Curiosidades sobre cinemas

São vários. Mas podes saber isso no próprio cinema. Pelo menos à entrada de cada sala, nos cinemas lusomundo do oeiras parque, tens uma placa com informações desse tipo.
 
Aquela qualidade de cinema vem desses projectores de bobina? 8|

Qualidade só nas primeiras exibições e mesmo assim, as vezes nem isto.
Temos que pensar que esta solução é parecida com o VHS, com muito mais resolução claro e a medida que começa a ser rodada deteriora-se.
As últimas exibições de um filme por norma é algo a evitar.
 
Qualidade só nas primeiras exibições e mesmo assim, as vezes nem isto.
Temos que pensar que esta solução é parecida com o VHS, com muito mais resolução claro e a medida que começa a ser rodada deteriora-se.
As últimas exibições de um filme por norma é algo a evitar.
Por acaso não sabia isso, da deterioração da película.

Cumps,
 
Por acaso não sabia isso, da deterioração da película.

Cumps,

Tudo o que não é digital está sempre sujeito aos efeitos do tempo e ao desgaste da utilização.

Aqueles efeitos que fizeram para o Grindhouse, tinha como propósito retractar uma fita completamente gasta e em certas partes, com falta de cenas, que o projeccionista teria sido obrigado a remover por estava completamente ilegível. Neste tipo de filmes undegroung, normalmente só havia um ou duas cópias para o país inteiro, e quando chegava a terrinha do Tarantino já a película estava mais rodada que uma prostituta.

Curisoamente isto acontecia um pouco também em Portugal e com filmes grandes. Quando o filme chegava a sala de cinema das terras (antigamente quase todas as terras tinham uma sala de cinema, ao estilo Cinema Paraiso) já a fita estava mais gasta que pastilha elastica.
 
Última edição:
Basta a pelicula ser sujeita a um processo fisico de rodagem nas bobines enquanto passa no projector para se deteriorar como as fitas magnéticas.
 
Eu que o diga, o chamado "Policy Trailer" dos cinemas Zon Lusomundo já tá mais que desgastado... Para quem não sabe, o policy trailer é aquilo que aparece mesmo antes do filme com os avisos de "não fumar" ou "Deitar as embalagens nos recipientes para o efeito".

Vim agora do cinema e reparei que na placa à entrada da sala estava lá escrito a potência da lâmpada e a marca do projector...

Ainda são poucos os que usam DLP?? Olha que já começam a ser alguns. Acho que na maioria dos cinemas Zon, pelo menos uma sala já tem digital. A do Vasco da Gama tem pelo menos 2 digitais, não sei se tem mais...

Cumps
 
Última edição:
Olhem que os projectores de 35mm são bastante superiores aos DLP que por aí andam. Experimentem ir ver o novo Batman ao freeport ou ao uci do corte ingles e comparem com as copias digitais que devem estar (não tenho a certeza) no vasco da gama e no alvaláxia.

A textura e até mesmo a resolução(?) da imagem é superior em 35mm, já para não falar na diferença da percepção do ritmo da imagem que só existe em película. É claro que nos 70mm do IMAX ainda deve ser mais extraordinário. Quanto ao desgaste da película tem muito a ver com a forma como o filme é montado na torre ou no prato (por isso é que se nota mais na passagem de bobinas) porque se o projector for bem mantido o desgaste é mínimo, mas tudo depende como o filme ficou depositado, etc. O celulóide de acetato é bem mais robusto que uma fita vhs...
Depois já existem filmes mantidos com mais de um século e conseguiram sobreviver em arquivos até hoje, fazendo-se restauração em novos internegativos e positivos. Interessante pensar na quantidade de backups que vai ter que ser feito (e o seu preço!) para um filme sobreviver durante mais que um século nesta era digital, com a tecnologia sempre a mudar e a preservação digital a não se revelar tão duradoura como a analógica.
 
Olhem que os projectores de 35mm são bastante superiores aos DLP que por aí andam. Experimentem ir ver o novo Batman ao freeport ou ao uci do corte ingles e comparem com as copias digitais que devem estar (não tenho a certeza) no vasco da gama e no alvaláxia.

A textura e até mesmo a resolução(?) da imagem é superior em 35mm, já para não falar na diferença da percepção do ritmo da imagem que só existe em película. É claro que nos 70mm do IMAX ainda deve ser mais extraordinário. Quanto ao desgaste da película tem muito a ver com a forma como o filme é montado na torre ou no prato (por isso é que se nota mais na passagem de bobinas) porque se o projector for bem mantido o desgaste é mínimo, mas tudo depende como o filme ficou depositado, etc. O celulóide de acetato é bem mais robusto que uma fita vhs...
Depois já existem filmes mantidos com mais de um século e conseguiram sobreviver em arquivos até hoje, fazendo-se restauração em novos internegativos e positivos. Interessante pensar na quantidade de backups que vai ter que ser feito (e o seu preço!) para um filme sobreviver durante mais que um século nesta era digital, com a tecnologia sempre a mudar e a preservação digital a não se revelar tão duradoura como a analógica.

O Batman não está em digital em nenhuma sala. Sinceramente desculpa lá mas comparando as películas com Digital, para mim quem ganha é sem dúvida o Digital. Foste ver o Iron Man em Digital?? É simplesmente muito melhor. Não existe desgaste da película, a qualidade do Som parace melhor (?)... Já para não dizer que não ocupa espaço físico de armazenamento...

Cumps
 
Mesmo agora os filmes são todos rodados em HD e suporte Digital.
Pelo menos os estudios principais.

E já ouvi dizerem num programa de cinema que toda a biblioteca dos estudios já está arquivada digitalmente também.
 
Os filmes dos estúdios não são rodos rodados em digital ou HD. Muitos são rodados em película de 35mm que é depois passado para digital para construir e melhorar efeitos visuais e fazer a montagem, e depois é novamente passado em laboratório para interpositivos que depois servem para fazer as cópias em película.

Tive agora a ver que o Dark Knight foi rodado com cameras Panavision de 35mm e IMAX de 65mm, por exemplo. O último que vi em digital foi o Kung Fu Panda, e nota-se uma enorme pixelização em certos pormenores e movimentos da imagem. Falta de fluidez. Deve ser preciso sentar mesmo nas últimas filas da sala para ter uma imagem com uma definição completamente aceitável. Acho que a projecção digital das salas portuguesas ainda anda nos 2K de resolução, enquanto a película tradicional deve superar os 4K e o IMAX 8K. Pessoalmente espero que no futuro os filmes que sejam rodados inteiramente em digital sejam projectados em melhores projectores digitais (4K+) e os que continuem em 35mm sejam exibidos e preservados no seu formato original.
 
Os filmes dos estúdios não são rodos rodados em digital ou HD. Muitos são rodados em película de 35mm que é depois passado para digital para construir e melhorar efeitos visuais e fazer a montagem, e depois é novamente passado em laboratório para interpositivos que depois servem para fazer as cópias em película.

Tive agora a ver que o Dark Knight foi rodado com cameras Panavision de 35mm e IMAX de 65mm, por exemplo. O último que vi em digital foi o Kung Fu Panda, e nota-se uma enorme pixelização em certos pormenores e movimentos da imagem. Falta de fluidez. Deve ser preciso sentar mesmo nas últimas filas da sala para ter uma imagem com uma definição completamente aceitável. Acho que a projecção digital das salas portuguesas ainda anda nos 2K de resolução, enquanto a película tradicional deve superar os 4K e o IMAX 8K. Pessoalmente espero que no futuro os filmes que sejam rodados inteiramente em digital sejam projectados em melhores projectores digitais (4K+) e os que continuem em 35mm sejam exibidos e preservados no seu formato original.

Sinceramente fui ver o Panda Kung-Fu tb e não notei nenhuma pixelização, nem no Iron Man, se calhar o problema é mesmo do cinema onde vais, talvez não seja o equipamentop apropriado, não sei. Mas quanto a essa questão da resolução, também espero que num futuro muito próximo seja tudo em 4K...

Cumps
 
Boas, já ha uns tempos que não vinha a este tópico, mas digam-me uma coisa, ainda dentro do tópico, existe algum receiver que permite a ligação de Subwoofers múltiplos??
Outra dúvida, agora saindo um pouco da área, existe algum problema em ligar, ao receiver, colunas de marca diferente..??

Os subwoofers Boston Acoustic,são bons? (Boston Acoustic HPS10HO)

Cumps
 
Boas, já ha uns tempos que não vinha a este tópico, mas digam-me uma coisa, ainda dentro do tópico, existe algum receiver que permite a ligação de Subwoofers múltiplos??
Outra dúvida, agora saindo um pouco da área, existe algum problema em ligar, ao receiver, colunas de marca diferente..??

Os subwoofers Boston Acoustic,são bons? (Boston Acoustic HPS10HO)

Cumps


A questão dos sub podes comprar um adaptador em forma Y ou um phono splitter e ligas a entrada do sub do receiver.

Não há problema para o receiver ligares colunas de marcas diferentes, o problema pode estar nas diferenças sonoras. Juntar KEF com B&W por exemplo, nunca daria uma boa combinação.
 
Última edição:
E assim a qualidade de imagem de uma fita convencional ainda e superior ao digital...nao se iludam....agora tem muito mais vantagens claro...uma das principais e o nao ter desgaste....e sobre o som a maior parte dos filmes em fita agora ja tras som digital...
 
Não esquecer uma coisa.
A qualidade dos graves vai ser muito influenciado pela fonte. Os graves profundos vao de 14 a 60/70 ou mesmo 80 no limite hz o que implica que a amostragem tem de ser precisa. Depois a qualidade dos filtros (ou seja do amplificador que faz filtragem para a saida .1).

Depois a melhor quantidade é sempre aos pares. Tens o efeito harmonico.

Ou seja melhor que 1 big monster sao 2 small monster. Ou seja metes 2 REL Q 100 em paralelo ou ainda melhor:

Metes 1 a fazer os 40-80 hz e outro a fazer 15 -40 hz.

Resumindo, colunas frontais a fazer 80 - infinito, filtras os graves profundos para 1 sub (40 - 80) e os infra-graves (15 - 40) Para outro.

Quem usa este principio é a yamaha com os seus amps que fazem 7.2

Posso dizer-te que ouvi um sistema com 5 b&w e 2 rel. A sala nao estremece.......o sofa sai literalmente do sitio. 27 cms com o filme godzilla.

Claro que implica 1 investimento grande. 1500 euros só os subs. Porque um sub para baixar aos 20 hz tem de ser muito bom
 
Claro os valores sao apenas referencia.
Pode-se comprar MJ Acoustics tambem. Agora não se pode querer é frequencias fidedignas abaixo de 30..28 hz com subs até 500 euros.

Agora claro 2 MJ de 300 euros vais ter a zona dos 35/40- 80 hz super empolgada e ja chega p partir cristais lol
 
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