Curso de videojogos

Olá bom dia. Eu estou no 1º ano da Licenciatura em Engenharia Electrónica e Telecomunicações e de Computadores do ISEL, o curso é ótimo, os Professores não assim tanto mas aguenta-se bem. O problema é que não é nada disto que eu quero fazer no futuro. Eu queria ser game developer ou game designer, e vi que existem cursos de videojogos no IADE e na Lusófona. Eu fui pesquisar e em praticamente todos os sites que eu visitei, dizem que não vale a pena fazer um curso desses, e que mais vale fazer um curso mais abrangente como EI para depois ir por exemplo para uma grande empresa de gamedev. Só que normalmente essas pessoas começam desde os 15 anos a fazer jogos, e eu já perdi 3-4 anos de experiência que pod0ia ter u0tilizado para self-taught. Ou seja, eu não faço ideia o que fazer, dado que eu não gosto nada do curso onde estou, não tem nada haver com o que eu quero fazer profissionalmente, não "posso" i0r para um curso de videojogos porque ensinam os minimos de tudo mas nada em concreto, e eu vou "começar tarde" a fazer videojogos. Estou completamente perdido e desesperado porque não sei o que raio fazer. No fim tenho graves problemas de concentração por isso não consigo prestar atenção a aulas que me aborrecem (isto parece kinda dumb, but i swear its true) e por isso, as minhas notas sempre foram uma miséria. Alguém me pode ajudar?
Obrigado
 
Olá bom dia. Eu estou no 1º ano da Licenciatura em Engenharia Electrónica e Telecomunicações e de Computadores do ISEL, o curso é ótimo, os Professores não assim tanto mas aguenta-se bem. O problema é que não é nada disto que eu quero fazer no futuro. Eu queria ser game developer ou game designer, e vi que existem cursos de videojogos no IADE e na Lusófona. Eu fui pesquisar e em praticamente todos os sites que eu visitei, dizem que não vale a pena fazer um curso desses, e que mais vale fazer um curso mais abrangente como EI para depois ir por exemplo para uma grande empresa de gamedev. Só que normalmente essas pessoas começam desde os 15 anos a fazer jogos, e eu já perdi 3-4 anos de experiência que pod0ia ter u0tilizado para self-taught. Ou seja, eu não faço ideia o que fazer, dado que eu não gosto nada do curso onde estou, não tem nada haver com o que eu quero fazer profissionalmente, não "posso" i0r para um curso de videojogos porque ensinam os minimos de tudo mas nada em concreto, e eu vou "começar tarde" a fazer videojogos. Estou completamente perdido e desesperado porque não sei o que raio fazer. No fim tenho graves problemas de concentração por isso não consigo prestar atenção a aulas que me aborrecem (isto parece kinda dumb, but i swear its true) e por isso, as minhas notas sempre foram uma miséria. Alguém me pode ajudar?
Obrigado
Em Portugal que eu saiba não existe um "bom" curso para game development etc. E se existir pagas um balurdio e de nada serve.

Na minha opinião tirar um curso de EI é o mais indicado para ficares com "boas" bases. Nada que não consigas aprender fora mas aprender por ti é mais "chato" pois por norma temos tendência de nos perdermos nas várias linguagens de programação, nos cursos, tutoriais e nos variados vídeos em que cada um dá a sua opinião de que essa linguagem é a melhor que a outra

Podes sempre começar explorar Unity3d que usa a linguagem C# e existe uma enorme comunidade. Começa, no teu tempo livre criar clones de jogos simples e nada de "league of legends ou Wow etc".

Por norma para entrares numa Ubisoft, Blizzard, Riot etc. Não é só porque acabaste uma licenciatura/mestrado que consegues entrar. A melhor maneira é mostrar portefólio de jogos que foram desenvolvidos por ti e claro conhecimento em programação, matemática etc.

Hipoteticamente, imagina que existem duas pessoas: Pessoa 1 e Pessoa 2.
- Pessoa 1 - tirou licenciatura/mestrado mas nunca fez nada relacionado com games.
- Pessoa 2 - nem licenciatura mas tem uma boa carteira de jogos desenvolvidos por ele e até.

Quem é que achas que a empresa vai contratar?
 
Se estás no Isel pede mudança de curso para LEIM. Tens várias cadeiras que te dão boas bases para o mundo dos jogos (álgebra com criação de engine pelo meio em python), cadeiras de unity, ai e outras mais especializadas conforme as opcionais que escolhes.

Alguma dúvida posso tentar ajudar, fiz tanto a licenciatura como o mestrado, e entretanto também lá dei aulas.
 
Back
Topo