curso Profissional de Gestão e Manutenção de Equipamentos Informáticos

esses cursos profissionais são uma completa palhaçada... parece o novas oportunidades, não se aprende nada, quem vai para lá normalmente são os piores alunos, aqueles que não se safam no ensino sem ser profissional...
tive um colega que era de 3/4 a programação no 10º ano (curso tecnológico de informática) e foi para um profissional e tirava 17/18, e tenho a certeza absoluta de que ele continuava a não perceber nada daquilo...

por isso se queres ter curriculo podes ir tirar um curso profissional, mas se queres aprender então não te vale a pena

Por acaso, tenho amigos que andam no profissional e mesmo assim nos testes não se safam, mas chega o final do periodo e tiram grandes notas.
 
Por acaso, tenho amigos que andam no profissional e mesmo assim nos testes não se safam, mas chega o final do periodo e tiram grandes notas.
por isso é k digo que os cursos profissionais são para quem não se safa...
e deixa-me completamente revoltado quando certas pessoas têm o descaramento de dizer que se podessem escolher entre um licenciado e um com curso profissional escolhiam profissional como:
Ha 2 coisas a definir:
Pessoalmente, se eu tivesse uma empresa e tivesse 2 candidatos, Um cm canudo e outro sem canudo mas cm bastante experiencia, era bem capaz de escolher o que tinha experiência e contratava o outro para ajudante, pagando mais ao tecnico do que ao licenciado neste caso.
até entendia se escolhessem a pagar menos... mas mais nem nos teus sonhos...
lamentavelmente algumas pessoas não fazem ideia do que é a exigencia de um curso de engenharia informática...
 
esses cursos profissionais são uma completa palhaçada... parece o novas oportunidades, não se aprende nada, quem vai para lá normalmente são os piores alunos, aqueles que não se safam no ensino sem ser profissional...
tive um colega que era de 3/4 a programação no 10º ano (curso tecnológico de informática) e foi para um profissional e tirava 17/18, e tenho a certeza absoluta de que ele continuava a não perceber nada daquilo...

por isso se queres ter curriculo podes ir tirar um curso profissional, mas se queres aprender então não te vale a pena

:lol:

Está dito.
 
Curso profissional?

Acho que se aprende tanto ou menos como no Tecnológico de Informática - que vai terminar/terminou. Simplesmente, o profissional não me parece ser vocacionado para preparar os alunos para a faculdade.

Tenho amigos a frequentar esse curso, no 11º ano agora, e ainda andam com o Pascal a fazer programas no papel, desde o 10º ano... isto é importante? Mas que raio? Pascal? Ao menos ensinavam C++.

Matemática é a alegria, não sei se é só naquela escola, mas dizem-me que até deixam consultar o caderno nos testes. O resto das aulas de informática são tão pobres em conteúdo prático como no tecnológico.

Têm umas disciplinas a mais, economia e mais não sei quê... faltam ao teste, não há problema. É por módulos, repetes os exames ou no fim das aulas ou em Setembro, nunca percebi isso. Muitos amigos meus estão a fazê-los agora, preenchendo a semana toda com exames.

Na minha opinião é como no tecnológico, não se aprende praticamente nada ou então tive uns professores mesmo maus (o que não me admirava). Aprendi muita coisa sobre programação (a única coisa inovadora no curso) e aguçou-me o apetite para redes, visto que não falas de outra coisa nos três anos, mas isso eu compreendo. Se achas que vais aprender alguma coisa a mais sobre computadores, bem, pelo menos para mim só funcionou de uma maneira: fóruns e experiência pessoal, pelo menos em termos de hardware que era o que me interessava.

Acho que estes cursos servem apenas para lançarem trabalhadores para o mercado rapidamente com o mínimo de conhecimentos necessários para desempenharem uma profissão na área deles. Muito ficam-se pelo nível III, ou seja, o 12º ano. Mas outros pensam - e bem - em frequentar um CET (Curso de Especialização Tecnológica, equivalência ao nível IV), pois acreditam que pelo menos abordam mais conteúdos do que nos três anos do curso e os prepara melhor para o mercado de trabalho. E eu concordo.

Mas também a escola desempenha um papel importante. Tive alguns/poucos professores que eram mais "práticos" que outros e sempre podíamos aprender mais alguma coisa, mas lá devem ter fugido dos "carris" e não os vi lá no próximo ano ou então aproveitaram uma oportunidade melhor. Mas era bom que conhecesses alguém que frequentasse o curso na escola que pretendes frequentar, assim verias o que te espera. Pode ser que apenas a minha escola seja assim uma "chachada".
 
Última edição:
Curso profissional?

Acho que se aprende tanto ou menos como no Tecnológico de Informática - que vai terminar/terminou.
ainda duvidas??
em termos de 12º ano o curso tecnológico de informática é considerado dos mais dificeis...


tive um colega que era de 3/4 a programação no 10º ano (curso tecnológico de informática) e foi para um profissional e tirava 17/18, e tenho a certeza absoluta de que ele continuava a não perceber nada daquilo...
 
ainda duvidas??
em termos de 12º ano o curso tecnológico de informática é considerado dos mais dificeis...


tive um colega que era de 3/4 a programação no 10º ano (curso tecnológico de informática) e foi para um profissional e tirava 17/18, e tenho a certeza absoluta de que ele continuava a não perceber nada daquilo...

Eu estava a falar em termos de aprendizagem. Claro que é difícil, o caso dos meus colegas é igual, reprovaram no 10º ano e não puderam inscreverem-se no tecnológico, e pelo menos um foi inteligente o suficiente para aproveitar as "facilidades" que dão naquele curso.

Ora bem, para quem reprovou a matemática (B) do tecnológico com 6 valores e depois no primeiro período do curso profissional tira 16 valores... está tudo dito.

Mais uma vez, o que eu queria dizer era que as matérias em estudo, são semelhantes. Com mais uma ou outra disciplina no curso profissional.

O curso tecnológico de informática é difícil? Se é! Desde apresentar PAT baseado em VB/C++ ou aprender sozinho Flash (foi o que optei)... enquanto nos outros cursos, desporto por exemplo, basta fazer um inquérito e garantem-te um 14. Ainda se dão ao luxo de tirar fotócopias de outros inquéritos, mas o que me doeu mais foi ver erros ortográficos. Isto baseado no que se passou na minha escola, claro.

Eu sempre tive dificuldades a matemática - falta de estudo e bases - e ainda por cima tenho memória fraca... foi complicado. Os professores também nunca fizeram nada por ninguém, olho com bons olhos para a proposta de avaliação dos professores. É que há coisas que não cabem na cabeça de ninguém só testumnhando é que se acreditava.
 
LoL, parece-me que aqui cada um puxa para seu lado...

O que se deve comparar não é técnico VS licenciado... mas sim Técnico Nivel III VS 12º "normal"...

Num curso profissional aprende-se mais a nivel de tudo excepto a Matemática que é sem dúvida superior num 12º "normal".

Quem está ai a falar de programação, fala á toa (porque até aqui alguns falam de periodos, quando um curso profissional é por modulos), outra questão é... existem os cursos profissionais tirados na IEFP (que geralmente são fracos) e existe outros que são tirados em escolas de formação (estes sim valem a pena).

Quem acaba um curso profissional Nivel III, aconselho vivamente a tirar um C.E.T. - Nivel IV e de seguida seguir para 1 Licenciatura.
 
LoL, parece-me que aqui cada um puxa para seu lado...

O que se deve comparar não é técnico VS licenciado... mas sim Técnico Nivel III VS 12º "normal"...

Num curso profissional aprende-se mais a nivel de tudo excepto a Matemática que é sem dúvida superior num 12º "normal".

Quem está ai a falar de programação, fala á toa (porque até aqui alguns falam de periodos, quando um curso profissional é por modulos), outra questão é... existem os cursos profissionais tirados na IEFP (que geralmente são fracos) e existe outros que são tirados em escolas de formação (estes sim valem a pena).

Quem acaba um curso profissional Nivel III, aconselho vivamente a tirar um C.E.T. - Nivel IV e de seguida seguir para 1 Licenciatura.
olha que mesmo em termos de programação um curso tecnológico de informática é muito mais exigente, nem tem comparação
 
Claro que conta. É exactamente como nas licenciaturas
Ultimamente ando a olhar mais atentamente para essa questão pois ando para tirar a licenciatura( se quero avançar na carreira tenho de o fazer) e o que muitas vezes reparo ao olhar para o plano curricular é que na Eng. Informatica é tudo mto centrado na programação.
Claro que tens varias disciplinas, nas diversas areas da informatica mas para avançar para o mercado de trabalho é mto limitativo.
Claro que podem sempre escolher uma universidade com o programa Cisco Academy( já é uma ajuda) mas esta é a vantagem dos CET em relação as licenciaturas: a pratica e as aplicações preticas da teoria discutida no curso.
 
Boas.
Eu vou tirar engenharia informática por vertente normal.
E posso dizer que já me andei a informar e tudo... mas se tiram curso profissional para ir para a Universidade, esperam vos muitas horinhas de estudo e de paciência pela frente. Não é só pela matemática. Também pela fisica e química que é A no normal e B no profissional!

Os problemas não vêem só aí. Teste intermédio no 10º ano de fisica e química A e vós tendes de fazer com física e química B (isto eu nem sabia, foi um prof que me disse)...

Outra coisa é isso dos tecnicos vs engenheiros vs licenciados... não tem nada haver engenheiro de software e tecnico de hardware.... São especializações! Pode haver tecnicos de software e de hardaware, que como disseram "sabem tanto que até mete nojo" :002:.

Um curso profissional é uma grande e óptima escolha para quem tem a certeza que não vai conseguir acompanhar um cientifico-humanistico. No meu caso por exemplo, eu e um amigo meu vamos para ciencias e tecnologias numa escola exigente (dentro da 10 melhores do país - secundaria João da Silva Correia podem confirmar) para irmos bem preparados para a Uni. .

Claro que não depende unicamente da escola; depende de nós muito mais. Por outro lado, tenho amigos que vão tirar cursos profissionais, numa escola que fica a 10 metros, porque acham que não conseguem e estão cientes do que vão ter de arriscar. Muitos pensam - esses profissionais são muito mais fáceis - isso é errado. Podem ter mais facilidades mas queria ver muita gente a fazer pascal... ia ser lindo!

Portugal, como está agora está ficar um bocado mau para os engenheiros informáticos... e eu quero seguir isso e estou a ficar preocupado. Sempre existe uma saída - o estrangeiro.,,
Cumprimentos
 
Duvida:
Gostava de receber algumas opiniões acerca deste curso, estou a pensar em repetir o 10º ano... Fiz o Curso de Ciencias e Tecnologias e acabei com media de 13, chumbei apenas a matematica A com a nota de 8.
Como a única coisa que me vejo a fazer no futuro é algo relacionado com Informática gostava de seguir este curso, visto que não compensa estar a fazer exames e exames em ciencias, sendo tudo mais dificil, indo dar ao mesmo, mas com mais trabalho.
Sei que isto não anda muito bom em termos de saídas, mas com uma media de 15 para cima penso que não será dificil arranjar um bom emprego a ganhar-se bem no fim do 12º ano ou mesmo seguir para a Universidade, para as Engenharias...
Obrigado.

De facto num fórum lesse tanta baboseira que e uma coisa incrível.

b77 o meu conselho e se queres realmente seguir a área de Informática independentemente da área, tenta sempre tirar o máximo de formação que poderes tirar.
Se vais tirar o 12º ano e se podes escolher entre o 12º normal ou um curso profissional com dupla certificação na área de Informática e realmente o melhor que tens a fazer.
Para já a nível de emprego nem se fala, com um curso profissional são te abertas milhares de portas dentro da área, e se fores tirar o 12º ano normal vais tipo trabalhar para uma loja, não e que seja mau mas pronto a nível de formação e uma coisa totalmente diferente.
Se a tua opção não e trabalhar depois do 12º ano mais sim ires para a Universidade então vais ver que já vais levar ai umas boas bases consoante o curso claro.
Aproveita enquanto és novo para estudar e tirar o máximo de formação que conseguires e vais ver que isso vai ser benéfico no teu futuro, para não falar que num curso profissional com equivalência ao 12º ano ainda vais ter direito a um estagio e a PAF que vão ser importantíssimas na tua carreira, vais ganhar muitos conhecimentos na PAF e acredita que no estagio que são poucos meses mas mesmo assim vais ver que te vai trazer óptimos benefícios a nível de conhecimentos.

Coisas que convêm ter atenção num curso profissional.

Na PAF tenta tirar a melhor nota da turma, porque depois o estagio e consoante a nota da tua PAF, ou seja um gajo com ma nota na PAF eles metem-lhe a estagiar numa empresa qualquer se for preciso, enquanto tu se tirares uma óptima nota na PAF eles já excluem as “piores” empresas e já tem atenção a empresa em que te vão colocar, ate porque as empresas melhores perguntam sempre qual e que foi a nota do aluno na PAF, de forma a terem uma “certeza” da pessoa que lá vão colocar.

No estágio se fores bom tem noção que muitas empresas podem ir ter contigo e perguntar-te se tu não lá queres ficar.

Basicamente dedica-te aquilo independentemente se vais para a univ ou não, porque são sempre conhecimentos que adquires e muitos deles vão ser benéficos ao longo da tua vida.
E sinceramente não ligues as pessoas quando dizem que tu com um curso profissional és um técnico e não vales nada que isso e mentira. Para seres um técnico depende muito do teu curso e digo-te uma coisa, tomara muita gente ser realmente um técnico qualificado a nível informático, porque um técnico tem muito que se lhe diga, muito mesmo.

Porque e como te digo conheço também muita gente com cursos profissionais e não se mexem, não arranjam trabalho etc, mas isso claro depois depende de cada um e do curso etc.

Os cursos profissionais com equivalência ao 12º ano com mais saída são os de programação e são aqueles que realmente vão te ser mais benéficos no teu futuro. E muito importante hoje em dia perceberes de programação, mesmo que o teu objectivo não seja programador, o saber não ocupa espaço.

Eu também aprendi programação e a minha área e ligada a “Segurança de Informação” onde tudo e mais ligado a Redes\Servidores etc, mas mesmo assim com os conhecimentos de programação que obtive sempre que quero ou ate mesmo no meu dia a dia consigo desenvolver pequenas aplicações que me ajudam a fazer certas tarefas rotineiras, acredita que e muito útil.
Pelo menos com um curso profissional de 12 ano sempre vais ter umas noções de programação, e no final do curso ou mesmo antes vais decidir se realmente queres seguir aquilo ou não, não faças como muitos “Eng’s” que achavam piada a Informática e foram tirar Eng. Informática e juraram para nunca mais. Informa-te primeiro daquilo que queres.
 
Back
Topo