[Curiosidade] Telefone recebe chamada sem cartão SIM.

jose esteves

Power Member
Boas amigos.

Isto é apenas uma curiosidade e gostava de ver esclarecida a minha dúvida, pois ainda hoje não consegui explicação possível.

Passo a relatar o sucedido.

Ontem à noite, estava com um colega, a tentar arranjar solução para um Xperia x10 mini pro. Este telefone não deixa ligar a nenhuma rede. Diz que o cartão não permite ligação a nenhuma rede.

Lá estávamos nós a fazer mil e uma configurações e tentativas. Até que retiro o meu cartão SIM, do meu telemóvel (tenho um Samsung Star s5230, cartão SIM da optimus) para colocar no Xperia. Neste telemóvel não é necessário retirar a bateria primeiro, para depois retirar o SIM. Ou seja, retirei o SIM e o telemóvel continuou ligado, mas sem cartão nenhum.

Coloco o meu SIM, no Xperia x10, aquilo continua sem deixar ligar a nenhuma rede. Digo para o meu colega, liga para o meu número de qualquer modo, para confirmar que o telemóvel não apanha mesmo rede e não funcionam as comunicações. Qual não é o meu espanto, que o telemóvel começa a tocar, sim o meu Samsung Star, sem nenhum cartão SIM lá dentro. Ficamos a olhar um para o outro, com cara de WTF8|, como é possível tal coisa? Quando decidi atender a chamada a ver o que acontecia o telemóvel desliga sozinho. Há alguma explicação para isto?

Cumps
 
E a explicação sabes? Gostava mesmo de saber.:p

Para todos os efeitos o telefone continua a assumir que o cartão lá está, assim continua registado numa operadora.
Portanto continua com o mesmo número, mesmo saldo, etc etc No entanto é por tempo limitado pois de X em X minutos, ou X em X horas o telefone volta a reler o chip do cartão e a fazer um ping à rede e nessa altura detecta que não tem cartão e dá erro.
 
Isso é normal ...não é nada de extraordinário...

Um colega meu quando liga para alguem e enquanto ouve o sinal de chamada conssegue ouvir o outro lado da linha ...
 
isso é porque o telemóvel não faz watchdog à rede todos os segundos,é normal que fique ligado a rede algum tempo..

se bem que já na altura dos 3310 já haviam outros tlm em que se tirasses o cartão eles desassociavam logo da antena.
 
Aconteceu-me mais ou menos a mesma coisa agora.

Estava a almoçar com a minha mãe. Ela recentemente trocou de telemóvel, mas ficou com o antigo na mesma, só para servir de despertador e assim.. Não tem nenhum cartão SIM lá dentro.

Acabou de tocar há minutos. Ficámos parvas a olhar uma para a outra. Era um número privado , a minha mãe atendeu mas ninguém falou...

O que foi isto?


Edit: ela já trocou o cartão há mais de uma semana...

Edit 2: o telemóvel é super antigo, de teclas, não tem ligação à net.
 
Última edição:
Back
Topo