[HDTV] Cuidados a ter com TVs OLED para evitar burn-in

Alguma vez teve burn-in numa TV Oled?


  • Total voters
    285
Um fator decisivo é a luz oled. Para ver tv box 25 é suficiente. Diminuam a luz ambiente e não aumentem a luz oled. Quanta mais luz mas rápido vai ter burn in.
 
Por acaso já era tempo de os criadores terem esses elementos mais em consideração.

Já se começa a ver em alguns, mas uma opção para tornar os HUD mais ou menos transparentes devia ser obrigatório.

E nem tem tanto a ver com OLED em particular, mas mais com HDR em geral. Legendas e outros elementos tipicamente são definidos como branco (ou outra cor) puro e as TVs interpretam sempre como pontos de brilho máximo. Em conteúdo HDR em sala escura é o suficiente para estragar a experiência. Não entendo como não se tem mais cuidado com isso ainda.
 
Tenho uma Phillips 55POS9002 há cerca de 3 anos.
E desde os 2 anos que notei um ligeiro burn-in, tanto uma barra em baixo (dos telejornais..) como uma mancha esverdeada central.

Agora nos últimos meses agravou e muito. A mancha central já é bastante grande e torna todas as pessoas que ficam no meio de ecrã esverdeadas, uma vez que afecta muito os amarelos e laranjas.

Quando comprei fiz uma garantia extra qualquer da worten... Mas nem sei o que cobre, e pelo que entendo burn-in não deve cobrar.

Já alguém passou pelo processo com a Worten ou a Phillips? (bem sei que 90% dos oled do mercado são LG....)


IMG-4382.jpg
 
Tenho uma Phillips 55POS9002 há cerca de 3 anos.
E desde os 2 anos que notei um ligeiro burn-in, tanto uma barra em baixo (dos telejornais..) como uma mancha esverdeada central.

Agora nos últimos meses agravou e muito. A mancha central já é bastante grande e torna todas as pessoas que ficam no meio de ecrã esverdeadas, uma vez que afecta muito os amarelos e laranjas.

Quando comprei fiz uma garantia extra qualquer da worten... Mas nem sei o que cobre, e pelo que entendo burn-in não deve cobrar.

Já alguém passou pelo processo com a Worten ou a Phillips? (bem sei que 90% dos oled do mercado são LG....)
Passei pela Worten e correu muito bem.

No teu caso, reclamaria a mancha esverdeada no centro do painel, como descreves.
Não fales em burn-in, não sabes o que é burn-in, só sabes que tens essa mancha e que a TV está avariada e tem que ser reparada (ou trocada).
Boa sorte.
 
Passei pela Worten e correu muito bem.

No teu caso, reclamaria a mancha esverdeada no centro do painel, como descreves.
Não fales em burn-in, não sabes o que é burn-in, só sabes que tens essa mancha e que a TV está avariada e tem que ser reparada (ou trocada).
Boa sorte.

Sim só falo da mancha esverdeada.
 
Fala apenas na mancha e se possível apresenta fotos do que falas com canais de tv e situações reais onde comprova que a mancha afeta a visualização normal. Foi assim que fiz com a 910 e a E6 e o seguro assumiu o defeito e aceitaram. Boa sorte.
 
Se consegues a LG Oled B1 de 65" por 1259€ nem penses mais no assunto e nem vale a pena adiar a compra ou a ponderar outros modelos. Por esse preço é uma compra incrível, acredita!

E sim, a LG B1 é MUITÍSSIMO superior à Samsung Q70A!!!

Relativamente aos Burn-ins neste momento ainda é tema preocupante?
 
Última edição pelo moderador:
Por muito que a tecnologia Oled tenha amadurecido e as inovações que se têm feito para atenuar o aparecimento de burn-in, ainda é uma possibilidade de acontecer sim se não houver alguns cuidados.
A minha tv passa algumas horas por dia em canais de noticias PT onde normalmente tem sempre o logo da estação, tendo este factor será de reconsiderar optar por OLED?
 
A minha tv passa algumas horas por dia em canais de noticias PT onde normalmente tem sempre o logo da estação, tendo este factor será de reconsiderar optar por OLED?
Depende sempre de alguns fatores como as definições de imagem que utiliza (nomeadamente o nível de brilho), o nr. de horas seguidas em que a tv fica nesses canais, se varia o conteúdo noutras horas, se desliga a tv pelo menos por 10min a cada +-5 horas (para permitir a limpeza automática de retenção do painel), etc.
 
Depende sempre de alguns fatores como as definições de imagem que utiliza (nomeadamente o nível de brilho), o nr. de horas seguidas em que a tv fica nesses canais, se varia o conteúdo noutras horas, se desliga a tv pelo menos por 10min a cada +-5 horas (para permitir a limpeza automática de retenção do painel), etc.
Neste momento tenho uma LED KU6000 e utilizo definições standard...normalmente passo algumas horas nesses canais mas n muito tempo sem trocar o canal, posso realmente ter alguns cuidados se os mesmos ajudarem a evitar problemas futuros
 
Neste momento tenho uma LED KU6000 e utilizo definições standard...normalmente passo algumas horas nesses canais mas n muito tempo sem trocar o canal, posso realmente ter alguns cuidados se os mesmos ajudarem a evitar problemas futuros
Lê o primeiro post deste tópico onde escrevi algumas dicas e sugestões.
 
Entretanto fui a uma worten activar a minha Garantia extra (que são +3 anos).
Não meteram (na loja) entreve nenhum e ficou agendada uma visita do técnico a casa para ver a televisão.
Depois dou notícias.

Mas parece-me que será mesmo algum problema do painel agora ao fim de 3 anos. Tirei aquela foto.
Ontem antes do Jogo do Sporting estive a ver as notícias na TVI e depois vi o jogo. Hoje estava a ver TV e vi que tenho o J8 marcado no canto inferior direito...
Parece-me que o painel está pior a cada dia que passa. Estou bastante triste com este resultado.

Confirmei na factura e a TV tem 3 anos e 2 meses.
 
Peço para que deixem este tópico para apenas discutirem especificamente sobre burn-in em TVs Oled (possíveis causas e dicas/sugestões para prevenir/amenizar o seu aparecimento).

Posts sobre Oled vs LCD por favor usem este tópico que foi criado para esse propósito. Daqui para frente, posts desse tipo serão considerados como spam/off-topic e tratados como tal.
 
Visto estar com uma vontade enorme em comprar uma OLED estive a ler todos os comentários deste tópico.
A LG não assumir o Burn-in, pois bem enquanto empresa fogem as suas responsabilidades, o consumidor nao assina nenhum contrato com a LG onde exista essa cláusula, a LG pode dizer que não cobre mas não quer dizer que isso seja legal.
Não trabalho nesta área em específico mas posso dizer que uma vez que já temos o prejuízo nao devemos desistir ao primeiro NÃO, aconselho a reclamações sucessivas no Livro de reclamações, reclamações via centros arbitrais, Deco, redes sociais da LG e outras entidades que regulem o sector.
Mau uso por ver televisão? Temos que ter cuidado Com o conteúdo visualizado? Não me parece que isso seja admissível...parece me aceitável em ativar todas as ferramentas que a empresa disponibilize para anti burn-in.
Mau uso seria causar impacto na TV, ter a TV em local menos apropriados como em locais extremamente quentes ou húmidos.

Imaginem compararmos um Mercedes e estarmos limitados a horas de condução, Imaginem não poder conduzir o carro durante 4h a uma temperatura de 30 graus com risco de sobreaquecimento do motor.
Imaginem agora a Mercedes dizer ser mau uso do consumidor...A mim parece-me que é isto que a LG quer fazer.

Se formos a várias lojas e vermos preços de TVS as OLEDS estão sempre entre as mais caras, é um produto PREMIUM, e com razão a sua qualidade de imagem é soberba, parabéns a LG por isso, no entanto a empresa não garante que seja um produto fiável? Tem 3 opções...ou não vende ou assume a despesa caso exista problemas ou contratualmente no momento da compra o consumidor é informado dos problemas e aceita o risco.

Sobre a malta dizer que uma OLED não é para usar todo o dia, pois bem se pagamos estes preços temos é de usufruir do produto amigos, é aceitável rever as configurações da TV, é aceitável deixar em stand by e é aceitável não colocar imagem em pausa durante mt tempo, não acho aceitável não poder jogar ou ver CMtV ou CNN onde tem o logo fixo.

Um abraço
 
Visto estar com uma vontade enorme em comprar uma OLED estive a ler todos os comentários deste tópico.
A LG não assumir o Burn-in, pois bem enquanto empresa fogem as suas responsabilidades, o consumidor nao assina nenhum contrato com a LG onde exista essa cláusula, a LG pode dizer que não cobre mas não quer dizer que isso seja legal.
Não trabalho nesta área em específico mas posso dizer que uma vez que já temos o prejuízo nao devemos desistir ao primeiro NÃO, aconselho a reclamações sucessivas no Livro de reclamações, reclamações via centros arbitrais, Deco, redes sociais da LG e outras entidades que regulem o sector.
Mau uso por ver televisão? Temos que ter cuidado Com o conteúdo visualizado? Não me parece que isso seja admissível...parece me aceitável em ativar todas as ferramentas que a empresa disponibilize para anti burn-in.
Mau uso seria causar impacto na TV, ter a TV em local menos apropriados como em locais extremamente quentes ou húmidos.

Imaginem compararmos um Mercedes e estarmos limitados a horas de condução, Imaginem não poder conduzir o carro durante 4h a uma temperatura de 30 graus com risco de sobreaquecimento do motor.
Imaginem agora a Mercedes dizer ser mau uso do consumidor...A mim parece-me que é isto que a LG quer fazer.

Se formos a várias lojas e vermos preços de TVS as OLEDS estão sempre entre as mais caras, é um produto PREMIUM, e com razão a sua qualidade de imagem é soberba, parabéns a LG por isso, no entanto a empresa não garante que seja um produto fiável? Tem 3 opções...ou não vende ou assume a despesa caso exista problemas ou contratualmente no momento da compra o consumidor é informado dos problemas e aceita o risco.

Sobre a malta dizer que uma OLED não é para usar todo o dia, pois bem se pagamos estes preços temos é de usufruir do produto amigos, é aceitável rever as configurações da TV, é aceitável deixar em stand by e é aceitável não colocar imagem em pausa durante mt tempo, não acho aceitável não poder jogar ou ver CMtV ou CNN onde tem o logo fixo.

Um abraço
Corraboro a 500% contigo, mas tens uma solução que é à mesma que a minha.... que é não comprar.
Eu tenho pena é das pessoas desinformadas, que compram Oleds e que depois se deparam com os problemas típicos desta tecnologia e a não abrangência de garantia que eles alegam.
Qd se está bem informado e se parte para a compra de uma Oled, é porque a pessoa está preparada para o que possa vir e as chatices que isso acarreta.
Eu com pena minha e para o meu feitio, não compro Oled por isso mesmo.
 
Corraboro a 500% contigo, mas tens uma solução que é à mesma que a minha.... que é não comprar.
Eu tenho pena é das pessoas desinformadas, que compram Oleds e que depois se deparam com os problemas típicos desta tecnologia e a não abrangência de garantia que eles alegam.
Qd se está bem informado e se parte para a compra de uma Oled, é porque a pessoa está preparada para o que possa vir e as chatices que isso acarreta.
Eu com pena minha e para o meu feitio, não compro Oled por isso mesmo.

Isso do comprar ou nao comprar é relativo, serve para TV´s ou muitas outras coisas onde existem problemas.
comprei uma TV LCD/LED de 43" em 2016 e passado 3 anos tinha problemas que a Samsung mandou ir dar uma volta por já nao estar na garantia, dei 600 e muitos euros para uma tv de 43", a minha confiança pela Samsung ta muito em baixo.
Voltando ao tema das OLED´s, eu nao sou advogado mas penso que se alguém for ou conhecer algum pode confirmar, a LG nao pode ignorar um problema das OLEDS dentro do período de garantia, volto a dizer que ver TV seja qual for o conteúdo nao pode ser mau uso, o equipamento em questão serve para isso mesmo, consumir conteúdo.
As reclamações devem ser em efetuadas, nao por telefone ou por email, mas sim por onde as empresas são fiscalizadas, nenhuma empresa quer essas reclamações, são ainda obrigadas por lei a dar respostas, não se esqueçam ainda que as redes sociais hj em dia têm um peso forte na publicidade das empresas.
Amigos com problemas dentro do prazo de garantia, reclamem ate a exaustão nos meios disponíveis e certos.
 
Back
Topo