[HDTV] Cuidados a ter com TVs OLED para evitar burn-in

Alguma vez teve burn-in numa TV Oled?


  • Total voters
    282
Bem, estou a ver que sou a ovelha ranhosa...ou o azarado do grupo. :1361:

Sempre utilizei a minha oled "by the book". Nunca desliguei da tomada, limpezas manuais com regularidade...ok, tinha a PS4 lá ligada, mas comparativamente com alguns relatos aqui no fórum, até nem era dos que passava mais tempo a jogar e até ia variando os jogos.

Uma coisa que tenho a ideia, que possa ter influenciado, porque me parece que foi a partir desse momento que a coisa começou a descambar, foi o suporte de alguns jogos para HDR.
Ora, isto "obriga" a um brilho maior no painel, logo em teoria, uma maior/mais rápida degradação.

Hoje, (e como não sou rico para ter duas tv's topo de gama) se tivesse de optar, provavelmente não iria para a oled. Tendo em conta que também seria para jogar, não seria capaz de fazer a mesma escolha...tenho noção que iria perder qualidade, mas não tornaria a arriscar, por muito que dissessem que era impossível acontecer. Bem, se fosse coberto por garantia... :whistle:

No entanto, para quem não pensa jogar numa oled, só posso aconselhar e garantir que não terão melhor qualidade noutra tecnologia.
 
Bem, estou a ver que sou a ovelha ranhosa...ou o azarado do grupo. :1361:

Sempre utilizei a minha oled "by the book". Nunca desliguei da tomada, limpezas manuais com regularidade...ok, tinha a PS4 lá ligada, mas comparativamente com alguns relatos aqui no fórum, até nem era dos que passava mais tempo a jogar e até ia variando os jogos.

Uma coisa que tenho a ideia, que possa ter influenciado, porque me parece que foi a partir desse momento que a coisa começou a descambar, foi o suporte de alguns jogos para HDR.
Ora, isto "obriga" a um brilho maior no painel, logo em teoria, uma maior/mais rápida degradação.

Hoje, (e como não sou rico para ter duas tv's topo de gama) se tivesse de optar, provavelmente não iria para a oled. Tendo em conta que também seria para jogar, não seria capaz de fazer a mesma escolha...tenho noção que iria perder qualidade, mas não tornaria a arriscar, por muito que dissessem que era impossível acontecer. Bem, se fosse coberto por garantia... :whistle:

No entanto, para quem não pensa jogar numa oled, só posso aconselhar e garantir que não terão melhor qualidade noutra tecnologia.
Qual foi o modelo que isso aconteceu?

Para quem ve séries e filmes sempre com legendas a muito risco?..No rittings dizem k sim..
Se vires na Netflix podes baixar o brilho das legendas.
 
eu gosto imenso de ver snooker, acontece é que desde que comprei o oled, praticamente deixei de ver.
antes tinha um lcd normal e ficava la a mesa marcada no centro, nem, quero imaginar no oled
 
Por aqui parece que em Game mode tenho a OLED Light a 80. Mas em conteudo SDR tenho sempre o Eco ligado seja em low ou medium o que baixa a luz.

Em conteúdo HDR aquilo vai para 100. Tenho o screen shift ligado e o ajuste do logo em Alto.

55C9. Não comento sobre o burn in porque tenho a TV há um mês lol. Mas posso dizer que uso coisas OLED há mais de 8 anos (telemoveis, smartwatches, etc) e basicamente nunca tive burn-in. Digo basicamente porque o primeiro telemovel OLED que tive (Galaxy Nexus) acabou por ter burn in, mas so ao gajo a quem o vendi ao fim de estar dois anos comigo (comigo não teve nada hehe), e no Apple Watch Series 5 que tenho, por causa do display estar sempre ligado e eu usar quase sempre a mesma watch face, parece-me que com o brilho baixo vejo ali uma linha muito ténebre, mas é preciso andar à procura dela, numa utilização normal não se nota. (tenho o relógio há 9 meses).

Pá a TV eu fora os cuidados que tenho não estou muito preocupado. Eu uso a TV uns 75% para jogar 25% para Netflix, umas 4-5h por dia (talvez mais ao fim de semana). Quando queimar queimou, mas acredito que aguente uns bons 5-6 anitos antes de ter algum problema visível. Daqui até lá... :D
 
É um risco inerente à tecnologia.

Quem não quiser o risco tem que optar por outra tecnologia.

Mas não há tecnologias perfeitas.
 
Mas não há tecnologias perfeitas.

É verdade. No meu caso estive a ponderar uma QLED Q90R, mas depois comecei a ver que na Europa o modelo 55'' não tinha tantas zonas individuais de iluminação, e depois vi que o FALD é desligado em game mode para evitar lag... e opá desisti da ideia.

Tou muito contente com a C9. É como digo, se queimar queimou. Fico chateado se queimar num ano ou 2 porque nunca tive um display oled a queimar nesse espaço de tempo. Mas a durar 5-6 anos sem stress por mim tá otimo. Não peço que dure os 10+ que as LCD's duram.
 
Se utilizar tv 8 horas diárias..4 h a jogar e 4 h a ver séries..a
É verdade. No meu caso estive a ponderar uma QLED Q90R, mas depois comecei a ver que na Europa o modelo 55'' não tinha tantas zonas individuais de iluminação, e depois vi que o FALD é desligado em game mode para evitar lag... e opá desisti da ideia.

Tou muito contente com a C9. É como digo, se queimar queimou. Fico chateado se queimar num ano ou 2 porque nunca tive um display oled a queimar nesse espaço de tempo. Mas a durar 5-6 anos sem stress por mim tá otimo. Não peço que dure os 10+ que as LCD's duram.


Mas dar 1000 paus e passado 6 meses deitar tv fora e chato
 
Claro, se assim fosse não valia a pena comprar este tipo de TV's. É como digo, se durar meia duzia de anos para mim já é bom.

E não é nada ao lado de LCDs que duram dezenas de anos.
 
É verdade. No meu caso estive a ponderar uma QLED Q90R, mas depois comecei a ver que na Europa o modelo 55'' não tinha tantas zonas individuais de iluminação, e depois vi que o FALD é desligado em game mode para evitar lag... e opá desisti da ideia.

Tou muito contente com a C9. É como digo, se queimar queimou. Fico chateado se queimar num ano ou 2 porque nunca tive um display oled a queimar nesse espaço de tempo. Mas a durar 5-6 anos sem stress por mim tá otimo. Não peço que dure os 10+ que as LCD's duram.

OLED tv nada tem a ver com OLEDs de telemóveis que falas. São tecnologias diferentes , começando logo pela estrutura dos pixéis .

O facto de nunca teres burn in em telemóveis , nada tem a ver com a possibilidade de teres ou não OLEDS TV .
 
OLED tv nada tem a ver com OLEDs de telemóveis que falas. São tecnologias diferentes , começando logo pela estrutura dos pixéis .

O facto de nunca teres burn in em telemóveis , nada tem a ver com a possibilidade de teres ou não OLEDS TV .

Nem disse o contrário. Simplesmente burn in nos telemóveis também sempre se falou muito que acontecia e eu nunca vi num device meu.

Burn in numa TV é mais provável que num telemóvel?
 
Peço desculpas, mas qual a lógica em gastar tanto dinheiro em TVs com este tipo de tecnologia, que são mais caras e com um tempo de vida médio MUITO mais curto? Não faz nenhum sentido. Eu estou a pensar comprar uma nova TV mas coloquei OLEDs de lado por isto...
 
A diferença de qualidade de imagem para as lcd é tão grande que vale bem o investimento.
A verdade é que se tiveres alguns cuidados relativos e nenhum painel com defeito, tens TV para mais de 5/7 anos.
Com o avançar da tecnologia, duvido que daqui a 5 anos as pessoas não pensem em trocar de tv, sobretudo o público alvo das oled.

Tenho uma oled há 2 semanas e vale cada centimo que custou.
 
Peço desculpas, mas qual a lógica em gastar tanto dinheiro em TVs com este tipo de tecnologia, que são mais caras e com um tempo de vida médio MUITO mais curto? Não faz nenhum sentido. Eu estou a pensar comprar uma nova TV mas coloquei OLEDs de lado por isto...

Há quem goste de prego no pão, há quem goste de filet mignon...o que importa é sermos felizes
 
@jcab

Em relação ao tempo de vida "MUITO mais curto" é algo ainda está para se provar e daqui a +5 anos é que se poderá começar a tirar algumas conclusões em relação a isso e se realmente a tecnologia OLED afinal sempre dura menos, facto é que já assisti a essa conversa antes com a tecnologia plasma também não durava nada e era o gás ou o alinhamento dos astros e mais não sei o quê, no entanto agora ainda há quem tenha um ao fim destes anos todos a funcionar e não avaria por nada para fazer um upgrade à TV. :D

Mas pelas tuas palavras então imagino que também não estejas a considerar QLED com tanta KSxxxx a avariar ao fim de 3 anos ou sequer LCDs tendo em conta que até podem vir "avariadas out of the box" tal é a lotaria na uniformidade do painel no clouding/bleeding que existe na tecnologia...Respondendo de outra forma à questão, pessoalmente prefiro passar 5 anos numa experiência de topo do que 10 anos numa mediana assim como para mim também não faz qualquer sentido ir gastar 1000€ em 55'' ou 1600€ em 65'' e não comprar OLED.

Felizmente que existem opções para todos os gostos e carteiras (LCD, OLED, projectores). ;)
 
Back
Topo