1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Curso de Engenharia Informática - Helpz!

Discussão em 'Programação' iniciada por Impaction, 12 de Dezembro de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 2143)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Impaction

Impaction Power Member

Boa noite pessoal, o que se passa é o seguinte: Há uma altura na vida de qualquer pessoa onde se tem de decidir o que se irá fazer na sociedade. Bom essa altura chegou e penso que o curso de engenharia informática seria uma boa aposta visto que gosto muito de computadores, e ainda para mais o meu projecto de final de ano em Área de Projecto é um jogo criado em Flash pelo que requer um pouco de conhecimento acerca de programação.

O meu problema é que não tenho conhecimentos quase nenhuns em termos de programação. O que acham que devo fazer para ter uma ideia do curso onde me vou meter, e acham que me devo começar a iniciar na programação. Se sim, de que modo. Já andei a pesquisar por aqui no fórum mas não se o que devo ler para este curso.

Agradeço toda a ajuda que possam prestar,

Cumps.

2. Tomb4000

Tomb4000 Power Member

Se tens gosto tens vontade de praticar ou aprender (claro que as vezes uma pessoa tem preguiça), se não tens gosto não vais meter-te num curso de engenharia informática.

Este é o meu concelho.

3. Impaction

Impaction Power Member

Com certeza que gosto de aprender, aliás, o que me motiva é que iria aprender a fazer uma coisa que realmente gostaria, pois acho fascinante o "mundo" da programação. O meu único medo é o de esta aparente realidade não passar apenas de uma parte muito superficial do que é, de facto, a programação.

Não aconselhas nada que possa experimentar para ter uma ideia do que se faz num curso deste tipo? Se não houver nada, um exemplo do quotidiano basta, como o que fazem durante o dia :)

4. Provenzano

Provenzano Power Member

pah, entrei em informatica na UM. O curso e espectacular, tem e um "defeito". É exigente de mais. Se queres trabalhar anda para cá. Agora conta k tmb vais ter mta matematica :( O k este ano ando a dar é haskell. Procura sobre isso em http://haskell.org E pensa muito nisto: Será que queres passar a vida a frente de um pc?

5. Tomb4000

Tomb4000 Power Member

O curso vai ter várias fases.
    Primeiro ano de certeza, vais estudar um pouco de tudo, matematicas, estatisticas, electrotecnias, fisicas, sistemas digitais, fundamentos de sistemas operativos e claro noções de algoritmia, depois vêm também as telecomunicações, arquitecturas de computadores, redes, bases de dados e no meio disto tudo programações em várias linguagens, depende dos estabelecimentos de ensino que optam mais por uma ou outra linguagem ou plataforma.

Na vida profissional tens muita escolha relacionada com a informática, vais para o que gostas e mais e melhor sabes fazer e claro o que mais gosto te proporciona.

Eu sou programador/analista PL/SQL, bastante junior ainda. :P :007:

Para já aconcelho a fazer uns programitas em c, depois em c++ para interiorizar o conceito de programação por objectos e depois, bem depois já nao tenho que te dizer mais nada, tu lá vais... á tua vida :D

6. Impaction

Impaction Power Member

Eu também gosto muito de matemática, este ano com as combinações e probabilidade é que me encontro com mais dificuldade xD isto é tudo menos matemática. Essa afirmação pode ser demasiado extrema, claro que não vou passar a vida literalmente à frente de um pc, mas estou ciente que a minha área de trabalho será quase exclusivamente dedicado ao software. Gosto também bastante de criar coisas, independentemente do que seja. há uns tempos fiz uma calculadora num programa que usava C++ e fiquei todo contente. :D

Cumps

7. Impaction

Impaction Power Member

Muito obrigado pelas palavras sábias :) Vejo que é necessário aprender o próprio conceito de "computador" num ponto de vista muito mais científico. A faculdade que espero ingressar é a nova de lisboa, na margem sul. Agora, se me dão licença, vou então procurar aprender aos poucos a linguagem c e c++ :D. Ah, mas por favor continuem a deixar opiniões e, no mínimo, palavras de encorajamento xD.

Mais uma vez obrigado Tomb4000.

Cumps.

8. Tomb4000

Tomb4000 Power Member

Ora essa. :P :o

Um abraço.

9. xuxaki

xuxaki Power Member

Vejo que gostas bastante de programação e tens vontade de aprender. Só por isso, e já que estás com "dúvidas" e TENS de escolher, o meu conselho é ires em frente com o curso de Eng Informática.

Quando entrei (na Faculdade de Coimbra) não sabia NADA de programação... Sim, mesmo nada, não sabia o que era um "print" ou um "if"... E quando entrei, não tínhamos nenhuma cadeira a ensinar essas coisas... Era suposto já saberes algo. Mas acho que no ano passado ou ha 2 anos já introduziram cadeiras de iniciação básica. Agora já sei uns ifs e o que é um print e estou no mestrado e estou a gostar bastante :)

É verdade o que já disseram: muito esforço, muito trabalho, às vezes injustamente recompensado é verdade... Já não podes ver aquilo à frente, mas não deixa de ser interessante!

Exemplo do dia a dia:
    MSN -> gerir as ligações, envio de ficheiros, tratamento de falhas, abordagem adequada...

Enfim, depois de perceberes como funciona e saberes fazer algumas coisas, podes ir por onde gostares mais!

Espero ter ajudado, e BOA SORTE ;)

Última edição: 13 de Dezembro de 2008
  10. Impaction

Impaction Power Member

Muito obrigado pelo teu apoio e conselhos xuxaki, foram mais úteis do que possas pensar. Já percebi que por mais curioso que esteja e desejoso de aprender, o melhor é ir devagar e levar as coisas com calma. No entanto é necessário trabalhar muito e nunca desistir, mas como diz o ditado, quem corre por gosto não cansa :).
    Uma questão, já agora, entre manutenção e criação de software, independentemente de qual que seja, é mais fácil a manutenção ou a sua criação? Pergunto isto porque quem arranja tudo cá por casa sou eu xD, se for esse o caso é o melhor emprego do mundo xD.

Cumps. ;)

11. OubeLa

OubeLa Power Member

Engenharia informática não se restringe a programar, por isso tirar este curso não quer dizer passar a vida em frente de um pc. Para isso existem os programadores. Obviamente que um engenheiro informático pode desempenhar estas funções, mas certamente que quem tira este curso não vai só à procura de bater a tecla :001:

12. Impaction

Impaction Power Member

Concordo, até porque também me interesso muito pela componente "hardware" dos pc's. Espero conseguir contactar com tudo um pouco de modo a poder escolher o que mais me agrada.

13. xuxaki

xuxaki Power Member

lol
    Certamente que a manutenção/reparação de software a nível profissional não tem mesmo nada a ver com o que tens feito em casa :)
    Na minha opinião, é muito mais interessante e "fácil" construção de software do que manutenção, que é chato e pode ser mesmo muito difícil.
    Imagina, vais fazer manutenção dos servidores de uma empresa qualquer. Não é chegar lá e sabes tudo :P Tens uma longa tarefa que é estar a ver o código existente, e perceber como é que o gajo que fez aquilo pensou... Para piorar, podes por a hipótese do gajo que fez aquilo ter um estilo de programação totalmente diferente do teu e um pouco desorganizado... Meu Deus, só de pensar, estou com arrepios!! :D

EDIT: Vi neste ultimo post que gostas de hardware... cuidado, pelo menos em Coimbra não tive quase nada de hardware... Apenas aquelas cadeiras da p*la que explicam o que é um monitor, uma gráfica... E o mais próximo da programação de hardware foi Assembly

14. OubeLa

OubeLa Power Member

Não estava a falar de hardware. O mais próximo que vais ter de hardware é microprocessadores, arquitectura de computadores e afins, com programação em Assembly. Estava a falar de Engenharia de Software, Gestão de Projectos, e tudo o que envolve estes temas, desde engenharia de requisitos, arquitectura de software, controlo de qualidade, testes, manutenção de software, modelos de gestão, etc. Isto à partida pode-te parecer muito programação, mas se calhar até nem precisas de tocar numa única tecla para muitas destas coisas. A começar pela arquitectura do sistema, os lindos diagramas UML (e ainda são alguns tipos), passado pelos requisitos, provavelmente gestão de equipas, e muitas mais coisas que nem eu sei :P Às vezes passa-se semanas sem fazer uma única linha de código, a discutir com os restantes engenheiros em frente a um quadro ou outra coisa qualquer qual a melhor arquitectura do sistema, e bastantes outras coisas.

15. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Mais uma vez me repito: o fórum de Programação não serve para discussão sobre cursos ou faculdades.
    Segue os tópicos que o Baderous mencionou, ou coloca as dúvidas no fórum Geral, que já tem tópicos abertos acerca desse assunto.

Este tópico fica encerrado.

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página