Curso profissional de Fotografia

TeclasBoy

Portugal@Home Member
Boas,

Pois bem pessoal, como o titulo indica gostaria de saber muito mais de fotografia, é algo que desde pequeno que me fascina. No entanto eu como adoro cinema sempre fiquei dividido, mas claro que se complementam. Lá eu andei eu a juntar para então começar com um curso , mas gostaria de saber a vossa opinião a cerca de que opçoes tenho e das quais ao vosso ver qual será a melhor opçao para estudar fotografia, como moro em santa maria da feira dava-me um jeitasso se fosse algo aqui perto, do genero entre Porto e Aveiro.

Cumprimentos pessoal.
 
Obrigado Ricardo F, ainda ontem tive me a informar e tambem me indicaram a IPF(instituto Portugues de Fotografia no Porto) Se alguem tiver aluma opnião acerca de ambos, agradeço
 
Já agora TeclasBoy, aproveito o tópico.. se alguém tiver algum feedback para dar sobre a etic_ eu agradecia ! :)

Por acaso tenho um amigo que anda lá ( começou neste ano) posso iventualmente perguntarlhe como aquilo funciona por alto e quanto paga por mes ( acho que é a volta de 200 ou 300 euros)
 
Por acaso tenho um amigo que anda lá ( começou neste ano) posso iventualmente perguntarlhe como aquilo funciona por alto e quanto paga por mes ( acho que é a volta de 200 ou 300 euros)

A pagar isso tudo, esses cursos no meu entender não valem a pena, a não ser como questão de curriculum. A pagar 200 - 300 € por mês é dinheiro suficiente para em pouco tempo comprar maquina+mais lentes, comprar alguns livros (embora não seja necessário). Para aprender fotografia não falta material na net sobre photoshop e arte de fotografar. É capaz de ser das áreas onde tem mais informação por aí, para não falar nos ebooks que se pode arranjar. A fotografia baseia-se muito a nível de portfolio, se tiveres um bom portfolio de ficar d'boca aberta ninguém quer saber se tens curso ou não, querem ver é o teu trabalho e do que és capaz de fazer. Os workshops a não ser que sejam de graça para o convívio, a pagar nunca iria, aprendo mais num dia a pesquisar por mim, do que se calhar 10 workshops seguidos. A fotografar sozinho também aprendo muito mais do que estar acompanhado, porque estou sempre mais concentrado e a pensar sempre em composição e possiveis fotografias, depois em casa olhos para elas e aprendo com os erros. Penso que muitos fotógrafos de renome nem cursos têm, mas posso estar enganado, podem ter tirado depois eventualmente para ir pró curriculum. Dvd's da Lynda são baratos e naquilo aprende-se mesmo muito com senhores mestres da coisa. But just my opinion.
 
A pagar isso tudo, esses cursos no meu entender não valem a pena, a não ser como questão de curriculum. A pagar 200 - 300 € por mês é dinheiro suficiente para em pouco tempo comprar maquina+mais lentes, comprar alguns livros (embora não seja necessário). Para aprender fotografia não falta material na net sobre photoshop e arte de fotografar. É capaz de ser das áreas onde tem mais informação por aí, para não falar nos ebooks que se pode arranjar. A fotografia baseia-se muito a nível de portfolio, se tiveres um bom portfolio de ficar d'boca aberta ninguém quer saber se tens curso ou não, querem ver é o teu trabalho e do que és capaz de fazer. Os workshops a não ser que sejam de graça para o convívio, a pagar nunca iria, aprendo mais num dia a pesquisar por mim, do que se calhar 10 workshops seguidos. A fotografar sozinho também aprendo muito mais do que estar acompanhado, porque estou sempre mais concentrado e a pensar sempre em composição e possiveis fotografias, depois em casa olhos para elas e aprendo com os erros. Penso que muitos fotógrafos de renome nem cursos têm, mas posso estar enganado, podem ter tirado depois eventualmente para ir pró curriculum. Dvd's da Lynda são baratos e naquilo aprende-se mesmo muito com senhores mestres da coisa. But just my opinion.

Não te esqueças que nao estamos a falar de cursozecos nem em workshops , estamos sim a falar de cursos profissionais e no etic é mais para quem quer seguir televisão, aquilo que pagas por bons ebooks ou dvds isso sim da para comprar uma camara, e sim concordo contigo que existem bons fotografos sem curso, mas isso era nos anos 90, muitas agencias agora precisam do tal comprovativo de curso.
 
Última edição:
Sublinho o que o TeclasBoy disse.
Podes ter um portefólio do caraças que deixa todos de queixo caído, mas se queres trabalhar para uma empresa e não és certificado, muito dificilmente consegues. Imaginando que uma empresa qualquer está a recrutar fotógrafos, tu envias o teu currículo com portefólio e não és certificado, depois do "boss" ver o teu portefólio fica de boca aberta, mas depois outro individuo envia o currículo com portefólio e é certificado e o "boss" fica novamente de boca aberta mas não tão admirado como quando viu o teu... é óbvio que vai recrutar o indivíduo certificado. Muito dificilmente consegues trabalhar em empresas sem certificado. Podes fazer um trabalho cinco estrelas e ter muitos anos de experiência, mas sem o certificado perdes direito a muita coisa.
Porém, hoje em dia, existem muitos fotógrafos não certificados a trabalhar por conta própria, no freelancing. Por acaso não faço a mínima ideia se, dentro dos termos legais, é possível fazer sem certificado. Mas lá está, se não possuis um certificado no teu curriculo perdes direito a muita coisa, os clientes poderão não querer o teu trabalho por isso.
Antigamente pediam experiência, há uns tempos atrás pediam certificados, agora pedem experiência e certificados.
 
E outra coisa muito importante, é que ao estar num curso profissional consegues sempre ter mais contactos que um freelancer, ou seja, provavelmente mais trabalho irá uma pessoa ter.
 
Boas aproveito o tópico pois também vou começar um curso profissional este ano, só ainda não decidi ao certo onde o tirar. Alguém que já tenha frequentado algum na zona de Lisboa pode dar informações?
Estava inclinado para a Oficina da Imagem porque até é o mais próximo de mim, no entanto começo a ter dúvidas se será a melhor opção. Sei que no caso de um fotógrafo o que mais interesse não é o local onde se formou mas sim o portfolio e os contactos, mas não haverá sempre a possibilidade de quem nos contacta dar mais valor a quem tem o curso, por exemplo, do IPF? É que a ideia que me dá é que os cursos mais completos são o do IPF ou da ETIC (infelizmente também são os mais caros) e que os outros são um pouco mais incompletos, não ao nível do que se aprende, mas ao número de aulas e duração do curso. O da Oficina é de 10 meses e o da ETIC são 2 anos, isto terá influência? Se alguém me souber dizer alguma coisa agradecia.
 
Boas aproveito o tópico pois também vou começar um curso profissional este ano, só ainda não decidi ao certo onde o tirar. Alguém que já tenha frequentado algum na zona de Lisboa pode dar informações?
Estava inclinado para a Oficina da Imagem porque até é o mais próximo de mim, no entanto começo a ter dúvidas se será a melhor opção. Sei que no caso de um fotógrafo o que mais interesse não é o local onde se formou mas sim o portfolio e os contactos, mas não haverá sempre a possibilidade de quem nos contacta dar mais valor a quem tem o curso, por exemplo, do IPF? É que a ideia que me dá é que os cursos mais completos são o do IPF ou da ETIC (infelizmente também são os mais caros) e que os outros são um pouco mais incompletos, não ao nível do que se aprende, mas ao número de aulas e duração do curso. O da Oficina é de 10 meses e o da ETIC são 2 anos, isto terá influência? Se alguém me souber dizer alguma coisa agradecia.

Pois pelos vistos nao sou o unico a ter essas duvidas, apesar de eu ser zona centro/norte. Quando disses-te "que cursos mais completos são o do IPF ou da ETIC (infelizmente também são os mais caros)" sabes em termos monetários concretos o quanto se gasta no IPF ou foi por mero ouvido?

ps: ja sei o valor em termos monetários do IPF
 
Última edição:
Pois pelos vistos nao sou o unico a ter essas duvidas, apesar de eu ser zona centro/norte. Quando disses-te "que cursos mais completos são o do IPF ou da ETIC (infelizmente também são os mais caros)" sabes em termos monetários concretos o quanto se gasta no IPF ou foi por mero ouvido?

ps: ja sei o valor em termos monetários do IPF
Já tinha lido num fórum de fotografia mas o tópico já tinha uns 2 anos. Já agora, quanto é a mensalidade agora?
 
Já tinha lido num fórum de fotografia mas o tópico já tinha uns 2 anos. Já agora, quanto é a mensalidade agora?

No IPF no modo que sai mais barato é 150euros(inscriçao)+1600euros +1600euros +2550 euros. Para ser sincero pelo que tenho lido e falado com fotografos profissionais dos quais Frederico Martins, Mario Principe, etc etc dizem que o curso nao vale o valor estipulado por eles e do qual ja foi professor lá e disse que realmente nao é o melhor sitio para estudar fotografia, falaram me da Oficina de Imagem e da ARCO (lisboa) mas deram-me a intender que a mlhor soluçao seria fazer 3 bons workshops com grandes fotografos, muito estudo na net e o resto seria para equipamento.

Gostaria de saber mais opinioes,
 
Muito puxado mesmo, fica já fora de questão. Eu também já fiz os cursos de iniciação do olhares e o professor disse-me que o da Oficina lhe parecia completo e com bons professores. E sim, também me disse que o mais importante é mesmo quem ensina e não tanto a instituição em si.
 
Back
Topo