Curosidade:Tema clássico

Eu :) E se queres saber porquê, performance...

O meu sistema não tem problemas nenhums em suportar Luna/Royale/Royale Noir/etc, mas o utilizador tem um embrulho de tripas de cada vez que se lembra que estaria a gastar preciosos milisegundos e tempo de CPU só para ter meia duzia de coisitas (não têm outro nome...).

E não, não depende da máquina como alguem pode ter a tentação de dizer. Metendo uma máquina "maior" para tapar o fosso continuas a ter o Classic muito mais rápido que o resto. Simplesmente o humano nota cada vez menos.

Se tivesses hipoteses de testar n máquinas começando em uma onde apenas o Classic fosse marginalmente utilizável e acabando em uma onde o Royale c/ efeitos fosse totalmente fluido e fosses sacando benchmarks ao GUI com precisão vias que a unica coisa que mudou foi a perceptibilidade para o humano. A máquina continuaria a registar a mesma diferença de performance e uso de recursos.

Btw, isto é com os efeitos todos desligados. Se os ligas então o fosso entre o Classic e os outros alarga exponencialmente.

E para quem ache que não faz diferença, se cada alt-tab demorar mais .250ms digam lá quantos s egundos perderam inutilmente ao fim do dia? ;)
 
tem sempre relevanância...

s usares por exemplo Word, crias um documento com muito texto e muitas imagens, por exemplo, se tiveres o classico vai ser mais rapido a visualizar/editar esses docuentos...

porque? os dados estão todos na memoria (RAM)... e não na memoria virtual do windows (disco rigido). e a RAM é mais rapida...

se a RAM tem mais espaço, mais dados do teu documento vão estar lá...

espero ter esclarecido... fkb
 
Nem é só por ai. A bronca maior é que os themes avançados precisam de fazer muito mais trabalho para se "desenharem" (efeitos, transparencia, sombras, etc).

O Classic é pura e simplesmente uns poucos linha+rectângulo+texto, executados por norma directamente na placa gráfica.

E tens de te lembrar que existe um "efeito cumulativo". Se o theme aplicar visual styles a tudo (janelas, botões, etc...) tudo é desenhado mais devagar.

Agora dito isto, nada como experimentar :) Andas uns dias com Royale + Efeitos, passas depois para Royale Noir sem efeitos e finalmente passas para o Classic. Se não "sentires" a diferença, usa o que quiseres pq não sentes o "lag".

Como se costuma dizer, é a diferença entre o piscar de olhos e o bater do coração...
 
de qq maneira não me digam que o tema estilo xp carrega o computador...

É muito relativo. Nos PC's bem equipados, essas pequenas adições não produzem uma diferença notória a nível de utilização.
Não te podes é esquecer que muitas pequenas adições tornam-se numa grande adição até chegares ao ponto de teres o sistema a consumir mais memória para programas abertos em background e cache prefetch do que para aquilo que estás realmente a fazer.

Anyway, como disse, é muito relativo...
Apenas a título de exemplo, em 2002, era o Windows XP uma criança, :D consegui a proeza de instalá-lo, imagina, num PC com um AMD K6 de 450 MHz e 56 MB de RAM (sim, leste bem :D). Como é óbvio, a simples tarefa de abrir um directório tornava-se hercúlea. :P
Nesse caso, o simples facto de ter um wallpaper tornava o sistema extremamente lento, agora imagina um tema...

Agora, mesmo não havendo diferença notória nos computadores actuais, ela existe. Como disse o nelsondac, é sempre relevante para qualquer tarefa a quantidade de memória disponível.
Mas se conscientemente não sentes diferença nos tempos de utilização e achas o tema clássico feio (verdade seja dita, não é muito bonito :P), usa outro...
Quem sabe até trabalhas melhor :D
 
mas voces usam windows blinds e cenas assim?

usem antes uxpatcher k não usa mais memória do k os temas "normais"..

Nope, estamos mesmo só a discutir os themes "normais". E niguem se está a queixar assim tanto de memória consumida e sim de diferenças de performance. Quer por maior lentidão (ou pior tempo de resposta...) quer por consumo extra de CPU/GPU.
 
Como adepto da filosofia K.I.S.S. também o uso no meu PC lá de casa, com uns tweaks adicionais no render das janelas.
Claro que de vez em quando lá tenho de ouvir uns comentários depreciativos do tipo "Tu e a mania dos recursos" :rolleyes:

Em Linux, curiosamente, costumo ter mais efeitos visuais ligados.
 
Última edição:
Em Linux, curiosamente, costumo ter mais efeitos visuais ligados.

Já sei que é pedir chuva com este post, mas em relação a esse ponto, a verdade é que estás a fazer a escolha entre lento e um bocadito mais lento. Não tens a hipotese de rápido de um modo ou de outro.

Por muito rápido que o teu wm seja (leia-se Fluxbox...) não pode fazer muito para resolver a desgraça gelatinosa que X se tornou. Claro que tem mais funcionalidades que a layer GUI do Windows, mas será que no computo geral se ganhou algo ou perdeu algo?
 
Back
Topo