Cuidados a ter com plasmas....

eduardoneco

Power Member
Boas... Penso que seria bom ter aqui um tópico sobre este assunto, visto que quando se fala de burn-in ( pixeis queimados,8|8|8|, certo ??? ) nos plasmas as pessoas, penso eu, colocam logo de lado os plasmas e vão para os Lcd´s...

E por vezes ficam desiludidas com a imagem que este dá, nomeadamente em sinal de TV...

Então cá vai:

-Que cuidados se deve ter com os plasmas para não causar o burn-in ???

-Que tipo de rodagem se deve dar aos plasmas novos ???

-Será que existe também o burn-in nos Lcd´s ???

-Que outros problemas podem surgir nos plasmas e Lcd´s ???

Se por acaso souberem ou tiveram experiencias deste tipo, que comentem e postem aqui fotos ou videos...
 
Thanks PCC...

E então??? O que achas??? É fixe??? Como são as imagens em SD e HD??? Se puderes põe aí umas fotos... Ou então abre outro tópico....
 
Rodagem..não existe! Acima de tudo deves evitar a permanencia duma imagem estática ...Mas se , um belo dia (como me aconteceu), desligares o plasma e descobrires que tens uma imagem fantasma (perfeitamente perceptivel), nao stresses , se a exposição não foi muito prolongada..acaba por desaparecer!
 
Regra geral, um LCD, é sempre mais fiavel que um plasma, falando de longevidade.

Esse burn-in, calculo que sejam "fantasmas", e não propriamente pixeis queimados.
isso acontece quando deixas o plasma a mostrar imagens estaticas durante muito tempo... é uma coisa que ja acontecia com os CRTs. as zonas mais brilhantes da imagem, tendem a criar sombras/fantasmas no ecrã, que ficam visiveis, quando a imagem deixa de la estar.
essa sombra não se verifica quando deixas o ecrã muito tempo apenas a mostrar uma cor, aí o ecrã sofre todo por igual, e não notas as tais sombras, o que não quer dizer que elas não existam.

a forma de o evitar, é, obviamente, evitar ter o plasma a mostrar imagens estaticas. plasma é para ver filmes, e tv (apesar do logo do operador ser geralmente uma imagem estatica, o que não é grande coisa).

se queres o plasma para usar com o windows, digo-te ja que, imho, não é grande ideia.

o LCD tem uma concepção diferente, e pode mostrar a mesma imagem durante dias a fio, sem problemas de maior.
 
Última edição:
Boas... Os plasmas não têm screen saver pois não???


Então quer dizer que com imagens televisivas este problema não tem tanta tendencia a aparecer, certo??? A não ser os logotipos dos canais.... Mas também ninguém está sempre a ver o mesmo canal....
 
e durante os intervalos publicitarios, o logotipo do canal sai de la. outras têm logotipos que vão mudando de forma, ou com animação, whatever.

quanto ao screensaver, é possivel que alguns modelos não tenham... mas acho que o normal é passar a stand by, quando ficam muito tempo sem actividade.
 
boas, eu tenho um plasma pana 42pv60 desde dezembro e vejo bastantes filmes em divx com as barras pretas em cima e em baixo.
ao fim de 2 horas nota-se um escurecimento nessa zona se passarmos para outro av sem sinal ou desligarmos a tv, estas marcas fantasma desaparecem passados poucos minutos.
se mudarmos para tv não se nota nada.
em relação aos logos dos canais, e principalmente lá fora, as estações já se preocupam bastante em fazer logos quase em marca de água, com pouco contraste e cores fracas, por isso nunca reparei em nenhum fantasma desses logos.

uma preocupação que tenho cuidado e na altura li noutros fórums é com as emissões com barrras informativas o dia todo, tipo skynews ou bloomberg, geralmente são num branco puro que pode deixar fantasmas mais graves.

o meu tem um screensaver programável nos canais av

estou bastante satisfeito com o plasma, na minha opinião tem uma imagem fantástica :D
 
Última edição:
Back
Topo