1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Curso Superior Em Audiovisual, Multimédia e Programação

Discussão em 'Design e Multimédia' iniciada por 1000Miles, 9 de Junho de 2012. (Respostas: 51; Visualizações: 5518)

1. 1000Miles

1000Miles Power Member

Boas pessoal da ZWAME, daqui a um mês vou terminar o curso profissional de programação informática e gostaria de prosseguir os meus estudos a nível superior, mas não em Eng. Informática mas sim na área do Audiovisual, da Multimédia e da PrOgramação (Desktop).

Pelo que vi até agora, estes foram os cursos que me agradaram:
    i. Tecnologia da Comunicação Audiovisual
    ii. Audiovisual e Multimédia
    iii. Comunicação e Design Multimédia
    iv. Comunicação e Multimédia
    v. Design de Jogos Digitais
    vi. Educação e Comunicação Multimédia

Alguém poderia dar algum feedback destes cursos ou indicar outros nestas áreas?:hello:

As minhas provas de ingresso sao portugues e ingles.

Desde já agradeço o vosso tempo, 1000Miles.

2. Dark Legend

Dark Legend I folded Myself

E tenho como primeira opção AudioVisual e Multimédia. Tenho de procurar outras opções ainda. Essa lista ai ajuda xD

3. FOURFINGERS

FOURFINGERS Power Member

Eu também gostaria de obter algum tipo de informação sobre esses cursos :s
    Estou é um pouco limitado pois terei de ficar pelo norte do país e estou indeciso entre Comunicação e Design Multimédia e Comunicação e Multimédia. Quanto ao design eu até tinha preferência mas visto que eu não sei desenhar, não sei se é a melhor escolha --'

4. fel

fel Power Member

Mal sabes no que te vais meter.

5. Eu também não sabia desenhar, tive que aprender. :/

6. Dark Legend

Mudei, tenho Comunicação e Multimédia na utad. Mas porque dizes isso?

7. FOURFINGERS

FOURFINGERS Power Member

Andas em Coimbra a estudar?
    O problema é que se existe trabalhos em que é necessário o desenho em papel estarei provavelmente lixado :s
    É que se assim for terei que ir para a UTAD mas não me agrada muito a ideia de ir para lá...

8. paulojreis

paulojreis Power Member

Conheci algumas pessoas desse curso. Possuem um grau académico, mas só no papel. Na prática, são técnicos de multimédia - desde os conhecimentos que possuem até à atitude (tudo o q fossem cadeiras q não envolvessem andar a fazer efeitos XPTO ou a usar software, consideravam treta). Mas esse "mal" não é exclusivo da UTAD, é um pouco transversal a tudo o q é tentativa de criar formação superior ligada a multimédia.

9. Dark Legend

nao entendi o que quiseste dizer com isso

10. mags

mags Power Member

Acho que ele quis dizer que a multimedia nao é só software e efeitos. A multimedia na vertente de design e comunicação deve ser vista como algo artístico, por onde o papel e pincel deve estar presente. Sujar as mãos.
    Daí eu concluir que ele quer dizer que muitos dos cursos multimedia que existem pensarem que fazer tudo no pc é tudo.

Conheço quem tenha andado na UTAD, e posso te dizer que nao sabe pegar num "lápis".
    Alias, a nível criativo até acho que nao desenvolveu nem desenvolve nada. Tem a parte teórica e software e trabalha disso (ensino)

É isso e os cursos de design em universidades de gestão etc.
    Se querem ser designers, seja multimedia, gráfico, web, etc....na minha opinião optem para uma universidade ligada as artes

O ideal é o user do tópico meter a origem de tais cursos que indicou. De nome sao todos bonitos, mas quando se vai ver o plano de estudos e universidade....é que se tem a real noção da coisa
    Se bem que pelo que o user disse, quer uma multimedia/ programação, o que faz logo pensar que design nao quer

Fourfingers, tive colegas que vieram do secundário geral e foram para um curso de design. Pegaram no lápis e pincel sem problemas. Alias, os grandes trabalhos deles a nível de comunicação era quando usavam medias tradicionais misturado com o digital.
    Parte de cada um, onde estiver, tentar evoluir, explorar técnicas, encontrar solucoes.
    Aumentar a nossa cultura visual

Que adianta saber illustrator se no papel nao consegues elaborar uma ideia para um logotipo?
    Como trabalhar com cor, se pouco sabe de teoria da cor?
    Etc

Última edição: 8 de Agosto de 2012
  11. michael c

michael c Power Member

O que está a bold é bastante claro e permite perceber um pouco melhor a realidade desta área. Não interpretem isto mal, tirem um curso superior sim senhor, é excelente porque ensina a pensar e a abordar problemas para alem de dar uma boa bagagem ao nível da gestão e da teoria que é muito importante nos dias que correm pois uma taxa crescente do pessoal ligado a estas áreas tende a trabalhar por conta própria onde a formação superior dá jeito para se estruturar o pensamento e os próprios negócios.

Agora, percam a noção de que se aprende alguma coisa na universidade sobre trabalhar na multimédia, no design, na fotografia ou em vídeo propriamente dito. Querem aprender? Leiam muito, informem-se, devorem toda a informação que encontrem online. Não comecem pelos softwares. Comecem antes por teoria da tipografia, teoria da cor, do layout, da estrutura de elementos interactivos (se quiserem ir por essa vertente). Na fotografia? Comprem uma máquina dSLR Low Cost (melhor investimento que qualquer propina de ensino superior) com uma lente e comecem a praticar. Leiam sobre composição, luz, sobre a regra dos terços, sobre iluminação em estúdio, esquemas de luz, equipamentos e EXPERIMENTEM até cairem para o lado. O mesmo para o vídeo. Aproveitem o modo vídeo da dSLR e comprem um tripé low cost em segunda mão e divirtam-se a fazer curtas metragens, documentários ou o que vos apetecer. Leiam como fazer um guião, como estruturar uma entrevista, como iluminar uma cena, sobre os tipos de luz usados, e novamente, EXPERIMENTEM.

Usem recursos online. Usem a lynda.com entre tantos outros sites tão bons ou melhores que andam por aí. Não esperem que um curso superior faça de vocês designers ou o que quer que seja. O design, a comunicação, a fotografia, o vídeo, a multimédia, a visão, parte de nós, de cada um e na forma como ele encara e resolve um problema. Os softwares são meios importantes que nos ajudam a realizar o que imaginamos...mas a distância é longa e com tanto para explorar online, é pecado tirar um curso superior com o intuito de realmente ser profissional nesta área.

Depois de terem os primeiros conhecimentos base formados, promovam-se nas redes sociais especializadas (dribbble, behance e até no twitter e g+). Estabeleçam uma rede que vos garanta trabalhos e comecem a criar portfólio. Em vez de investirem 4 anos em cursos superiores da treta e desperdicarem grande parte do tempo em noite e borga, optimizem o vosso tempo, façam os cursos superiores em part-time e foquem-se na vossa própria auto-formação. Encarem os cursos superiores como um extra ao conhecimento que adquirem na prática (na verdade os cursos superiores nesta área não são mesmo mais que isto portanto não percam muito tempo com isso). É o melhor caminho e era aquele que eu faria se tivesse 18 ou 20 anos.

12. Dark Legend

Ou seja ao mesmo tempo que se tira o curso superior relacionado com multimédia e afins deve-se entretando e sobretudo continuar a ser autodidacta e a aprender mais por nós proprios e não nós deixarmos a sombra do curso a espera que nos ensine tudo o que há para ensinar é isso?

Well, a UTAD tem uma cadeira de design gráfico http://www.utad.pt/vPT/Area2/estudar/oferta_educativa/Documents/1ciclo/comunicacao_multimedia.pdf

13. mags

mags Power Member

Acho que é daqueles cursos que quer dar de tudo e espetar com tudo ao aluno.

audiovisual, base dados, web design, design grafico, 3D, algebra, portugues, ingles, logica, aplicações web, fotografia, informatica, empreendedorismo, ética, etc etc
    o design gráfico sendo semestral...deve ser aprender illustrator e fazer dois trabalhos xD.
    sinceramente, acho um curso muito estranho na sua planificação.
    é um curso de comunicação /engenharia informática e computação xD

14. michael c

michael c Power Member

É precisamente isso que pessoalmente defendo.

O design gráfico é por si só um curso de vários anos, há quem faça dele um curso com duração de uma vida. Não esperes aprender nada mais que o "abc" numa cadeira semestral ou mesmo anual...em qualquer curso, nesse ou em outro qualquer.

___

Só para terminar a questão do meu lado, se quiserem mesmo tirar um curso superior em exclusivo (ou seja, sem tentarem trabalhar na área ao mesmo tempo) nesta área, façam-no na ESAD de Matosinhos. O problema é que infelizmente nem toda a gente pode sequer equacionar esta possibilidade pois a ESAD é um instituto privado e portanto as propinas não estão ao alcance de toda à gente. Mas em termos de ensino superior, será eventualmente o único sítio em Portugal para onde vale a pena "olhar" nas áreas criativas. Se tiverem o dinheiro, talento e os meios para entrar lá, força nisso. Caso contrário, iria por um percurso similar ao que referi no post de cima.

Infelizmente a nível de ensino público são quase todos assim pois estes cursos nascem na verdade pela necessidade de integrar corpos docentes que vêm de outras áreas, nomeadamente das engenharias, gestão e similares. Ou seja, na sua genése estes cursos já nascem mal...não nascem por individuos das áreas criativas mas antes pela necessidade de aproveitar esta "febre" pelas tecnlogias e multimédia para captar alunos, aproveitando muitas vezes os recursos internos que se têm (professores das engenharias informáticas, electrotécnicas, gestão e administração), cursos tradicionais que estão a perder alunos. Por isso é que depois as estruturas curriculares são isso que se vê, uma grande "mistela" no sentido de aproveitar os recursos humanos que já estão na escola e que vêm das mais diversas áreas.

15. mags

mags Power Member

acreditas que eu estive para meter o plano de estudos da ESAD Matosinhos só para o user poder comparar com a planificação da UTAD :D

também é preciso ter em atenção que muitos cursos na sua planificação, mostram só as áreas cientificas....dentro disso têm várias disciplinas

16. FOURFINGERS

FOURFINGERS Power Member

Fico feliz pelas pessoas que perderam um pouco do seu tempo para expressarem a sua opinião na tentativa de ajudar os outros:001:
    Claramente que foram muito úteis as vossas informações. O que me irrita nesta área geral da multimédia é que só existem 2 perfis profissionais credíveis onde eu me encontro no meio -.-

O primeiro é aquele que sabe programar e terá sempre futuro garantido;
    O segundo é aquele que consegue se expressar de forma artística as suas ideias - design;

E depois existo eu, que acaba o secundário com um curso de programação com boa nota mas toda a gente sabe que alguns cursos em algumas zonas valem o que valem... mas também não quero fazer a minha vida dessa forma, o dinheiro não é tudo; e sou bastante criativo mas não tenho capacidade para o desenho :s e isso é algo que nasce com a pessoa e nunca seria um bom profissional se optasse por aprender a desenhar neste momento, sejamos realistas...

Quanto ao ser-se autodidata, nesse aspecto não tenho qualquer tipo de problemas;)
    Por isso pouco a pouco vou formando a minha decisão e estas são as universidades que tenho em mente para prosseguir estudos:

Comunicação e Design Multimédia (Não sei se estarei apto para design)
    Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação de Coimbra

Comunicação Audiovisual e Multimédia (Pena ser ensino privado -.-)

Universidade Lusófona do Porto

Comunicação Multimédia (Não tenho qualquer tipo de feed-back)

Instituto Politécnico da Guarda - Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto

Comunicação e Multimédia (Forte probabilidade mas poucas vagas e só candidatar-me-ei na 2ºfase --')

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Escola de Ciências e Tecnologia

Cinema (Adoraria mas Portugal? nos tempos de hoje? :s)

Universidade da Beira Interior

Alguém com as mesmas escolhas ou com percursos académicos poderão opinar sobre algumas destas UN sff
    Desde já obrigado,
    Cumprimentos.

17. michael c

michael c Power Member

Eu iria mais longe mags. A questão nem é só a estrutura curricular dos cursos da ESAD vs resto das universidades. É a própria universidade! O ambiente é criativo, os professores também e portanto tudo isto inspira ao progresso. Geram-se sinergias e projectos diferentes onde as pessoas realmente acabam por aprender umas com as outras. E é isto que na verdade diferencia instituições.

Lá fora vêmos casos como o da Full Sail University onde efectivamente é o ambiente (conjugação entre alunos, professores, meios e actividades como seminários e workshops) que ditam a diferença e fazem com que grande parte dos alunos que sai da universidade acabe em grandes agências de renome. Acho que a ESAD está gradualmente a seguir um modelo similar a escolas como a Full Sail...e bem, diga-se de passagem. As áreas criativas são um campeonato à parte e na minha opinião nem deveriam existir cursos de design e/ou multimédia em universidades de âmbito generalista. As universidades especializadas e focadas nas áreas criativas são a melhor aposta para quem queira tirar um curso de valor acrescentado nesta área...as restantes vão sempre ser "misturas", umas melhores que outras.

18. mags

mags Power Member

Fourfingers, o que queres dizer com o sabes programar?

michael c......ver o "Tour the Campus" da Full Sail University.....fez me sentir uma pessoa pequenina xD

19. michael c

michael c Power Member

Talvez valha a pena no teu caso olhar também para este.

20. FOURFINGERS

FOURFINGERS Power Member

Sei um pouco de tudo como por exemplo: HTML, CSS, VB, Pascal, PHP, JavaScript... Mas tenho plena consciência de que não sou capaz de prosseguir estudos nesta área, até porque eu detesto matemática -.-

michael c para mim não dá porque eu só tenho Português como prova de ingresso :s

Partilhar esta Página