1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Curso Engenharia Informática com C#

Discussão em 'Programação' iniciada por Jonh_Wolfgang, 22 de Abril de 2018. (Respostas: 10; Visualizações: 674)

1. Boas,
    Eu sou um aluno do 12°ano que quer tirar o curso de Engenharia Informática, mas com a lingua em C#.
    Mas até agora os que eu vi eram todos em Java...
    Sera que alguém poderia dizer se existe alguma universidade com curso de engenharia informática com língua de C# em Portugal (De preferência em Lisboa ou perto...)
    Obrigado...

2. rastiff

rastiff Power Member

porquê C# ?
    Quem souber programar em Java saberá programar sem grande dificuldade em C# e vice-versa...

3. filipedaniel

filipedaniel Power Member

Olá,

Isso não deve ser um fator de preocupação, porque ninguém tira uma licenciatura só abordando uma linguagem. Vais dar assembly, c, java, entre muitas outras. No fim vais concordar com o @rastiff que se souberes programar em java também vais saber em c#. E tem mais, o difícil não é saber programar numa linguagem, mas sim entender os conceitos de desenvolvimento de software, é isso que te vai permitir produzir software com qualidade. Quanto às linguagens tenta ser o mais agnóstico possível.

4. Ok...obrigado...
    Ent gostava de fazer outra pergunta...Visto que eu gostaria de desenvolver jogos,é melhor tirar um curso de desenvolvimento de jogos ou é igual ou melhor se tirar um curso de engenharia informática com especialização em jogos?

5. filipedaniel

filipedaniel Power Member

Olá,

Esta é apenas a minha opinião. Acho que ganhas mais em fazer primeiro a licenciatura, e aplicares-te, para saíres com boas bases para desenvolvimento, inclusive de jogos, e quando terminares vais estar em melhores condições para analisar o que queres fazer. Um passo de cada vez. Não é bom por "a carroça à frente dos bois", mesmo porque no teu trajeto académico podes desenvolver gosto por outra vertente na informática. Se estás decidido a fazer informática, vai em frente, daqui por 3/5 anos analisas novamente.

6. Agradeço a opinião...acho que também é melhor fazer isso do que seguir algo que depois nao goste....obrigado a todos pelas opiniões e ajuda.... por agora nao tenho mais nenhuma duvida quanto ao curso,mas se tiver... Espero que me possam voltar a ajudar de novo
    Obrigado...

7. Seeba

Seeba Power Member

Se queres desenvolver jogos, começa por instalar unity3d, entender a engine e ja que gostas de c# podes programar em c# nessa engine. Não sei qual é o teu grau em programação, mas vai desenvolvendo pequenos projetos. Se queres ser "one man army" tens que ver, tens que entender de modelação, som, fx, programação etc. Desenvolver jogos é muito mais do que simplesmente programação. Tira o curso de engenharia informartica como @filipedaniel depois logo vês o que queres fazer. Porque tirando o curso de engenharia info abre mais portas tanto ca como fora.

8. rrcn

rrcn Power Member

Já consideraste que jogar é entusiasmante mas fazer jogos pode ser entediante para ti?
    Podias começar por algo simples como https://scratch.mit.edu/ e vê se gosta da experiência e se as pessoas gostam do que tu fazes.

9. cerbero

cerbero Power Member

Se queres C# faz um curso de programação , não um curso de engenharia. Engenharia é aprender a resolver problemas, a linguagem é acessório e deverá ser indiferente.

10. manelis

manelis Power Member

@Jonh_Wolfgang

Se o objectivo é programar jogos então mais vale seguir uma licenciatura de engenharia informática do que propriamente um curso de jogos. Por muito contra intuitivo que te possa parecer, ficas uma pessoa mais capaz de entrar numa empresa de jogos como programador, no entanto o ensino não se vai basear em outros pontos que cursos de jogos tocam (modelação, game design, arte e etc) e vai também ter tempo dedicado a questões de engenharia, principalmente matemática e fisica, que algumas não são aplicáveis a jogos (apesar que ao contrario do que possa parecer na altura, muitas delas são).

Existem uns quantos caminhos possíveis por cá, eu pessoalmente fiz a licenciatura normal de Eng informática no IST e depois no mestrado lá podes escolher a área de jogos. Uma das vantagens de fazeres uma licenciatura de EI normal ao invés de um curso de jogos, é que, além de seres uma pessoa mais competente a resolver problemas técnicos que alguém que tenha tirado um curso de jogos, no caso em que decidas não trabalhar na área, ou caso não encontres trabalho na área, podes ir sempre trabalhar como programador noutro tipo de empresas.

Como já vários disseram aqui a questão da linguagem é completamente irrelevante, o importante é aprenderes os conceitos por trás das coisas. Sabendo isso rapidamente te adaptas aos mínimos de qualquer linguagem, e depois o resto vai-se aprendendo.

Outro ponto que já agora convém pensar mas não olhes para isso como impedimento (dado que podes sempre emigrar), existe muito pouco desenvolvimento de jogos em portugal, e se considerares empresas capazes de te pagar um ordenado então ainda muito menos são.

11. cconst

cconst Power Member

Eu também acredito nesta abordagem: tenta a seguinte associação: programação está para a comunicação assim como:
    - C# está para o Inglês
    - Java está para o Português
    - Cobol está para o Italiano

estás a ver a coisa?

spot on!

Partilhar esta Página