Processador Curiosidades de hardware

A Petrobras irá ter o mais rápido da América latina, com o nome de Pegasus, com 21 PFlops, que irá substituir o actual, de nome Dragão, com 14 Ptflops.
Não sei porquê, mas gosto da decoração e nome do actual. :D
uHYRveE.png



Em relação a DPUs, estão a sair vários. Parece ser um mercado com grande movimento, actualmente.

Fungible:
FaEs9c7.png


MaxLinear:
ctRWgbh.png


BittWare (usando FPGAs da Intel):
Vk735Ba.png


qanp3VB.png


Estão ali 3 X 400 Gbits, HBM2e, DDR5, Pci-Ex Gen5 a até Cores ARM. Tem uma BMC, com USB, só para gestão da própria placa e Power externo. :)
 
A curiosidade deste Kalray (empresa francesa), é mesmo o não usar cores ou ISA de CPU (ARM, MIPS, Risc-V), têm um core próprio baseado em VLIW

Screenshot-2022-08-11-at-15-16-57-MPPA-Coolidge-Kalray.png

https://www.kalrayinc.com/products/processors-many-core/

o da MaxLinear não consigo perceber, mas tirando o da Fungible e outro da Marvell (Octeon MIPS64) que usam cores MIPS, todos os restantes no mercado usam cores ARM - Octeon 10 (Marvell), BlueField (Nvidia), os da Intel sejam os Agilex (FPGA) ou os próximos IPU - Arrow Creek (usa FPGA que tem cores ARM), Oak Springs Canyon (FPGA+Xeon D) e o Mount Evans (não é um FPGA e usa cores ARM), e o Pensando P4 (agora da AMD).
 
Alguém se lembra do intel "Cannon Lake"? Era para ser o shrink do Skylake (que tinha o nome de Skymont) para 10 nm, com AVX512, iGPU Gen10, mas só apareceu num i3 mobile com o iGPU desactivado, provavelmente para a Intel não ser processada pelos accionistas, por os 10 nm da Intel não estavam prontos na altura.

Imagens de uma plataforma de testes do Cannon Lake-Y:
Z5jcv9I.jpg


f3dViRT.jpg


oxWtvyp.jpg


BXc5TRf.jpg

CNL-Y 3-die MCP
BGA1392 28mm x 16.5mm
McIVR 13.72 mm²
10nm CPU 70.52 mm²
PCH 46.17 mm²
Finally it is seen.
Source
Source
Source
Source
 
Damm que monstruosidade.

Este formato OAM terá capacidade para sair dos servers e vir pro mercado consumer? Boards com 2 slots OAM, um pro CPU e outro GPU? :coolshad:
 
Video sobre o Intel "Tejas" (Versão Cliente) e "Jayhawk" (Versão Servidor), o sucessor do Pentium IV, que viria a ser cancelado em favor do Core 2 Duo "Conroe". O vídeo tem informação de um engenheiro da Intel, que trabalhou no projecto e que depois viria a liderar o projecto do Intel "Penryn" (Sucessor do Core 2 Duo "Conroe").

A informação mais interessante é que, a 90 nm, ele tinha uma área de 213 mm2, quase o dobro do Prescott. Isto num single core.
O pipeline teria por volta de 50 stages. Para comparação, o "Northwood" tinha 20 e o "Prescott" tinha 31.
O target a nível de Clocks seria para cima de 7 Ghz.
Socket 771, que não foi cancelado.
Os samples que o apresentador tem, provavelmente são funcionais e não samples mecânicos, segundo o engenheiro da Intel e que o chip, com patchs, chegou a fazer boot de Windows e Linux.
A aceitação de Water Cooling, por parte do mercado, seria fundamental.
O apresentador falar em TDPs acima de 250W, mas dado o TDP do Prescott e a declaração do CEO da Intel na altura do cancelamento, acho que 150W seria mais realista. Acho interessante o CEO da Intel referir que o mercado não aceitaria processadores com TDPs de 150W no mercado consumidor. :D Os tempos mudaram e de facto, 150W na altura, seria obsceno. Também acho interessante o engenheiro da Intel dizer que na altura referia-se a ele como "Deathstar". :D A Intel fez bem em cancela-lo. Estavam a meter-se num buraco. :)
Muito curioso! Cancelaram e bem, ainda me lembro da revolução que foi com os Conroe.
 
Umas caixas de uma marca de computadores francesa, que desenha e fabrica as suas proprias caixas. Isto é capaz de despertar paixões e ódios. :D
K789cuL.jpg


4tLkhx2.jpg


5jqF7sH.jpg


ufqlPuQ.jpg


6XKeTDu.jpg


JIEQsUq.jpg


pxGmgFe.jpg


owfZgeO.jpg


Zt1kM7H.jpg


WtOu8nc.jpg




CSdhMt4.jpg


upBibE8.jpg




M8ja5Sw.jpg


UKOE0U1.jpg


PRUjpzy.jpg




Z2Sfmmm.jpg


r9dBqun.jpg


uqgw2tW.jpg


:)
 
Última edição:
Apenas um Athlon Thunderbird Slot A 1 Ghz. :)
Como bonus, ainda se tem uma Orb, Voodoo 5, etc.
Hoje em dia, qualquer Rpi "rasco" atinge 1 Ghz. :D
Ahahah isso foi os primórdios dos 1GHz, ainda por cima o AMD Athlon Orion 1Ghz, tinha o cache a 33% do clock do CPU (333 MHz). Uns meses depois é que saiu o Thunderbird com Cache On-Die Full Speed.

Infelizmente não tenho nenhuma Athlon 1hz Slot A na coleção, o mais rápido é o Pluto 650 MHz.
 
Um processador que teve a vida curta e que foi uma tentativa de introduzir algo novo no mercado para competir com o Intel Pentium.

NexGen Nx586-P100 (100 MHz)
 
Back
Topo