1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Cuidados a ter com baterias de Litio (Ipod, portateis, telemoveis etc)

Discussão em 'Digital Life' iniciada por Simao, 12 de Janeiro de 2005. (Respostas: 62; Visualizações: 20979)

  1. Simao

    Simao Power Member

    Bem...
    Sei que existem varios mitos, alguns verdadeiros e outros nao:
    Por ex.

    Deixar a bateria a carregar mais do que o tempo que ela demora a carregar totalmente prejudica a bateria.

    Nao deixar a bateria ir ate aos 0-10% prejudica a bateria.

    Fazer ciclos regulares (carregar/descarregar totalmente) aumenta a durabilidade da bateria.

    E muitos outros.

    Não sei se estes mitos que falei são verdadeiros

    O objectivo desta thread é investigar isso mesmo, e talvez recolher + alguns concelhos utéis, já que quase toda a gente usa este tipo de baterias....

    Fkem
     
  2. Rebola

    Rebola Power Member

    Gostei da thread, deixa ver é se o ppl não vem para aki falar á toa e sem fundamento senão ficamos na mesma (ou pior)...

    É por esta razão que para já não vou deixar mais nenhum comentário...


    Um abraço...
     
  3. DreamOn

    DreamOn Folding Member

    Eu faço sempre isso com o telemóvel. Deixo quase sempre descarregar toda ( só não faço qd sei que vou ficar sem bateria e preciso do telemovel para o dia inteiro por exemplo ). Carrega sempre toda.
    São raras as vezes que não o faça.
     
  4. Simao

    Simao Power Member

    :p

    E kd karregas deixas + tempo a karregar do ke o ke eh preciso?
     
  5. Alone I Break

    Alone I Break 1st Folding then Sex

    em relaçao ao descarregar toda e voltar a carregar a completo é verdade... acondiciona a bateria :) eu tento o maximo possivel para fazer isso... mas sao raras as vezes :confused:
    o da deixar a bateria a carregar mais do que o tempo que ela precisa para carregar totalmente é capaz de ser verdade mas espero que nao :D pois eu deixo o ipod a carregar a noite inteira.. e isso é mais tempo do que ele precisa

    é preciso ter bastantes cuidados com as baterias... principalmente a do ipod senao...
    ja todo sabem o que acontece :)
     
  6. SwimmerBoy

    SwimmerBoy Folding Member

    É tudo a mesma *****.... Antigamente compravam-se baterias de litio pk as de niquel não prestavam e ficavam viciadas....

    Agora a ***** é toda a mesma...por muito cuidado que tenhas, tanto niquel como litio ficam sempre viciadas....

    Pior qualidade de equipamento origina isso....querem vender mais por menos preço, logo, menos qualidade!!!
     
  7. SuBzEr0

    SuBzEr0 [email protected] Member

    Nos manuais de telemoveis as recomendações do costume são, quando se começa a usar uma bateria, é carregar e deixar descarregar até ao fim várias vezes.
    Por isso sempre quer puderem façam isso, não custa assim tanto.

    Porém uma das grandes vantagens das baterias de lithium é mesmo não viciarem tão facilmente. Eu ainda ando de tijolo 3310 e já tive vários, como as baterias disto não são grande coisa(niquel) tento sempre deixar descarregar totalmente a bateria.

    Quanto a deixar a bateria a carregar mais tempo que o necessário...quanto a isto não sei bem, mas penso que a maior parte dos dispositivos têm sistemas de segurança para evitar problemas...
     
  8. Simao

    Simao Power Member

    consegui encontrar um artigo aqui sobre baterias de litio:
    http://ipodlounge.com/forums/showthread.php?threadid=19556

    Lá está.... sao mitos.... e ng sabe se sao verdade ou nao...

    lol
     
  9. ShadowMage

    ShadowMage Power Member

    Eu com o telemóvel deixo sempre descarregar toda e só carrego quando o indicador da bateria atinge o vermelho. Mas como deixo ficar durante a noite ele fica muito tempo com a bateria já carregada e ainda ligado à tomada, no entanto ainda não vi a performance da minha bateria reduzida.

    Portanto penso que esse "mito" de carregar a bateria mais do que ela precisa não a prejudica, senão com disse o Alone, tadinho do iPod ;)
     
  10. Fernandinho

    Fernandinho Banido

    O mito da 1a carga de várias horas, sobretudo como dizem ainda nas lojas, entre 10 a 12 só se aplicava ás antigas baterias NI-CD (Nickel Cádmio), pois essas baterias tinha "efeito memória", actualmente as baterias são de líthio e nãom têm efeito de memória e sobretudo as melhores com maior durabilidade/autonomia são as de li-pol (polímeros de líthio).

    Como as baterias têm ciclos de vida, o melhor apra prevenir a sua pouca vida é descarregar completamente e carregar completamente sempre ;)
     
  11. Chip

    Chip Zwame Advisor

    li um artigo há uns tempos, acho que no firstloox, fórum sobre pda's da fs muito interessante sobre isso mas não o encontro, e que também desmistificava isso de descarregar a bateria antes de carregar e que aconselhavam inclusive a não descarregar mais de metade e carregar sempre que possivel.

    Uma das coisas que falavam era precisamente nas baterias de litio e que era prejudicial a bateria descer abaixo de determinada voltagem, o que contraria o que o Fernandinho acaba de dizer.

    Como não sou especialista em baterias, apenas digo o que me lembro do que li :)
     
  12. DreamOn

    DreamOn Folding Member

    Cada um diz a sua coisa. Eu sempre tive a ideia, e como disse, é o que faço, deixo sempre descarregar, e só depois carrego!!
    Apesar disso noto que ao fim de dois anos, dois anos e meio que a duração da bateria já é bastante inferior.
     
  13. Fernandinho

    Fernandinho Banido

    Actualmente já quase não existem fabricantes de telefones que coloquem baterias de nickel nos seus telefones, é quase tudo lithium, isto porque as baterias de lithium (lithio) practicamente não têm efeito de memória, mas como contrapartida ofereciam menos sutonomia que as de nickel, coisa que veio a ser reolvida do longo do tempo controlado pelo software do aparelho em questão.

    As baterias de li-pol (li polymer) são consideradas actualmente como as melhores existente no mercado, as que conseguem mais tempo de autonomia e sofrem do menor efeito de memória, mas têm dois grandes "contras" que leva os fabricantes a pensar duas vezes... o primeiro é que abaixo de 10º negativos a bateria simplesmente deixa de funcionar e nunca mais funciona... para um telefone que cada vez mais se quer "global" e mundial, já estão a imaginar como seria na Rússia, por exemplo... o 2º é o facto de não fornecerem a informação exacta ao indicador de bateria... por mais que as marcas tentem que o indicador tenha o mínimo de erro, com baterias de li-pol é complicado, daí que muitos de você têm baterias de li-pol e mesmo depois de o telefone se descarregar, se o ligarem ainda conseguem mais um pouco de conversa ou de uso.

    O que acontece algumas vezes também é as marcas dizerem que tem li-pol e não tem... outras vezes o contrário... ainda não se percebeu bem porquê... e para quem não sabe a Sony Ericsson foi pioneira nas baterias li-pol.

    Outra coisa muito importante é carregar a bateria com o carregador fornecido, pois está provado que carregadores semelhantes podem não ter o mesmo efeito na mesma bateria.

    Isto tudo para dizer que as baterias sejam de lithio ou polímeros de lithio têm uma duração, não são eternas como tudo na vida... logo a sua duração é encurtada com os ciclos de carga (segundo as ultimas estatísticas/dasos as baterias de lithium aguentam 700 ciclos de carga e a partir daí decresce o seu rendimento enquanto as de li-pol conseguem um valor na casa dos 1000-1200 cilcos de carga)... logo quanto menos ciclos de carga forem usados melhor... logo isso so se consegue com o menor carregamento de vezes possível... logo, é carregar totalmente a bateria e só carregar quando estiver descarregada.

    Quanto ao tempo de carga... nos manuais mais recentes da Nokia e Sony Ericsson vem expressa a informação para que não se deixe o carregador ligado por muito mais tempo que a carga completa... mas mesmo assim, os vendedores das lojas continuam a aconselhar uma carga de 10 a 12H :x2: ... o que eles se esquecem é que actualmente já se carega a bateria em pouco mais de 1H-1H30 (Nokia, Sony Erticsson, etc) e que antigamente levavam cerca de 4 ou 6 Horas... e esquecem-se que antigamente as baterias tinham "efeito memória" e actualmente não... o que interessa é usar o mínimo possível de ciclos de carga.

    E até vos digo mais... está provado num estudo que a capacidade das actuais baterias é determinada pelo carregador... e os "chinocas" já andam a trabalhar em baterias que sejam "inteligentes" a esse nível... isto é um pouco complicaod de se explicar a escrever, mas quando tiver mais tempo a ver se consigo explicar :cool:
     
  14. Anubis

    Anubis Power Member

    Não convém descarregar a bateria do portátil até ao fim porque quando a carga está muito baixa, as células, que têm tensões ligeiramente diferentes, que estão mais ou menos carregadas que outras, podem começar a carregar e a descarregar umas nas outras e não te sei explicar bem o que acontece, mas é mau :P a voltagem desce abaixo de um certo nível, como já referiram aqui.

    Quanto ao carregar demasiado, só sei que é mau se aquilo começar a aquecer muito... às vezes acontece-me isso, não percebo porquê... temperaturas mesmo altas, escaldante é a palavra certa, e não estou a exagerar.

    Por alguma razão que desconheço, a minha bateria de 4400 mAh já só tem 2900mAh de carga máxima :( por via das dúvidas carrego-a sempre quando chega aos 12-14%


    edit: encontrei este link

    http://www.batteryuniversity.com/parttwo-34.htm
     
    Última edição: 12 de Janeiro de 2005
  15. pardal

    pardal Power Member

    Eu deixei o portátil ligado 4 dias, com a bateria dentro, a descarregar algo na mula, a bateria ficou lixada. Aguenta 15 min passa de 95% para 3% e passa a suspenso. Antes disso nunca tive problemas aguentava 1,30h sempre a trabalhar com a percentagem sempre a descer normalmente. É um HP com bateria lithium-ion da sanyo.
    Com a câmara de filmar aconteceu algo parecido. Deixei a bateria totalmente carregada na máquina e esqueci-me dela 1 mês. Quando peguei nela n ligava tava descarregada. Carreguei e agora marca 160min de duração e n aguenta mais de 15min a filmar.Fica sempre a informar cerca de 120min ainda. É uma daquelas baterias info-lithium da sony.

    Com o telemóvel nunca me aconteceu nada já anda a rular há 2 anos, carrego quando calha e dura sempre +/- o mesmo.
    É preciso mesmo ter cuidado com as baterias!
     
  16. odr4cir

    odr4cir Power Member

    Pardal, nao sabes q as baterias de lithium nao gostam de calor. Deve se tirar a bateria do portatil sempre q este fica ligado à corrente de modo a evitar que a bateria apanhe com o calor gerado pelo cpu.
    Tb se deve deixar as baterias a cerca de 40% da sua capacidade sempre q não se usem por longos peridos e de preferencia guarda-las em local fresco.

    Em relação aos carregamentos sei que é mais saudavel carregar a bateria antes de esta chegar a menos de 10 a 15 % e fazer uma descaga total apenas de X em X carregamentos para acertar o nivel de leitura da bateria.

    As baterias perdem capacidade mesmo não sendo usadas, podendo perder mais ou menos conforme as condiçoes de armazenamento, por isso aviso que se precisarem de comprar uma bateria nova vejam sempre a data de fabrico. Se exceder os 6 meses é melhor nao comprar.
     
  17. Simao

    Simao Power Member

    Segundo eu percebi, pelos varios posts, e segundo o artigo ke o Anubis falou:

    Estes serao os principais cuidados a ter:
    • Evitar descargas completas da bateria, descarregar completamente apenas de vez em quando para calibrar a bateria.
    • É boa ideia retirar a bateria do portatil, quando se usa mt tempo ligado a corrente, para evitar que a bateria apanhe c mt calor.
    • Ao guardar a bateria, guardar a cerca de 40% de carga e num lugar fresco, e fazer um ciclo de carga por mes, pelo menos.
    • Evitar que a bateria apanhe calor, qq que seja a situação.
    • Ter em atençao a data de fabrico da bateria, nao comprar baterias mt velhas.

    Não prejudica a bateria deixar o carregador ligado após a carga, a nao ser que se note que a bateria apanha mt calor ao carregar, ou após o carregar
     
  18. Kredu

    Kredu Power Member

    Eu sempre que chego a casa meto o telemóvel no carregador, assim tenho sempre a bateria a 100% quando preciso. ;)
     
  19. PIII

    PIII Power Member

    Ganda Digg :x2:
     
  20. Inspecter

    Inspecter [email protected] Member

    Tenho o portatil ligado à 2 dias com a bateria a 100%, ligado á corrente e a bateria está fresquinha... :D não se sente calor nenhum....
     

Partilhar esta Página