Cuidados a ter com baterias de Litio (Ipod, portateis, telemoveis etc)

Baterias de litio não viciam, podes carregar quase em qualquer altura, niquel já não e as baterias de litio aguentam alguns ciclos até que começam a perder capacidade de carga.

Penso desculpa pelo desenterro mas... Não viciam ?? O motorola da minha mãe a bateria é de litio e dura 1 dia... E o telemovel nem 1 ano têm. :(
 
Com o ipod, fazia carregamentos desregulados e ao fim de 2 anos de uso pontual a bateria está toda marada.

Com o telemóvel, praticamente da mesma altura, uso diário e carregamentos igualmente desregulados pq é daquelas coisas em q convem ter smp a 100%.. e a bateria está como nova. :P

Isto parece que como em tudo há baterias boas e más. Os ipods têm fama de más, tenha-se mto ou pouco cuidado desiludem. O telemovel continua aquela maquina e custou metade do ipod..


Com o portátil tenho mais cuidado, ciclos completos de carregamento/descarregamento quase diários é regra. Abaixo dos 10% liga-se à tomada. Até agora tem se portado bem..
 
Isto tudo para dizer que as baterias sejam de lithio ou polímeros de lithio têm uma duração, não são eternas como tudo na vida... logo a sua duração é encurtada com os ciclos de carga (segundo as ultimas estatísticas/dasos as baterias de lithium aguentam 700 ciclos de carga e a partir daí decresce o seu rendimento enquanto as de li-pol conseguem um valor na casa dos 1000-1200 cilcos de carga)... logo quanto menos ciclos de carga forem usados melhor... logo isso so se consegue com o menor carregamento de vezes possível... logo, é carregar totalmente a bateria e só carregar quando estiver descarregada.

O que li é que se tiveres a bateria a 50% e a fores carregar, conta como meio ciclo de carga, não como ciclo completo. Portanto, a ser verdade, isso não se aplica.
 
Redigi um artigo à pouco tempo no meu blog sobre o assunto e,

Boas maneiras:
  • Carregue a sua bateria pelo menos uma vez por mês, se possível faça sempre carregamentos completos, para que a esta não perca capacidade/autonomia.

  • Se a sua bateria vai deixar de ser utilizada por um longo espaço de tempo certifique-se de que esta está carregada em pelo menos 50% da sua capacidade, a fim de evitar a exaustão total da bateria, o que poderia levá-la a um estado de “descarga profunda, potencialmente irrecuperável”. Apesar das baterias de hoje em dia possuírem recursos para evitar esse tipo de coisa, é sempre bom se prevenir!

  • É recomendado que qualquer bateria seja conservada em uma temperatura entre 20 e 25 graus centígrados, nunca expostas directamente à luz solar ou fontes de calor. Altas temperaturas podem fazer com que a bateria perca a sua capacidade de reter carga; baixas temperaturas impedem que as baterias sejam carregadas por um determinado período de tempo, mas este caso, pelo menos, é reversível.

  • Se for trocar a sua bateria ou comprar uma extra, tenha sempre atenção à data de fabricação. Quanto mais recente for a bateria, maior será a sua capacidade/autonomia. Também este é o segredo para uma boa longevidade.

  • Nunca deixe que a sua bateria descarregue por completo, pois isto poderá também trazer perdas de autonomia/capacidade.

  • Ajuste diferentes modos de energia (mais usual em portáteis), ou até luminosidade de ecrans, etc.
Artigo, http://globpt.com/2008/05/07/dicas-para-conservar-a-sua-bateria/
 
Pessoal então afinal o que está certo?

Estou a falar para telemóveis com baterias de lítio?

Carregar e Descarregar totalmente?

Nos telemóveis nuca consegues descarregar totalmente uma bateria.
O conselho dos especialista é apenas carregar quando for necessário ou seja quando o telemóvel começar a apitar com falta de bateria.
 
Mas por exemplo.. o meu mp3, como é suposto deixar descarregar se normalmente mudo de músicas de 2 em 2 dias? Qd ligo ao pc aquilo recarrega bastante, porque a transferencia ainda demora...
 
As baterias de lítio devem ser caregadas frequentemente.
Não viciam pelas cargas serem frequentes.
Uma vez por mês (ou menos, dependendo do uso ser muito ou pouco), pode ser descarregada totalmente.
O maior desgaste das baterias de lítio ocorre aquando da sua utilização com cargas baixas.
 
deixo o portatil mts dias ligado mas sempre com a bateria ..
Ja ouvi dixer que ate fax bem a bateria deixar sempre o portatil ligado a corrente agr a pessoas tabem gostem de enjajerar um bocado...
cumps
 
Off-Topic:
(...)enjajerar(...)
Fiquei confuso e atordoado com tamanha palavra !

On-Topic:
Eu deixo o meu portatil sem bateria por vezes fico semanas sem o ligar outras vezes, desligado com a bateria e ligado à corrente e já o tenho à quase 2 aninhos e aquilo aguenta o que sempre aguentou 1h/1h30min
Já o telemovel carrego conforme os dias se ouvir musica o dia todo mais vale carregar porque no dia seguinte posso querer ouvir até ao fim do dia e já não tenho bateria lá para as 6h :P
 
Última edição:
No meu caso, só a bateria do telemóvel é que costuma quase gastar até ao fim.

A do portátil, e a do ZEN costumam ser carregadas quando vão a meio.. No ZEN costumo estar sempre a adicionar músicas e não espero que ele se descarregue, até porque acho que isso não é recomendado.
 
Eu tenho o meu portátil há quase 2 anos e uso sempre ligado à corrente eléctrica e com a bateria posta. Quando desligo da corrente, a bateria aguenta 1h/1h30...nada mal :p
 
Como uso o portátil como desktop 99% do tempo, tiro a bateria e guardo-a com 40% da carga. Ao fim de 2 anos e meio, está a 88% (wear level).

No mp4/telemovel não tenho grandes cuidados. Carrego quando começa a ficar fraca (1/4) da capacidade total. Ao fim de 1 ano e pouco estão optimas as duas.
 
Desenterro este Topico para pedir conselhos de como preservar a vida util de uma bateria nova de um portatil ... deve-se deixar a bateria descarregar ate que percentagem (10 ... 20% ???) e o carregamento maximo ??? Ja li por aqui que deve carregar só ate aos 95% .... é assim ??? A bateria é uma Li-on.
Fiquem ...
 
Existe uma quantidade enorme de mitologia e superstição à volta deste tema.

Não te preocupes com isso. A vida duma bateria Li-ion depende da qualidade de fabrico, não há nada que possas fazer. A bateria de portátil que me durou menos até agora foi a que eu tratei melhor... E a do meu primeiro portátil, com a qual não tive cuidados, chegou aos 3 anos ainda com 75% da carga.

Não a deixes ficar a 0% durante muito tempo, e tenta mantê-la fresca. É tudo.
 
Esta nova que tenho, é para substituir uma que tinha que fez 2 anos. Tinha o cuidado de deixar descarregar até aos 10% e deixava carregar até aos 100%. Mas ao fim de 2 anos, não aguenta mais de 30 minutos de duração...... nova chegava as 2h30m.
 
Back
Topo