Curso Profissional Nvel III ou Nivel IV

Em algumas escolas existem protocolos com certas faculdades para facilitar o acesso às mesmas.
O que eu acho um pouco assim para o desperdício de vagas quanto um CET está mais que qualificado para o mercado de trabalho.
 
Os mais extremos permitem acesso directo a um certo curso.
Mas o mais comum são reduções nas medias de entrada dentro de um certo numero de vagas reservadas.
 
Atenção ao cet's

Boas pessoal, eu sou uma pessoa que tem o curso de tecnico de informatica NIvel III com o 12.º ano, e tenho o curso - CET de aplicações informatica de gestão IV, acontece, que em termos de trablho, quantas mais formação tiveres é sempre mais uma valia, acontece em relação ao ingresso, em curos superiores depende das universidades, tanto podem facilitar ou não, acontece que por teres esse curso por vezes pode ajudar, porque anteriormente ja tives-te algumas disciplinas que tu vais ter na universidade, dando-te a equivalência, mas por vezes as universidade so facilitam a entrada aqueles que tem protocolo assinado com aquela escola de formação que dá o nivel IV.

espero ter ajudado
 
Faculdade e Cisco CCNA

Se fosse a ti tirava o curso na faculdade. Um canudo infelizmente faz sempre falta neste pais de m*...

Mas a faculdade nao eh para aprenderes redes ou sistemas ou coisa que o valha, para isso tira o CCNA da Cisco. Nao tens requisitos, e a maneira mais barata de o tirar eh fazer so o exame de certificaçao, penso que agora sera o 640-802.

Para estudares podes comprar um bom livro da Sybex e isso ja te da a preparaçao para o exame mas tens tambem de treinar... sem equipamentos, switch's, router's, pc's, podes colmatar essa falta com simuladores, aconselho-te o Boson NetSim.

Se precisares de trabalhar pq precisas de ganhar dinheiro, inscreve-te na mesma na facudalde publica nem que seja em regime parcial, pagas so 500 e tal euros de proprinas o ano todo. E vais fazendo o curso so para ter o canudo que nao vale nada mas enfim...

O MCSE se queres que te diga eh uma perda de tempo, cursos da Microsoft nao valem um chavo e toda a gente os tem.
 
Nivel III, CET e Lic

Bom, eu como alguns casos, tenho um curso de nivel III em Electronica.
Entrei para o curso sem sequer saber a lei de Ohm (se alguem sabe o que é vai saber o que isso significa em relaçao aos meus conhecimentos antes do curso), e no entanto após o curso fiquei com conhecimentos alargados em Informatica, electricidade, electronica e telecomunicaçoes.
Este "simples" curso fez com conseguisse facilmente entrar numa grande empresa de Telecomunicaçoes e ter hoje em dia uma facilidade de encontrar trabalho muito grande (caso o deseje), coisa que com o 12º que tinha, nao me proporcionar.
Portanto, se queres uma opinião sobre os cursos profissionais: Vai-te a eles!

Em relação aos CET já não sou muito da opinião do restante ppl. Sinceramente, acho que um complemente com cursos certificados (CCNA e afins) e/ou universidade será sempre o ideal após terminar o nivel III e arranjar o trabalhito na area.

No teu caso especifico, como não tens formaçao na area, provavelmente vais ter problemas em "acompanhar" o CET se decidires ir fazer o mesmo, mas de qualquer forma, nada como arriscar.
Principalmente tens que trabalhar muito sozinho para poderes adquirir os conhecimentos que eles vao assumir que tu ja tens!

Muito importante para ti e para toda a gente que trabalha nesta area (informatica/telecomunicaçoes) é nunca deixar a tecnologia avançar demasiado sem a acompanhar. Ou seja, mesmo depois de fazeres esse curso, tens que continuar a tentar aprender as "coisas" novas que vão surgindo, seja atraves de cursos pagos ou auto-estudo. O ideal será sempre auto-estudo conjugado com um diploma (ex: estudar sozinho para CCNA e fazer o exame para obter diploma).

Espero ter ajudado e não complicado...

PS: No meu caso, acabei o curso, entrei para a PT e passado 1 ano estava no ISEL a tentar fazer Lic Eng. Telecomunicaçoes.
Muitas outras pessoas podiam aqui dizer que seguiram os mesmos passos (curso + faculdade de seguida)

BOA SORTE!
 
A minha perspectiva é em relação ao Curso de Especialização Informática em Redes e Bases de Dados.

Depende das escolas (tanto profissionais ou publicas) que oferecem essa mesma formação.

Eu tenho uma formação profissional nível III e segui para uma de nível IV.
Sei que agora é possivel ingressares numa de nível IV tendo apenas formação no agrupamento geral.
São formações mais extensas que as que de nível III -> IV mas o final é o mesmo.

Boas eu tb estou a tirar o curso profissional de ekivalencia nivel III mas kero tirar o nivel IV...actualmente estou no ultimo ano de curso ke keria saber se prexixo de fazer o exames nacionais para ingressar no curso de nivel IV??...

desde já agradeço
 
Olá gostaria de saber aqui a opinião do pessoal.

Tou a pensar fazer um curso profissional de nivel IV ou senão tentar ingressar na faculdade.

Tenho o 12º ano Normal , alguem me sabe dizer se eu posso ir directamente para um curso profissional de nivel IV ou tenho antes que começar pelo nivel III??

olha esklarece-me so uma duvida tu tens o 12º ano mas keres tirar um curso profissional ke te da ekevalencia para ke anos???:S
 
estou para fazer o nivel 4 no ipl em leiria, mas estava indeciso s n haveria de fazer noutro lado cm vocs falaram na forino fui ver mas n sei s vale mais a pena ou n ..
 
olha esklarece-me so uma duvida tu tens o 12º ano mas keres tirar um curso profissional ke te da ekevalencia para ke anos???:S

Olá,

O curso profissional (que já deveria ter começado há mto mto tempo atrás mas ainda não começou (infelizmente, n serve para nenhuma equivalência.
Já andei na Faculdade num curso que não gostei.
Serve sim para mudar de área de trabalho uma vez que (a minha área Administrativo, já tou um bocadito farto, e tb tá mal).
Fazer o curso e um CCNA E MSCE é a minha ideia.
 
Boas, eu tenho o Curso Tecnológico de Informática nível III. Não pretendo ingressar no ensino superior e queria arranjar emprego na área.

Cada vez mais as empresas querem pessoal especializado e certificado em algo especifico e nada geral (como o nível III). Estava a pensar começar a tirar certificações, mas são bastante caras e pensei em tentar arranjar primeiro trabalho na área e só depois pensar nas certificações em pós-laboral.
Mas pelos vistos, só o tecnológico de informática nível III, não é assim tão fácil arranjar emprego. :mad:

Estou a pensar tirar um CET que me especialize em algo concreto, mas não sei onde o tirar (zona lisboa) e qual tirar (no campo da informática) para me dar possibilidades de entrar no mercado de trabalho..

Tenho 21 anos e desde que concluí o secundário, andei em alguns trabalhos que nada têm a ver com a área que escolhi... e vejo pouca procura de tecnicos nivel III.

Alguém me pode aconselhar??? :confused:

Cumps!

Hummm, eu só tou a ver HelpDesk para Nível III, e alguns até pagam bem.

Bem tens diversas opções em Lisboa, sinceramente a Forino parece-me a melhor , mas sempre podes tirar um Nivel IV daqueles cursos do IEFP, ficas lá um ano a ganhar o ordenado minimo , mas acho que é sempre uma boa opção.
 
bem pessoal, tou a concluir agora o 11ºem ciencias e tecnlogias. e nao tou com projectos para ir tirar um cursos superior. acham que o nivel IV chega para arranjar emprego?
 
Tenho um amigo meu, que está agora no 9º ano e ele queria seguir informatica ( programação ), ele é de faro, onde acham que ele devia ir?
já agora preferem, Escola normal, ou curso professional?

Cumpz
 
nao percebi bem (tambem nao me dei ao trab de ler tudo) isso quer dizer que uma pessoa que acaba de tirar o curso nivel III de informatica nao precisa de fazer exames/testes para entrar num curso (da mesma area) nivel IV?

E conhecem alguma escola/curso nas zonas de Porto, Aveiro ou Coimbra?
Preciso de opinioes.
 
Última edição:
O maioria dos cursos de nível IV não tem nenhum tipo de pré-requisitos além do obvio 12º.
Existem é regimes para quem já completou um curso de nível III e quem só tem o 12º ano.

É uma questão de se informarem.

Em termos de escolas, tens umas quantas, é mesmo uma questão de procurares.
Há umas escolas profissionais, umas secundárias, e também tens centros de formação.

No final é uma questão de estudar os planos de cada um.
 
O maioria dos cursos de nível IV não tem nenhum tipo de pré-requisitos além do obvio 12º.
Existem é regimes para quem já completou um curso de nível III e quem só tem o 12º ano.

É uma questão de se informarem.

Em termos de escolas, tens umas quantas, é mesmo uma questão de procurares.
Há umas escolas profissionais, umas secundárias, e também tens centros de formação.

No final é uma questão de estudar os planos de cada um.
E também há em Universidades.
 
Back
Topo