1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Curso de Verão na FBAUP: Introdução ao Design para a WWW

Discussão em 'Web Development' iniciada por majo-san, 30 de Maio de 2007. (Respostas: 5; Visualizações: 1091)

1. majo-san

majo-san Power Member

Vai realizar-se um curso de Verão, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, sobre Design direccionado para a Internet.

Calendário: 17 a 27 de Julho de 2007, das 17h às 20h

Objectivos do curso: Este curso pretende introduzir os participantes às tecnologias de programação e design para a World Wide Web.

Programa: Serão estudadas a formatação semântica de XHTML e a formatação por CSS. Serão também introduzidos os paradigmas de programação em PHP e JavaScript. O curso será desenvolvido em aulas organizadas a partir da exposição de informação e consequente realização de exercícios acompanhados de aplicação da matéria estudada.

Preços e condições de pagamento:
    100 €, estudantes, funcionários e docentes da FBAUP
    120 €, estudantes, funcionários e docentes da UP
    180 €, restantes

Inscrições de 1 a 29 de Junho.

Mais informações em:
    http://www.fba.up.pt/cursos/formacao-continua/cursos-de-verao-2007-1/introducao-ao-design-para-www

Há aqui alguém que já tenha frequentado o curso no ano passado para dizerem o que acharam?

Última edição: 26 de Junho de 2007
  2. OldMan

OldMan Power Member

a mim parece-me que e' muita materia para 10 dias, mas eu nao sou prof nem vou ser aluno.
    e mesmo que nao seja, mais de 90% e' programacao, nao sei porque motivo lhe chamam design...

3. Squillace

Squillace Power Member

Concordo com o Oldman mas até participaria se o curso fosse mais a centro (sou de Viseu) e se isso me disse um diplomazinho credível (não sei se dá ou não, nem conheço essa faculdade).

4. majo-san

majo-san Power Member

A FBAUP tem um dos melhores cursos de Design de Comunicação do país. Penso que este pequeno curso tem o mesmo objectivo da disciplina de Programação do curso de Design, que é tornar os designers um pouco mais independentes dos programadores.

Luis(ão): "A todos os participantes será entregue um certificado." E sim, a faculdade é bastante credível. :)

Eu já me inscrevi. Depois digo se valeu a pena os €100. O certificado dá jeito pró currículo. :p

5. ruimoura

ruimoura Power Member

É a típica mania de misturar webdesign com webdevelopment. E o mais grave é que nem nas universidades sabem fazer essa separação. Depois, é o que se vê. Gajos a saberem bué de programação e código, e não sabem desenhar um boneco daqueles de pauzinhos, depois metem-nos a fazer o site, em flash, e parece saído do século passado. Webstandards? O que é isso? Acessibilidade? Hu?

Ps: eu estou no curso de design multimédia e sei bem do que falo, porque aqui fazem o mesmo ...

Ps2: pelo conteúdo do curso, isso é precisamente um resumo de uma cadeira que eu tive no primeiro ano, e passo a dizer o nome da cadeira:

INTRODUÇÃO A LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÂO (ok, xhtml e css não são linguagens de programação, mas pelo menos não lhe chamam design)

Só mais uma nota. Um bom webdesigner tem que dominar necessariamente xhtml/css. Aí não haja dúvidas. Já outras linguagens são completamente facultativas e fazem com depois se misture webdesign com webdevelopment.

Última edição: 10 de Junho de 2007
  6. majo-san

majo-san Power Member

Só para lembrar que o prazo das inscrições está a acabar e que são precisas 10 pessoas no mínimo, e como eu quero mesmo fazer o curso estou aqui a chatear-vos. :P

Eu não sei se realmente podemos separar o XHTML e o CSS do design, pois os designers deviam dominá-los. E se não são linguagens de programação por que é que estão associadas aos programadores e não aos designers? A parte do PHP e do javascript, isso sim é programação, mas está incluída no curso para que os designers possam saber o que é possível fazer, mesmo que não sejam eles a porem isso em prática. É esta a minha opinião. :)

Partilhar esta Página