[HDTV] Cuidados a ter com TVs OLED para evitar burn-in

Alguma vez teve burn-in numa TV Oled?


  • Total voters
    282

Night-Wolf

Knowledge speaks, wisdom listens
Staff
Criei este tópico por ser algo que se pergunta com muita frequência neste fórum e assim fica mais fácil e acessível para todos.

Antes de mais, o que é burn-in?

Retirado de https://tecnoblog.net/315069/o-que-e-efeito-burn-in/amp/ (podem consultar este site para mais info):
O efeito burn in é um problema característico das telas OLED: trata-se de um desgaste dos LEDs orgânicos que compõem o display, ocasionado pela exibição contínua de uma imagem estática por um longo período. Os LEDs costumam se deteriorar com o tempo de maneira uniforme. No entanto, o efeito burn in é um processo irregular.


Ora bem, a regra nr. 1 e a mais fundamental de todas para evitar burn-in é nunca desligar a ficha de alimentação da TV da tomada logo após de a usar, para assim nunca impedir da TV fazer os respectivos ciclos de limpeza de retenção de imagem que possam surgir. Este é o principal motivo das TVs das lojas terem burn-in, pois eles fazem corte geral à energia de todas as tomadas das TVs, assim as Oleds são sempre impedidas de fazer as limpezas de retenção da imagem, e com o tempo a acumulação de retenção é que vai provocar o burn-in.

Outras recomendações é não usar excessivamente a tv durante varias horas seguidas (por ex. 5 ou 6) com o mesmo conteúdo ou no mesmo canal. E convém variar um pouco o conteúdo sempre que possível após algumas horas no mesmo conteúdo ou canal.

Também não é recomendado ter a luz oled sempre no máximo. Não há problema nenhum em ter no máximo em algumas ocasiões, como em algumas horas do dia em que haja muita luz na sala ou então em conteúdo HDR / Dolby Vision onde até convém estar no máximo para não perder o efeito. Mas sempre que possível, convém baixar um pouco a luz oled, sobretudo se a tv for estar longas horas ligada com os mesmos itens estáticos no mesmo local do ecrã (como HUDs nos jogos ou logótipos / banners em canais tv). Penso que 60 - 70 já seja suficiente para ficarem salvaguardados.

Nas definições da TV, pelo menos nas LG's, em Definições do Painel OLED tem lá uma opção chamada Ajuste do brilho do Logótipo. Esta opção convém estar ativada e pelo menos na opção Baixo que é suficiente. Se quiserem ficar ainda mais prevendidos, podem colocar na opção Alto. Também nas Definições do Painel OLED ativem também a opção Deslocamento do Ecrã como mais uma medida de prevenção.


Normalmente todas as TVs Oled têm 2 tipos de ciclo de limpeza de retenção que são feitos automaticamente ao longo do tempo.
As LG's por exemplo (as outras TVs Oled não sei se é exatamente igual), têm um ciclo de limpeza curto que é feito a cada 4 horas de utilização acumuladas. Este ciclo é muito rápido demorando apenas alguns minutos. Depois há um ciclo de limpeza bem mais prolongado, que demora 1 hora e que está programada a cada 2000 horas de utilização acumuladas. Este ciclo de limpeza prolongado dá para fazer manualmente, e está acessível nas Definições do Painel OLED, mas só deve ser feito caso se note alguma anomalia na imagem (alguma retenção, deformidade, stuck pixel, etc.). Reforço a recomendação de fazerem este ciclo de limpeza manual APENAS se for mesmo necessário, não o façam desnecessariamente ou como forma de rotina pois estarão a desgastar excessivamente os pixeis e poderão acabar por danificar o painel (como foi o caso que aconteceu aqui). Deixem que a tv faça os ciclos automáticos que serão mais que suficientes. Usem o rejuvenescedor manual somente se notarem alguma anomalia no painel.

Se tiverem mais sugestões podem colocar neste tópico que vou depois atualizando aqui no primeiro post. Aproveitem também este tópico para discutirem (sempre de forma saudável claro) sobre este tema do burn-in e/ou para colocarem dúvidas e questões.

Disfrutem bem das vossas máquinas ;).
 
Última edição:
E n tens problemas?
Eu diria que em situações ocasionais (por ex. uma ou duas vezes por semana) não deve ser problema, e se tiver a luz oled propriamente configurada menos ainda. Agora tornar isto como uso habitual quase todos os dias e com a luz oled consideravelmente alto aí poderá sim poderá ser um problema a longo prazo. Ao fim de um ano pode vir a ter burn-in, é uma possibilidade sim, mas também não estou a garantir que vá acontecer. Depende sempre de outros factores como a configuração da luz oled como já mencionei. Quem tiver a luz oled por ex. sempre a 30 muito dificilmente terá problemas de burn-in com esse tipo de uso, desde que nunca desliguem a ficha da tomada claro, isso é crucial!
 
Uma coisa que me faz confusão é o variar o conteúdo. Por exemplo estou 2h a jogar à tarde e depois desligo. À noite mais 1/2h a jogar novamente neste caso não vareei o conteudo mas houve uma pausa em standby.

Neste caso faz mal, ou deverei nessas 2h a jogar passar para um conteúdo netflix por exemplo passado um pouco poderei desligar?
 
Uma coisa que me faz confusão é o variar o conteúdo. Por exemplo estou 2h a jogar à tarde e depois desligo. À noite mais 1/2h a jogar novamente neste caso não vareei o conteudo mas houve uma pausa em standby.

Neste caso faz mal, ou deverei nessas 2h a jogar passar para um conteúdo netflix por exemplo passado um pouco poderei desligar?
Nesse caso não haverá problema nenhum pois não estás demasiadas horas seguidas com a tv ligada e no mesmo conteúdo. Mesmo que voltes para o mrsmo conteúdo (neste caso jogar o mesmo jogo) ao menos estás a dar descanso à tv evitanto assim possibilidade de aparecimento de retenção agressivo, e qualquer retenção que possa surgir é facilmente limpa com o ciclo de limpeza automática a cada 4h de utilização acumuladas. Por isso é que é muito importante deixar a ficha de alimentação sempre ligada à tomada para que a tv fique sempre em standby para que todos os ciclos de limpeza sejam sempre efectuados para assim evitar acumulação de retenção que é o que pode gerar burn-in a longo prazo.
 
Atenção que o efeito é cumulativo.

Estando 10 horas seguidas ou 5 x 2 horas a ver exatamente a mesma coisa, a degradação do painel é idêntica.
 
Atenção que o efeito é cumulativo.

Estando 10 horas seguidas ou 5 x 2 horas a ver exatamente a mesma coisa, a degradação do painel é idêntica.
Sim é verdade, mas ao menos nas 5x2 horas foram feitos dois ciclos de limpeza de retenção (a primeira após 2x2 horas e a segunda após 4x2 horas). Ou seja, com esta utilização, não há tanta acumulação de retenção, pois ao ligar a tv pela 5ª vez (5x2 horas) foram feitos 2 ciclos de limpeza de retenção logo apos 8h de utilização. Com 10 horas seguidas de utilização só será feito a limpeza de retenção após essas 10 horas.
Claro que se esta utilização mais abusiva (de 10 horas seguidas) acontecer apenas algumas vezes não fará diferença, agora se for quase sempre este tipo de utilização poderá fazer diferença a longo prazo, foi isto que quis dizer. Por isso é que no primeiro post eu deixei a recomendação de ter a prática de não usar a tv mais do que 5 - 6 horas seguidas (mas repito, não precisa de ser sempre, pode haver algumas excepções) para evitar da tv estar constantemente a acumular retenção.

———————————

Criei um sistema de voto neste tópico para se ter uma ideia de quantas pessoas poderão já ter sofrerido com burn-in numa TV Oled. Peço a todos que têm ou que já tiveram uma TV Oled que deixem o seu voto por favor.
 
Última edição:
nestes anos todos só tive problemas de burn-in num plasma de 42' da LG das primeiras gerações durou 14 anos até berrar, na altura havia uns dvd's para passar imagem durante umas horas para remediar a coisa, mas era um problema comum na época devido aos logos fixos dos canais, depois passei para tv's em LED e nunca mais tive esse problema e já lá vão uns bons anos, passam horas a fio quase sempre nos mesmos canais e sempre ligadas à corrente e desligar só mesmo standbay...

acho interessante este tema, mas penso que já não é tão casual como nas primeiras gerações de tv's painel , até porque as tv's evoluíram muito não só a nível de constituição tecnológica como a nível de software que previne que esta situação ocorra.
 
Das minhas pesquisas e relatos aquilo que tenho visto é que há varios casos antes das versões 8, após essa gama é raro acontecer mas claro tudo depende do uso e de várias situações.
 
Para quem ve séries e filmes sempre com legendas a muito risco?..No rittings dizem k sim..
 
Última edição:
Para quem ve séries e filmes sempre com legendas a muito risco?..No rittings dizem k sim..
Como podes ver na poll, já há 4 pessoas que indicaram que tem oled há 3 ou mais anos e sem burn-in. E tenho a certeza absoluta que essas pessoas viram muitos filmes e séries com legendas durante todo esse tempo ;).

O que é a luz Oled?
Basicamente é a intensidade de luz do painel.

c9-config-4-medium-01.jpg
 
Última edição:
Back
Topo