[HDTV] Cuidados a ter com TVs OLED para evitar burn-in

Alguma vez teve burn-in numa TV Oled?


  • Total voters
    282
Bom dia.
Ontem num filme na Filmin apanhei uma imagem, quando estamos no ecrã de seleção e resumo do filme em que no meio tinha uma grande mancha. A mesma é maioritariamente amarela. Fiquei naquela de burnin sendo que fui testar vídeos de teste de ecrã, não específico burnin mas de calibração e passei pelas cores todas e está bem. Algo na imagem?!!!!
Se alguém tiver o Filmin será "Manual de Sobrevivência para Pais"
A TV não tem ainda 2 anos e tem 103 dias de uso efetivo.

Obrigado
Se no vídeo teste passaste pelas cores todas e não viste a dita mancha, então garantidamente não tens burn-in ou qualquer tipo de defeito no teu painel.

Deve ser da própria app do Filmin.

Uma questão sobre o burn-in nas TV's OLED:
Se eu tiver 3 ou 4 horas seguidas a ver o mesmo canal com o logo, rodapés, etc., para prevenir o burn-in basta, de vez em quando, mudar de canal por 1 ou 2 segundos e voltar ao que estava a ver, ou terá que ser uma coisa mais demorada para produzir efeito?
O recomendado é variar um pouco o conteúdo que vês na tv, ou seja, deve-se evitar de estar constantemente no mesmo canal com os mesmos logótipos e rodapés. Mudar de canal por uns segundos não adianta de nada na prevenção de burn-in.
 
Se no vídeo teste passaste pelas cores todas e não viste a dita mancha, então garantidamente não tens burn-in ou qualquer tipo de defeito no teu painel.

Deve ser da própria app do Filmin.


O recomendado é variar um pouco o conteúdo que vês na tv, ou seja, deve-se evitar de estar constantemente no mesmo canal com os mesmos logótipos e rodapés. Mudar de canal por uns segundos não adianta de nada na prevenção de burn-in.
Obrigado [emoji106]
 
Percebi ao ler o tópico que a minha LG B7V tem burn-in no canto superior esquerdo (Disney Channel), há alguma forma de atenuar ou é para esquecer?
 
Boas malta,

Ontem reparei que na minha OLED 55B9 tenho um pixel branco que continua visível mesmo com a TV apagada. Corri aqueles vídeos do youtube para ver se o pixel mudava de cor e continua lá da mesma cor e bem visível por ser branco.
Isto é um dead pixel?
A tv está quase a fazer 3 anos e tenho extensão de garantia por mais 2, portanto em último caso poderei acionar a garantia.
 
Corre a limpeza de pixeis.

Não resolvendo, podes acionar a extensão de garantia mas a política das seguradoras para stuck ou dead pixels não está ao nível da da LG.
 
acabei de encomendar uma tv oled e passei por aqui só para ir percebendo que cuidados devo ter com a tv.

Fiquei quase em pânico com o que li por aqui....isto mais parece um virus da gripe. mais tarde ou mais cedo seja de que maneira for todos apanham.

então estas tv´s são assim tão sensiveis que 2 ou 3 h por dia a ver noticias e/ou canais genericos podem ficar com marcas?

Mas isso logo de inicio, ou já passados algum tempo?

eu vou utilizar a minha para tudo.
a minha rotina é ver noticias antes da refeição, depois da refeição ver um ou 2 episódios de uma série (netflix). Depois disso jogar PS5.
Durante a semana falamos da tv ligada das 19 até ás 24 ou 1 da manhã
aos fins de semana jogo mais tempo e até posso ficar a jogar até ás 2 ou 3 h da manhã

com este nivel de utilização começo a pensar que uma oled foi um erro.....:n1qshok::n1qshok:
 
acabei de encomendar uma tv oled e passei por aqui só para ir percebendo que cuidados devo ter com a tv.

Fiquei quase em pânico com o que li por aqui....isto mais parece um virus da gripe. mais tarde ou mais cedo seja de que maneira for todos apanham.

então estas tv´s são assim tão sensiveis que 2 ou 3 h por dia a ver noticias e/ou canais genericos podem ficar com marcas?

Mas isso logo de inicio, ou já passados algum tempo?

eu vou utilizar a minha para tudo.
a minha rotina é ver noticias antes da refeição, depois da refeição ver um ou 2 episódios de uma série (netflix). Depois disso jogar PS5.
Durante a semana falamos da tv ligada das 19 até ás 24 ou 1 da manhã
aos fins de semana jogo mais tempo e até posso ficar a jogar até ás 2 ou 3 h da manhã

com este nivel de utilização começo a pensar que uma oled foi um erro.....:n1qshok::n1qshok:
A tv oled do meu irmão (que era minha e que lhe vendi) foi comprada em Fevereiro de 2019 e ele tem a tv ligada praticamente o dia inteiro em canais de tv com logótipos e tem zero burn-in.

A minha atual foi comprada em Abril de 2020 e já tenho jogado imensas vezes nela várias horas seguidas em HDR com o brilho no máximo em jogos com HUDs estáticos e também zero burn-in.

Depende muito do tipo de utilização, variedade de conteúdo, o nr de horas constantes no mesmo conteúdo, a respectiva configuração da imagem (nomeadamente a luz oled) conforme o conteúdo e tipo de utilização, e (muitíssimo importante) nunca desligar a tv da tomada.

Mas se vês que cada vez que vais usar a tv vais ficar com receio de burn-in ao ponto de nem usufruires da tv como desejarias, então sinceramente mais vale cancelares a encomenda (ainda vais a tempo) e optares por uma tv LCD.
 
Para quem vem de um carro de combate que em 13 anos nunca tive de me preocupar com estas coisas tudo é motivo para apreensao.

Eu quis comprar o melhor possivel......se é um oled....ha que me habituar e aprender como lidar com um oled.
Ma já percebi que a preocupação estará sempre presente, mas é naquela de arriscar
 
acabei de encomendar uma tv oled e passei por aqui só para ir percebendo que cuidados devo ter com a tv.

Fiquei quase em pânico com o que li por aqui....isto mais parece um virus da gripe. mais tarde ou mais cedo seja de que maneira for todos apanham.

então estas tv´s são assim tão sensiveis que 2 ou 3 h por dia a ver noticias e/ou canais genericos podem ficar com marcas?

Mas isso logo de inicio, ou já passados algum tempo?

eu vou utilizar a minha para tudo.
a minha rotina é ver noticias antes da refeição, depois da refeição ver um ou 2 episódios de uma série (netflix). Depois disso jogar PS5.
Durante a semana falamos da tv ligada das 19 até ás 24 ou 1 da manhã
aos fins de semana jogo mais tempo e até posso ficar a jogar até ás 2 ou 3 h da manhã

com este nivel de utilização começo a pensar que uma oled foi um erro.....:n1qshok::n1qshok:

Eu identifico-me bem com isto. Já há uns meses que o @Night-Wolf me ajudou a identificar as televisões que vão de encontro ao meu uso e caem-me os olhinhos pela LG 48C2.

É a televisão que quero comprar e ainda não avancei por causa da treta do burn-in. Há sempre aquele medo, racional ou não, de que possa acontecer, que não tenha o cuidado desejado e esperado. Até para o apoio ao cliente da LG já liguei e o argumento deles é sempre que é ínfima a hipótese mas que pode acontecer. E se acontecer, eles não assumem.

Porque, sinceramente, o meu maior receio até vem daí. É em saber que a marca não deixa dar uso à garantia neste caso em especifico. E essa falta de segurança é ainda pior. O segundo maior é ter o problema e ter que ouvir a Maria a dar-me cabo do juizo depois de torrar mil paus. :facepalm:

É como te disseram, e falo por mim também. Se comprar isto e estiver sempre com medo disso, chegando ao ponto de nem sequer desfrutar da TV, nem vale a pena arriscar. Se um gajo vai estar duas ou três horas a jogar qualquer coisa e começar a stressar porque está ali aquele menu parado há não sei quanto tempo, lá se vai a ideia principal que é o usufruto pleno das capacidades da televisão.

Mas sei que o problema é nosso por pensarmos assim. De certeza que isto é uma coisa extrapolada, que afecta uma percentagem muito pequenas de pessoas com um uso muito especifico. E a própria TV tem as suas defesas. Por isso aconselho-te a desfrutar sem stress, eu ganhando coragem faço o mesmo.
 
Eu por um lado tenho uma experiência diferente, sempre usei a minha oled para tudo nestes últimos 5 anos, nunca preocupei com nada, tirando a questão de nunca mas mesmo nunca desligar da tomada, e não tenho o uso de deixar a tv ligada sem ninguém estar a ver.

Mas depois de 5 anos bem lixei, queria subir para outro patamar e não consigo justificar a mim mesmo a troca devido a qualidade brutal da minha tv de 55” fullhd
 
Eu identifico-me bem com isto. Já há uns meses que o @Night-Wolf me ajudou a identificar as televisões que vão de encontro ao meu uso e caem-me os olhinhos pela LG 48C2.

É a televisão que quero comprar e ainda não avancei por causa da treta do burn-in. Há sempre aquele medo, racional ou não, de que possa acontecer, que não tenha o cuidado desejado e esperado. Até para o apoio ao cliente da LG já liguei e o argumento deles é sempre que é ínfima a hipótese mas que pode acontecer. E se acontecer, eles não assumem.

Porque, sinceramente, o meu maior receio até vem daí. É em saber que a marca não deixa dar uso à garantia neste caso em especifico. E essa falta de segurança é ainda pior. O segundo maior é ter o problema e ter que ouvir a Maria a dar-me cabo do juizo depois de torrar mil paus. :facepalm:

É como te disseram, e falo por mim também. Se comprar isto e estiver sempre com medo disso, chegando ao ponto de nem sequer desfrutar da TV, nem vale a pena arriscar. Se um gajo vai estar duas ou três horas a jogar qualquer coisa e começar a stressar porque está ali aquele menu parado há não sei quanto tempo, lá se vai a ideia principal que é o usufruto pleno das capacidades da televisão.

Mas sei que o problema é nosso por pensarmos assim. De certeza que isto é uma coisa extrapolada, que afecta uma percentagem muito pequenas de pessoas com um uso muito especifico. E a própria TV tem as suas defesas. Por isso aconselho-te a desfrutar sem stress, eu ganhando coragem faço o mesmo.
comprei o meu plasma panasonic em 2009......quando o comprei esteve umas horas com imagens de cores para evitar problemas. Depois disso foi até avariar no domingo....foram 13 anos com umas belas horas de utilização. Desde que começou o covid então.....continuo em sistema hibrido e nos dias que fico a trabalhar em casa ligo a tv mais cedo. Aos fins de semana a tv é bem capaz de estar ligada mais de 12h no total do dia.
Já li muita coisa sobre o assunto e percebo que não é algo que possamos pensar que n vai acontecer....a probabilidade de acontecer é elevada.

É impossivel uma utilização imune a este tipo de problemas (a não ser que se ligue a tv 1 horita por dia).
Já disse no outro topico, vou manter a encomenda até ser entregue tenho mais semana e meia para ler ainda mais coisas.
depois é usufruir o melhor que conseguir.....estou mortinho por ligar a PS5 e testar alguns jogos que tenho numa tv com esta qualidade de imagem....

Depois de ligar a primeira vez é tentar esquecer o flagelo do burn-in ...porque se acontece vou dormir uma semana para o canil do cão. a minha mulher só me diz, se dizes que ´´e esta que queres comprar....compra.....n quero andar a comprar tv´s ano sim, ano não

O que é impressionante como para se ter qualidade se sacrifica tanto a durabilidade das coisas. Hoje de manhã na rádio ouvi alguém que comprou um drone e não o utilizava na rua com medo de o estragar.....eu disse á minha mulher, isto é deprimente....comprar uma coisa e n utilizar como se gostava com medo que se estrague.

Mas cada um de nós preocupa-se á sua maneira e para alguns é tranquilo para outro o facto da garatia n cobrir este problema é um stress

Uma coisa que ainda n percebi, para um OLED é bom uma sala com muita ou pouca luz? Consigo ter ambas as opções, porque a sala tem um tamanho razoavel e tem 2 candeeiros.
 
Uma coisa que ainda n percebi, para um OLED é bom uma sala com muita ou pouca luz? Consigo ter ambas as opções, porque a sala tem um tamanho razoavel e tem 2 candeeiros.
Sem dúvida, com pouca luz.

É ao retirares luz ambiente (brilhos externos e reflexos) que consegues melhor realçar as qualidades de um ecrã - e onde mais notas os verdadeiros pretos da tecnologia OLED. Da mesma forma, é num ambiente escuro que mais se notam os problemas inerentes aos LCD - clouding, blooming, backlight bleed, vignetting, etc.
 
comprei o meu plasma panasonic em 2009......quando o comprei esteve umas horas com imagens de cores para evitar problemas. Depois disso foi até avariar no domingo....foram 13 anos com umas belas horas de utilização. Desde que começou o covid então.....continuo em sistema hibrido e nos dias que fico a trabalhar em casa ligo a tv mais cedo. Aos fins de semana a tv é bem capaz de estar ligada mais de 12h no total do dia.
Já li muita coisa sobre o assunto e percebo que não é algo que possamos pensar que n vai acontecer....a probabilidade de acontecer é elevada.

É impossivel uma utilização imune a este tipo de problemas (a não ser que se ligue a tv 1 horita por dia).
Já disse no outro topico, vou manter a encomenda até ser entregue tenho mais semana e meia para ler ainda mais coisas.
depois é usufruir o melhor que conseguir.....estou mortinho por ligar a PS5 e testar alguns jogos que tenho numa tv com esta qualidade de imagem....

Depois de ligar a primeira vez é tentar esquecer o flagelo do burn-in ...porque se acontece vou dormir uma semana para o canil do cão. a minha mulher só me diz, se dizes que ´´e esta que queres comprar....compra.....n quero andar a comprar tv´s ano sim, ano não

O que é impressionante como para se ter qualidade se sacrifica tanto a durabilidade das coisas. Hoje de manhã na rádio ouvi alguém que comprou um drone e não o utilizava na rua com medo de o estragar.....eu disse á minha mulher, isto é deprimente....comprar uma coisa e n utilizar como se gostava com medo que se estrague.

Mas cada um de nós preocupa-se á sua maneira e para alguns é tranquilo para outro o facto da garatia n cobrir este problema é um stress

Uma coisa que ainda n percebi, para um OLED é bom uma sala com muita ou pouca luz? Consigo ter ambas as opções, porque a sala tem um tamanho razoavel e tem 2 candeeiros.

Vejo que uma das questões que partilhamos é também a questão da longevidade. Saber até que ponto o OLED poderá ser uma tecnologia que nos dará TV para 7 ou 8 anos. E isso para mim é importante também, se daqui a 3 anos digo à Maria que temos que trocar de TV faço-te companhia na casota 😅
 
E qual é tecnologia hoje em dia em TVs que garantem a durabilidade de 3/4 anos?

Não que seja profundo conhecedor das tecnologias mas não me parece descabido pensar que uma televisão LED/LCD possa durar 7 anos como durou a minha.

Garantias dessa durabilidade não há mas faz sentido que se pense que pode acontecer.
 
A minha opinião sobre este assunto é simples, se têm medo do burn in não comprem OLED.

Não vale a pena ter a melhor tecnologia se depois andam com medo e a ter de cuidar dela constantemente. Eu tenho uma B7 com burn-in porque foi usada muito em canais com logo com o brilho muito alto. Tenho outra C1 ainda sem burn-in, que ja foi usada bastante para jogos na ps4 (mais de 500 horas), videos no youtube, series, filmes e o ocasional jogo de futebol. E espero continuar a comprar OLED, porque para o uso que eu faço é o melhor que há.
 
Não esquecer que TV's antes das versões 9 é onde têm havido mais Burn In's. Daí para a frente a tecnologia tem vindo a melhorar quem vai comprar agora as novas versões duvido que isso aconteça tão frequente como as versões anteriores há 9.
 
Back
Topo