1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Curiosidade] 2007 Desktop Linux Survey results

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por APLinhares, 24 de Agosto de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 1184)

1. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Uma análise às distribuições usadas, realizadas pelo DesktopLinux.com, e os seus resultados.
    Passando pela Distribuição mais usada, ao Gestor de Janelas, pelos web-browsers, aos clientes de email, aqui fica o link.

A meu ver, reflectem o esperado, seguindo de acordo com outros sites.

2. esquiso

esquiso Power Member

Vejo poucos Ubuntu's, muitos Suse's.
    Vejo muito Opera, nunca pensei que fossem tantos. E vejo Konquerors a mais, aquilo sucka um bom bocado :x
    Vejo MUUUUITOS Evolutions. Pergunto-me se o IceDove foi considerado como Thunderbird.

Ah, e finalmente vejo alguns resultados palpáveis de que o GNOME é mais usado que o KDE :D

3. madskaddie

madskaddie Power Member

Icedove contava como Thunderbird; reciproco para o icewasel...

4. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

So uso duas cenas "da moda", o tbird e o firefox... De resto o meu gentoo, kde e virtualbox coitados... Se bem que o kde até nem tá assim tão mau...

5. slack_guy

slack_guy Power Member

Pelos vistos, estou quase 100% desalinhado: Slackware, FVWM e Mutt. Só o browser (gráfico) é que é o mesmo do 'resto do mundo'. Ainda assim, não há dia em que não use o links.

6. astrisko

astrisko 1st Folding then Sex

Só fiquei mesmo surpreendido com as distros, penso que os rankings do distrowatch estão mais correctos, de resto acho que não existem grandes surpresas, o Gnome disparou muito por culpa do Ubuntu e já tinha reparado que o Xfce andava a ser bastante utilizado, quanto aos browsers é bom ver que o Opera já começa a ter algum peso.

7. slack_guy

slack_guy Power Member

Tanto quanto sei, os rankings do distrowatch correspondem à média de cliques diários na página interna referente a cada distribuição.

Isto é, os rankings do distrowatch valem 0 no que se refere à popularidade de cada distribuição. Mas valem alguma coisa no que se refere à popularidade de cada distro no _site_ distrowatch.com.

Da mesma forma, as estatísticas do Linux Counter (http://counter.li.org/reports/machines.php) valem praticamente nada. Mero divertimento. Já agora, se ainda não se registaram lá, façam-no. É indolor e sempre ficamos com a sensação de que contamos para alguma coisa.

8. madskaddie

madskaddie Power Member

Ou então não... é mandar uma patada no conceito de software livre e abraçar o gratuito: it sucks!

9. astrisko

E qual é o problema, apesar de não ser livre é o melhor browser da actualidade e sim eu fico contente por ter cada vez mais users. Em relação ao software livre, vais-me dizer que não tens software/Drivers/codecs proprietários instalados ? Eu uso o que considero melhor, independentemente de ser livre, grátis ou mesmo comercial (desde que compense o €€€, claro), onde está a liberdade em só poder optar por software livre?!?

10. madskaddie

madskaddie Power Member

Não ponho em causa a liberdade de escolha! Não é isso que está em causa! A questão está em por norma apoiar o desenvolvimento de software livre (nem que seja só usa-lo e ir fazendo o report dos BUGs). Por exemplo, não usaria o LINUX se fosse freeware; O freeware não me traz as garantias de liberdade, autonomia e confiança que tenho no software livre.

Se te vais reger pelo "melhor" software do momento, vais andar sempre a trocar???

Eu tenho de ter alguns drivers proprietários porque não tenho outro remédio, senão não tinha. To name it: BIOS, wireless (win) e por último a placa gráfica (que tenho de ter saida externa, 3D para trabalhar). Os codecs que tenho nem é por mim, é só mm para não ter que ouvir o pessoal que usa o meu PC quando alguma coisa não funciona...

EDIT:
    http://tuxvermelho.blogspot.com/2007/08/meu-problema-com-as-voltagens.html

percebes?

Última edição: 25 de Agosto de 2007
  11. astrisko

Percebo :p, a questão não é essa, eu sei de todas as vantagens do software livre, e concordo com a ideologia, dai utilizar GNU/Linux, como S.O. principal, infelizmente tenho que utilizar Windows para o trabalho, mas mesmo no meu sistema Windows utilizo montes de software Open Source, Pidgin, SMPlayer, Abiword, OpenOffice, Thunderbird, entre outros, porque os considero alternativas viaveis às soluções pagas/freeware equivalentes, claro que o Office 2007 é estupidamente superior ao OO, mas como não sou rico, tenho que optar pelo último.

Voltando aos browsers, o Firefox é um excelente browser, não digo o contrário, mas para mim o Opera é superior e o FF não o consegue substituir, cada vez que uso o FF parece que ando perdido. O que me entristece é o facto de grande maioria das pessoas nem terem ouvido falar do Opera, quando este é "O Browser", o FF é open source e tal, mas a maioria das suas inovações, foram "copiadas" do Opera, tabbed browsing, mouse gestures e mais recentemente através de extensions o quick dial e as opções de search, ou seja apesar de ser closed source o Opera é o grande responsável pelas caracteristicas que todos idolatram no FF hoje em dia, e não é minimamente reconhecido por isso. dai ficar contente por cada vez mais pessoas utilizarem o Opera, pois cada vez teremos mais inovações, que serão posteriormente copiadas pelo FF e todos ficaremos a ganhar com isso. E em relação aos buracos de segurança, o Opera é o browser com menor nº e onde estes são mais rapidamente corrigidos.

Por estes motivos e mais alguns uso Opera, em Windows, GNU/Linux e até a versão mini no telemovél.

E peço desculpa pelo offtopic, que já vai longo.

Partilhar esta Página