Curiosidades

jpvf

Power Member
Boas pessoal...

Então é assim, depois de já seguir este fórum à muitos tempo (anos?), e tendo sido recentemente introduzido ao mundo mac através de um certo iPod :), apeteceu-me hoje pôr as mãos em cima de um macbook numa loja... Ora depois de sensivelmente 30 minutos com ele, e sem experiência absolutamente nenhuma, surgiram-me várias questões:
- Primeiro, e eu sei que pode parecer estúpido, "aquilo" não dá para maximizar???.É que eu lá encontrei um pdf que parecia ser o "user guide", o que até vinha a calhar, mas não consegui ler nada porque aquilo não ficava maior... É sempre assim? Eu bem tentei fazer zoom, mas o ideal era mesmo maximizar (à la Windows). :wink:
- Outra coisa, se eu tivesse um mac dava para trocar ficheiros à vontade com pc's? Ou existe alguma incompatibilidade?
- Também já vi por aqui que dá para lhe instalar o windows e depois escolher qual iniciar... Este é um processo muito complicado (instalação)?

É que para uma pessoa que nunca saiu para fora do panorama windows, é mesmo assustador chegar ali e não fazer a mínima de como é que o computador funciona... (demorei uns 15 minutos a descobrir como se mudava o wallpaper! :lol:

- Esta busca pelo Wallpaper fez-me reparar noutra coisa... o Segundo botão do rato serve para algo? Eu bem tentava nalgumas coisas.. mas não aparecia as "familiares segundas opções" (tipo Win..)
- Outra coisa, quando batia mais forte com o dedo no "sensor do rato", ele não abria o ficheiro, tinha sempre que recorrer ao mesmo ao botão... Não dá para activar esta função?
- Outra com o rato foi descobrir como fazer o "scroll"... Descobri que se deixasse um dedo quieto e outro a subir ou descer, a lista que estava no ecrã se movia... loool, grande surpresa!
- E o disco? Como é que se vai ver as listas dos ficheiros e pastas que estão no disco. Nesta parte perdi-me...
- E achei o teclado um bocado esquisito... lol Pronto,também não olhei muito para ele porque o ecrã era muito bonito, imagem super definida, espectacular, mas depois de ter tirado acidentalmente uma foto pela webcam, não encontrei o "delete"?! Tou maluco ou ele não estava mesmo lá? lol

Enfim, estou a pensar em comprar um portátil daqui a uns meses, mesmo MESES lol, e desde à uns tempos que tenho cada vez mais curiosidade nos mac. Por isso é que gostava de ter a certeza aonde me estaria a meter... Eles ainda são caritos... Mas como disse, não venho aqui porque o vou comprar... é mesmo pela curiosidade... :)
espero que me possam dizer algo sobre estas minhas perguntas malucas:beerchug:
 
Última edição:
- quanto ao maximizar há prai um topico sobre isso
- podes trocar com pc's todos os ficheiros que quiseres
- quanto a instalar o windows penso que não tem nada de complicado, mas também acho que, a menos que o windows te seja indispensável para correr algum programa ou para jogar, não precisas dele.
- o segundo botão funciona como segundo botão... :rolleyes: Não sei que 'familiares segundas opções' querias.
- sim, dá para acitvar essa função.
- o scroll é feito arrastando os 2 dedos pelo touchpad e permite o scroll vertical e horizontal (que é bastante útil).
- para ver os ficheiro que estão no disco basta abrires o finder... na dock clicas naquela 'cara azul'.
- quanto ao delete fazes command+backspace.

Em relação a comprar o mac, dá uma vista de olhos pelo fórum e lê os stickies. Se tiveres alguma dúvida pergunta :)
 
(...)
- Esta busca pelo Wallpaper fez-me reparar noutra coisa... o Segundo botão do rato serve para algo? Eu bem tentava nalgumas coisas.. mas não aparecia as "familiares segundas opções" (tipo Win..)
- Outra coisa, quando batia mais forte com o dedo no "sensor do rato", ele não abria o ficheiro, tinha sempre que recorrer ao mesmo ao botão... Não dá para activar esta função?
(...)
- E o disco? Como é que se vai ver as listas dos ficheiros e pastas que estão no disco. Nesta parte perdi-me...
(...)

Fico com a sensação que estavas a tentar usar "botão direito do rato" na tecla do trackpad que é uma só – não tem direita ou esquerda. Para ter botão direito do rato usa-se um rato externo ou configura-se o trackpad para fazer o click secundário quando tocamos com os dois dedos ao mesmo tempo.

Clicar no trackpad para fazer a função de botão de rato também é configurável.

Na Dock, o primeiro ícone é sempre o Finder. Esse funciona como gestor de ficheiros.

As restantes perguntas já foram respondidas e/ou são fáceis de encontrar procurando no fórum.
 
Fico com a sensação que estavas a tentar usar "botão direito do rato" na tecla do trackpad que é uma só – não tem direita ou esquerda. Para ter botão direito do rato usa-se um rato externo ou configura-se o trackpad para fazer o click secundário quando tocamos com os dois dedos ao mesmo tempo.

:biglaugh:Ok, estou-me a sentir mesmo burro! loool Afinal só tinha um botão... e eu carregava com o dedo mais para a direita a pensar que seria outro... :lol:

- podes trocar com pc's todos os ficheiros que quiseres
- quanto a instalar o windows penso que não tem nada de complicado, mas também acho que, a menos que o windows te seja indispensável para correr algum programa ou para jogar, não precisas dele.

Quanto a isto, seria mais para ter aquela "segurança psicológica", de que se tivesse alguma coisa urgente para fazer ou assim, e que não sabia fazer em macOS, tinha sempre opção de voltar para um ambiente mais familiar e resolver isso... mas nunca seria para andar a jogar, não é para isso que quero o portátil...

Muito obrigado pelas vossas respostas, deixaram-me ainda mais sedento de informação! :p

E até é engraçado, porque peguei num mac e em poucos minutos já estava a perceber como é que funcionava... Não podemos esquecer que consegui a proeza de mudar o wallpaper em 15 minutos!!!:002:

cumps
 
(...)
E até é engraçado, porque peguei num mac e em poucos minutos já estava a perceber como é que funcionava... Não podemos esquecer que consegui a proeza de mudar o wallpaper em 15 minutos!!!:002:
(...)

Se lá estivesse ligado um rato, provavelmente terias conseguido mudar em poucos segundos. A primeira coisa que tentarias fazer era usar o botão direito na desktop e apareceria logo a opção "Change Desktop Background...".

O teu erro com o botão único é comum em quem nunca usou. :)
 
Back
Topo