1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  1. DekkeR

DekkeR Power Member

O poder da nanotecnologia no combate ao cancro está cada vez maior. A hipótese de se usarem moléculas minúsculas para combater uma doença que mata milhões de pessoas em todo o mundo, com precisão atómica, é cada vez mais uma certeza.

Citando Vicky Colvin do Centro da Universidade de Rice para a Ciência e Tecnologia Nanoescala: "É a medicina do Séc. XXI, situa-se no cruzamento de algumas das maiores realizações no campo da ciência, desde ciência material à biologia celular à física e aos avanços na imagem".

Fonte: Wired News

Podem ainda visualizar o video da NCI que mostra esta tecnologia em funcionamento: Link

2. shello

shello Moderador
    Staff Member

É realmente fantástico que algo como a nanotecnologia possa intervir na cura de doenças tão graves como estas! E é também um grande alivio saber que o combate a estas doenças por estes meios tem cada vez mais sucesso!

Abraços!

3. greven

greven Folding Artist

Mas se vocês já jogaram Masters of Orion isso não constitui surpresa alguma! :D Bem... esta foi meso à geek! :p

Claro que é fantástico, mas ao mesmo tempo que é fantástico é cada vez mais uma realidade. Tem piada que ainda no outro dia estive a falar sobre este assunto. :)

4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Nanotechnologia é o futuro :D

5. shello

shello Moderador
    Staff Member

Nanotechnologia??' Agora andas para ai a misturar ingles e português?? LOLOL :P

6. Dazkarieh

Dazkarieh To fold or to FOLD?

Sem duvida...grande passo... :) Sinceramente, esperava este desenvolvimento à algum tempo... pois sem ele isto não seria possível. Reparem que daqui até ser colocado em prática corrente... :confused:

Abraços a todos, neste caso em especial à equipa que "tratou" disto ;)

Offtopic: até estou admirado como é que inda não perguntaram: em que é que isto tem haver com o folding??? :P :D

7. DekkeR

DekkeR Power Member

"Tem a ver" o objectivo comum de ajudar na cura de doenças, neste caso mais específico, cancro :D

:kfold:

8. Dazkarieh

Dazkarieh To fold or to FOLD?

Oh DekkeR... claro que sim!!!! Disse isso apenas pq das duas vezes que coloquei noticias deste género vieram logo esse tipo de perguntas! Sinceramente..quem me dera que amanhã acabassem com o Folding por já não ser preciso para nada...

Até lá... :kfold:

9. DekkeR

DekkeR Power Member

Neste momento o vício é tanto que mesmo que já não fosse preciso, eu continuava a foldar só pelo gozo ;)

Btw, podiam meter isto na próxima Newsletter :D

10. Anthrax_OC

Anthrax_OC 1st Folding then Sex

Sem querer desvalorizar de maneira nenhuma estas progressos na medicina/ciência, há um pensamento que me surge cada vez que ouço falar em curas para doenças que matam milhares e que até agora não podiam ser combatidas.

Se hoje morre tanta gente devido a certas doenças que não têm cura (ou que mesmo tendo algum tipo de cura ou tratamento continuam a matar) e cada vez temos mais problemas de excesso de população no mundo, de que modo se pode agravar este problema à medida que cada vez são descobertas mais curas e menos pessoas morrerão?

11. [BoB]Marley

[BoB]Marley To fold or to FOLD?

A resposta é simples... vai haver sempre doenças sem cura... A Mãe Natureza encarrega-se disso (veja-se o caso da gripe das aves, ou da pneumónica de 1918, ou a peste negra), mas mesmo que n seja a Mãe Natureza, há-de haver empresas sem escrupulos a "produzir" doenças novas para depois poder vender medicamentos (basta ver o caso do filme "Missao Impossivel 2", será assim tão de ficção?).
    O crescimento da população deve-se aos países de terceiro mundo, ke n têm informação para se poderem controlar. É certo que lá a mortalidade infantil é mto elevada, mas mais elevada é a taxa de nascimentos, o que se torna exponencial. Se vermos no caso dos países ditos desenvolvidos, o crescimento populacional é mto mais reduzido (inclusivé Portugal já é negativo e está a tornar-se preocupante, embora n veja nenhuma iniciativa do governo para inverter a situação).
    Outra situação em relação ao crescimento da população, é que se reparar-mos, até ao inicio do século XX n houve grande crescimento, devidos às doenças sem cura e guerras. Depois houve o "boom" de descobertas e começou-se a ser possivel tratar-se de mtas das doenças até então sem cura. Mas entretanto, houve duas guerras mundiais que devastou uma boa parte da população, daí o crescimento ter estagnado. Depois da segunda guerra, é que começou novamente o crescimento e cada vez mais acelerado (exponencial) até aos dias de hoje.

12. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

A natalidade é menor actualmente e terá sempre tendencia a descer. Isso acontecerá tb em África.
    Numa coisa concordo. Conseguimos dar mais anos às pessoas mas conseguimos dar mais anos com qualidade? Esse é o desafio.:)

13. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

A cura de certas doenças vai ser a parte onde esta terapia de nanomaquinas vai causar menos impacto a longo termo. A curto prazo vai ter um enorme impacto no tratamento de doenças mortais.
    Ora isto porque ( e agora estou a recorrer a memória de algo que li já faz muito tempo, e de meória nunca fui grande coisa :P ) como decerto sabem, o processo de envelhecimento deve-se principalmente ao facto que cada celula só se puder dividir um numero limitado de vezes ( err..... ora deixa cá ver.... divisão celular = mitose ?!? ) isto porque os genes ao serem replicados numa nova celula vão-se degenerando progressivamente ( tipo bomba relágio :D ) por causa de factores externos tais como a a oxidação ( radicais livres anyone? ) e outros que ñ me lembro.
    Como tal, e usando nanomaquinas, seria possivel reparar essas imperfeições nos genes e ñ só, regenerar celulas seria tb possivel. Aliás, já se equacinou a hipotese de usar nanomaquinas pra transportar o oxigénio na corrente sanguinea de um modo muito mais efeciente ue os globos vermelhos o que iria permitir por exemplo suster a respiração por uma 1h sem problemas de maior. As possibilidades são quase infinitas.
    Acho que começamos apenas a levantar a ponta do icerberg..... com o adevento do "nano" e do "chip" foram feitas os maiores avanços na medecina. As coisas agora irão avançar uma velocidade estonteante e espero eu que o icebergue que agora começamos a levantar não nos caia em cima. ;)

Partilhar esta Página