[HDTV] Cuidados a ter com TVs OLED para evitar burn-in

Alguma vez teve burn-in numa TV Oled?


  • Total voters
    282
Da minha experiência, brilho o mais baixo possível, sem afetar a qualidade de visionamento, claro. E evitar HDR (seja de origem ou ativado nas opções de imagem) em situações onde tens elementos estáticos no painel durante algum tempo.

Não quer dizer que resulte, da mesma forma que até podes usar nas condições que referi em cima e não teres problemas.

Ah, sobretudo não desligues a TV totalmente (ou seja, da tomada). Muitas vezes ela faz a limpeza automática a seguir a desligares a TV.
 
Boas,
Tenho uma LG OLED C7V desde Nov 2017 comprada com extensão de garantia por mais 2+3 anos atraves da Domestic & General.
Tambem estou com o mesmo problema que muita gente aqui têm ou teve, Burn-in e talvez Tinting pelas manchas que apresenta ao centro da TV.
Vou acionar o seguro com o pretexto de Tinting, vamos ver no que vai dar.
Vamos ver se pedem fotos ou enviam um tecnico para fazer o diagnostico, não vou aceitar que levem a TV, pois com a vinda do tecnico a casa, podem logo fazer o diagnostico e dar orçamento.
Vamos ver o que o tecnico ou o seguro vai dizer mas pelos comentarios que aqui tenho lido neste tópico, acho que será um processo conflituoso e demoroso.
Juntamente com a factura entregaram uma folha com os termos da garantia on se lê nas exclusões e passo a citar

"Em ecrãs plasma/LCD: mau funcionamento de 8 ou menos pixeis por cada milhao de pixeis. Queimaduras no ecran por açao de imagens fixas ou continuas."

Ora seguindo á letra o que está escrito, não é mencionado OLED, apenas ecrãs plasma e LCD e se eu não estiver errado, OLED é uma tecnologia que nao se enquadra nos plasmas nem nos LCD.
Um dos benificios do seguro, é estar protegido por "Avarias por uso ou desgaste", logo por aqui acho que eles não tem hipoteses, porque o Burn-in vai aparecendo com o uso e o desgaste dos materias da TV.
Mas já estou preparado para eles inventarem mil uma desculpas e chutarem para canto a substituição, como tambem já estou preparado para levar este processo para um Tribunal Arbitral.
Mas vou deixando aqui o desenrolar da situação para que possa ajudar outros conforme li aqui algumas dicas que irão ajudar-me.
Deixo aqui umas fotos da TV.


olha aqui em Londres a Domestic & GeneraL suporta o Burn In
Screenshot_20230211_122831.png
 
Bom dia
Comprei uma LG C2 42 para o quarto do Rapaz jogar na PS 5 ...

Sei que tenho que ter alguns cuidados , como nao deixar as imagens estáticas muito tempo
Nunca desligar da corrente
Muitos dos Jogos sao todos HDR o brilho esta sempre no maximo ( devo reduzir ? )
A PS5 reparei que se estiver sem jogar o brilho baixa automaticamente

Quais outros cuidados que deverei ter . sempre tive oleds e nunca tive problemas de Burn-in mas como nao posso estar sempre a dizer ao meu filho para ter cuidado , queria saber se havia outros cuidados

obrigado
 
Bom dia
Comprei uma LG C2 42 para o quarto do Rapaz jogar na PS 5 ...

Sei que tenho que ter alguns cuidados , como nao deixar as imagens estáticas muito tempo
Nunca desligar da corrente
Muitos dos Jogos sao todos HDR o brilho esta sempre no maximo ( devo reduzir ? )
A PS5 reparei que se estiver sem jogar o brilho baixa automaticamente

Quais outros cuidados que deverei ter . sempre tive oleds e nunca tive problemas de Burn-in mas como nao posso estar sempre a dizer ao meu filho para ter cuidado , queria saber se havia outros cuidados

obrigado
Embora eu nunca tive problemas (também não sou hardcore gamer), evitar estar horas e horas a fio a jogar o mesmo jogo com itens estáticos no ecrã (como o Fifa po ex.). Convém variar um pouco o conteúdo, seja com outros jogos ou a ver filmes, séries, etc.
 
Boas pessoal, uma dúvida que tenho, voces recomendam a nao desligar as oleds da corrente por causa da limpeza que elas fazem. Mas se desligarmos da corrente passado 1 ou 2 horas há problemas? É que sempre desliguei s tvs da corrente com estas tomadas inteligentes ja era um costume que tinha.
 
Boas pessoal, uma dúvida que tenho, voces recomendam a nao desligar as oleds da corrente por causa da limpeza que elas fazem. Mas se desligarmos da corrente passado 1 ou 2 horas há problemas? É que sempre desliguei s tvs da corrente com estas tomadas inteligentes ja era um costume que tinha.
As limpezas mais frequentes (a cada 4 horas de uso) começam logo após desligares a TV e nem 10 minutos duram. As longas duram pouco mais de uma hora, mas essas acontecem apenas após 2000 horas de uso e a TV avisa-te, especificamente, que vai iniciar a limpeza.

Sabendo isto acho que ficas à vontade e é fácil gerires os cortes de corrente.
 
Última edição:
As limpezas mais frequentes (a cada 4 horas de uso) começam logo após desligares a TV e nem 10 minutos duram. As longas duram pouco mais de uma hora, mas essas acontecem apenas após 2000 horas de uso e a TV avisa-te, especificamente, que vai iniciar a limpeza.

Sabendo isto acho que ficas à vontade e é fácil gerires os cortes de corrente.
Ah ok, sendo assim ja se consegue gerir minimamente. Mesmo nao aparecendo a das 2 mil horas. Como nao se sabe quando faz. Se por acaso estiver a fazer uma limpeza e se desligar da corrente pode acontecer algum tipo de avaria?
 
Back
Topo