Curso de Informática e Empregos

Baderous, obrigado pela resposta! Mesmo que o que o caprr disse seja verdade, já dá para ver que existe procura e algumas dessas propostas devem ser boas (espero eu :-D).

Este ano fui ao Forum Estudante (para quem não conhece é um espécie de feira/exposiçao de muitas universidades do país e estrangeiro) e quando fui à "tenda" da Universidade do Minho disseram-me que a partir do ano lectivo 2007/2008 a licenciatura de 3 anos passa a ser Licenciatura+Mestrado que no total dá 5 anos. Alguém sabe alguma coisa sobre isto?

vai á pagina da UA que em la essa info toda detalhada.
 
A antiga licenciatura chamava-se LESI - Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática, e essa era de 5 anos. Mas com o processo de Bolonha, o curso foi remodelado, passou a chamar-se LEI - Licenciatura em Engenharia Informática, e passou a ser apenas de 3 anos de licenciatura. Depois de acabares a licenciatura, podes optar por ir trabalhar, ou podes continuar os estudos fazendo um mestrado de 2 anos. Ou seja, o que te disseram é que agora o curso chama-se LEI e em vez de serem 5 anos de licenciatura, são 3+2 (Licenciatura+Mestrado). Compreendes?
 
Eu perguntei mesmo se o curso ia ser de mestrado integrado, e ela disse-me que a partir do próximo ano ia ser, não é a mesma coisa que estás a dizer. Mas não encontro nada no site por isso pode ser que ela estivesse errada >(
 
A questão do mestrado ser integrado ainda está por decidir porque a decisão de ser ou não, depende do Sr. Mariano Gago (Ministro do Ensino Superior) ou da Ordem dos Engenheiros, agora não te sei dizer ao certo de quem é a responsabilidade, mas é de um destes. A questão é um tanto quanto complicada, sei que para já acho que ainda não é integrado. Mas o director de curso e os directores do Departamento de Informática andam a esforçar-se par que tal seja possível, por isso há uma grande hipótese de quando lá chegares, o mestrado já seja integrado. Não vale a pena irritares-te com a gaja porque ela sabe tanto ou menos que nós...

Quando me refiro a mestrado integrado, falo sobretudo no valor das propinas, que é isso que interessa...
 
boas , alguém me sabe dizer algum site com mais informação acerca destes cursos ! Para o ano vou po 12º e se tudo correr bem vou ter escolher o que vou fazer, estou meio indeciso e algo na área de informática é de ponderar.

Esse tal forum estudante , tem coisas intressantes ? alguem me podia dar o endereço
 
Sobre LEI tens este: http://lesi.di.uminho.pt/index.php?lei com vários documentos para leres.
Tens o site da UMinho se quiseres vir para cá e mais isto e o site do Departamento de Informática. Agora não me consigo lembrar de mais nenhum sítio onde possas arranjar mais informação, mas tu depois também te orientas. Nas escolas costumam fazer uma feira de empregos ou lá como se chama por volta do 3º período, aproveita isso também e retira informações.
 
O Forum estudante foi uma feira na FIL, em Lisboa, e penso que já acabou. Para o ano não vai haver porque é apenas de 2 em 2 anos.
 
ok , obrigado

Sim , na minha escola já houve uma dessas feiras , onde vão varias instituições , divulgar o que se faz nas escolas deles mas nunca apareceu la nada do tipo
 
Só uma duvida rápida , no curso de LEI, é difícil entrar ? , há muita gente a ficar para trás ?

pelo que percebi o mínimo para se candidatar é 9.5, não que a minha não chegue aos 9.5 ( mas não sou nenhum " marrão " , de tirar 18 a tudo )
 
Portanto se passares nos exames todos logo à primeira, ou seja, se não tiveres reprovado em nenhum, e se tiveres uma média na volta dos 13 / 14, é quase seguro que entras. Se tiveres que repetir algum exame, o caso fica mais complicado, porque as vagas costumam ficar todas preenchidas na 1ª fase da candidatura. O ano passado por exemplo, apenas sobrou uma vaga para os alunos que se candidataram na 2ª fase (porque um dos alunos que tinha entrado na 1ª fase não se tinha matriculado) e, o aluno que entrou na 2ª fase tinha média de 16.8 se não me engano! Portanto aconselho-te que te apliques nisso, não precisas de ser um génio, mas se conseguires passar a tudo à primeira, estás quase cá dentro! Para mais informações consulta: http://www.acessoensinosuperior.pt/ onde podes consultar as médias dos últimos colocados nos últimos anos!

PS: http://www.acessoensinosuperior.pt/detcursopi.asp?codc=9119&code=1000
 
Última edição:
Baderous po ano (lectivo) ainda tàs na Uminho?
Se tirar 9,5 no exame a matemática vou para LEI, e se tiveres lá, talvez eu consiga antecipadamente que tenhas, va lá, misericórdia da minha pessoa...
queres um cafézinho ou uma cervejita... :beerchug: :-D
Isto porque voçes insinuam que são duros...
E já agora orienta-me aí porque eu vou do Secundário Geral e não pesco nada do que me espera...

P.S- Tive a ver o HAKA de LESI (no youtube)e fiquei speechless....
 
YEEEEEE!!!! A minha primeira "besta" (sem querer ofender ninguém, nem quebrar nenhuma regra do fórum)!!!

Se para o ano ainda estou lá?! :lol:
Claro que vou estar lá! Vou estar lá à espera de jovens prontos para serem integrados! :D

Mas pronto falando a sério, aquilo que te espera basicamente é:
- Cadeiras de Física (não muitas, 1 ou 2), mas não é Física do 12º, ao que parece, agora com a reestruturação Bolonhesa é leccionada Física Moderna (não te posso dizer do que se trata porque já fiz as cadeiras de Física do 1º ano, antes da entrada em vigor de Bolonha)
- BASTANTES cadeiras de Matemática
- BASTANTE Programação
- Outras coisas mais...

É assim, eu não quero desmoralizar ninguém, mas há certas coisas que têm que ser ditas:
1º- Não venhas para LEI por influência de amigos. Tenho amigos meus que vieram da minha turma do Secundário por influência (ah e tal este também vai não sei quê...) e que, ou mudaram de curso, ou ainda vão mudar!
2º- Não penses que vens para LEI, para andar a brincar no MSN, fóruns, gravar dvds e coisas do género (isto só se faz nas aulas :D). Muita gente deixa-se enganar pela palavra Informática, por isso aconselho-te a veres o plano curricular de LEI e a informares-te sobre os conteúdos. Eu que vim do Geral também, sofri um choque, porque apesar de saber que ia encontrar muitas dificuldades, não consegui adaptar-me muito bem à programação...mas com esforço lá se vai fazendo...mas também eu não tinha bases nenhumas de programação, não sei se acontece o mesmo contigo.
3º- Vais ter muito tempo para beber cervejas...:002:

PS: Qualquer dúvida em particular que tenhas, manda PM, já tirei muitas dúvidas ao alligator, não tenho problema nenhum em tirar a outra pessoa.
PSS: Viste qual haka? O deste ano ou do ano passado? O do ano passado foi brutal!! Porque eu estava lá :007:!! Gostavas de aprender? Não hesites em vir para LEI! Aprendes isto e muito mais!!
 
YEEEEEE!!!! A minha primeira "besta" (sem querer ofender ninguém, nem quebrar nenhuma regra do fórum)!!!

Se para o ano ainda estou lá?! :lol:
Claro que vou estar lá! Vou estar lá à espera de jovens prontos para serem integrados! :D

Mas pronto falando a sério, aquilo que te espera basicamente é:
- Cadeiras de Física (não muitas, 1 ou 2), mas não é Física do 12º, ao que parece, agora com a reestruturação Bolonhesa é leccionada Física Moderna (não te posso dizer do que se trata porque já fiz as cadeiras de Física do 1º ano, antes da entrada em vigor de Bolonha)
- BASTANTES cadeiras de Matemática
- BASTANTE Programação
- Outras coisas mais...

É assim, eu não quero desmoralizar ninguém, mas há certas coisas que têm que ser ditas:
1º- Não venhas para LEI por influência de amigos. Tenho amigos meus que vieram da minha turma do Secundário por influência (ah e tal este também vai não sei quê...) e que, ou mudaram de curso, ou ainda vão mudar!
2º- Não penses que vens para LEI, para andar a brincar no MSN, fóruns, gravar dvds e coisas do género (isto só se faz nas aulas :D). Muita gente deixa-se enganar pela palavra Informática, por isso aconselho-te a veres o plano curricular de LEI e a informares-te sobre os conteúdos. Eu que vim do Geral também, sofri um choque, porque apesar de saber que ia encontrar muitas dificuldades, não consegui adaptar-me muito bem à programação...mas com esforço lá se vai fazendo...mas também eu não tinha bases nenhumas de programação, não sei se acontece o mesmo contigo.
3º- Vais ter muito tempo para beber cervejas...:002:

PS: Qualquer dúvida em particular que tenhas, manda PM, já tirei muitas dúvidas ao alligator, não tenho problema nenhum em tirar a outra pessoa.
PSS: Viste qual haka? O deste ano ou do ano passado? O do ano passado foi brutal!! Porque eu estava lá :007:!! Gostavas de aprender? Não hesites em vir para LEI! Aprendes isto e muito mais!!

Depois de ver um HAKA o Sr.Engenheiro acha que eu iria resistir e não ia ver mais nenhum?
Vi-os todos, e fiquei Maravilhado com todos (um deles até tavam todos de fatinho, he he).
O meu vizinho anda em Informática de Gestão em Guimarães mas eu só para ser melhor que ele vou pa LEI....:002:
Isto para dizer que não vou por influência e tenho orgulho em dizer que vou para um dos cursos mais difíceis que existe (sinceramente não me assusta a dificuldade, antes pelo contrário) o meu problema baseia-se em eu ainda não saber muito de programação isto porque ainda a acho um bocadinho chata ( é só o impacto inicial porque sou um home das ciências, matemática mais precisamente e como em matemática só se gosta quando se percebe).
Confesso que ainda tive em dúvida com CC mas vai pra segunda opção....

P.S Claro que quero aprender o HAKA, só não percebo como vai ser agora, antes era ENGENHARIA..... SISTEMAS, agora vamos berrar o quê?
 
eheh o Haka de fato, que saudades...
Informática de Gestão (agora chama-se LTSI: Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação) também é um bom curso, mas é mais virado para a Gestão, se bem que também tem programação mas nada de muito complicado. LCC é digamos que "concorrente" a LEI.
Se gostas de matemática como dizes, então não deves ter grande dificuldade nessas cadeiras. A programação é interessante, e com o tempo e persistência vai-se lá. Vais apanhar O REI :D do Departamento de Informática na primeira cadeira de programação, que só com as piadas que o homem manda (aquilo é um humor do melhor!), já ficas mais que motivado para aprender!

PS: Esses pormenores se queres saber, vais ter de esperar até Setembro...agora concentra-te é nos estudos, que vais ter muito tempo para ficares a pensar na praxe!
 
eheh o Haka de fato, que saudades...
Informática de Gestão (agora chama-se LTSI: Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação) também é um bom curso, mas é mais virado para a Gestão, se bem que também tem programação mas nada de muito complicado. LCC é digamos que "concorrente" a LEI.
Se gostas de matemática como dizes, então não deves ter grande dificuldade nessas cadeiras. A programação é interessante, e com o tempo e persistência vai-se lá. Vais apanhar O REI :D do Departamento de Informática na primeira cadeira de programação, que só com as piadas que o homem manda (aquilo é um humor do melhor!), já ficas mais que motivado para aprender!

PS: Esses pormenores se queres saber, vais ter de esperar até Setembro...agora concentra-te é nos estudos, que vais ter muito tempo para ficares a pensar na praxe!

Realmente tenho exame amanhã... não me apetece estudar... que enfado....zzzzzzzzzz
A propósito BESTAS?
Em relação às cervejas, vão ter que me mudar muito, porque não gosto de alcool...:-D
Não é por acaso que me chamo Berto (beto)... muahahaha (sem exageros, sou home pa fazer porcarias):007:
Fui uma vez (este ano) à uminho ter "aulas" e teve lá um professor a contar umas piaditas:

Só existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem números binários e as que não conhecem

Isto pa uma camada de gajos que não percebem nada d informática ( mas ele riu-se, sozinho e a olhar po quadro, enquanto escrevia), vai-se lá saber.....
Depois mando-te PMs se tiver dúvidas pa não investar o topico com coisas um bocadinho discrepantes do tópico... mas já agora tem mal ser muito alto (tipo o maior deles todos)?? ouvi falar do Ponto ou assim...
(Oh no you create a post paradox....):002:
 
Isto até era fixe de se ler se eu conseguisse abrir mais de metade das threads! Só consigo abrir a 2ª, o resto não dá, deve ser por ainda ser Membro. Queria ir lá mandar uns bitaites sobre praxe:002:
 
A questão do mestrado ser integrado ainda está por decidir porque a decisão de ser ou não, depende do Sr. Mariano Gago (Ministro do Ensino Superior) ou da Ordem dos Engenheiros, agora não te sei dizer ao certo de quem é a responsabilidade, mas é de um destes. A questão é um tanto quanto complicada, sei que para já acho que ainda não é integrado. Mas o director de curso e os directores do Departamento de Informática andam a esforçar-se par que tal seja possível, por isso há uma grande hipótese de quando lá chegares, o mestrado já seja integrado. Não vale a pena irritares-te com a gaja porque ela sabe tanto ou menos que nós...

Quando me refiro a mestrado integrado, falo sobretudo no valor das propinas, que é isso que interessa...

Baderous , já sabes se este ano vai ser mestrado integrado ou continua a licenciatura? Era bom que fosse com o MI..! Ouvi falar disto no exames.org, e numa pesquisasita vim ter aqui.. Desculpem o desenterranço :x2:
 
Hello...
Realizei uma breve procura no forum com as keywords "curso", "informática", "faculdade"... E apesar de encontrar vários tópicos criados (muitos dos quais, infelizmente, encontram-se fechados) não consegui esclarecer totalmente as minhas dúvidas sobre o meu futuro profissional. Quero, por isso, colocar mais algumas questões à comunidade, agradeço a sua intervenção.

~ Há dois anos realizei uma visita de estudo a Mostra da UP. Lá tive a oportunidade de falar com um estudante da FCUP (Faculdade de Ciências da Universidade de Porto, mais concretamente o curso de Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos) que me falou da sua experiência na faculdade. Na altura fiquei muito entusiasmado e até achava que já tinha feito a minha escolha, mas a medida que ia conhecendo outras alternativas a minha certeza ia-se dissolvendo...
Muita gente dizia-me que não havia nada melhor do que a FEUP, outros afirmavam que a faculdade de informática do minho era extremamente forte, etc.
--> Conclusão - estou confuso.

~ Os critérios que me orientam são os seguintes: universalidade- isto é, a capacidade, traduzida nas bases do programa educacional, de adaptação às novas situações, linguagens de programação, frameworks, etc; sistemas de comunicações/redes- penso que Redes é uma área que terá muita aplicação ao nível social e científico. As questões de segurança (e equivalentemente de anti-segurança, isto é, hacking) foram sempre privilegiadas na Informática e também me fascinam imenso; sistemas operativos- não sou um daqueles que acha que "WindowZ Must Die!!!", reconheço o papel da Microsoft ao nível global, mas prefiro pessoalmente linux. Adoro esse sistema operativo e gostava de, no futuro, desenvolver software para KDE, Gnome, extensões de Kernel, ou até desenvolver um sistema próprio...; web-development- apesar da simplicidade dessa vertente informática, sempre tive muito gosto em criar sites (xhtml/css, php. javascript) e quero aperfeiçoar as minhas técnicas nessa área.

?/ Neste momento o curso de Engenharia de Redes e Sistemas Informática para mim está em primeiro lugar, seguido pela faculdade de Minho e por fim a FEUP. Não tenho quaisquer problemas com média, sendo o único factor que me impede de decidir-me a variedade de caminhos que neste momento desconheço.

Será que alguém me pode dar algumas orientações?
 
Back
Topo