[Curiosidade] 2007 Desktop Linux Survey results

APLinhares

OpenSource
Uma análise às distribuições usadas, realizadas pelo DesktopLinux.com, e os seus resultados.
[FONT=Arial,Helvetica]2007 Desktop Linux Survey results

Analysis
-- According to DesktopLinux.com's just completed survey, the number of Desktop Linux users has more than doubled in the past year, and Ubuntu remains their Linux distribution of choice.
...
[/FONT]
Since DesktopLinux.com's recently completed survey is a self-selected group, we can't claim scientific proof that the number of desktop Linux users has more than doubled in the past year. Still, this year's survey produced 38,500 votes versus 14,535 votes over the same number of days in a similar survey one year ago.
Passando pela Distribuição mais usada, ao Gestor de Janelas, pelos web-browsers, aos clientes de email, aqui fica o link.

A meu ver, reflectem o esperado, seguindo de acordo com outros sites.
 
Vejo poucos Ubuntu's, muitos Suse's.
Vejo muito Opera, nunca pensei que fossem tantos. E vejo Konquerors a mais, aquilo sucka um bom bocado :x
Vejo MUUUUITOS Evolutions. Pergunto-me se o IceDove foi considerado como Thunderbird.

Ah, e finalmente vejo alguns resultados palpáveis de que o GNOME é mais usado que o KDE :D
 
So uso duas cenas "da moda", o tbird e o firefox... De resto o meu gentoo, kde e virtualbox coitados... Se bem que o kde até nem tá assim tão mau...
 
Pelos vistos, estou quase 100% desalinhado: Slackware, FVWM e Mutt. Só o browser (gráfico) é que é o mesmo do 'resto do mundo'. Ainda assim, não há dia em que não use o links.
 
Só fiquei mesmo surpreendido com as distros, penso que os rankings do distrowatch estão mais correctos, de resto acho que não existem grandes surpresas, o Gnome disparou muito por culpa do Ubuntu e já tinha reparado que o Xfce andava a ser bastante utilizado, quanto aos browsers é bom ver que o Opera já começa a ter algum peso.
 
penso que os rankings do distrowatch estão mais correctos
Tanto quanto sei, os rankings do distrowatch correspondem à média de cliques diários na página interna referente a cada distribuição.

Isto é, os rankings do distrowatch valem 0 no que se refere à popularidade de cada distribuição. Mas valem alguma coisa no que se refere à popularidade de cada distro no _site_ distrowatch.com.

Da mesma forma, as estatísticas do Linux Counter (http://counter.li.org/reports/machines.php) valem praticamente nada. Mero divertimento. Já agora, se ainda não se registaram lá, façam-no. É indolor e sempre ficamos com a sensação de que contamos para alguma coisa.
 
Ou então não... é mandar uma patada no conceito de software livre e abraçar o gratuito: it sucks!

E qual é o problema, apesar de não ser livre é o melhor browser da actualidade e sim eu fico contente por ter cada vez mais users. Em relação ao software livre, vais-me dizer que não tens software/Drivers/codecs proprietários instalados ? Eu uso o que considero melhor, independentemente de ser livre, grátis ou mesmo comercial (desde que compense o €€€, claro), onde está a liberdade em só poder optar por software livre?!?
 
onde está a liberdade em só poder optar por software livre?!?

Não ponho em causa a liberdade de escolha! Não é isso que está em causa! A questão está em por norma apoiar o desenvolvimento de software livre (nem que seja só usa-lo e ir fazendo o report dos BUGs). Por exemplo, não usaria o LINUX se fosse freeware; O freeware não me traz as garantias de liberdade, autonomia e confiança que tenho no software livre.

Se te vais reger pelo "melhor" software do momento, vais andar sempre a trocar???

Eu tenho de ter alguns drivers proprietários porque não tenho outro remédio, senão não tinha. To name it: BIOS, wireless (win) e por último a placa gráfica (que tenho de ter saida externa, 3D para trabalhar). Os codecs que tenho nem é por mim, é só mm para não ter que ouvir o pessoal que usa o meu PC quando alguma coisa não funciona...


EDIT:
http://tuxvermelho.blogspot.com/2007/08/meu-problema-com-as-voltagens.html

percebes?
 
Última edição:
Não ponho em causa a liberdade de escolha! Não é isso que está em causa! A questão está em por norma apoiar o desenvolvimento de software livre (nem que seja só usa-lo e ir fazendo o report dos BUGs). Por exemplo, não usaria o LINUX se fosse freeware; O freeware não me traz as garantias de liberdade, autonomia e confiança que tenho no software livre.

Se te vais reger pelo "melhor" software do momento, vais andar sempre a trocar???

Eu tenho de ter alguns drivers proprietários porque não tenho outro remédio, senão não tinha. To name it: BIOS, wireless (win) e por último a placa gráfica (que tenho de ter saida externa, 3D para trabalhar). Os codecs que tenho nem é por mim, é só mm para não ter que ouvir o pessoal que usa o meu PC quando alguma coisa não funciona...


EDIT:
http://tuxvermelho.blogspot.com/2007/08/meu-problema-com-as-voltagens.html

percebes?

Percebo :p, a questão não é essa, eu sei de todas as vantagens do software livre, e concordo com a ideologia, dai utilizar GNU/Linux, como S.O. principal, infelizmente tenho que utilizar Windows para o trabalho, mas mesmo no meu sistema Windows utilizo montes de software Open Source, Pidgin, SMPlayer, Abiword, OpenOffice, Thunderbird, entre outros, porque os considero alternativas viaveis às soluções pagas/freeware equivalentes, claro que o Office 2007 é estupidamente superior ao OO, mas como não sou rico, tenho que optar pelo último.

Voltando aos browsers, o Firefox é um excelente browser, não digo o contrário, mas para mim o Opera é superior e o FF não o consegue substituir, cada vez que uso o FF parece que ando perdido. O que me entristece é o facto de grande maioria das pessoas nem terem ouvido falar do Opera, quando este é "O Browser", o FF é open source e tal, mas a maioria das suas inovações, foram "copiadas" do Opera, tabbed browsing, mouse gestures e mais recentemente através de extensions o quick dial e as opções de search, ou seja apesar de ser closed source o Opera é o grande responsável pelas caracteristicas que todos idolatram no FF hoje em dia, e não é minimamente reconhecido por isso. dai ficar contente por cada vez mais pessoas utilizarem o Opera, pois cada vez teremos mais inovações, que serão posteriormente copiadas pelo FF e todos ficaremos a ganhar com isso. E em relação aos buracos de segurança, o Opera é o browser com menor nº e onde estes são mais rapidamente corrigidos.

Por estes motivos e mais alguns uso Opera, em Windows, GNU/Linux e até a versão mini no telemovél.

E peço desculpa pelo offtopic, que já vai longo.
 
Back
Topo