Curso de Engenharia Informática - Helpz!

Status
Fechado a novas mensagens.

Impaction

Power Member
Boa noite pessoal, o que se passa é o seguinte: Há uma altura na vida de qualquer pessoa onde se tem de decidir o que se irá fazer na sociedade. Bom essa altura chegou e penso que o curso de engenharia informática seria uma boa aposta visto que gosto muito de computadores, e ainda para mais o meu projecto de final de ano em Área de Projecto é um jogo criado em Flash pelo que requer um pouco de conhecimento acerca de programação.

O meu problema é que não tenho conhecimentos quase nenhuns em termos de programação. O que acham que devo fazer para ter uma ideia do curso onde me vou meter, e acham que me devo começar a iniciar na programação. Se sim, de que modo. Já andei a pesquisar por aqui no fórum mas não se o que devo ler para este curso.

Agradeço toda a ajuda que possam prestar,

Cumps.
 
Se tens gosto tens vontade de praticar ou aprender (claro que as vezes uma pessoa tem preguiça), se não tens gosto não vais meter-te num curso de engenharia informática.

Este é o meu concelho.
 
Se tens gosto tens vontade de praticar ou aprender (claro que as vezes uma pessoa tem preguiça), se não tens gosto não vais meter-te num curso de engenharia informática.

Este é o meu concelho.

Com certeza que gosto de aprender, aliás, o que me motiva é que iria aprender a fazer uma coisa que realmente gostaria, pois acho fascinante o "mundo" da programação. O meu único medo é o de esta aparente realidade não passar apenas de uma parte muito superficial do que é, de facto, a programação.

Não aconselhas nada que possa experimentar para ter uma ideia do que se faz num curso deste tipo? Se não houver nada, um exemplo do quotidiano basta, como o que fazem durante o dia :)
 
Com certeza que gosto de aprender, aliás, o que me motiva é que iria aprender a fazer uma coisa que realmente gostaria, pois acho fascinante o "mundo" da programação. O meu único medo é o de esta aparente realidade não passar apenas de uma parte muito superficial do que é, de facto, a programação.

Não aconselhas nada que possa experimentar para ter uma ideia do que se faz num curso deste tipo? Se não houver nada, um exemplo do quotidiano basta, como o que fazem durante o dia :)

pah, entrei em informatica na UM. O curso e espectacular, tem e um "defeito". É exigente de mais. Se queres trabalhar anda para cá. Agora conta k tmb vais ter mta matematica :( O k este ano ando a dar é haskell. Procura sobre isso em http://haskell.org E pensa muito nisto: Será que queres passar a vida a frente de um pc?
 
O curso vai ter várias fases.
Primeiro ano de certeza, vais estudar um pouco de tudo, matematicas, estatisticas, electrotecnias, fisicas, sistemas digitais, fundamentos de sistemas operativos e claro noções de algoritmia, depois vêm também as telecomunicações, arquitecturas de computadores, redes, bases de dados e no meio disto tudo programações em várias linguagens, depende dos estabelecimentos de ensino que optam mais por uma ou outra linguagem ou plataforma.

Na vida profissional tens muita escolha relacionada com a informática, vais para o que gostas e mais e melhor sabes fazer e claro o que mais gosto te proporciona.

Eu sou programador/analista PL/SQL, bastante junior ainda. :P :007:

Para já aconcelho a fazer uns programitas em c, depois em c++ para interiorizar o conceito de programação por objectos e depois, bem depois já nao tenho que te dizer mais nada, tu lá vais... á tua vida :D
 
pah, entrei em informatica na UM. O curso e espectacular, tem e um "defeito". É exigente de mais. Se queres trabalhar anda para cá. Agora conta k tmb vais ter mta matematica :( O k este ano ando a dar é haskell. Procura sobre isso em http://haskell.org E pensa muito nisto: Será que queres passar a vida a frente de um pc?

Eu também gosto muito de matemática, este ano com as combinações e probabilidade é que me encontro com mais dificuldade xD isto é tudo menos matemática. Essa afirmação pode ser demasiado extrema, claro que não vou passar a vida literalmente à frente de um pc, mas estou ciente que a minha área de trabalho será quase exclusivamente dedicado ao software. Gosto também bastante de criar coisas, independentemente do que seja. há uns tempos fiz uma calculadora num programa que usava C++ e fiquei todo contente. :D

Cumps
 
O curso vai ter várias fases.
Primeiro ano de certeza, vais estudar um pouco de tudo, matematicas, estatisticas, electrotecnias, fisicas, sistemas digitais, fundamentos de sistemas operativos e claro noções de algoritmia, depois vêm também as telecomunicações, arquitecturas de computadores, redes, bases de dados e no meio disto tudo programações em várias linguagens, depende dos estabelecimentos de ensino que optam mais por uma ou outra linguagem ou plataforma.

Na vida profissional tens muita escolha relacionada com a informática, vais para o que gostas e mais e melhor sabes fazer e claro o que mais gosto te proporciona.

Eu sou programador/analista PL/SQL, bastante junior ainda. :P :007:

Para já aconcelho a fazer uns programitas em c, depois em c++ para interiorizar o conceito de programação por objectos e depois, bem depois já nao tenho que te dizer mais nada, tu lá vais... á tua vida :D

Muito obrigado pelas palavras sábias :) Vejo que é necessário aprender o próprio conceito de "computador" num ponto de vista muito mais científico. A faculdade que espero ingressar é a nova de lisboa, na margem sul. Agora, se me dão licença, vou então procurar aprender aos poucos a linguagem c e c++ :D. Ah, mas por favor continuem a deixar opiniões e, no mínimo, palavras de encorajamento xD.

Mais uma vez obrigado Tomb4000.

Cumps.
 
Vejo que gostas bastante de programação e tens vontade de aprender. Só por isso, e já que estás com "dúvidas" e TENS de escolher, o meu conselho é ires em frente com o curso de Eng Informática.

Quando entrei (na Faculdade de Coimbra) não sabia NADA de programação... Sim, mesmo nada, não sabia o que era um "print" ou um "if"... E quando entrei, não tínhamos nenhuma cadeira a ensinar essas coisas... Era suposto já saberes algo. Mas acho que no ano passado ou ha 2 anos já introduziram cadeiras de iniciação básica. Agora já sei uns ifs e o que é um print e estou no mestrado e estou a gostar bastante :)

É verdade o que já disseram: muito esforço, muito trabalho, às vezes injustamente recompensado é verdade... Já não podes ver aquilo à frente, mas não deixa de ser interessante!

Exemplo do dia a dia:
MSN -> gerir as ligações, envio de ficheiros, tratamento de falhas, abordagem adequada...

Enfim, depois de perceberes como funciona e saberes fazer algumas coisas, podes ir por onde gostares mais!


Espero ter ajudado, e BOA SORTE ;)
 
Última edição:
Vejo que gostas bastante de programação e tens vontade de aprender. Só por isso, e já que estás com "dúvidas" e TENS de escolher, o meu conselho é ires em frente com o curso de Eng Informática.

Quando entrei (na Faculdade de Coimbra) não sabia NADA de programação... Sim, mesmo nada, não sabia o que era um "print" ou um "if"... E quando entrei, não tínhamos nenhuma cadeira a ensinar essas coisas... Era suposto já saberes algo. Mas acho que no ano passado ou ha 2 anos já introduziram cadeiras de iniciação básica. Agora já sei uns ifs e o que é um print e estou no mestrado e estou a gostar bastante :)

É verdade o que já disseram: muito esforço, muito trabalho, às vezes injustamente recompensado é verdade... Já não podes ver aquilo à frente, mas não deixa de ser interessante!

Exemplo do dia a dia:
MSN -> gerir as ligações, envio de ficheiros, tratamento de falhas, abordagem adequada...

Enfim, depois de perceberes como funciona e saberes fazer algumas coisas, podes ir por onde gostares mais!


Espero ter ajudado, e BOA SORTE ;)


Muito obrigado pelo teu apoio e conselhos xuxaki, foram mais úteis do que possas pensar. Já percebi que por mais curioso que esteja e desejoso de aprender, o melhor é ir devagar e levar as coisas com calma. No entanto é necessário trabalhar muito e nunca desistir, mas como diz o ditado, quem corre por gosto não cansa :).
Uma questão, já agora, entre manutenção e criação de software, independentemente de qual que seja, é mais fácil a manutenção ou a sua criação? Pergunto isto porque quem arranja tudo cá por casa sou eu xD, se for esse o caso é o melhor emprego do mundo xD.

Cumps. ;)
 
pah, entrei em informatica na UM. O curso e espectacular, tem e um "defeito". É exigente de mais. Se queres trabalhar anda para cá. Agora conta k tmb vais ter mta matematica :( O k este ano ando a dar é haskell. Procura sobre isso em http://haskell.org E pensa muito nisto: Será que queres passar a vida a frente de um pc?

Engenharia informática não se restringe a programar, por isso tirar este curso não quer dizer passar a vida em frente de um pc. Para isso existem os programadores. Obviamente que um engenheiro informático pode desempenhar estas funções, mas certamente que quem tira este curso não vai só à procura de bater a tecla :001:
 
Engenharia informática não se restringe a programar, por isso tirar este curso não quer dizer passar a vida em frente de um pc. Para isso existem os programadores. Obviamente que um engenheiro informático pode desempenhar estas funções, mas certamente que quem tira este curso não vai só à procura de bater a tecla :001:

Concordo, até porque também me interesso muito pela componente "hardware" dos pc's. Espero conseguir contactar com tudo um pouco de modo a poder escolher o que mais me agrada.
 
Uma questão, já agora, entre manutenção e criação de software, independentemente de qual que seja, é mais fácil a manutenção ou a sua criação? Pergunto isto porque quem arranja tudo cá por casa sou eu xD, se for esse o caso é o melhor emprego do mundo xD.

lol
Certamente que a manutenção/reparação de software a nível profissional não tem mesmo nada a ver com o que tens feito em casa :)
Na minha opinião, é muito mais interessante e "fácil" construção de software do que manutenção, que é chato e pode ser mesmo muito difícil.
Imagina, vais fazer manutenção dos servidores de uma empresa qualquer. Não é chegar lá e sabes tudo :P Tens uma longa tarefa que é estar a ver o código existente, e perceber como é que o gajo que fez aquilo pensou... Para piorar, podes por a hipótese do gajo que fez aquilo ter um estilo de programação totalmente diferente do teu e um pouco desorganizado... Meu Deus, só de pensar, estou com arrepios!! :D

EDIT: Vi neste ultimo post que gostas de hardware... cuidado, pelo menos em Coimbra não tive quase nada de hardware... Apenas aquelas cadeiras da p*la que explicam o que é um monitor, uma gráfica... E o mais próximo da programação de hardware foi Assembly
 
Última edição:
Concordo, até porque também me interesso muito pela componente "hardware" dos pc's. Espero conseguir contactar com tudo um pouco de modo a poder escolher o que mais me agrada.

Não estava a falar de hardware. O mais próximo que vais ter de hardware é microprocessadores, arquitectura de computadores e afins, com programação em Assembly. Estava a falar de Engenharia de Software, Gestão de Projectos, e tudo o que envolve estes temas, desde engenharia de requisitos, arquitectura de software, controlo de qualidade, testes, manutenção de software, modelos de gestão, etc. Isto à partida pode-te parecer muito programação, mas se calhar até nem precisas de tocar numa única tecla para muitas destas coisas. A começar pela arquitectura do sistema, os lindos diagramas UML (e ainda são alguns tipos), passado pelos requisitos, provavelmente gestão de equipas, e muitas mais coisas que nem eu sei :P Às vezes passa-se semanas sem fazer uma única linha de código, a discutir com os restantes engenheiros em frente a um quadro ou outra coisa qualquer qual a melhor arquitectura do sistema, e bastantes outras coisas.
 
Última edição:
Mais uma vez me repito: o fórum de Programação não serve para discussão sobre cursos ou faculdades.
Segue os tópicos que o Baderous mencionou, ou coloca as dúvidas no fórum Geral, que já tem tópicos abertos acerca desse assunto.

Este tópico fica encerrado.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo