Eu realmente desd a data em q recebi essa carta nunca mais recebi qq documento a dizer foss o q foss referente ao download q eu honestamente fiz mas cancelei uma vez que o filme ñ tinha qualidade nenhuma. Tambem enviei este mail á Zapp.

Estimado Cliente,


Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer o seu contacto e interesse pelos serviços Zapp.

Relativamente à questão apresentada, informamos que a BayTSP pode ou não efectuar queixa na Inspecção Geral das Actividades Culturais.
Deste modo, será esta mesma entidade a avaliar o processo, no sentido de aplicar ou não, uma possível coima.


Com os melhores cumprimentos,

Rui Porfírio

Para qualquer outra questão, não hesite em contactar-nos através de:

ZAPP Contact Center
[email protected]
Contacto Comercial: 210 074 520
Suporte Técnico: 707 300 949*
Fax: 210 062 790

* Custo: Origem na Rede Fixa - 12 cent/minuto
Origem na Rede Móvel - 30 cent/minuto
Facturação ao segundo após o 1º minuto

Nota : Caso necessite de nos contactar novamente sobre o mesmo assunto, agradecemos que faça reply a este e-mail
----- Original Message -----
From: *********
To: 'Suporte a Clientes Zapp'
Sent: Monday, October 23, 2006 7:10 PM
Subject: RE: Participação que não entendo.

Boa tarde.

O que a vossa carta diz é q a BayTSP pediu o bloqueio por isso perguntei se me iriam bloquear o acesso.
Gostava de saber se me podem enviar o e-mail que vos foi enviado pela BayTSP?
Uma questão que não me responderam é a seguinte e prende-se com o facto de eu não ter efectuado o download do filme e pelo que vocês dizem não tem como provar se eu fiz o download ou não correcto?
No entanto agradecia que me dissessem que devo esperar pelo simples facto de ser feita uma participação á IGAC, irei ter alguma coima? Pena de prisão? É que como nunca me vi numa situação destas não sei se devo entrar em contacto com algum advogado.

Aguardo Resposta

________________________________________
De: Suporte a Clientes Zapp [mailto:[email protected]]
Enviada: segunda-feira, 23 de Outubro de 2006 11:07
Para: *********
Assunto: Re: Participação que não entendo.

Estimado Cliente,


Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer o seu contacto e interesse pelos serviços Zapp.

Relativamente à questão apresentada, informamos que a Radiomóvel - Telecomunicações SA, conforme indicado na carta que recepcionou, não vai cortar o serviço para a qual foi contratada.
No entanto, a Radiomóvel, conforme as obrigações legais que sobre si recaem, é obrigada a fornecer a informação solicitada à Inspecção Geral das Actividades Culturais.

Conforme descrito na carta, a Radiomóvel desconhece se o facto descritos são ou não veridicos, mas a mera recepção da informação impõe a conduta acima referida.


Com os melhores cumprimentos,

Rui Porfírio


Para qualquer outra questão, não hesite em contactar-nos através de:

ZAPP Contact Center
[email protected]
Contacto Comercial: 210 074 520
Suporte Técnico: 707 300 949*
Fax: 210 062 790

* Custo: Origem na Rede Fixa - 12 cent/minuto
Origem na Rede Móvel - 30 cent/minuto
Facturação ao segundo após o 1º minuto



Nota : Caso necessite de nos contactar novamente sobre o mesmo assunto, agradecemos que faça reply a este e-mail
----- Original Message -----
From: *********
To: [email protected]
Sent: Friday, October 20, 2006 11:42 PM
Subject: Participação que não entendo.

Boa noite.

Recebi uma carta vossa a dizer que fiz download de um torrent, entenda-se por torrent o "ficheiro.torrent", de um site e que uma empresa que desconheço vos fez uma participação a dizer que eu tinha feito download de um torrent de um filme chamado An Inconvenient Truth, agradecia que me informassem se constitui algum tipo de crime fazer download de um ficheiro.torrent.
Também diz na carta que foi solicitado o bloqueio do acesso á rede, siginifica que me vão cortar a ligação atraves do meu modem? Quando será efectuada tal acção e quando terei conhecimento de tal?
Como nunca me vi em tal situação mais "esquisita" e uma vez que não cometi o que me imputam que foi o download do filme referido
anteriormente agradecia que me elucidassem sobre o que poderei esperar nos proximos tempos, ou seja se irei receber alguma carta ou mail
(o que me seria mais acessivel para consultar) da vossa parte a informar dos desenvolvimentos.
Espero que entendam as minhas questões e preocupações uma vez que sou acusado de algo que não cometi e não sei como provar que nunca fiz o download do referido filme.

Aguardo resposta esclarecedora se possivel.
*********

E desde então que nunca mais soube nada. Tenho é estado atento aos fiversos Post's que apareceram ca no site referentes ao assunto.

Ñ sei s em Portugal o caso da juiza espanhola serve para alguma coisa. Mas eu caso ñ faça os downloads ñ vou comprar os cds pq há anos q ñ compro cds d musica nem de filmes pelo q "digo eu" ñ vou empobrecer nem enriquecer mais as companhias. Qt á zapp ja desisti de contactar o apoio ao cliente pq como ja foi dito são bots. Embora eu pense que uma vez q sou parte visada no assunto, deveria ter-m sido enviada a "queixa/participação"(o q lh quiserem xamar) feita pela BayTSP mas ja desisti disso ñ mando mais mails a falar no assunto.Tb ñ ando pelas feiras a vender dvds ilegais nem saco seja o q for para distribuição.geralment gravo e fica arrumado a apodrecer.
Gostava que me esclarecessem sobre algo que já li e fiquei confuso, Sacar series passadas na tv tipo CSIs tb constitui crime correcto? Quer dizer pelo q percebi o download ñ constitui o q constitui é a partilha e uma vez que P2P implica partilha aquando a recepção logo é crime?? Suponho qe alegar que é apenas para consumo caseiro e dizer q sou estigmatizado pela sociedad d consumo e que as altas propinas o dinheiro q s gasta em fotocopias :lol: e isso tudo reduz o meu poder d compra :x2: ñ abona em meu favor :002:
Em espanha P2P é legal ag? á algum ISP espanhol a operar em portugal? :lol:

Cumps
 
Tu devias era falar com um advogado.. mais uma vez a ZAPP pelo que vi no que te disseram nas respostas voltou-se a comportar habitualmente se comporta.. lixar para o cliente... Se a empresa só queria que te cortasem a net.. so cortavam a net.. lol a empresa não pediu uma denuncia.. apenas quer que tu fiques sem net... a zapp só não te corta a net porque quer o € das tuas mensalidades.. é o desespero a falar mais alto
 
Boas.

Hoje também fui brindado com uma dessas cartas da ZAPP, o ficheiro foi o “Need for Speed Carbon collector´s edition” e a queixa foi feita por parte da ESA.

Eu só tive esse torrent 2 ou 3 dias a fazer o download, uma vez que o jogo pede mais recursos de hardware do que eu lhe posso dar e também as velocidades da zapp não são famosas, não valia a pena a electricidade que estava a gastar. Alem do mais, já se vê esse jogo por €2 na feira da ladra, isso sim é que é pirataria!

Se eu não fiz o download do ficheiro, não o partilhei, nem sequer sei se realmente era o que o nome indicava, agora vou ser punido por isso? Acho isso muito estranho.

Pelo sim pelo não, vou destruir tudo o que tenho gravado, não é muito mas… Não quero ter ninguém a bater a porta com um mandado para uma busca a minha casa.

E mais uma coisa, será que é só a Zapp a fazer estas notificações e os outros isp? Não ligam às queixas das editoras, não querem saber ou fazem o mesmo que a zapp, só que não informam os seus clientes? É que se eu com velocidades de m**** consigo fazer “ilegalidades” com 25 mbps e sem limites, já deveria era estar preso…
 
Bem já se viu que a nossa Zapp agora não faz outra coisa senão andar a denunciar os downloads dos seus clientes :004: !

Enfim se se preocupassem era em melhorar a rede que têm, mas não andar a apontar o dedo aos seus clientes e a brincar ao envio de cartas é mais divertido.

Eu ainda tou à espera da cobertura EVDO que curiosamente eles anunciam para a minha zona, há mais de 3 meses com "brevemente". Mas pronto já tou a ver porque é que nunca mais chega eles andam muito ocupados a ameaçar quem os sustenta todos os meses.

Enfim anteve-se um futuro muito triste para este isp que ainda mal nasceu, pois com esta conduta não vão durar muito >(.
 
tu realmente... são 3 clientes em pouco tempo.. e dizes que não é nada... como tu mostraste sacas torrents.. quero ver qd receberes a carta o que dizes :) a zapp não tem assim tantos clientes.. mas já foram 3.. que se saiba... mas pronto..
...E...?

E eu não disse que não é nada, coisa nenhuma. Só disse é que a zapp apenas é mais um dos
ISP's a fazer o que lhe compete.
Os ISP's que não mandam cartas dessas aos clientes, é porque simplesmente fazem o mesmo, mas pela calada sem avisar os clientes.

E sim, saco torrents. Mas tenho a noção que é ilegal. Não o faço tapadinho a pensar que só acontece aos outros e que "sacar é legal porque sempre se sacou."
 
...E...?

E eu não disse que não é nada, coisa nenhuma. Só disse é que a zapp apenas é mais um dos
ISP's a fazer o que lhe compete.
Os ISP's que não mandam cartas dessas aos clientes, é porque simplesmente fazem o mesmo, mas pela calada sem avisar os clientes.

E sim, saco torrents. Mas tenho a noção que é ilegal. Não o faço tapadinho a pensar que só acontece aos outros e que "sacar é legal porque sempre se sacou."

apenas um dos ISP? se as editoras querem reclamar fazem queixa a policia ou a uma entidade qualquer.. não é a ZAPP que tem que andar ocupada a denunciar os clientes. Depois com ordem do tribunal ya é normal a zapp dar a informação do cliente mas sem isso não é normal andarem a denunciar clientes. Ves o caso dos bancos.. como já disse.. só com ordem dos tribunais é que dão a informação.. sem isso mesmo que saibam normalmente ficam caladinhos. Se a empresa pede para a ZAPP parar de fornecer internet a ZAPP só tem que fazer isso.. basta ler o email.. será que a ZAPP quer assim tanto dinheiro de clientes que não e capaz de fazer isso?. Nunca soube de casos de ppl com cartas destas em que o ISP fazia queixa do utilizador. Uma coisa é haver um processo em tribunal e a SAPO dar os dados outra é a SAPO denunciar... isso nunca ouvi.. tive sapo.. tive clix.. nunca ouvi ng falar disso...
 
Ninguem pode indincar se nas clausulas de contracto, sabendo que estamos num pais libre, nao esta o direito hà privacidade?
pois o que sei é que em Franca passou-se o mesmo com 9(neuf)Telecom, e estes viram-se processados plos clientes, que lhes pediam o direito de privacidade, Pois normalmente um ISP por mais rasco que seja, so pode e nao deve :lol:, denunciar um Cliente a pedido de um Juiz (Com mandato obviamente) não quero fazer publicidade, mas felizmente hà um Forum em portugal com pessoal internos de todos os ISP's onde isto pode ser tirado ao Claro!
Eu pessoalmente, se um dia por acaso o meu ISP me enviar uma carta, eu pego nesta e apresento queixa na esquadra, por violação aos direitos de privacidade! Mesmo sabendo que os downloads "provavelmente ilegais", mesmo se de seguida me for aberto um processo por "pirataria" esta vem depois da queixa apresentada, sendo assim um pode pagar o outro!!

Forum BandaLarga nao meto link !:wow:
 
Back
Topo