Processador Curiosidades de hardware

Algo me diz que isso não escala quando tens de dissipar mais de 30/40w :D
Acho que já não é a primeira vez que vejo produtos semelhantes a este e nunca chegaram ao mercado.
 
Algo me diz que isso não escala quando tens de dissipar mais de 30/40w :D
Não encontro o link, mas tenho ideia de ler que esta solução não escala bem a partir de 5W.
Não quer dizer que não tenha os seus usos, por exemplo em telemóveis/Tablets/etc. :)
Veremos o que dá. :)


Anyway.........Fica aqui um vídeo de um upgrade de Processador, de um Intel 486SX 16 Mhz, para um..............Kingston Turbochip 133 Mhz. :D
Não é muito comum ver um Processador da Kingston, mas na verdade, é apenas um AMD 5x86 133 Mhz, num package diferente e uma "enorme" fan. :D
 
Algo me diz que isso não escala quando tens de dissipar mais de 30/40w :D
Acho que já não é a primeira vez que vejo produtos semelhantes a este e nunca chegaram ao mercado.

Se veres o vídeo ele próprio diz que para já só até 28W. No futuro vão tentar subir a parada, mas nesta versão é para 10-15W.

Penso que parece uma excelente ideia.
Também imagino uns quantos em cima de uma vapor chamber.
 
O problema é o rácio da coisa, se for linear já foste. 1W para arrefecer 5W, temos visto os cpus a beber para cima de 250W, logo se for linear dá um consumo de 50W no cooler...
 
O problema é o rácio da coisa, se for linear já foste.
Será pior que linear. Retirado do site deles:
lyrQSKq.png


O exemplo com AC plugged in, com o CPU a 16W de TDP, os Airjets consomem 1,2W. Com o CPU a 21W de TDP, os Airjets consomem 4,8W.

O que parece ser quase linear é o aumento em decibéis. Com o CPU nos 16W TDP, 18 dB. 21W TDP no CPU, 27 dB.
Mas lembrem-se que Decibel não tem uma escala linear. Tem uma escala logarítmica. Piora bastante as coisas, se aquela progressão for sempre igual.

Eu não tenho nada contra esta tecnologia. Terá as suas aplicações. Os números podem melhorar. Apenas acho que não é a solução mágica que muitos sites estão a noticiar. :)
 
O que anima é eles proprios não dizeram que é uma solução magina para tudo e mostrarem exactamente onde são bons e onde são maus.
Isto nos ultrabooks é excelente! Ou como disse, ter uns 3 em cima de um heatpipe cada um a retirar 20W já dá para um belo APU.

Por exemplo a Steam Deck gasta entre 15 e 22W no máximo.
 
Será pior que linear. Retirado do site deles:
lyrQSKq.png


O exemplo com AC plugged in, com o CPU a 16W de TDP, os Airjets consomem 1,2W. Com o CPU a 21W de TDP, os Airjets consomem 4,8W.

O que parece ser quase linear é o aumento em decibéis. Com o CPU nos 16W TDP, 18 dB. 21W TDP no CPU, 27 dB.
Mas lembrem-se que Decibel não tem uma escala linear. Tem uma escala logarítmica. Piora bastante as coisas, se aquela progressão for sempre igual.

Eu não tenho nada contra esta tecnologia. Terá as suas aplicações. Os números podem melhorar. Apenas acho que não é a solução mágica que muitos sites estão a noticiar. :)
Abaixo dos 30dB para ouvires tens de estar num ambiente mega silencioso e com os ouvidos perto. Mas levanta questões óbvias sobre a escalabilidade.

Para além disso na apresentação aquela unidade do tamanho de um ssd +\- consegue dissipar 5W e é necessário a utilização de várias unidades em paralelo para dissipar um cpu até aos sub 30W. Novamente o problema da escalabilidade desta solução.

Não há magia e mesmo que consigam melhorar um pouco a capacidade de dissipação duvido que seja a uma escala que alguma vez dê para cpus mobile de alto consumo (65-75W) sem a utilização de tantas unidades que o ruído se torne um problema real.
 
O que anima é eles proprios não dizeram que é uma solução magina para tudo e mostrarem exactamente onde são bons e onde são maus.
Eles não comunicaram nada de errado, nem fizeram promessas milagrosas. Eles têm números e gráficos no site, com vários cenários. :)
O "problema" é que esta solução apareceu em tudo o que é site de notícias da especialidade, em que grande parte das vezes é copy/paste de algo muito resumido e pode passar a ideia que isto é uma solução milagrosa, que vai revolucionar o mercado de cooling e que está para próximo.
Isto nos ultrabooks é excelente! Ou como disse, ter uns 3 em cima de um heatpipe cada um a retirar 20W já dá para um belo APU.
Três a retirar 20W, pelo menos com os valores actuais, não me parece boa solução. És capaz de ter uns 15W de consumo só nos Airjets e o barulho é capaz de ser bastante mau.

Eu diria que, actualmente, isto talvez possa ser ums solução interessante em Ultrabooks com CPUs que tenham TDPs abaixo de 10W.
Abaixo dos 30dB para ouvires tens de estar num ambiente mega silencioso e com os ouvidos perto. Mas levanta questões óbvias sobre a escalabilidade.

Para além disso na apresentação aquela unidade do tamanho de um ssd +\- consegue dissipar 5W e é necessário a utilização de várias unidades em paralelo para dissipar um cpu até aos sub 30W. Novamente o problema da escalabilidade desta solução.

Não há magia e mesmo que consigam melhorar um pouco a capacidade de dissipação duvido que seja a uma escala que alguma vez dê para cpus mobile de alto consumo (65-75W) sem a utilização de tantas unidades que o ruído se torne um problema real.
O ponto da escalabilidade é o principal ponto aqui. Actualmente, parece-me que esta solução pode funcionar bem dentro de uma pequena margem de TDPs, mas levanta vários problemas fora dessa margem. Isto sem entrar em questões de custos totais desta solução, durabilidade, temperaturas, facilidade de manutenção, facilidade de limpeza, etc.
 
Volari... Já têm quase 20 anos...
Era suposto serem concorrentes da ATi e da Nvidia. Depois foi um flop.
Ainda me lembrei delas quando a Intel anunciou que ia entrar no mercado dos GPUs.
 
Re-Re-Re-Re :D

Houve várias tentativas anteriores à i740. Há mais de 40 anos que a Intel se especializou em falhar em entrar neste mercado. :)
Intel 82720, Intel 82786, Intel i750, entre outras.

No meu ver de certo modo, mesmo com avanços da intel no mundo tecnológico.... ela só se mexeu mais quando era ameaçada pela concorrente! mas isto vale que vale, alguns desejam a desgraça dela, eu desejo antes que esta reaja para que um dia não seja a AMD a ser igual. Concorrência agradecemos e sim apesar nao gostar nem usar mais intel a mais de 8 anos, espero que esta consiga avanço e até conseguir ter GPUs no futuro capazes, já que a AMD nesse segmento não é seu mais forte, qualquer empresa tem de ter concorrência para que todos nós tenhamos sempre evolução disponíveis e até melhores preços!
 
Re-Re-Re-Re :D

Houve várias tentativas anteriores à i740. Há mais de 40 anos que a Intel se especializou em falhar em entrar neste mercado. :)
Intel 82720, Intel 82786, Intel i750, entre outras.
Ahah a i740 até não é má, mas veio tarde para o mercado. Se fosse em 1997 tinha feito mossa, mas em 1998 foi tarde.


 
Isso anda a ser falado a dias pela malta do retro computer.

Essa placa está com problemas e o atual dono deve querer recuperar o valor do investimento.
No entanto era sabido que as Rev 3700A tinha problemas e isto era informação interna da 3dfx.
 
Back
Topo