[HDTV] Cuidados a ter com TVs OLED para evitar burn-in

Alguma vez teve burn-in numa TV Oled?


  • Total voters
    285
Não tenho uma TV OLED mas estou a pensar comprar uma que já me foi indicada aqui.
Após ler este tópico todo e para a questão do burn-in e em relação à garantia compreendo as marcas, se é uma tecnologia que tem essa contra partida e é sabido que vai falhar se fizermos x mau uso, é normal eles não quererem assumir até porque é algo conhecido, ou deveria ser, talvez falte informação ao utilizador.
Se pensarmos como o nosso negocio e sabendo que há pessoas, inc. eu que ia fazer asneira de desligar a tv da energia, não há maneira de qualquer uma das partes garantir que o problema não foi do utilizador, e nesse especto é injusto a marca ter que carregar os custos por parte de má utilização do utilizador, tenho a certeza que se o negocio fosse vosso iam tentar de tudo para entalar o consumidor para não perderem dinheiro, ainda para mais numa coisa que sabem que vai eventualmente falhar e até pode em pouco tempo por culpa do utilizador, isto vezes o numero de OLED que se vedem facilmente têm um prejuízo enorme.
Muita gente é avisada das x contrapartidas das coisas e dizem: Há não há problema, quero à mesma. (Isto acontece comigo quando tento avisar as pessoas das diferentes qualidades dos LCDs para smarphones [led / oled / amoled/original]) mas como o nosso povo é um dos piores no que toca a pagamentos, querem sempre o mais barato possível (lixo), e mesmo sendo avisados que a qualidade de imagem não vai ser igual dizem que não faz mal, mas depois quando recebem e usam reclamam, ora isto é do pior, como é obvio algo quase dado +/- 35€ para 90€ ou mais as pessoas têm que compreender que há diferenças e que foram avisadas. Isto nada tem a ver com as TV OLED mas vai dar ao mesmo: são avisadas, sabem que há esse problema, há o fator sorte e uso, reclamar depois é tipo rasca / de mau tom.
Nunca vi ninguém a reclamar ou a tentar receber dinheiro por uma ação contra marcas de tabaco quando uma pessoa morre por esses efeitos. Ela sabia que fumar mata, no entanto foi decisão dela continuar a fumar. Quem diz tabaco diz álcool, etc.
Portanto compro OLED sabendo de todos os riscos, tenho azar, paciência, sabia dos riscos e quis optar por eles, não vou agora culpar a loja/marca o que for.
Não digo que não possam haver casos de azar extremo em que secalhar uma garantia fazia sentido, mas lá está, como é que a marca vai saber que não foi culpa minha? Não há como provar nada, há que aceitar.

PS: Para quem precisa da garantia há sempre maneira de dar a volta à coisa... No entanto sejam honestos e pensem que ao contrário não iam gostar
sem mau uso por parte do utilizador e acredito no homem
 
Sim correcto.

Da mesma maneira então Bleeding ou “Backlight bleeding” ou “clouding” também é uma característica comum e conhecida nos LCD portanto seguindo o teu raciocínio não se comprava qualquer TV independente da tecnologia.

Todas tem as suas características e todas com especificidades e diferenças e compete ao utilizador optar por aquela que pretende.

Não sei que raciocínio estás a tentar seguir, certamente não o meu.

Clouding e bleeding são um defeito de fabrico dos LCD e que depende da qualidade de construção. E se não estás contente com ele podes devolver a TV e procurar outra, porque existe desde o dia 1 e não fica pior com o tempo.

Burn in dos OLED é uma característica da tecnologia usada, vai acontecer. Para quem não se importa de trocar de TV frequentemente não há problema, para quem valoriza o seu investimento a longo prazo convém estar atento.
 
O Clouding (o bleeding não posso falar que desconheço) não é um defeito de fabrico que se nota desde o dia 1. No meu último LCD tive anos sem clouding, começou a aparecer e foi piorando com o tempo.
 
sem mau uso por parte do utilizador e acredito no homem

Não digo que não haverá situações onde isto possa acontecer sem culpa do utilizador, é como tudo, já vi pessoas com o mesmo modelo de telemóvel topo de gama onde uma estava super contente e que durou x anos e outra que disse que era uma porcaria porque não durou tempo nenhum até ter problemas e estragar e que nunca mais comprava daquela marca.
Na tecnologia há sempre um fator sorte, podemos ter a mesma TV e eu até a posso usar pior que tu e mesmo assim a minha durar mais tempo saudável. As marcas não vão cobrir algo que sabem eventualmente vai falhar e é uma fonte garantida de problemas antes da garantia acabar, senão iam acabar por substituir uns 90% de painéis e isso é prejuízo, mais valia estarem quietos. Como todas as tecnologias as coisas evoluem, e como sempre as primeiras implementações têm contra partidas, acredito que daqui a uns anos isto melhore e talvez evitem estes problemas de burn-in. Se calhar mais dissipação no painel ia ajudar muito, a minha TV parece um alfinete, até deu medo de montar e pegar, parecia que se ia partir em 2... Já no tlm a moda do ser fino já me mete impressão, então numa TV não faz sentido e esteticamente até é feio lateralmente.
Claro que há e vai haver sempre um aproveitamento das empresas, o objetivo deles é o lucro, e por isso hoje em dia faz-se coisas para durar menos, está tudo estudado para dar no mínimo aquele tempo da garantia e o resto é sorte.
Para melhorar a coisa e exigir algo melhor só mesmo o pessoal parar de comprar o produto e exigir mudanças, mas isso é algo que nunca acontece, há sempre dinheiro para comprar e muitos dos comentários que li acerca disto, vi gente a dizer: "Se acontecer compro outra OLED, depois de ver a qualidade não quero outra coisa.". Se há publico e o produto vende bem não há pressa para melhorar.

PS: Chegam-me montes de TV LEDs a casa para reparar, onde a TV desliga ou perde a imagem apenas por 1 LED da retro-iluminação queimar. Como a TV tem um sistema automático de carga, ao detetar a carga inválida desliga o backlight todo ou vai para standby, isto a acontecer sensivelmente 2 anos após (Sem garantia). Por isso as TV LED também estão a durar muito pouco, está feito para isso.
 
Não digo que não haverá situações onde isto possa acontecer sem culpa do utilizador, é como tudo, já vi pessoas com o mesmo modelo de telemóvel topo de gama onde uma estava super contente e que durou x anos e outra que disse que era uma porcaria porque não durou tempo nenhum até ter problemas e estragar e que nunca mais comprava daquela marca.
Na tecnologia há sempre um fator sorte, podemos ter a mesma TV e eu até a posso usar pior que tu e mesmo assim a minha durar mais tempo saudável. As marcas não vão cobrir algo que sabem eventualmente vai falhar e é uma fonte garantida de problemas antes da garantia acabar, senão iam acabar por substituir uns 90% de painéis e isso é prejuízo, mais valia estarem quietos. Como todas as tecnologias as coisas evoluem, e como sempre as primeiras implementações têm contra partidas, acredito que daqui a uns anos isto melhore e talvez evitem estes problemas de burn-in. Se calhar mais dissipação no painel ia ajudar muito, a minha TV parece um alfinete, até deu medo de montar e pegar, parecia que se ia partir em 2... Já no tlm a moda do ser fino já me mete impressão, então numa TV não faz sentido e esteticamente até é feio lateralmente.
Claro que há e vai haver sempre um aproveitamento das empresas, o objetivo deles é o lucro, e por isso hoje em dia faz-se coisas para durar menos, está tudo estudado para dar no mínimo aquele tempo da garantia e o resto é sorte.
Para melhorar a coisa e exigir algo melhor só mesmo o pessoal parar de comprar o produto e exigir mudanças, mas isso é algo que nunca acontece, há sempre dinheiro para comprar e muitos dos comentários que li acerca disto, vi gente a dizer: "Se acontecer compro outra OLED, depois de ver a qualidade não quero outra coisa.". Se há publico e o produto vende bem não há pressa para melhorar.

PS: Chegam-me montes de TV LEDs a casa para reparar, onde a TV desliga ou perde a imagem apenas por 1 LED da retro-iluminação queimar. Como a TV tem um sistema automático de carga, ao detetar a carga inválida desliga a imagem ou vai para standby, isto a acontecer sensivelmente 2 anos após (Sem garantia). Por isso as TV LED também estão a durar muito pouco, está feito para isso.
É o binómio: risco vs qualidade de imagem :)

Pende claramente para a qualidade de imagem.
 
É o binómio: risco vs qualidade de imagem :)

Pende claramente para a qualidade de imagem.

Pois vai sempre depender da exigência da pessoa, mas mais que isso, acho que deve ser escolhida consoante o uso que lhe vão dar. Ou se houver dinheiro onde não interessa o risco então ai não há entraves ;)
 
Aconselham a ter luz OLED a 70 ou menos no entanto maior parte das definições recomendadas, em modo cinema põe luz oled a 100.

Faz muita diferença?
 
Aconselham a ter luz OLED a 70 ou menos no entanto maior parte das definições recomendadas, em modo cinema põe luz oled a 100.

Faz muita diferença?
Só recomendo ter a 100 em conteúdo HDR e Dolby Vision (para não perder o efeito digamos assim). Em conteúdo SDR (que é o que mais se vê no dia a dia) para se salvaguardarem de possível burn-in a longo prazo recomendo baixar um pouco. Na minha opinião penso que 70 é suficiente (é o que tenho).
 
Aconselham a ter luz OLED a 70 ou menos no entanto maior parte das definições recomendadas, em modo cinema põe luz oled a 100.

Faz muita diferença?

No meu caso e usando o modo poupança de energia / eco - "Auto", a luz que ela define é notoriamente inferior aos 70, e mesmo assim é de mais, dado que estou num ambiente totalmente às escuras, cenas brancas ou flashes encandeiam muito, tenho que ir para o manual e baixar mais a luz.

Já agora, qual é a diferença entre o modo Auto da poupança de energia que diz que define a luz consoante o ambiente para o modo AI Brilho Automático? Pela descrição fazem o mesmo mas algo deve ser diferente?

Em relação à limpeza automática após as 4h, na oled55bx6, como tenho um HDD por USB ligado, quando faz as 4h e desligamos a TV, ela na realidade apenas desliga o monitor, não entra em standby, nota-se pelo facto de o disco não parar/desligar, ao fim de uns minutos desliga tudo, o disco, ouve-se o relé interno e fica em standby, será quando concluiu a operação que no meu caso foram mais de 5m e menos de 10m. Assim com o disco é um bom indicador de quando ela faz a limpeza e sabemos se já terminou ou não. Depois, já liga e desliga noralmente sem este "delay", até chegar novamente às outras 4h
 
Em relação à limpeza automática após as 4h, na oled55bx6, como tenho um HDD por USB ligado, quando faz as 4h e desligamos a TV, ela na realidade apenas desliga o monitor, não entra em standby, nota-se pelo facto de o disco não parar/desligar, ao fim de uns minutos desliga tudo, o disco, ouve-se o relé interno e fica em standby, será quando concluiu a operação que no meu caso foram mais de 5m e menos de 10m. Assim com o disco é um bom indicador de quando ela faz a limpeza e sabemos se já terminou ou não. Depois, já liga e desliga noralmente sem este "delay", até chegar novamente às outras 4h
Sim é isso mesmo.
 
Só recomendo ter a 100 em conteúdo HDR e Dolby Vision (para não perder o efeito digamos assim). Em conteúdo SDR (que é o que mais se vê no dia a dia) para se salvaguardarem de possível burn-in a longo prazo recomendo baixar um pouco. Na minha opinião penso que 70 é suficiente (é o que tenho).
Os canais HD das operadoras são conteúdo SDR?

Estas definições são feitas para cada modo de tv?
 
Boas a todos e desde já um obrigado pelos vossos esforços em trazer informação útil para quem tem e quem tenciona ter uma oled a minha questão é a seguinte falasse em não desligar da corrente, aqui por casa existe o problema da luz ir abaixo principalmente na altura do inverno não é todos os dias mas suponhamos que seja 2 a 4vezes por mês e já aconteceu de ir 2 vezes no mesmo dia
Agora pergunto aconcelham a comprar uma oled e que tencionava comprar uma LG cx6 55 desde já obrigado
 
Boas a todos e desde já um obrigado pelos vossos esforços em trazer informação útil para quem tem e quem tenciona ter uma oled a minha questão é a seguinte falasse em não desligar da corrente, aqui por casa existe o problema da luz ir abaixo principalmente na altura do inverno não é todos os dias mas suponhamos que seja 2 a 4vezes por mês e já aconteceu de ir 2 vezes no mesmo dia
Agora pergunto aconcelham a comprar uma oled e que tencionava comprar uma LG cx6 55 desde já obrigado
Podes ficar descansado que não terás problemas. Apenas deve-se evitar constante de estar a desligar sempre a tv da tomada pois dessa forma está-se a acumular horas e horas de uso da tv sem ela nunca conseguir fazer nenhum ciclo de limpeza ao painel (como é o caso nas lojas). Se for de vez em quando não há qualquer problema. E se a tv já estava desligada e o ciclo de limpeza já concluído, não faz diferença alguma se houver um corte de luz.
 
Para evitar o dito Burn in é só seguir o primeiro post?

Vocês particularmente usam a luz oled a quanto? e relativamente ao brilho?
Sim o que escrevi no primeiro post é o que normalmente faço com a minha oled e até agora está impecável.
Tenho a luz oled em 70 - 80, mas há quem coloque menos não por receio de burn-in mas sim por achar que é muito brilho.

Muito obrigado pela resposta night- wolf
Fala se das legendas em branco que pode causar burn in porque não por as legendas em cinza ou è a mesma coisa
Nunca senti necessidade disso e nunca tive problemas, mas também é certo que é mais por causa do Netflix que dizem que tem excesso de brilho nas legendas e que deve ser configurado. Eu apenas vejo filmes e séries pelo leitor nativo da tv.
 
Se deixar a rolar no YouTube aqueles vídeos de música não stress ou tem algum tipo de problema
Quanto ao som já ouvi comentários que não era grande coisa mas deixem me dizer que de momento só com as colunas da tv è um som muito mas muito bom de se ouvir
 
Back
Topo