Curso de Informática e Empregos

te-x

Power Member
Boas, vou entrar para o 12º ano este ano e ando a começar a ver as Universidades. Escolhi umas que mais me agradam (U. Minho, U. Aveiro e, talvez, o técnico). Das poucas pessoas com quem já falei soube que quem faz o curso no técnico normalmente arranja emprego (falei com um ex-aluno de lá, e toda a sua antiga turma tem emprego nesta área).
Gostava de saber como e que é em relação a outras universidades, principalmente a do Minho porque se tiver um boa procura deve ser a minha escolha.

Mesmo que não me saibam responder, se souberem de um site ou outra maneira para eu procurar, agradeço :)

PS: Não criei o tópico para criar flames lol
 
emprego neste país so tem dois modos ...

ou és grande cromo e cai-te tudo aos pés ...

ou estás no sitio certo á hora certa ..

tudo o resto é paisagem .. qt mais pensar a longo prazo .. o q é verdade hoje pode não ser amanhã ... então com bolonha nem vale a pena comentar ....
 
Não "apoc",enganas-te...sao tres modos...:
1º ou és grande cromo e cai-te tudo aos pés ...
2º ou estás no sitio certo á hora certa ..
3º ou tens cunhas (que é como funcionam a maioria das coisas neste país)
:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

CuMpZ
 
cunhas não vale a pena .... a independente vai fechar ...

pois realmente tinha-me esquecido dessa 3ª .... a mais válida no momento ...
 
Ah pois...:lol:

o meu irmao teve sorte, tirou um curso de informatica (estou a acabar o mesmo curso,final de setembro) e encontrou emprego, demorou dois ou tres mesitos mas conseguiu entrar pa dell que tem o callcentre na espanha...:007:

CuMpZ
 
Bom agora com bolonha todos temos acesso ao estágio profissional de 6 meses que já é remunerado, depois disso logo se vê mas o que está em voga é mesmo o factor C!!!

PS: factor C -> Cunha :lol:
 
Eu quero ir pra LEI na UMinho...
A praxe dizem que é 5* :D
E as instalações são muito boas, fui lá há uns meses...

P.s: também estou como tu, vou pro 12º pro ano
:wink:
 
Tambem vou para o 12º ;D e quero seguir informatica. Pelo que andei a informar-me as melhores para este curso em portugal é FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e a da UM (Universidade do Minho).

No entanto na FEUP tens muita saida, pq ainda à 2 anos a microsoft foi lá e fez um concurso e quem ganhasse (por melhores notas e uns exames que tinhas que fazer) ia fazer estágios com eles, ainda agora que existe um acordo entre a FEUP e o MIT ( Massachusetts Institute of Technology ) que é mais facil para depois ires para lá fazer estágios.

Ou seja 1º lugar : FEUP
2º Lugar : UM


Em termos de "futuro", na minha opnião
 
Estou a acabar o curso de ET em Aveiro. Falta-me uma disciplina que é para ser feita em Julho e nunca pensei chegar a esta fase e estar como estou.
Neste momento tenho em mãos 3 propostas de trabalho (aqui na zona de Aveiro) e uma bolsa de investigação. Tenho 1-2 semanas para dar uma resposta. já recusei algumas entrevistas em Lisboa e no porto, embora não passassem de entrevistas, podem ser elucidativas do interesse do mercado por nós. Do que tenho visto dos meus colegas que está previsto acabarem este ano, tb já estão todos mais ou menos encaminhados. Ou seja, em Aveiro as saídas profissionais não são problema...
Atenção que não sou nenhum cromo (media de 13) e nem tenho cunhas, sistemas que repudio por completo...

Já agora a área de informática/software está a começar a ficar lotada e assim as empresas estão a pagar mal e a exigir mto, visto começar a existir mta oferta...
 
Última edição:
UMinho é a melhor! Basta eu andar lá! :x2:

LEI - Licenciatura em Engenharia Informática (a remodelação da muito afamada LESI - Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática) é um bom curso. Tens esse e LCC - Licenciatura em Ciências da Computação que também é muito bom. A diferença entre estes 2 está no facto de que num formas-te para seres Engenheiro e no outro não, logo em LEI vais ter cadeiras como Física, Electromagnetismo, etc que não tens em LCC (penso eu...).
Do que posso dizer sobre LEI (no qual eu ando :)), é um curso que tem muito bons docentes, experientes e que percebem realmente do que estão a falar, alguns deles já participaram em grandes projectos de investigação e digo-te que podes aprender muito com eles. A estrutura curricular envolve muitas cadeiras de matemática (Cálculo, Lógica...) que são puxadinhas de fazer mas com algum esforço fazem-se na boa, tens cadeiras de informática onde abordas todos os conceitos relacionados com linguagens de programação, redes, bases de dados etc. Até agora já aprendi Haskell, C, Java, Prolog, Assembly entre outras, com principal incidência no C e Haskell (UMinho: Os melhores na programação funcional:007:). Na antiga LESI, o curso era bastante completo e formava-te bem para o mercado de trabalho (leia-se "bem", porque já se sabe que é muito diferente!), agora com Bolonha, em LEI, o curso é apenas de 3 anos, mas depois podes seguir 2 anos de mestrado, com várias opções à tua escolha como Bioinformática, Engenharia de Redes e Serviços, Tecnologia e Protocolo de Infra-Estrutura, Computação Móvel e Ubíqua, Análise e Concepção de Software, Métodos Formais em Engenharia de Software, Engenharia de Linguagens, Computação Paralela Distribuída, Sistemas Inteligentes, Engenharia do Conhecimento, Programação e Verificação, Criptografia e Segurança dos Sistemas Informáticos, Sistemas Distribuídos, Engenharia de Aplicações, Computação Gráfica, Sistemas de Suporte à Decisão. As propostas de estágio SPAMMAM-TE O MAIL! Understand?!

Para além do curso é preciso ver o ambiente académico. Na minha opinião há 3 locais onde o ambiente académico é do melhor: Coimbra, Porto e Minho (Braga e Guimarães). Aqui há festas todas as semanas, o pessoal é do melhor, o convívio, as Tunas, etc é tudo 5 estrelas, te garanto!
E depois claro, há A PRAXE! Que diga-se é a melhor parte! Quanto a isso, não se preocupem pois ficaram bem entregues. A praxe de LESI / LEI é conhecida em toda a academia minhota por ser a melhor praxe que se pode ter. Posso-vos garantir que ficam com um amor ao curso maior que ao amor que vocês tem às vossas mães, pais, cães, pcs, gajas, tudo! O espírito é muito bom! Não há nada como ser caloiro de LEI acreditem, é o melhor ano das vossas vidas! Aconselho-vos!

PS: Este assunto já foi discutido numa thread antiga, procurem que têm lá mais pessoal a falar sobre isto, sobretudo o vosso caso que querem vir para o minho.
 
Última edição:
E depois claro, há A PRAXE! Que diga-se é a melhor parte! Quanto a isso, não se preocupem pois ficaram bem entregues. A praxe de LESI / LEI é conhecida em toda a academia minhota por ser a melhor praxe que se pode ter. Posso-vos garantir que ficam com um amor ao curso maior que ao amor que vocês tem às vossas mães, pais, cães, pcs, gajas, tudo! O espírito é muito bom! Não há nada como ser caloiro de LEI acreditem, é o melhor ano das vossas vidas! Aconselho-vos!
Já li isto dito por gajos de outros cursos...
Estou mortinho por ser praxado
:D:D:D:D
 
A tua sorte (ou azar!) é só ires agora para o 12º, porque se fosse entrar agora para o Ensino Superior, ias ser calorosamente acolhido por mim e pelos meus colegas e ias adorar! :007:
Melhor sorte terão os que vão entrar este ano! Se quiseres saber mais faz-nos uma visitinha na altura das matrículas e na semana seguinte, para ficares com água na boca! Bom mas não desviemos o rumo da conversa, escolham LEI na UMinho! :kfold:
 
Eu ainda vi uns a serem praxados em Fevereiro/Março quando lá fui...

A cantarem as músicas "Tenho uma pila que pina" e outras que ja nao me lembro...
Brutal
:D
 
Eu já tive a ler essa antiga thread (acho que estamos a falar da mesma) e se não existisse nada a seguir à Universidade ia para o minho :D, mas como convem arranjar trabalho depois do curso ando mais preocupado porque muita gente me diz "técnico é técnico", e coisas assim...
Brevemente vou estar com um stor aí do minho, que se não me engano dá mecânica, para falar com ele, pode se que me ajude :)


Não sou muito cromo (tambem podia ser menos, lol) mas tenho média suficiente (16,5 com especifica a matemática, tenho 18).
Se for mesmo para o Minho fico á espera dessas tais praxes :joker:
 
Última edição:
Eu já tive a ler essa antiga thread (acho que estamos a falar da mesma) e se não existisse nada a seguir à Universidade ia para o minho :D, mas como convem arranjar trabalho depois do curso ando mais preocupado porque muita gente me diz "técnico é técnico", e coisas assim...

Se eu te disser que o meu mail da universidade está inundado com propostas de estágio e ofertas de emprego, que até já atingiu as 19 páginas, chega?! E se te disse que no Departamento de Informática se encontra um dossier (um ou mais!) com um monte enorme de empresas à procura de pessoal recém-licenciado, chega?! Se eu te disser que algumas dessas empresas chegam a requisitar aos 20 e 30 licenciados de cada vez, chega?! E se te disser que mesmo antes de acabares o curso, já podes ter a sorte de conseguir um emprego?! Acredita no que te digo, quer LEI quer LCC aqui têm muita saída, arrisco-me a dizer que têm mais de 80% de probabilidades de arranjares logo uma empresa para o primeiro emprego! E lembra-te que por cada 120 caloiros que entram em cada ano, só 20 ou 30 dos que já lá andam acabam o curso nesse mesmo ano! 120 caloiros, para 20 finalistas! Ambos os cursos são bastante difíceis, aliás são considerados os cursos mais difíceis da UMinho (não há cá Medicinas nem coisas dessas que isso é só alapar o traseiro em casa e marrar!), por isso no ano em que saíres finalista (da licenciatura de 3 anos, ou licenciatura + estágio) é quase certo que terás emprego. E só não digo que é certo para não ferir a susceptibilidade de outrem eheh...
Se calhar estás a ser atraído pela palavra "técnico" que te está a influenciar um pouco, mas acredita que formação aqui não te falta!
Se mesmo assim estiveres com dúvidas basta procurares falar com pessoas das empresas de informática e perguntar o que eles acham da LESI/LEI e MCC/LCC, e dos licenciados que delas saem...acredita que vais sair com muito boa impressão!
 
Se eu te disser que o meu mail da universidade está inundado com propostas de estágio e ofertas de emprego, que até já atingiu as 19 páginas, chega?!


Dessas 19 paginas depois de bem analisado são poucas as propostas que interessam. Eu que nao sou da área de informática ja tive varios contactos para ir para essa área, os quais recusei, pois eram todos precários e mal renumerados, tendo em conta as exigencias e objectivos...
 
Baderous, obrigado pela resposta! Mesmo que o que o caprr disse seja verdade, já dá para ver que existe procura e algumas dessas propostas devem ser boas (espero eu :-D).

Este ano fui ao Forum Estudante (para quem não conhece é um espécie de feira/exposiçao de muitas universidades do país e estrangeiro) e quando fui à "tenda" da Universidade do Minho disseram-me que a partir do ano lectivo 2007/2008 a licenciatura de 3 anos passa a ser Licenciatura+Mestrado que no total dá 5 anos. Alguém sabe alguma coisa sobre isto?
 
Back
Topo