Uma vez que estou a planear comprar uma OLED brevemente andei a estudar um bocado a oferta em termos de seguros de 3 grandes lojas :
Worten, ***** e LG Premium Care. Passo a expor o que encontrei:
Worten (Garantia Extra 3 Anos) : https://www.worten.pt/i/10f0fd8abbdf2539713c7e2e9d4ba5d771e58d51.pdf
Não existe nenhum ponto que afirme, explicitamente, que cobrem o burn-in. Não domino os conceitos técnicos para saber o que é considerado "avarias internas" mas acho que um burn-in não é considerado como tal. Assim, julgo que esta garantia não cobre burn-in...
Em termos do documento que somos dados a assinar as condições são então muito mais gerais :
http://iddesign.ipapercms.dk/Worten/Servicos/condicoes-garantia-extra/?page=1
***** (Garantia Extra 3 Anos) : https://www.worten.pt/i/10f0fd8abbdf2539713c7e2e9d4ba5d771e58d51.pdf
A descrição da ***** é bastante clara :
avarias ocorridas em resultado do desgaste estão cobertas. Isto é um bom sinal pois todos sabemos que em qualquer local do mundo o burn-in é considerado um resultado de desgaste.
Onde parece que o seguro peca é nas restrições acrescidas face à Worten, nomeadamente :
Em caso de substituição do equipamento segurado, o Segurador não suporta os custos de transporte nem de instalação do equipamento novo.
Mesmo nas condições globais (https://www.*****.pt/mega-garantias#3) somos informados que as condições de desgaste estão cobertas (até em qualquer plano!)
Tenho, contudo, uma dúvida : Imaginem que é o painel que vai à vida. Isso certamente é superior ao valor de compra da televisão (usando o exemplo da CX que está agora a 1400 € em algumas lojas). Já alguem pagou um painel para termos uma ideia do "tombo" ?
LG (Premium Care 3/5 anos) : https://www.worten.pt/i/10f0fd8abbdf2539713c7e2e9d4ba5d771e58d51.pdf
Chamo a atenção para o ponto
"desgaste operacional normal" . Pelo que está escrito (e sobre o qual aceitamos durante o processo) o burn-in não está coberto. Julgo que em caso de dispusta este documento prevaleça sobre qualquer e-mail que tenhamos do suporte.
Este levantamento leva-me a concluir que a ***** oferece uma garantia que fornece, sem sobra de dúvidas, uma segurança extra relativamente ao aparecimento de burn-in nos painéis. Vocês fazem a mesma leitura?
PS: Todos os prints foram tirados durante o processo de criação do post.