[HDTV] Cuidados a ter com TVs OLED para evitar burn-in

Alguma vez teve burn-in numa TV Oled?


  • Total voters
    285
Refiro-me a esta resposta pelo suporte da LG. A posição deles mudou?
Chegou a haver muita discussão por isso. Por uns tempos a LG dizia que sim, que a Premium Care cobria burn-in. Mas quem "manda" é a seguradora AQILO Business Consulting GmbH. E a seguradora já veio desmentir e a confirmar que a Premium Care não cobre burn-in.

Muito obrigado.

Conhece mais alguma Tv dentro dos 600/700€ que me aconselhe? Posso ir até aos 800€ se valer mesmo a pena.

Bom Domingo!
Tenta aguardar um pouco pois talvez apareça nos próximos dias a Sony 55X90J por uns 800€ ou pouco mais. Essa tv é mesmo muitíssimo superior a qualquer uma das outras tvs que indicaste. Ou então se pudares dar um pouco mais, a LG Oled 55B1 deverá aparecer novamente por 900€. Essa então bate de longe qualquer uma das outras (até mesmo da X90J).

Boa tarde, estou a ver TVs de 55" (apenas para TV, YouTube/Netflix e alguma IPTV) e tenho uma oportunidade de poupar no IVA numa determinada loja em particular. Tenho as seguintes opções mais ou menos na mesma gama de preços (915€ com IVA):

- Samsung QE55Q80A
- Philips OLED 705
- LG 55NANO886
- Panasonic TX-55GZ960
- LG 55NANO916 (+20€)

A Philips e Panasonic são OLED, mas por outro lado a Samsung parece-me uma gama bastante razoável para (Q)LED.

Alguem pode partilhar a sua opinião?

Obrigado.
Tanto a Samsung QE55Q80A como as LGs 55NANO866 e 55NABO916 são LCDs com tecnologia Quantum Dot (Samsung chama de Qled, LG de NanoCell), mas também todas elas usam painel IPS.

Com OLED terás muitíssimo mais qualidade de imagem, acredita que a diferença é mesmo surreal, sobretudo em comparação com IPS.

Entre essas duas oleds, eu certamente optaria pela Panasonic 55GZ960.
 
Última edição:
Ainda não tenho resposta à minha reclamação, no entanto tenho um amigo com o mesmo problema numa C8, que também fez a reclamação na semana passada e após avaliação de uma das empresas que são reparadoras oficiais da marca (neste caso na Madeira), foi-lhe dito que a troca de painel lhe custaria 50% do valor (quase 700€ com mão de obra incluída) e que a LG assumiria os outros 50%.

Óbvio que ele não aceitou, a reposta que vou obter será idêntica e como é lógico também não vou aceitar.
 
Ainda não tenho resposta à minha reclamação, no entanto tenho um amigo com o mesmo problema numa C8, que também fez a reclamação na semana passada e após avaliação de uma das empresas que são reparadoras oficiais da marca (neste caso na Madeira), foi-lhe dito que a troca de painel lhe custaria 50% do valor (quase 700€ com mão de obra incluída) e que a LG assumiria os outros 50%.

Óbvio que ele não aceitou, a reposta que vou obter será idêntica e como é lógico também não vou aceitar.
Ter o problema resolvido por 350 euros com mais 2 anos de garantia? Era na hora.
 
Ter o problema resolvido por 350 euros com mais 2 anos de garantia? Era na hora.
700€ deve já ser 50% do valor.
Mesmo assim, se se tratar de um modelo de 65'' acho que aceitava. Principalmente se se garantisse que o painel novo colocado seria deste ano.


@FrancisW
A C8 do teu amigo também tem o símbolo da SportTV lá cravado?
O uso da mesma foi consciente e cuidado (como descreves que foi o teu)?
 
Sim, 700€ eram os tais 50% que ele teria de assumir. Por 350 ainda ponderava, pelo menos eu pensava duas vezes se me dessem garantias de um bom funcionamento.

Ele tem o logo da Disney Junior "cravado" na dele. Segundo ele, o miúdo passava algumas horas a ver o canal mas não todos os dias. De qualquer das formas, o uso da tv dele, quando comparado com a minha, foi/é mais exaustivo.
 
Ele tem o logo da Disney Junior "cravado" na dele. Segundo ele, o miúdo passava algumas horas a ver o canal mas não todos os dias. De qualquer das formas, o uso da tv dele, quando comparado com a minha, foi/é mais exaustivo.
É pena.

Se, por um lado, se esperava que a C8 fosse já mais resistente ao burn-in, a verdade é que já se sabe à partida que OLED é uma tecnologia com desgaste inerente. E não há como contornar o efeito de um logotipo opaco e estático, sempre no mesmo sítio.

É apenas uma questão de horas e do nível de brilho.
 
Bem com o que vou lendo aqui considero-me um sortudo. A minha A7V continua sem qualquer problema de burn-in que eu note e tem uma utilização diária de algumas horas por dia. Considerando que era o modelo mais barato das OLED naquela altura (praticamente foi um rebranding da 910V mas sem o 3D), não sei como é que ainda não me aconteceu.
Espero que se mantenha assim por muito mais tempo pois apesar de não ter os HDR e ser FHD continua a ter uma imagem muito boa.
Faz-me também acreditar que por não ser uma TV com um grande "Peak Brightness" pode ajudar o painel a aguentar-se mais uns anos sem esse problema.
 
Bem, acho que fui um dos infelizes contemplados com o efeito de burn in na tela da minha OLED de 2017...

De há uns dias para cá reparei em duas manchas circulares estranhas (esverdeadas) no canto superior direito quando estava com a tv num canal qualquer, não liguei muito e desliguei o equipamento. Ontem ao final do dia voltei a ficar com a mesma sensação, "forcei" um rejuvenescimento de pixels e hoje de manhã fui verificar numa fonte diferente, neste caso a PS5...




Moral da história:

Há alguma coisa a fazer ou isto não tem mesmo solução?
Julgo que nem valerá a pena contactar a LG, sem garantia mandam-me dar uma curva.
O truque é usares a tv só para a sportTv.
 
O truque é usares a tv só para a sportTv.

A brincar que o digas, se for sempre na sporttv a coisa disfarça.

3 semanas depois, após muita insistência minha, a tal empresa que é representante da marca pediu-me e, passo a citar, "substituição do painel completo com tudo incluido fica em 1217.30€".

Belo valor, o preço de uma nova. Aqui vai nova reclamação à LG, não me lixam mais.
 
A brincar que o digas, se for sempre na sporttv a coisa disfarça.

3 semanas depois, após muita insistência minha, a tal empresa que é representante da marca pediu-me e, passo a citar, "substituição do painel completo com tudo incluido fica em 1217.30€".

Belo valor, o preço de uma nova. Aqui vai nova reclamação à LG, não me lixam mais.
LOL esse preço também é abusar/gozar o preço mesmo de uma nova.
 
Vou questionar a LG se me fizeram perder tempo, porque ainda tive de insistir várias vezes para ao fim de 3 semanas me ser dado este valor, para gozar comigo. O meu colega teve direito a 50% de desconto e não alinhou, a mim pedem-me o valor de uma tv nova de 2020 ou 2021 de 55' para trocar um painel.

Péssimo serviço de apoio ao cliente/sistema de qualidade.
 
Chegou a haver muita discussão por isso. Por uns tempos a LG dizia que sim, que a Premium Care cobria burn-in. Mas quem "manda" é a seguradora AQILO Business Consulting GmbH. E a seguradora já veio desmentir e a confirmar que a Premium Care não cobre burn-in.
Não foi isso que me disseram a mim:

WTBs8wS.png


Como referi, tenho a caixa da TV guardada e dentro da caixa, junto com a fatura, tenho cópias dos e-mails trocados com a LG e AQILO a confirmar que cobriam burn-in.
 
epa as vezes ate me assusto a vir aqui
tenho uma c8 que comprei em 2018 passa variaS horas por dia ligada no netflix, Hbo, Disney+ (provavelmente 6-8h) e ainda leva comigo na xbox a noite a jogar prai 3-4h e nao tenho nenhum burn in mas também nunca a desliguei da ficha e ela la faz os seus refresh automaticos.
 
A culpa não é das marcas, é mesmo da tecnologia OLED...grande treta.
Quem compra OLED já sabe ao que vai, ou pelo menos deveria saber.
Totalmente em desacordo.

A tecnologia tem os seus pontos fortes e fracos.
Não podemos esperar que todos os consumidores percam horas a ler forums e reviews de TV's. As pessoas compram porque procuram a melhor imagem e porque supostamente uma grande marca lhes dá confiança.

O problema aqui é a forma ridícula e de menosprezo das marcas (neste caso LG) de tratar o cliente que depositou neles a sua confiança.

Nota. sou user de LED TV.
 
epa as vezes ate me assusto a vir aqui
tenho uma c8 que comprei em 2018 passa variaS horas por dia ligada no netflix, Hbo, Disney+ (provavelmente 6-8h) e ainda leva comigo na xbox a noite a jogar prai 3-4h e nao tenho nenhum burn in mas também nunca a desliguei da ficha e ela la faz os seus refresh automaticos.

Se evitares os logos estáticos dos canais de tv tradicionais, à partida já estás a "fugir" em grande parte a esta treta chamada burn-in...Porque com o uso que retratas, se fosse a ver "tv tradicional", a esta hora já serias mais um com uma história destas para contar.

Totalmente em desacordo.

A tecnologia tem os seus pontos fortes e fracos.
Não podemos esperar que todos os consumidores percam horas a ler forums e reviews de TV's. As pessoas compram porque procuram a melhor imagem e porque supostamente uma grande marca lhes dá confiança.

O problema aqui é a forma ridícula e de menosprezo das marcas (neste caso LG) de tratar o cliente que depositou neles a sua confiança.

Nota. sou user de LED TV.

Obviamente.

Eu não sou nenhum leigo em termos de tecnologia, na altura pesquisei o quanto baste e optei por esta tv pela confiança que depositava na marca e porque acreditei que uma utilização normal nunca me iria colocar num cenário em que me pediriam mais de 1200€ para trocar uma tela ao fim de menos de 4 anos.

A marca quando coloca as suas tv's à venda em espaços comerciais, também deposita a confiança do seu bom nome em cada um dos revendedores que diz ao cliente "Olhe para esta imagem incrível, fantástica, não há melhor do que isto em lado nenhum" e se esquece por exemplo de dizer ao casal de terceira idade "Cuidado, se vai utilizar esta televisão para ver canais de tv durante o dia como a Praça da Alegria ou as Tardes da Júlia, em pouco tempo vai fazer coleção de logotipos na tela e não lhe vai agradar pensar que gastou 1500€ num produto que ficará defeituoso por ser usado na função para a qual foi vendido".

Voltei a apertar com a LG e agora dizem-me que devo aguardar porque o assunto foi encaminhado internamente para a procura de outra solução. Comigo não se livram das reclamações educadas mas com factos, não dará em nada mas faço questão de lhes relembrar o quanto custa um equipamento destes e o quanto a marca defrauda os seus clientes com este modos operandis de sacudir a água do capote.
 
Se evitares os logos estáticos dos canais de tv tradicionais, à partida já estás a "fugir" em grande parte a esta treta chamada burn-in...Porque com o uso que retratas, se fosse a ver "tv tradicional", a esta hora já serias mais um com uma história destas para contar.



Obviamente.

Eu não sou nenhum leigo em termos de tecnologia, na altura pesquisei o quanto baste e optei por esta tv pela confiança que depositava na marca e porque acreditei que uma utilização normal nunca me iria colocar num cenário em que me pediriam mais de 1200€ para trocar uma tela ao fim de menos de 4 anos.

A marca quando coloca as suas tv's à venda em espaços comerciais, também deposita a confiança do seu bom nome em cada um dos revendedores que diz ao cliente "Olhe para esta imagem incrível, fantástica, não há melhor do que isto em lado nenhum" e se esquece por exemplo de dizer ao casal de terceira idade "Cuidado, se vai utilizar esta televisão para ver canais de tv durante o dia como a Praça da Alegria ou as Tardes da Júlia, em pouco tempo vai fazer coleção de logotipos na tela e não lhe vai agradar pensar que gastou 1500€ num produto que ficará defeituoso por ser usado na função para a qual foi vendido".

Voltei a apertar com a LG e agora dizem-me que devo aguardar porque o assunto foi encaminhado internamente para a procura de outra solução. Comigo não se livram das reclamações educadas mas com factos, não dará em nada mas faço questão de lhes relembrar o quanto custa um equipamento destes e o quanto a marca defrauda os seus clientes com este modos operandis de sacudir a água do capote.
Sim secalhar os logos da tv nacional são mais intrusivos mas levo com os logotipos da Netflix e HBO ainda no fim de semana foram 2 filmes do Harry Potter de 2h cada seguidos com a marca do logo da HBO sempre no mesmo sítio
Por acaso de vir aqui e ver as cenas do pessoal noto que ultimamente acabo por andar mais em cima disto
 
Back
Topo