Curiosidade: Nokia ↓, Samsung ↑

qualquer321

Power Member
Durante muito tempo em Europa a Nokia foi a grande Líder nas vendas de telemóveis.

E como sempre, liderança reflete-se nos preços.
Em épocas de crise os consumidores (até os fanboys :D) têm a obrigação de estar mais atentos à relação qualidade/preço.

A Samsung só tem ganhado com isso, passando a ser a marca mais popular em alguns países da Europa
e ameaçando fortemente a liderança da Nokia.

Se repararem bem, em geral os fabricantes asiáticos estão a ganhar terreno e os ocidentais a perder.

...
Last week, Samsung topped the list of the most popular mobile phones in Britain, France, Switzerland, Belgium, Italy and Russia. This comes as no surprise to analysts, as the Samsung F480 has been on top of the sales chart in Switzerland for the last 26 weeks. In the same time, five out of ten places in the top 10 sales list in France are also held by Samsung models.

According to the report, the South Korean company also holds about a 30% market share in Russia, Italy and the Netherlands.

Another GFK research helps us understand some of the reasons behind this unprecedented success. It indicates that the European customers are getting even more price-conscious than before, with price being a decisive factor for up to 60% of the purchases. So, while Nokia is still the number one mobile brand in the world sales-wise it’s interesting whether Samsung will manage to brake its domination.
Fonte:
- http://www.phonearena.com/htmls/Samsung-overtakes-Nokia-in-Europe-article-a_4755.html
- http://www.gfk.com/group/press_information/press_releases/003793/index.en.html
 
(até os fanboys :D)

Exactamente! Mesmo os fanboys pensam duas vezes antes de comprar um Nokia, mas temos que ver que o fanboy normal é o fanboy Nokia, que compra porque gosta dos s60 mas prefere Nokia, e depois temos os fanboys S60, que compram principalmente pelo potencial da plataforma.

No meu caso, sou um fanboy Nokia.. prefiro dar mais uns trocos e comprar com qualidade.(isto no caso do e65, que tem alta qualidade de fabrico).

Mas se formos a ver bem as diferenças, a samsung tem uns telemoveis engraçados, mas com fraca qualidade de construção, o que se para alguns serve, para mim não!

De qualquer maneira, e contrariando a tendencia de fanboy, acho muito bem que a samsung ganhe terreno sobre a Nokia. Pode ser que se baixem mesmo os preços, e que eu consiga comprar um "E-series" mais "potente". :001:
 
A franca divulgação e aceitação do touchscreen e o desejo de aniquilar o Iphone abanaram um pouco as coisas neste ultimo ano ;)
 
Exactamente! Mesmo os fanboys pensam duas vezes antes de comprar um Nokia, mas temos que ver que o fanboy normal é o fanboy Nokia, que compra porque gosta dos s60 mas prefere Nokia, e depois temos os fanboys S60, que compram principalmente pelo potencial da plataforma.

No meu caso, sou um fanboy Nokia.. prefiro dar mais uns trocos e comprar com qualidade.(isto no caso do e65, que tem alta qualidade de fabrico).

Mas se formos a ver bem as diferenças, a samsung tem uns telemoveis engraçados, mas com fraca qualidade de construção, o que se para alguns serve, para mim não!

De qualquer maneira, e contrariando a tendencia de fanboy, acho muito bem que a samsung ganhe terreno sobre a Nokia. Pode ser que se baixem mesmo os preços, e que eu consiga comprar um "E-series" mais "potente". :001:


Essa afirmação so pode ser de quem nao conhece os produtos q a samsung vem comercializando.:p

A samsung apresenta terminais com qualidade geral e de construção referenciais e basta dar o exemplo da diferença de materiais e tacto entre um N96 e um Innov...eu já tive os 2 e dava mto bem p perceber as diferenças, com obvio prejuizo para a Nokia.

Acho q ainda se liga mto ás marcas e àquilo q elas representaram há uns anos atrás mas a verdade é q a diferença entre elas é agora mto mais residual.

ASamsung tem sido uma agradavel surpresa e foi, para mim, a marca q mais evoluiu nos ultimoas anos c seus produtos, desde os mais fashion (já a Nokia é de uma falta de estética e inovação visual gritante, onde todos os terminais se parecem iguais), até aos mais profissionais e passando por alguns mais musicais. É das poucas marcas a fazer telemoveis verdadeiranete ecologicos e tem uma abrangencia significativa, desde touchs, passando por S60 e por aí fora...

Onde marcas q se pagam bem e continuam a fazer equipamentos sem uma mera protecção para a entrada do cabo ou do carregador (a Samsung já as coloca há anos) ou entao ecras ridiculos de 2,4"e 300 mil cores como sao o caso da Nokia e da SE, para mim começam a ser cade vez menos interessantes em termos de relação qualidade/preço. O q lhes vai valendo é a legião de seguidores quase religiosos e q escrevem nos topicos q gostam "porque sim...":007:

P.S tenho um SE W980 (q tem as suas limitações) e venho de um N82 (dos ultimos bons Nokias q tive) e péssimo N96.
 
Se vires a pesquisa (fonte) feita em cerca de 10.300 pessoas de 9 europeus...
podes reparar que mencionaram alguns factores, mas não levaramem conta o iPhone ou touchscreen.


E não diria "desejo de aniquilar", mas sim "insistência em comparar". Isso criou grande efeito.
Se calhar as imitações venderam mais que o próprio.
 
eu sou assumidamente á alguns anos " fanboy nokia e S60 " por diversas razões , as principais já foram referidas , plantaforma e o simples facto de ser nokia . de facto já me passaram pelas mãos várias marcas mas a que mais me seduzio sempre foi a nokia seguindo-se a samsung com os seus bons equipamentos , e eu pessoalmente penso sempre mais que uma vez antes de comprar o que quer que seja ,pois acho uma estupidez pagar tanto ás vezes por tão pouco ( ou seja pelo mesmo mas com poucas melhoras ) e na minha opinião também acho que a nokia anda a perder terreno pra outras marcas não só pelos preços que pratica..pois lá vai o tempo que toda a gente queria nokias agora já não é assim , temos os cookie todos bonitos , os omnnia potentes, SE Xperia ,Innov8 entre outros , á muito por onde escolher e com qualidade ,no meu caso creio que não vá haver grande mudança estou habituado á nokia e á sua excelente plantaforma e desenho ,mas quem sabe se um dia não mude de vez , nem que não seja só pelos preços...cumpr
 
marcas como a nokia ou a sony ericsson podem estar a perder mercado mas desde que nao abram falencia e continuem a fazer telemoveis...
porque é que a samsung tem tido tanto exito???
porque começou a correr atras das tendencias e a certa altura começou a fabricar telemoveis na sua grande maioria touch...e pegou mesmo moda!!!
mas eu como nao sou de modas venho aqui reforçar a ideia que outras marcas como a sony ericsson ou a nokia nao devem seguir a mesma tendencia(pelo menos nao de todo), porque haverao sempre pessoas como eu que jamais trocarao um bom teclado fisico por esses monstros de ecra que mal cabem na mao(grande maioria)
nada contra quem gosta mas para mim um ecra será sempre e exclusivamente para visualizar e nao para sujar com dedadas.
no dia em que deixarem de fazer o telemovel tradicional com o teclado fisico muito provavelmente virarei as costas a toda a industria dos telemoveis e mesmo parecendo uma atitude extremista acredito fielmente que muitos pensarao como eu!
por isso o meu apelo...com mais ou menos vendas nao deixem de apostar no teclado fisico e enovem sim noutro aspectos;)
SE4ever:001:
 
Eu ja fui mais Fanboy da Nokia, actualmente nao gosto ja tanto porque notei que perderam qualidade.

Sempre seguia os topos de gama deles e comprava, mas o S60 tem um defeito que é enjoar passado pouco tempo e se muito parecido, o meu 7650 é quase igual ao n95.

Samsung nunca gostei, não gosto de cada um ter uma entrada para fones diferentes, é mais dificil achar peças para eles etc.
E o OS é pessimo, so gosto dos que tem S60 ou WM.
Mas uma coisa que noto em relação a samsung (eu reparo telefones) é que tem uma qualidade de contrução mais cuidada que a Nokia, eles metem fita cola em todas as Flexs, tem mais parafusos e usam muita cola tambem.
Acho mais dificil abrir um Samsung do que um Nokia é muitas veses so estao encaixados.

Acho normal a Nokia estar a perder terreno, depois do lançamento do Iphone o mercado abalou muito e a Nokia nao soube manter possição e a samsung soube fazer isso muito bem..
 
Eu penso que a nokia e a SE perderam terreno devido aos concorrente do tipo Lg , Samsung etc fazerem telemoveis touch , isto é, entraram em peso nesta moda dos touchs e com isto estao a valorizar-se muito

O caso da nokia é nao ter respondido a "esta nova era" assim como a SE , esta ultima está um bocado atrasada mas ja tem o lançamento do idou que vem com 12mp ;)
 
marcas como a nokia ou a sony ericsson podem estar a perder mercado mas desde que nao abram falencia e continuem a fazer telemoveis...
porque é que a samsung tem tido tanto exito???
porque começou a correr atras das tendencias e a certa altura começou a fabricar telemoveis na sua grande maioria touch...e pegou mesmo moda!!!
mas eu como nao sou de modas venho aqui reforçar a ideia que outras marcas como a sony ericsson ou a nokia nao devem seguir a mesma tendencia(pelo menos nao de todo), porque haverao sempre pessoas como eu que jamais trocarao um bom teclado fisico por esses monstros de ecra que mal cabem na mao(grande maioria)
nada contra quem gosta mas para mim um ecra será sempre e exclusivamente para visualizar e nao para sujar com dedadas.
no dia em que deixarem de fazer o telemovel tradicional com o teclado fisico muito provavelmente virarei as costas a toda a industria dos telemoveis e mesmo parecendo uma atitude extremista acredito fielmente que muitos pensarao como eu!
por isso o meu apelo...com mais ou menos vendas nao deixem de apostar no teclado fisico e enovem sim noutro aspectos;)
SE4ever:001:

Algumas correcções:

A Samsung, melhor q as outras, começou rapidamente a perceber o q as pessoa querem e dai ter um vasto conjunto de equipamentos, desde os puramente touch (Omnia), ate aos touch e teclado fisico (S8300) ate ao unicamente tradicionais (ex:Innov) o q logo assim a diferencia como marca de outras c continuam mais limitadas nos seus produtos...

E, mesmo a SE nao desdenha o touch. Ja vem investindo tb em tecnologia touch (W960 e G900) mas vem atrasada a meu ver...tem agora agora o Idou q veremos como sai...mas c a tradição da SE para mto prometer e mto desiludir, irao perder a cabeça e fazer para ai um ecrã de 2,6" :D e talvez nessa altura quem sabe, talvez de 16M cores finalmente!!!:sad:
 
Última edição:
Eu ja fui mais Fanboy da Nokia, actualmente nao gosto ja tanto porque notei que perderam qualidade.

Sempre seguia os topos de gama deles e comprava, mas o S60 tem um defeito que é enjoar passado pouco tempo e se muito parecido, o meu 7650 é quase igual ao n95.

Samsung nunca gostei, não gosto de cada um ter uma entrada para fones diferentes, é mais dificil achar peças para eles etc.
E o OS é pessimo, so gosto dos que tem S60 ou WM.
Mas uma coisa que noto em relação a samsung (eu reparo telefones) é que tem uma qualidade de contrução mais cuidada que a Nokia, eles metem fita cola em todas as Flexs, tem mais parafusos e usam muita cola tambem.
Acho mais dificil abrir um Samsung do que um Nokia é muitas veses so estao encaixados.

Acho normal a Nokia estar a perder terreno, depois do lançamento do Iphone o mercado abalou muito e a Nokia nao soube manter possição e a samsung soube fazer isso muito bem..


Mais algumas correcções:

Os ultimos equipamentos Samsung tem entrada 3,5 mm enquanto q a SE mantem a famosa conecção (o q lhes vale sao os phones de boa qualidade) e a Nokia ainda manda mtos equipamentos c entradas 2,5....

Já existe o SO S60 na Samsung há bastante tempo, logo tb é argumento descabido. E mesmo sem SO proprio a tecnologia touchwiz da Samsung é mais rapida, facil utilização e simples q o touchflo da HTC, por exemplo...
 
Pode não ser assim tão relevante mas é uma diferença q se nota, como se nota entre os ecrãs normais e os Oled. E para além disso é tecnologia q custa dinheiro e q se reflete no produto final. E não ves os SE assim tão baratos, pois não? É como os ecrãs, tb ves tudo num ecrã 2 pol, para q é preciso um 2,6... e por aí fora...
 
Quando falo em entradas de phones da Nokia eles so tem 2, os 2,5 e os 3.5.
A Samsungs tambem nao tem muitas mais eu sei.

Para carregadores é que muda o assunto e ai a Nokia acho que tem mais vantagem.

A samsung tambem tem S60 mas nao é tao maioritario como nos Nokias que ja sao famosos por isso.
 
Quando falo em entradas de phones da Nokia eles so tem 2, os 2,5 e os 3.5.
A Samsungs tambem nao tem muitas mais eu sei.

Para carregadores é que muda o assunto e ai a Nokia acho que tem mais vantagem.

A samsung tambem tem S60 mas nao é tao maioritario como nos Nokias que ja sao famosos por isso.

Mau era se a Nokia q já desenvolve plataforma Simbian não fosse conhecida por isso!:-) Era como a Bmw emprestar os motores à Opel e eles fazerem-nos melhores.
Já os carregadores são pormenores... Até à bem pouco tempo os equipamentos SE não conseguiam ligar-se ao computador sem carregarem obrigatoriamente...qd isso já não acontecia do outras marcas, o q revela alguma falta de cuidado nos pormenores...
Mesmo assim deixa-me q te diga q o S60 na Samsung da mt poucos problemas de funcionamento pelo q tenho visto. Já na Nokia, tirando o N95 8 gigas, o N82 e o N85, se abrires várias aplicações pesadas ao mesmo tempo arriscas-te a ter q desligar ou ir tirar a bateria... E falo por experiência... Mas falo fundamentalmente da melhor relação qualidade/preço. É natural q em algumas características como a música ou o SO a SE e a Nokia tenham alguma supremacia.
 
A Samsung e a LG ficaram mesmo no topo.

ABIresearch disse:
“As always there are winners and losers,” comments practice director Kevin Burden. “Samsung and LG demonstrated healthy gains to take their market shares to 17.8% and 8.8% respectively...
...
It is a little curious that Apple’s market share is just 1.5% given the success of its AppStore...
ABI Research expects that by 2H-2009 the iPhone3G will have one or more siblings. That will allow Apple to accelerate growth.

...
Nokia was beaten out by SonyEricsson for the dubious distinction of showing the largest contractions (their shares now stand at 36.2% and 5.6%).
...

Mais: ABIresearch
 
Back
Topo