[Curiosidade] DM&P Vortex86 EX2 (Asymmetric multiprocessor)

Nemesis11

Power Member
O mercado x86 é dominado por um grande player (Intel) e uma segunda empresa mais pequena (AMD), que produzem processadores para diversos mercados onde é preciso considerável performance. Na China, existe também a Zhaoxin, usando IP da VIA e a Hygon com uma joint venture com a AMD.

No entanto, existe uma quinta pequena empresa, que produz processadores x86 e é muito pouco conhecida, devido não só à sua dimensão, como por se focar apenas no mercado low performance embedded. Essa Empresa é a DM&P e produz uma linha de processadores x86 chamada Vortex86 ( http://www.vortex86.com ).
A história da empresa é relativamente simples de contar. Os processadores têm como origem os Rise mP6 ( https://en.wikipedia.org/wiki/MP6 ), que foram processadores da classe Pentium I (i586). A Rise foi vendida à SIS, que por sua vez vendeu os direitos x86 a esta empresa DM&P. Os processadores hoje em dia, continuam a ser da classe Pentium I (i586).

Isto em si, não tem grande interesse, nem para quem gosta dos escombros mais escuros do mercado de processadores.
O interessante, e a razão para este post, é o último processador que eles anunciaram (Vortex86 EX2):

MWOyDpH.jpg


É interessante, porque é muito diferente de qualquer cpu actual, especialmente x86.

O processador é constituído por 2 cores, mas são diferentes um do outro, mas ao contrário dos Big.Little nos ARM, eles são independentes e funcionam em paralelo, tanto que, cada um pode correr um sistema operativo isoladamente do outro core.
Esta assimetria existiu nos anos 60 e 70 de uma forma diferente ( https://en.wikipedia.org/wiki/Asymmetric_multiprocessing ), mas,que eu saiba, hoje em dia não é comum.

W7wxHeZ.png


Para conseguirem que dois cores diferentes, corram de forma isolada, partilhando os outros componentes do processador, ele tem 2 interfaces que não existem num comum processador x86. Um agente que virtualiza a memória e outro agente que virtualiza o I/O. Na verdade, deve ser uma camada de abstracção que é feita entre cada core e a memória e I/O.
Estes 2 agentes devem fazer uma tradução entre a memória e I/O real e o que cada core pode ver.

Cada core é um SOC em si. Têm Cpu/Fpu/Cache/Northbridge/Southbridge integrados.
Depois, externamente, é que tem a memória, Pci-Ex, USB, LAN, etc.

O processador suporta Windows, Linux, DOS, entre outros. Não sei se é preciso alterações a nível do sistema operativo, mas com aqueles 2 agentes, não deve ser preciso.

As especificações do processador em si, visto dos "nossos olhos", são muito fracos, mas há que ter em conta o mercado alvo.
Como já disse, deverá ainda ser baseado num Pentium I (i586). O primeiro core corre a 600 Mhz, com 32 KB de L1 e 128 KB de L2. O segundo corre a 400 Mhz e só tem 32 KB de L1.

Source: http://www.vortex86.com/?p=1132
 
Nos mesmos mercados onde ainda se vende os AMD Geode, que herdaram da National Semiconductor que o adquiriu ao comprar a Cyrix, embora os LX atinjam a estonteante velocidade de 600MHz :D
Os recentes NX já não têm nada a haver pois são baseados nos Athlon XP-M.
Isto é essencialmente usado em controlo industrial.
 
Back
Topo