1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

curso superior de programação de jogos

Discussão em 'Programação' iniciada por blastedheart, 27 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 9; Visualizações: 2839)

1. Boas.

Tou neste momento no 12o ano e chegamos a esta altura e temos mesmo de decidir o ensino que queremos proceguir na faculdade/Universidade... O problema que se poe e' que as psicologas das escolas e os professores nao nos sabem informar e entao nada melhor que perguntar a quem realmente esta no ramo....
    Eu gostaria de proceguir estudos na area de programaçao de Jogos, mas nao sei se em Pt existe e se existe onde ha ? que medias para entrar ? que provas de ingressao tenho de realizar.. ?
    Ja consultei o site www.acessoensinosuperior.pt e nao encontrei nada especifico ao que quero...
    Sera que ha algem que esteja a frequentar algo do genero ou que dê saida para isto, ou que simplesmente saiba onde posso procurar melhor ?

Desde ja um muito obrigado. :)

2. Jason Fox

Jason Fox Power Member

Posso-te dizer que a área que queres está obrigatoriamente ligada com Eng. Informática e/ou Eng. Multimédia.
    Já existem cursos em Portugal com esse âmbito: Universidade da Beira Interior, penso que a Universidade do Minho também, enquanto outras de Eng. Informática só apanharás um pouco desse âmbito apenas nos últimos anos e dependendo dos ramos. Como isto agora com Bolonha tá mudado não te sei dizer muito bem.

No entanto, para programares jogos tens de aprender a programar bem e isso penso que em qq curso de Eng. Informática irás encontrar essa fonte básica de programação. Cursos específicamente para programação de jogo, só conheço workshops e talvez uma ou duas cadeiras de ensino ligadas à Eng Informática e Multimédia.

3. Toutatis

Toutatis [email protected] Member

Tens o curso da LEIC, que têm no polo do Taguspark o ramo de Multimedia. A partir do ano que vem vai ter uma cadeira dedicada aos jogos. Mas sei que tem outras relacionadas com jogos como Animação e Visualização Tridimensional que já fiz e achei engraçada. Podes ver mais informação sobre o segundo ciclo do curso aqui.

No entanto, os 3 primeiros anos do curso são comuns a todos os ramos. Vais aprender a programar e a conhecer os miolos dos sistemas operativos e redes, e ainda vais ter de te desenrascar com matematica e fisica. A partir daí é que começa a ser interessante.

:berlusca:

4. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

penso que já existe um curso dedicado aos jogos em Portugal (acho que num instituto politécnico ou numa escola superior).
    visita este site: www.aproje.org, és capaz de encontrar lá mais informações sobre o assunto.

mas não te aconselho a escolher um curso virado para o mundo dos jogos, escolhe um curso de informática "genérico" e depois fazes uma especialização na área que mais te agradar, até porque emprego nesso área não sei se será fácil de arranjar...

5. theforbidden1

theforbidden1 Banido

:joker: esta tá boa, curso de programação de jogos, isso não existe em portugal
    o melhor que podes é encontrar é alguns establecimentos que tenham nucleos de "graficos"

BTW acho que no curso da FEUP se aprende OpenGL que já é bem bom :004:

6. Psico_Mind

Psico_Mind Banido

Na minha universidade ( iscte ) em Engenharia Informática aprendes a programar. Depois no mestrado aprendes a programar em 3d, multimédia, etc. Devem haver mais assim.

7. Obrigado a todos os que responderam.
    Já estive a pesquisar melhor e encontrei este no politécnico de Portalegre.
    Já alguem frequentou este curso ou está a frequentar?

Mas é como o Toutatis diz... os primeiros anos é informática mais geral, redes, bases de dados...

Entao e tu, Toutatis, chegaste a tirar esse curso? como foi depois, em termos de emprego?

8. MeY-ZiNG

MeY-ZiNG Power Member

recomendo-te o meu curso: LEIC no IST - Taguspark. Mais acima alguém colocou um link onde podes ver as opções que existem para o mestrado e digo-te que nos primeiros três anos aprendes bastante programação, MESMO.

9. Toutatis

Toutatis [email protected] Member

Só acabo para o ano! =P Mas eu tenho Sistemas de Informação Empresariais como ramo principal. Em termos de emprego o pessoal que saí desenrasca-se rapidamente seja qual for o ramo, mas posso tentar saber melhor para onde têm saído os de multmédia.

10. mpLopes

mpLopes Power Member

Na UMinho, no curso de LESI, aprende-se OpenGL, mas é apenas uma cadeira. No novo curso, EI, penso que também haja. Contudo existe um mestrado em Computação Gráfica, que deve ser o que tu pretendas..

Parece-me que o ideal será tirar um curso de informática genério e depois um mestrado mais especializado no que tu realmente queres.

Partilhar esta Página