[HDTV] Cuidados a ter com TVs OLED para evitar burn-in

Alguma vez teve burn-in numa TV Oled?


  • Total voters
    285
Este post não faz sentido nenhum. Ora então temos de ter várias TVs na sala? Uma para ver conteúdo de alta resolução (netflix, bluray UHD, etc) e outra para ver a TVI?

Se eu quiser ver um filme via bluray na melhor qualidade possível, então a minha namorada fica proibida de ver a TVI? :cwm3:
Não me leves a mal, mas não vou explicar uma explicação. O que está lá escrito é bem perceptivel.
Nem por isso, quem compra OLED tecnicamente fa-li pelos pretos, e isto só é vantagem num ambiente totalmente escuro e pelos angulos de visualização.
Nem por isso? Pretos mais pretos traduzem sempre em melhor qualidade de imagem. E não precisas do ambiente totalmente escuro, eu se vir o ecrã de abertura da netflix a esta hora vejo preto à volta do vermelho. Antes de ter OLED, via cinzento. A qualquer hora do dia.

Só para comentar esta parte...
A grande vantagem dos OLEDs é o contraste.
Em QUALQUER conteúdo que vejas, numa OLED, tiras partido dessa característica. Por isso, não percebo essa mania de vir dizer que quem vê TV "normal" não deve optar por uma OLED.
Não é que não deva optar, digo é que não é o publico alvo. Na TVI, o maior problema da falta de qualidade não é de certeza o contraste dos pretos.
 
Voltando ao assunto do tópico, sabendo que está tecnologia sofre deste mal, e que as novas gamas veem com algumas proteções sobre burn-in, alguém sabe qual é percentagem global na tecnologia OLED o burn-in?
 
Voltando ao assunto do tópico, sabendo que está tecnologia sofre deste mal, e que as novas gamas veem com algumas proteções sobre burn-in, alguém sabe qual é percentagem global na tecnologia OLED o burn-in?
Dados concretos só a LG poderia divulgar.

Há sondagens em vários fóruns mas, tal como esta, carece da participação de quem nunca teve problemas e não se anda a queixar pelas redes sociais e fóruns da especialidade.
 
E mesmo malta, como já se teve neste tópico, a pôr na Poll que teve burn in, quando na realidade se descoseu a dizer que n tinha Oled nenhuma.

Existem malucos para tudo, portanto na internet, vale o que vale.
 
Última edição:
Voltando ao assunto do tópico, sabendo que está tecnologia sofre deste mal, e que as novas gamas veem com algumas proteções sobre burn-in, alguém sabe qual é percentagem global na tecnologia OLED o burn-in?

Tens de separar duas coisas prevenção e remediação.

Prevenção que funciona:

Não ligar a tv.
Logo luminance adjustment em high
Usar baixo brilho e pouco HDR
Não ver sempre os mesmos canais, ou jogos.

Prevenção que não funciona:
Pixel shift - Puro markting, primeiro retira a resolucao total, segundo apenas oscila entre 8 pixeis (topo e lado), o que apenas alastra o problema.

Remediação:
Deixar a tv fazer os ciclos de limpeza para retirar a retenção da imagem.


Aceitar que, burn-in é cumulativo, não é uma questão se vai acontecer, porque começa a acontecer desde o momento que o painel é ligado, é uma questão de que vai acontecer, tardar esse aparecimento até a TV estar amortizada e aceitar esse periodo como uma deficiencia da tecnologia, pelas outras vantagens que também tem.
 
Última edição:
Bom dia. Os canais de tv com logotipos brancos e transparentes, são um problema para os televisores OLED?
Obrigado :)
Qualquer logótipo fixo durante muitas horas pode ser problemático.
No entanto, os brancos transparentes serão menos problemáticos do que os brancos opacos, por exemplo.

Os mais críticos variam entre o amarelo > laranja > vermelho, sendo o da SIC um bom/mau exemplo.
 
O que me preocupa mais ainda são as malditas barras dos noticiários, no meu caso os da SIC, que agora que estamos em teletrabalho assistimos ao almoço/jantar :cwm3:
 
No meu caso não farei isso, até porque muito raramente vejo notícias. Mas vi este vídeo no youtube, em que fazendo o zoom, dá para esconder os logotipos dos canais de notícias e outros.

 
Isso também já acho exagerado.

Olha que... pelo menos vou testar, mas ter de fazer zoom in/out sempre que se vai ver um telejornal é meio exagerado sim. :lol:
Assim como impor numa casa que numa TV não se pode ver determinado conteúdo, haja bom senso.
Ter os cuidados possíveis ok (variar conteúdo, moderar horas seguidas em jogos, baixar luz oled, etc.) mas também aceitar que há sempre o risco de burn-in e que se acontecer a melhor saída é mesmo ter extensão da garantia e insistir na tal loja que acaba por reparar ou devolver o dinheiro da compra e comprar outra TV (com o prémio de se levar uma mais recente).
No primeiro ano da compra custa-me a aceitar esta realidade mas acredito que com o passar do tempo melhore :007:
 
Última edição:
Eu amanhã vou receber em casa uma 55CX, e antes decidir ir para OLED, fiquei com muito receio do burn-in.
Mas agora já me mentalizei de que a vou usar sem preocupações, tomando claro, os habituais cuidados, simplesmente vou usufruir do investimento, de outra maneira não faria sentido.

Também lá em casa não temos consolas e nem jogamos por isso não é preocupação.

E penso que esta nova geração BX/CX, também estará mais preparada para isto.
 
Última edição:
Devo fazer extensão de garantia na compra de uma da OLED BX de 65 polegadas?
Cobrem o burn-in?
... Vai me custar imenso fazer a extensão de garantia pois a própria TV já passou do limite que estava disposto a pagar por uma TV.. e ainda tenho a PS5 por comprar..
Será que valerá mesmo a pena o esforço e sacrifício por tudo isto..?
É que eu quero fazer esta compra de modo a que a tv dure pelo menos 10 anos.. sem qualquer problema.. aí sim valerá a pena..
 
Back
Topo