[HDTV] Cuidados a ter com TVs OLED para evitar burn-in

Alguma vez teve burn-in numa TV Oled?


  • Total voters
    285
Pois mas como disse ao preço q estão não justifica o risco. Sei q têm excelente imagem disso não há duvidas mas no fundo ficamos com uma TV tão picuinhas q quase temos q a pôr numa redoma ao usá-la. É impensável ter q trocar uma TV caríssima ao fim de poucos anos de uso. Adorava ter uma OLED, não pensem q sou contra mas ainda são caríssimas p a alta probabilidade de sofrerem burn in. Tenho uma raríssima Grundig LED comprada em outlet já com perto de 10 anos e cumpre a sua função p o uso q lhe dou. Não tem qualidade OLED é certo mas também não me preocupa com limpezas a cada 2000h, (faz lembrar o FAP nos carros actuais), e saber q a garantia salta fora em caso de burn in q é mais de 90% certo de acontecer.
Desde 2016 rendido a tecnologia, as limpezas são automáticas e nunca senti necessidade de forçar aliás só me lembro de burn in quando venho ao fórum porque cuidados só mesmo deixar a TV ligada a corrente.
Sobre os 90% não vale a pena falar até porque quem diz isso não sabe do que fala, mas por acaso já estava na hora de fazer upgrade
 
Pois mas como disse ao preço q estão não justifica o risco. Sei q têm excelente imagem disso não há duvidas mas no fundo ficamos com uma TV tão picuinhas q quase temos q a pôr numa redoma ao usá-la. É impensável ter q trocar uma TV caríssima ao fim de poucos anos de uso. Adorava ter uma OLED, não pensem q sou contra mas ainda são caríssimas p a alta probabilidade de sofrerem burn in. Tenho uma raríssima Grundig LED comprada em outlet já com perto de 10 anos e cumpre a sua função p o uso q lhe dou. Não tem qualidade OLED é certo mas também não me preocupa com limpezas a cada 2000h, (faz lembrar o FAP nos carros actuais), e saber q a garantia salta fora em caso de burn in q é mais de 90% certo de acontecer.
Tenho OLED à 2 anos e não tenho burn-in.

Tenho zero preocupação com o vejo/faço na TV, a não ser deixar sempre em stand-by.
Mas nem isso é preocupação anormal, quando tinha led já deixada a TV em stand-by.


Se tivesse burn-in voltava a comprar OLED.

Depois de ter OLED não dá para voltar a ter led.

Deve ser como ter um Porsche, se pudesse ter um, garantidamente não ia querer outra coisa.
Quando se experimenta e se tem a excelência não se quer voltar para o razoável/medíocre.
O único problema é que não há t€mpo para desfrutar de um Porsche, mas felizmente que para desfrutar de uma TV de qualidade tenho t€mpo suficiente.
 
Pois mas como disse ao preço q estão não justifica o risco. Sei q têm excelente imagem disso não há duvidas mas no fundo ficamos com uma TV tão picuinhas q quase temos q a pôr numa redoma ao usá-la. É impensável ter q trocar uma TV caríssima ao fim de poucos anos de uso. Adorava ter uma OLED, não pensem q sou contra mas ainda são caríssimas p a alta probabilidade de sofrerem burn in. Tenho uma raríssima Grundig LED comprada em outlet já com perto de 10 anos e cumpre a sua função p o uso q lhe dou. Não tem qualidade OLED é certo mas também não me preocupa com limpezas a cada 2000h, (faz lembrar o FAP nos carros actuais), e saber q a garantia salta fora em caso de burn in q é mais de 90% certo de acontecer.
Mas tu não tens que te preocupar com limpezas manuais (nem se deve fazê-las a não ser que se venha a notar algo na imagem como já foi dito). A tv faz tudo automaticamente, só tens que ter o cuidado de manter sempre a ficha da tv na tomada. Tomara que com os carros também fosse assim ;).
 
Essa questão das limpezas manuais, tomara eu ter sabido disso.:(

Uma coisa é certa...
Sabendo o que sei hoje, dificilmente voltarei a comprar OLED. Bem, se me sair o euromilhões compro uma exclusivamente para filmes e séries :D

Posso-vos dizer que tenho a possibilidade de comparar todos os dias várias televisões e pude comparar lado a lado, a 55Q85, a 55C9 e a 55CX e claro que há diferenças, principalmente nos pretos, mas são muito subtis e só detectáveis num "side by side". Se tivermos em conta que a C9 sendo peça única de exposição custa mais 200€ que a Q85 e a CX mais 800/900€...sabendo as diferenças, sabendo as desvantagens e vantagens de ambas as tvs, sabendo acima de tudo, que em casa não tenho termo de comparação...honestamente e por muito que me custe admiti-lo pois conheço bem a qualidade superior das OLEDS, não voltaria a optar por uma. A diferença de preço e sobretudo o "andar com o coração nas mãos", não justificam essa decisão...para mim.
 
Essa questão das limpezas manuais, tomara eu ter sabido disso.:(

Uma coisa é certa...
Sabendo o que sei hoje, dificilmente voltarei a comprar OLED. Bem, se me sair o euromilhões compro uma exclusivamente para filmes e séries :D

Posso-vos dizer que tenho a possibilidade de comparar todos os dias várias televisões e pude comparar lado a lado, a 55Q85, a 55C9 e a 55CX e claro que há diferenças, principalmente nos pretos, mas são muito subtis e só detectáveis num "side by side". Se tivermos em conta que a C9 sendo peça única de exposição custa mais 200€ que a Q85 e a CX mais 800/900€...sabendo as diferenças, sabendo as desvantagens e vantagens de ambas as tvs, sabendo acima de tudo, que em casa não tenho termo de comparação...honestamente e por muito que me custe admiti-lo pois conheço bem a qualidade superior das OLEDS, não voltaria a optar por uma. A diferença de preço e sobretudo o "andar com o coração nas mãos", não justificam essa decisão...para mim.
Também são boas TV´s, mas daí a serem diferenças subtis, não são. Valem os 900€ de diferença? Isso é outra questão.

Para uma diferença de 300,400 ainda diria que sim , 900 não, obviamente.
 
A minha C6 também já apresenta sombras em baixo em fundos vermelhos ou roxos. Em utilização normal não dou conta. Utilização normal e com as limpezas automáticas, mas as sombras no local da barra das notícias em rodapé já lá está para ficar
 
Que recomendações fazem no que diz respeito ao uso de legendas nas aplicações tipo Netflix?

Num destes dias resolvi pôr a dar um daqueles vídeos de teste de burn-in que existem no YouTube na minha 55C8 com cerca de 1 ano e reparei que na parte inferior do ecrã já se notava uma ligeira sombra. Não era nada de muito relevante, mas parece-me ser claramente um princípio de burn-in, e como eram 2 linhas bem identificadas parece-me estar relacionado com o uso de legendas.

Usava legendas no Netflix a amarelo e muitas vezes, sobretudo durante o dia, via o conteúdo com o preset "Vivo" do Dolby Vision, que acaba por colocar a Luz OLED a 100, provavelmente estará relacionado com isso, não?

Após alguma pesquisa vi que recomendam o uso de legendas semi-transparentes de cor preta e sombra branca no Netflix como a forma menos agressiva para as OLEDs, a verdade é que as legendas assim são algo difíceis de ler, também o fazem? E que valor usam, no máximo, para a LUZ OLED?

A minha grande dúvida é se estará relacionado com as legendas do Netflix, ou simplesmente com as legendas que vemos no dia-a-dia nos canais normais, o que torna impossível esse controlo.

Por acaso vou deixar de ter esta TV, depois de um pequeno acidente com ela, mas gostava de evitar o mesmo problema com a nova 65B9.
 
Foi um user aqui que deu a dica das legendas semi transparentes e tenho usado dessa forma. As legendas com Dolbi e HDR ficam muito brilhantes no uso normal.
 
Mais um caso de burn-in numa 910v comprada há cerca de 3 anos e meio, resultado do covid e da visualizacao intensiva do Nickelodeon por parte do meus filhos. Vê-se o logo do canal sobretudo em fundos vermelhos, amarelos e alaranjados.

Se volto a comprar OLED? Nem pensar. Mais rápido vou para uma Hisense ou Tcl por metade do preço.
 
Última edição pelo moderador:
Se volto a comprar OLED? Nem pensar. Mais rápido vou para uma Hisense ou Tcl por metade do preço.

É isto. OLED pode ter a melhor imagem do mundo mas investir nesta tecnologia p 3 anos depois acontecer isto nem pensar. É q acontece com o uso Normal, porra. É q depois já nem vemos a tv da mesma maneira pq sabemos q o estrago está lá. Acho q vale a pena investir na tecnologia nanocell.
 

Estas dicas o que nos dizem é,não usufruas duma OLED,não se pode ativar nada,porra para que serve dizer que tenho uma tv OLED e ela ao fim de 4 anos já tem Burn In porque eu não devia jogar fifa e agora tenho lá no canto os logos,porque tenho de meter a tv numa imagem que só com a luz de casa de caminho consigo ver as imagens,enfim...
 
Vamos la esclarecer uma coisa...ao fim de 3 ou 4 anos temos mesmo burnin? Eu estava encaminhado para comprar uma lg oled 48cx...mas com tantos pontos egativos em relacao ao burnin da oleds..estou mt receoso. Alias o modelo que refiro é vocacionado para gaming...sera assim tao critico jogar fifa tento em consideração que é uma tv virada para gaming...? Estou confuso é tv de gaming ou uma tv de streaming netflix ou hbo..? Estou confuso
 
A minha já rola desde 2016 com zero problemas e é um modelo de 2015.

Até agora zero defeitos, e até jogo bastante, mas conteúdo variado. Não jogo Fifa, mas td que é RPGs e outros. Normalmente com um HUD fixo. Filmes tb ao "pontapé".

Sinceramente, aparenta ser uma questão de sorte, e n ter o mm logo 8h por dia, mais os conselhos gerais dados.

10144 horas de utilização (e até acho poucas horas para o uso que tem).

 
Última edição:
Back
Topo