Curiosidades sobre cinemas

mauro1855

I'm cool cuz I Fold
Boas, é só para satisfazer a minha curiosidade. Quando vamos ao cinema e vemos cenas com sons mais baixos (não em intensidade, refiro-me a sons mais graves), a sala de cinema estremece (não sei se todas as salas têm essa capacidade). O que gostaria de saber era o que faz a sala estremecer, e sub-woofer muito poderoso ou um sistema mesmo desenhado para fazer a sala estremecer?
Além disso, gostaria tb de saber qual o material usado nas salas de cinema para k isso aconteça, penso que uma sala normal não faz isso...

Outra dúvida ainda, qual é a média de potência de som numa sala de cinema de tamanho médio??

Isto é mesmo so por curiosidade e talvez para discutir alguns aspectos destes sistemas...

Cumps
 
Última edição:
São os Subs mesmo.
Mas o segredo é que não é um. :)

São vários.
E como um Sub não é direccional, eles podem colocar onde quiserem que o espectador não sabe onde estão.

Eu desconfio que alguns estão mesmo por detrás da Tela.

As próprias Main Speakers tb são de qualidade profissional ,e já de si, produzem graves de respeito, mesmo sem os Subs.
 
Mesmo assim, onde as salas ganham em potencia, perdem em detalhe e pormenor. Mais ainda se tiveres mal situado.

Com um sistema de gama média em casa, há uma melhor percepção do som como um todo, efeitos sonoras, música e diálogos, do que existe no cinema. E cada vez mais esta diferença pode-se notar.

Mas vamos por partes:
No cinema o bitrate da mistura Dolby Digital é de uns meros 320 kbs e no DTS 1,5 MB. Tirando as grandes salas, que estão equipadas para DTS e SDDS, as restantes só tem a possibilidade de emitir em Dolby Digital a 320 kb´s. Para se emitir o formato DTS e SDDS, o projeccionista tem que inserir um CD com esta mistura sonora.

No entanto nunca percebi nas exibições nas grandes salas quando estamos perante um filme em Dolby Digital, DTS ou SDDS, pois o nível de agressividade é de tal ordem que me é impossível comparar ou perceber se esta mistura é melhor ou pior da que o do filme que ouvi a semana passada.
O facto da sala ter colunas grandes e mais importante, o revestimento / acústica da sala, também ajudam a que o som se pareça sempre bom, mesmo que por vezes demasiado excessivo. Há salas em Portugal que tem uma agressividade nos graves que é uma coisa absurda.


Em casa, o home-cinema, a história é diferente.

É perfeitamente possível ter um compromisso idêntico ou superior a qualquer sala de cinema, o que é preciso é algum dinheiro.

As colunas de som, de marcas como KEF, B&W, Monitor Audio, JBL (a marca que é frequente encontramos nas salas de cinema), M&K, entre outras, mesmo que mais pequenas, conseguem proporcionar uma qualidade técnica espantosa e musicalmente superiores as usadas nas salas de cinema.

O bitrate dos DVD´s em Dolby Digital é superior, 338 kb ou 448 kb´s dos DVD´s vs os 320 kb´s, usados nas sala de cinema. E com o Blu-Ray as diferenças ainda vão ser maiores. Os formatos Dolby True HD e DTS HD MA, irão permitir um nível sonoro que só é possível nos próprios estúdios de gravação. Bitrates de 6 Mb ou mais.
O problema do DVD, e isto acontece somente com o Dolby Digital é que muitas vezes a mistura sonora é suavizada para o home-cinema e por vezes roubam-nos alguma da espectacularidade que poderemos sentir na sala de cinema. Por sorte há o DTS, pena que não seja mais usado. Mas agora com o Blu-Ray estes problemas nunca mais se irá colocar.

Onde o home-cinema perde, é na acústica da sala. Obviamente se não tivermos uma sala dedica para tal, o melhor que podemos conseguir é um compromisso aproximado das condições ideais (cortinados, tapetes, etc..) Mas nunca consegue a performance de uma sala / estúdio dedicado.
 
Faço sempre os possíveis para ver os filmes na semana em que saem, de forma a ver na melhor sala, nomeadamente nas salas 4 ou 5 do Cinema Vasco da Gama. Estas são 2 das 4 salas portuguesas THX certified, com Dolby Digital, DTS e SDDS. Eu gosto destas salas mesmo porque os graves são muito bons, e quando existe uma cena fixe, ainda me estou a lembrar do Iron Man, a sala estremece. Cada passo que o "Iron Man" dava (quando com o fato, claro:009:) a sala estremecia, e gosto particularmente deste efeito. Por isso iniciei o tópico, de forma a ter a mínima percepção de como este efeito é reproduzido... O sistema de som que tenho em casa, apesar de apenas ter quase 400W (2 subwoofers incorporados (L e R) de 150W no total), os graves são muito fixes, e até consegue fazer estremecer algumas coisas, (principalmente o sofá que é de pele), mas obviamente que não consegue reproduzir o efeito... Um dia destes hei-de comprar uma Logitech Z-5550, diz que o som é muito bom, e o design das colunas é muito aliciante...

Cumps
 
Queres esse tipo de efeito tens de ter Subs de qualidade.
Uns REL ou Velodyne com um Amp a debitar bem para eles.

Qual o teu sistema?
 
Faço sempre os possíveis para ver os filmes na semana em que saem, de forma a ver na melhor sala, nomeadamente nas salas 4 ou 5 do Cinema Vasco da Gama. Estas são 2 das 4 salas portuguesas THX certified, com Dolby Digital, DTS e SDDS. Eu gosto destas salas mesmo porque os graves são muito bons, e quando existe uma cena fixe, ainda me estou a lembrar do Iron Man, a sala estremece. Cada passo que o "Iron Man" dava (quando com o fato, claro:009:) a sala estremecia, e gosto particularmente deste efeito. Por isso iniciei o tópico, de forma a ter a mínima percepção de como este efeito é reproduzido... O sistema de som que tenho em casa, apesar de apenas ter quase 400W (2 subwoofers incorporados (L e R) de 150W no total), os graves são muito fixes, e até consegue fazer estremecer algumas coisas, (principalmente o sofá que é de pele), mas obviamente que não consegue reproduzir o efeito... Um dia destes hei-de comprar uma Logitech Z-5550, diz que o som é muito bom, e o design das colunas é muito aliciante...

Cumps

Por acaso acho as salas do Vasco da Gama das mais agressivas a nível de graves. Exagerado, até demais. Mas também já não vou lá há uns dois anos, pode ser que entretanto tenham feito algumas modificações a sala.

E não são uma Logitech que conseguem reproduzir o tipo de graves in your face, que nos fazam sentir imersos dentro de um filme. Este tipo de subs são muito descontrolados e sobrepõem-se ao som das restantes colunas. Mas ei, como colunas de PC para ter num desktop não deixam de ser magnificas.

As marcas que o Zombie referiu é que sim. Quem tiver dinheiro ou venha a ter um rico emprego, um Rel Stendor ou um Studio, aquilo parte tudo e ressuscita mortos. :009: Nunca mais entravam em nenhuma sala de cinema. Um bom sub-woofer sente-se, não se ouve. Quem tiver problemas cardiacos, não se aproxime de um, a não ser que lhe esteja a dar uma, ai ligue logo o sub e ponha o War of The Worlds DTS que aquilo é melhor que um desfibrilador. Já ouvi um Stendor e fiquei logo com vontade de dedicar-me ao mundo do crime :002:

Mas há ainda uma presiosidade de subwoofers que é a B&K, que só via net se pode comprar, mas não, não pensem que são mais caras só por isso, antes pelo contrário, oferecem a melhor relação preço / qualidade do mercado. Por 600 euros temos um subwoofer que se equipara a um de 1500 euros. E por 400 um que se bate ombro a ombro contra um de 700. Quem puder e quiser ter um sub de grande qualidade, estas são no-brainer.
 
Última edição:
Mas há ainda uma presiosidade de subwoofers que é a B&K, que só via net se pode comprar, mas não, não pensem que são mais caras só por isso, antes pelo contrário, oferecem a melhor relação preço / qualidade do mercado. Por 600 euros temos um subwoofer que se equipara a um de 1500 euros. E por 400 um que se bate ombro a ombro contra um de 700. Quem puder e quiser ter um sub de grande qualidade, estas são no-brainer.

Confirmo. Aqui em casa mora um Monolith e para algum material, tenho mesmo de baixar os graves, ou a coisa pode tornar-se desagradável. Especialmente em música com algumas gravações mais antigas.
 
E não são uma Logitech que conseguem reproduzir o tipo de graves in your face, que nos fazam sentir imersos dentro de um filme. Este tipo de subs são muito descontrolados e sobrepõem-se ao som das restantes colunas. Mas ei, como colunas de PC para ter num desktop não deixam de ser magnificas.

Tb o objectivo não é que o subwoofer estremeça a sala como no cinema, mas que sejam suficientemente boas para desfrutar de um som de alta qualidade...

As marcas que o Zombie referiu é que sim. Quem tiver dinheiro ou venha a ter um rico emprego, um Rel Stendor ou um Studio, aquilo parte tudo e ressuscita mortos. :009: Nunca mais entravam em nenhuma sala de cinema. Um bom sub-woofer sente-se, não se ouve. Quem tiver problemas cardiacos, não se aproxime de um, a não ser que lhe esteja a dar uma, ai ligue logo o sub e ponha o War of The Worlds DTS que aquilo é melhor que um desfibrilador. Já ouvi um Stendor e fiquei logo com vontade de dedicar-me ao mundo do crime :002:

LOOOOL, tá certo. Huum, War of the Worlds não é propriamente o meu filme favorito, que tal Transformers?? xD

Bem, de qualquer maneira alterei o título do tópico, pois agora lembrei-me de fazer mais algumas perguntas:

Digamos que eu sou um ganda maluco com muito dinheiro (que não sou:002:), e queria montar um pequeno negócio de exibiçãoi de filmes. Tipo um cinema mas sem ser algo assim tão grande como um cinema. Um negócio pequenito mas que oferecesse uma qualidade semelhante à de um cinema de qualidade média... Pergunto o que seria preciso neste termos:

-Licenças de exibição e onde arranjar. Para que valores monetários ficam essas licenças
-Hardware necessário.


Já agora, aquelas colunas e subwwofers que referiram à pouco, sabem dizer alguma loja online que venda desse tipo de colunas??

Cumps
 
Última edição:
Vou frequentemente aos cinemas Lusomundo do Forum Coimbra e Dolce Vita Coimbra e nunca notei o bass excessivo, pelo contrário. O som ouve-se praticamente todo das colunas junto à tela e as laterais apenas dão alguns sons.
 
Só falei do War of the Worlds porque tem uma das misturas sonoras em DTS mais bombásticas que já ouvi em DVD. Os Transformers também é muito bom, mas ficou limitado ao Dolby Digital.
 
Qual o teu sistema?

Não é propriamente um sistema de Home-cinema, é mais uma aparelhagem, à qual liguei o leitor de DVDs (6 ligações entre DVD e Sistema). Já é velhinho tb, é um Technics SC-EH790.


Só falei do War of the Worlds porque tem uma das misturas sonoras em DTS mais bombásticas que já ouvi em DVD. Os Transformers também é muito bom, mas ficou limitado ao Dolby Digital.

Pois, tens razão, mas não faz mal que eu tenho aqui "A Bússola Dourada" em DTS, tá muito fixe mesmo...
De qualquer maneira, o que têm a dizer sobre as minhas outras questões??
Cumps

[EDIT] Isto é uma das coisas que pode fazer a sala estremecer, certo:

http://www.velodyne.com/products/product.aspx?ID=18&sid=875c383e

Cumps
 
Última edição:
Por acaso acho as salas do Vasco da Gama das mais agressivas a nível de graves. Exagerado, até demais. Mas também já não vou lá há uns dois anos, pode ser que entretanto tenham feito algumas modificações a sala.

Hoje vou lá ver o "The Dark Knight", vamos lá ver como é... Eu como adoro os graves, quanto mais estremecer melhor...

Alguém sabe o que aconteceu ao Cinema Lusomundo do Vasco da Gama? Está muito mais pekeno. Costumava ter aprox. 11 salas, agora só tem umas 6...

Cumps
 
Aproveitando o tópico acerca de curiosidades de cinema, gostava de saber qual o projector usado nas salas de cinema. Alguém consegue responder? :D
 
Aproveitando o tópico acerca de curiosidades de cinema, gostava de saber qual o projector usado nas salas de cinema. Alguém consegue responder? :D

A maioria ainda usa os clássicos projectores de película, onde temos que mudar a bobina. São poucos os que usam os novos projectores digitais DLP. O do Alvalaxia ou era um Runco ou um SIM.
 
Back
Topo