Curso de informática para pessoas com pouca apetência para estas coisas... onde?

tda

Power Member
Imaginem que eu queria oferecer à minha mãe um curso de informática (Win + Office + IE).
Conhecimentos: Nenhuns
Localização: Lisboa
Idade: 60 anos

Onde acham que poderá haver cursos direccionados para pessoas com "algum atrito" para as coisas da informática ?

Obrigado,
TDA

PS: Eu já tentei... mas o máximo que consegui foi arranjar uma crise de nervos :D
 
humm, penso que isso será complicado atendendo a idade da tua mãe já! Já não tem o hábito de estar em aulas... Não sei se será possível, tenta :)
 
há mini-cursos de 15 ou 20 aulas, pouco se aprende, a mexer no rato, a escrever texto.. o início apenas. Nos jornais de publicidade não deve faltar.
 
Vai a tua junta de freguesia. Muitas das juntas fazem desse tipo de cursos financiando, ou disponibolizando espaços ou simplesmente servem de centro de recolha de interessados.
 
Muito a sério :

A minha mulher é professora de informática até ao 12º ano, deu cursos para crianças, dá cursos para professores para arranjarem créditos

Eu sou analista programador, também dei aulas

Se quiseres aulas particulares, EM LISBOA (ARREDORES) ...aos fins-de-semana...e se compensar...

casos desses tem que ser mesmo à medida
 
na minha opinião o melhor mesmo é agarrares nela e poes-na em frente ao bixo e deixas a sozinha umas horas aki no forum. vais ver que qd ela sair daki ate ja clocka essa m***a toda!!!!

mentira, agora a sério: a questão aqui é com a idade que ela tem (convinhamos já é avançadita...) ela precisa mesmo de aprender a mexer num PC? se sim: então o melhor é sacares da coragem e ensinares tu! também é muito importante que ela queira...

boa sorte com isso...
 
No centro de emprego também existem cursos "que sao aprovados pelo estado" para tal efeito "nao pagas nada , ainda recebes, e podem contar para o curriculo" , existe por ai muito curso para o que tu queres mas muitos deles nem seker são registados e aprovados pelo estado - logo sem utilidade curricular nenhuma, nao sei onde moras, mas ao pé de minha casa em frente aos maristas existe uma escola q dá cursos desse genero "bué basicos" , aprovados pelo estado , e "rapidos tipo 2 ou 3 semanas" . para o que keres serve perfeitamente.


cya
 
Sway disse:
mentira, agora a sério: a questão aqui é com a idade que ela tem (convinhamos já é avançadita...) ela precisa mesmo de aprender a mexer num PC? se sim: então o melhor é sacares da coragem e ensinares tu! também é muito importante que ela queira...

boa sorte com isso...

Julgas que não tentei ?
Ia ganhado uma crise de nervos... quando alguém que mal sabe mexer no rato te começa a dizer que quer é saber fazer isto ou aquilo... e deixa de ouvir o que tu estás a dizer...
Pela minha experiência, filhos a ensinarem pais não vale mesmo a pena.

A minha mãe é uma pessoa que nunca ligou muito às coisas da tecnologia, até para mexer num comando de TV :D...

Ela é uma pessoa interessada e culta mas... teimosa.
Com ela, não é uma questão de idade, é uma questão mesmo de ter jeito para ensinar...

De qualquer forma, como eu lhe prometi que ensinava a mexer em PCs e o resultado foi um caos completo, estava a pensar como compensação oferecer-lhe um curso de iniciação à informática, só que para quem passou 60 anos sem nunca ter ligado o power on de um PC... estão a ver o filme não é?

Vou falar com ela e talvez vá para uma solução como referiu o Delta... já que parece ser difícil encontrar cursos especificamente direccionados para este tipo de (futuros) utilizadores.

Senão vou mesmo para:
migueluxo disse:
existe por ai muito curso para o que tu queres mas muitos deles nem seker são registados e aprovados pelo estado - logo sem utilidade curricular nenhuma, nao sei onde moras, mas ao pé de minha casa em frente aos maristas existe uma escola q dá cursos desse genero "bué basicos" , aprovados pelo estado , e "rapidos tipo 2 ou 3 semanas" . para o que keres serve perfeitamente.
cya


Obrigadão a todos,
TDA
 
Última edição:
Ninguém aprende nada a martelo especialmente numa idade em que não precisa de aprender nada. Ele já construiu uma vida inteira. Com ou sem PC's pouco mudará.
Então tens que fazer que ela tenha vontade de aprender.
Tal como tu faz alguns anos quando ensinei a minha mãe a pegar num PC comecei por pô-la a jogar Solitaire. Quase toda a gente gosta do Solitaire. E para jogar ela tem de conseguir fazer click, duplo click, arrastro,....
 
ofereçe lhe 1 livro ***** de aplicaçõs informaticas do 10º ano e do 11º p norma as coisas sao mto simples e bem esplicadas.. se ela é culta e interressada ñ vai ter dificuldade em comprender as coisas..
 
timber disse:
Ninguém aprende nada a martelo especialmente numa idade em que não precisa de aprender nada. Ele já construiu uma vida inteira. Com ou sem PC's pouco mudará.
Então tens que fazer que ela tenha vontade de aprender.
Tal como tu faz alguns anos quando ensinei a minha mãe a pegar num PC comecei por pô-la a jogar Solitaire. Quase toda a gente gosta do Solitaire. E para jogar ela tem de conseguir fazer click, duplo click, arrastro,....

Sem dúvida uma boa metodologia! Estou de acordo com o timber
Penso que não queres por a tua mãe a fazer OC ou a configurar e programar... Sendo assim, é uma excelente ideia pô.la a jogar Solitário ou Pinball :)
 
Back
Topo