curso Profissional de Gestão e Manutenção de Equipamentos Informáticos

b77

Power Member
Duvida:
Gostava de receber algumas opiniões acerca deste curso, estou a pensar em repetir o 10º ano... Fiz o Curso de Ciencias e Tecnologias e acabei com media de 13, chumbei apenas a matematica A com a nota de 8.
Como a única coisa que me vejo a fazer no futuro é algo relacionado com Informática gostava de seguir este curso, visto que não compensa estar a fazer exames e exames em ciencias, sendo tudo mais dificil, indo dar ao mesmo, mas com mais trabalho.
Sei que isto não anda muito bom em termos de saídas, mas com uma media de 15 para cima penso que não será dificil arranjar um bom emprego a ganhar-se bem no fim do 12º ano ou mesmo seguir para a Universidade, para as Engenharias...
Obrigado.
 
Sinceramente cada vez acho mais que esses cursos profissionais são uma boa... treta.
Começa logo pelo facto de teres Mat B em vez de Mat A, em informática, é fundamental ter boas bases de matemática. Depois depende muito dos professores que apanhas e do pessoal que apanhas nessas turmas, que diga-se de passagem, não costuma ser "grande coisa".
Com o 12º não tens de certeza um bom emprego nem tão pouco vais ganhar bem.
Acho que o melhor que tens a fazer, é tentar estudar o máximo possível nas disciplinas que tens actualmente mais dificuldade e em que ficaste retido e acabar da melhor forma para que possas sentir que fizeste o máximo que conseguias.

Cumps
 
Sinceramente cada vez acho mais que esses cursos profissionais são uma boa... treta.
Começa logo pelo facto de teres Mat B em vez de Mat A, em informática, é fundamental ter boas bases de matemática. Depois depende muito dos professores que apanhas e do pessoal que apanhas nessas turmas, que diga-se de passagem, não costuma ser "grande coisa".
Com o 12º não tens de certeza um bom emprego nem tão pouco vais ganhar bem.
Acho que o melhor que tens a fazer, é tentar estudar o máximo possível nas disciplinas que tens actualmente mais dificuldade e em que ficaste retido e acabar da melhor forma para que possas sentir que fizeste o máximo que conseguias.

Cumps

Sim, as turmas não costumam ser grande coisa, mas com vontade e trabalho, consigo o que quero.
 
Sinceramente cada vez acho mais que esses cursos profissionais são uma boa... treta.
Começa logo pelo facto de teres Mat B em vez de Mat A, em informática, é fundamental ter boas bases de matemática. Depois depende muito dos professores que apanhas e do pessoal que apanhas nessas turmas, que diga-se de passagem, não costuma ser "grande coisa".
Com o 12º não tens de certeza um bom emprego nem tão pouco vais ganhar bem.
Acho que o melhor que tens a fazer, é tentar estudar o máximo possível nas disciplinas que tens actualmente mais dificuldade e em que ficaste retido e acabar da melhor forma para que possas sentir que fizeste o máximo que conseguias.

Cumps

tenho q discordar ctg. os cursos profissionais sao cada vez mais procurados pelas empresas visto q sabem mais q um licenciado e é mao-de-obra qualificada mais barata. a desvantagem é q n podes só ficar c o curso profissional, tens q ir subindo e especializar-te em algum ramo de preferencia no ramo q gostes. eu tirei o nivel III profissional, de seguida tirei o nivel IV, nomeadamente Especialização Tecnologica em implementação e administração de redes e sistemas,q m deu o bacharelato reconhecido na Europa, continuei p a faculdade e CCNA. e posso dizer, tomara mts licenciados terem o meu ordenado. isso do "n tens um bom emprego nem vais ganhar bem" só depende de ti e da força de vontade q tenhas p ganhar conhecimentos e bateres a concorrencia.
 
tenho q discordar ctg. os cursos profissionais sao cada vez mais procurados pelas empresas visto q sabem mais q um licenciado e é mao-de-obra qualificada mais barata. a desvantagem é q n podes só ficar c o curso profissional, tens q ir subindo e especializar-te em algum ramo de preferencia no ramo q gostes. eu tirei o nivel III profissional, de seguida tirei o nivel IV, nomeadamente Especialização Tecnologica em implementação e administração de redes e sistemas,q m deu o bacharelato reconhecido na Europa, continuei p a faculdade e CCNA. e posso dizer, tomara mts licenciados terem o meu ordenado. isso do "n tens um bom emprego nem vais ganhar bem" só depende de ti e da força de vontade q tenhas p ganhar conhecimentos e bateres a concorrencia.

Eu também tenho de discordar contigo. Desde quando é que um técnico sabe mais que um licenciado? Esta conversa já cansa...:zzz:
Viva o Sócrates e os facilitismos.
 
Eu ando a tirar esse curso, simplesmente quis ir para lá porque fazer o secundário normal não ia aprender nada demais... Assim fico especializado numa área e ainda tenho a oportunidade de ir para a Universidade. O curso em si é um bocado puxado, principalmente por causa do horário de resto nada de mais.

Sei é que ja dei muita materia da universidade, claro que está mais resumida mas como muitos que andam naqueles cursos já chumbaram não sei quantas vezes e não devem estar a pensar ir para lá tem de ser assim, eu logo vejo depende no final do estágio.

Isso dos licenciados e dos técnicos... Acho que uma empresa quer mais um técnico que perceba das coisas do que um licenciado que apenas sabe a parte teorica e quando vai para a prática não sabe nada...
 
Claro que não é so importante saber a parte prática, tens de saber sempre a teoria antes...

Ri-te a vontade, daqui a 2 anos ou mais falamos sobre o meu futuro. :zzz:
 
Última edição:
O que eu posso dizer e o seguinte tirei um curso profissional nivel III de Informatica aplicada a industria e agora vou inscrever me nos cets ( Nivel IV) e o que te posso dizer e que a uns tempos atras um amigo meu que frequenta Eng. Informatica pediu me 1 trabalho ke eu tinha feito no 10ºano sobre o linux e acabou por tirar 15 na cadeira .
 
em informática, é fundamental ter boas bases de matemática.
Cumps

É? em que( sem ser programação)?

E sim um técnico pode saber mais do que um eng. em certas areas especificas mas no geral por norma é o inverso quando se fala de conhecimento geral.

Quanto aos cursos, tens alguns CET com boas saidas( conheço alguns casos bem interessantes da Forino) mas depende muito da escola e do teu empenho claro.
 
É? em que( sem ser programação)?

E sim um técnico pode saber mais do que um eng. em certas areas especificas mas no geral por norma é o inverso quando se fala de conhecimento geral.

Quanto aos cursos, tens alguns CET com boas saidas( conheço alguns casos bem interessantes da Forino) mas depende muito da escola e do teu empenho claro.

Não estava a falar especificamente para nenhuma área de informática.
Eu não posso falar porque não tenho experiência (e pelos vistos tu também não).
Mas quem tem, dizem por aí que ajuda no raciocínio... :zzz:
 
Última edição:
Ha 2 coisas a definir:

Eng informatico >> esta mais ligado a software nao dispensando o hardware | O tec.informatica >> esta mais ligado a hardware nao dispensando o software

-> O que nao implica que ambos nao saibam fazer o trabalho um do outro <-

Ou seja, se eu fosse engºinfor e tivesse que criar um Sistema informatico para uma determinada maquina e davam-m uma maquina e eu nem sabia desmonta-la e identificar os recursos dela é um pouco mau.

Eu tenho diploma nivel 3 em informatica. Tenho colegas que estao em informatica e noutros cursos na universidade e já me pediram ajuda em programação. Pq tavam a dar pascal, coisa que dei no 10ºano. Na universidade tens que te safar sozinho. Posso dizer por experiencias de pessoas proximas que a universidade "so serve para teres o canudo e para saberes coisas que o wikipedia te diz"(isto numa forma mt radical xD). Porke o teu conhecimento está na tua autonomia e na capacidade de fazeres as coisas, saber consultar, organizar informação e estabelcer metodos de trabalho.

Conheço tecnicos que sabem tanto mesmo ate mete nojo (pessoas cm + de 10 anos de trabalho). Nao tou a dizer q os universitarios nao sabem. Claro qe sabem e mt tambem. Tudo isto para dizer que:

No mundo que vivemos, na minha visao das coisas, a pratica tem um peso mt grande. Se bem que para teres pratica precisas de ter conhecimento. Pessoalmente, se eu tivesse uma empresa e tivesse 2 candidatos, Um cm canudo e outro sem canudo mas cm bastante experiencia, era bem capaz de escolher o que tinha experiência e contratava o outro para ajudante, pagando mais ao tecnico do que ao licenciado neste caso.

Mas nao podemos de maneira alguma dizer quem percebe mais. Cada caso é um caso.
Experiencia VS Conhecimento >> nao da mmo pa escolher, tens de ter as duas.
 
Última edição:
Não estava a falar especificamente para nenhuma área de informática.
Eu não posso falar porque não tenho experiência (e pelos vistos tu também não).
Mas quem tem, dizem por aí que ajuda no raciocínio... :zzz:

E em que é que te baseias para dizer que não tenho experiência?? Devias ter mais calma em tirar conclusões sobre quem não conheces.:x2:
O ajudar no raciocínio é não implica que saibas mais que os outros. Apenas te dá uma capacidade analítica maior.
Não vou voltar a discussão de Técnico vs. Eng. pq já foi aqui debatido, mas ao menos espera até teres experiência para tirar conclusões por ti e não pelo que os outros dizem. Podes vir a mudar de opinião em muitas coisas......

Eng informatico >> esta mais ligado a software nao dispensando o hardware | O tec.informatica >> esta mais ligado a hardware nao dispensando o software

Mas pq é que têm a mania de classificar um tec. como alguém que monta pcs?

Não confundam as coisas. Dentro da descrição técnico, tens varias áreas ou vcs acham que todos os que lidam com informática (tirando os vulgo tec. de hardware) são eng.?
 
Eu também tenho de discordar contigo. Desde quando é que um técnico sabe mais que um licenciado? Esta conversa já cansa...:zzz:
Viva o Sócrates e os facilitismos.
concordo plenamente...
estas pessoas que dizem k um tecnico sabe mais do que um licenciado é porque nunca estiveram numa universidade a tirar um curso... aquilo é uma verdadeira selecção tipo em informática entram 40 saem 5 e no profissional entram 40 saem 40...
 
Ha 2 coisas a definir:
No mundo que vivemos, na minha visao das coisas, a pratica tem um peso mt grande. Se bem que para teres pratica precisas de ter conhecimento. Pessoalmente, se eu tivesse uma empresa e tivesse 2 candidatos, Um cm canudo e outro sem canudo mas cm bastante experiencia, era bem capaz de escolher o que tinha experiência e contratava o outro para ajudante, pagando mais ao tecnico do que ao licenciado neste caso.
por isso é k nunca vais estar nessa situação...
um licenciado em 90% dos casos é mais capaz e tem mais capacidade de esforço e alegria em aprender do que um técnico...
um técnico normalmente é técnico porque não teve capacidade ou não se quis esforçar para tirar uma licenciatura... como alguém pode apostar neles em detrimento de um licenciado? e ainda por cima pagar mais?
 
Só uma coisa, o pessoal que normalmente vem desses cursos e vai para univ. não se tem safado, pelo menos é o que oiço dizer. Já que na univ. apanha muitas cadeiras ligadas à fisica e à matemática, que os do profissional não estão tão bem preparados.
 
Só uma coisa, o pessoal que normalmente vem desses cursos e vai para univ. não se tem safado, pelo menos é o que oiço dizer. Já que na univ. apanha muitas cadeiras ligadas à fisica e à matemática, que os do profissional não estão tão bem preparados.
esses cursos profissionais são uma completa palhaçada... parece o novas oportunidades, não se aprende nada, quem vai para lá normalmente são os piores alunos, aqueles que não se safam no ensino sem ser profissional...
tive um colega que era de 3/4 a programação no 10º ano (curso tecnológico de informática) e foi para um profissional e tirava 17/18, e tenho a certeza absoluta de que ele continuava a não perceber nada daquilo...

por isso se queres ter curriculo podes ir tirar um curso profissional, mas se queres aprender então não te vale a pena
 
Back
Topo