Curso Superior Em Audiovisual, Multimédia e Programação

FOURFINGERS- desculpa lá o offtopic mas esse nome do nick nao tem nada a ver com um video viral que andou a viajar pelos telemoveis dos rapazes pelo norte?:D
 
Sim, a ESAD de Matosinhos é a meu ver o melhor estabelecimento de ensino de design em Portugal, se tiverem possibilidade de estudar lá aproveitem porque é do melhor ensino que pode haver.

Pessoalmente acho quase todos esses cursos de comunicação e multimedia uma grande salgalhada, olhando para os programas da maioria deles fico com a sensação que não há uma estrutura nem um plano curricular adequado, é um autêntico batido de conteúdos sem ligações entre eles.

Se é o desenho que te preocupa podes ficar descansado porque não é de todo essencial, tem a sua utilidade no design mas o design não é arte, o que mais há são designers que não sabem desenhar.

Mas a ESAD é privado. Qual é tecnicamente o melhor em publico?
 
FOURFINGERS- desculpa lá o offtopic mas esse nome do nick nao tem nada a ver com um video viral que andou a viajar pelos telemoveis dos rapazes pelo norte?:D
LOL? não sei ao que te referes mas eu tenho este nick já desde 2004...
Que video é esse? é preverso?:eek:

Dark Legend sempre vais para a UTAD? 2ºfase? Vê lá se não me roubas uma vaga caso eu vá prá lá:D
 
Diria que a Faculdade de Artes e Letras da UBI (Covilhã) me parece ser das melhores a nível público.

O plano curricular (pelo menos, nos cursos aqui listados) é de longe o melhor, mais abrangente e começa pela teoria de base essencial para o design. Na prática, o pessoal que conheci desse curso é de fraco para baixo. Talvez por haver pouca exigência (algo que, de novo, é transversal aos outros cursos), ou talvez eu tenha conhecido as pessoas erradas. Em todo o caso, o plano curricular é uma boa base. Alguém que faça esse curso, desde que seja activo na procura de conhecimento por "fora", tem tudo para ser um bom profissional.

Em todo o caso, o que recomendaria seria licenciatura em Design e mestrado em Design Multimédia (3+2). Vantagens disto: formação de base abrangente, mais sólida, ficam a saber de design mais a sério (nada de artimanhas como nos cursos que metem uma cadeira de design e "está a andar"). Além disto: chegam ao fim dos 3 anos de licenciatura e podem

a) trabalhar, já tendo algum conhecimento;
b) mudar de direcção, porque certamente em 3 anos vão mudar de mentalidade (até pelo contacto que terão com outras disciplinas);
c) caso continuem a querer multimédia, terão várias universidades/faculdades com mestrados na área - há cursos de multimédia em faculdades/departamentos de letras, de comunicação, de artes e até de engenharia informática. Isto é particularmente útil, porque no fim da licenciatura já terão uma ideia melhor daquilo que mais vos agrada na área, ou seja, podem escolher o mestrado numa universidade com mais aptência para (e com um corpo docente que valorize) o que realmente querem fazer profissionalmente.
 
Última edição:
LOL? não sei ao que te referes mas eu tenho este nick já desde 2004...
Que video é esse? é preverso?:eek:

Dark Legend sempre vais para a UTAD? 2ºfase? Vê lá se não me roubas uma vaga caso eu vá prá lá:D

Vou a primeira fase com 140 xD.

Para mim continuar a aprender por mim proprio mais do que o curso dá não é problema. Basta ver o meu canal do youtube aprendi tudo sozinho desde o 10º ano ao 12º. Design gráfico é assim tão importante e essencial? Eu até ia para a ESAD das caldas da rainha, mas não tenho media. Não dá para aprender design assim por nós proprios?
 
Então mas tu ainda não te decidiste para que UN vais? não acaba amanhã o prazo de candidatura?
Já agora, sabes se a média do secundário e da(s) prova(s) de ingresso são arredondadas às unidades?
É que eu gostava de saber para fazer a minha média final :s

Sim já decidi, é a unica para o qual tenho media suficiente.
Não sei , aquilo é tudo automatico quando fiz a candidatura. Mas acho que não, conta tudo.
 
Andas em Coimbra a estudar?
O problema é que se existe trabalhos em que é necessário o desenho em papel estarei provavelmente lixado :s
É que se assim for terei que ir para a UTAD mas não me agrada muito a ideia de ir para lá...

Estou a estudar em Castelo Branco, Design Comunicação e Produção Audiovisual.
 
Qualquer das maneiras tenho acima de 150, espero conseguir :s
Mas também ainda tenho outras escolhas pendentes, estava à espera que encontrasse alguém que frequentasse as UN que referi anteriormente mas sem sucesso...
Ir para Vila Real vai ser tão podre porra...
 
O plano curricular (pelo menos, nos cursos aqui listados) é de longe o melhor, mais abrangente e começa pela teoria de base essencial para o design. Na prática, o pessoal que conheci desse curso é de fraco para baixo. Talvez por haver pouca exigência (algo que, de novo, é transversal aos outros cursos), ou talvez eu tenha conhecido as pessoas erradas. Em todo o caso, o plano curricular é uma boa base. Alguém que faça esse curso, desde que seja activo na procura de conhecimento por "fora", tem tudo para ser um bom profissional.

Em todo o caso, o que recomendaria seria licenciatura em Design e mestrado em Design Multimédia (3+2). Vantagens disto: formação de base abrangente, mais sólida, ficam a saber de design mais a sério (nada de artimanhas como nos cursos que metem uma cadeira de design e "está a andar"). Além disto: chegam ao fim dos 3 anos de licenciatura e podem

a) trabalhar, já tendo algum conhecimento;
b) mudar de direcção, porque certamente em 3 anos vão mudar de mentalidade (até pelo contacto que terão com outras disciplinas);
c) caso continuem a querer multimédia, terão várias universidades/faculdades com mestrados na área - há cursos de multimédia em faculdades/departamentos de letras, de comunicação, de artes e até de engenharia informática. Isto é particularmente útil, porque no fim da licenciatura já terão uma ideia melhor daquilo que mais vos agrada na área, ou seja, podem escolher o mestrado numa universidade com mais aptência para (e com um corpo docente que valorize) o que realmente querem fazer profissionalmente.

Por acaso conheço duas pessoas que frequentam esse curso/universidade e me parecem bem preparadas para continuar a aprendizagem. É como referiste, acho que na UBI a formação base é boa e é isso que na verdade interessa aprender nos cursos superiores. Photoshops, illustrators e companhia aprendem-se em casa sem problema, haja vontade e muita dedicação que o que não falta são recursos online para aprender a trabalhar com os softwares. O importante é como referiste a formação base e infelizmente até por vezes essa tem que ser feita de forma autodidacta, comprando os livros certos, lendo muito e olhando para o que nos rodeia todo o tempo.

Acho que sei porque referiste que "na prática, o pessoal que conheci desse curso é de fraco para baixo". Parece-me ter um lado muito de "artes" na UBI e design não é arte, é comunicação, normalmente com objectivo. Eu pessoalmente não gosto muito do lado artístico porque gosto de ver alguma objectividade nas coisas. Para além de bonito, tem de ter um proposito, um objectivo e uma funcionalidade. Na prática o que se faz nas (boas) escolas e faculdades criativas é estimular à criatividade pela arte. Mas o pessoal depois não se pode ficar por aí e tem que no percurso profissional dar um encaminhamento lógico ao que aprendeu como "arte" para transformar em algo mais palpável e "vendável" às entidades empregadores e seus clientes.

Mas fizeste aí uma bela sugestão. Acho a opção do 3+1 ou 3+2 também uma opção muito inteligente e penso que deve ser tido em conta pelo pessoal que agora está a escolher o curso.

Novamente, não se agarrem demasiado a "cursos" nem pensem que isso vos vai fazer por si só profissionais da área. Vejam os cursos como bases para ganhar asas e levantar voo.
 
A arte também tem muita utilidade no design, tudo depende da área que se escolhe, eu por exemplo trabalho como director artístico e ilustrador digital, faço muitas das imagens para publicidades que se vêem por aí nas ruas e a minha função é apenas a de estruturar o visual de campanhas publicitárias e/ou executar esses visuais. Mais uma vez, tudo depende do que se quer e um curso de design oferece tantos mas tantos caminhos que é importante escolher-se cedo qual a área em que se quer investir.

Acredito que mesmo como director artístico e ilustrador digital, não podes ao nível das publicidades que fazes ter apenas o lado artístico em conta. Tens de colocar em cima da mesa o objectivo e o público-alvo da publicidade ou campanha que estás a trabalhar. Daí ter referido a questão da arte por si só não ser suficiente, ou seja, não podes desenhar uma publicidade ou campanha para ti...tens de o fazer tendo em conta os outros e os requesitos. :) Foi isso que quis dizer. No resto concordo perfeitamente contigo. Do meu ano somos 3 os que trabalhamos na área...de 60 inscritos inicialmente. Portanto dá para ter uma noção. O resto das pessoas seguiu outros caminhos pois no curso pouco se aprendia e na verdade resolveram não trabalhar na área porque já no decorrer do curso enquanto que por exemplo eu me dedicava a levar os projectos académicos propostos no âmbito de disciplinas ao extremo tentando aprender ao máximo em cada um deles, os outros simplesmente não queriam saber e faziam o minimo para passar...é uma questão de atitude. Se valeu a pena? Não sei. O futuro dirá.
 
Acredito que mesmo como director artístico e ilustrador digital, não podes ao nível das publicidades que fazes ter apenas o lado artístico em conta. Tens de colocar em cima da mesa o objectivo e o público-alvo da publicidade ou campanha que estás a trabalhar. Daí ter referido a questão da arte por si só não ser suficiente, ou seja, não podes desenhar uma publicidade ou campanha para ti...tens de o fazer tendo em conta os outros e os requesitos. :) Foi isso que quis dizer. No resto concordo perfeitamente contigo. Do meu ano somos 3 os que trabalhamos na área...de 60 inscritos inicialmente. Portanto dá para ter uma noção. O resto das pessoas seguiu outros caminhos pois no curso pouco se aprendia e na verdade resolveram não trabalhar na área porque já no decorrer do curso enquanto que por exemplo eu me dedicava a levar os projectos académicos propostos no âmbito de disciplinas ao extremo tentando aprender ao máximo em cada um deles, os outros simplesmente não queriam saber e faziam o minimo para passar...é uma questão de atitude. Se valeu a pena? Não sei. O futuro dirá.

É preciso ir para multimédia com espirito criativo e força de vontade.
 
É preciso ir para multimédia com espirito criativo e força de vontade.

Algum "talento" também ajuda. Mas essencialmente há coisas que se aprendem. Se já tiveres uma certa queda para a questão, é obviamente mais fácil. Mas acredito que tudo é ultrapassável, mas exige muitas dificuldades. Só quem trabalha profissionalmente em alguma área criativa sabe o que se passa no dia-a-dia. Não tenham ilusões, é mesmo complicado e não é trendy nem cool muitas vezes.

Sim, totalmente de acordo, grande parte do desenvolvimento de um visual é passado a pensar-se nesses pontos mas só queria evidenciar que há outras áreas mais visuais/ilustrativas dentro do design, áreas essas que nem sempre são óbvias para quem começa a estudar design.

Eu, por exemplo, apesar de ter tirado o curso de design de comunicação na ESAD, 90% do meu portfolio é composto por trabalhos não relacionados com o que aprendi no curso já que segui um caminho mais direccionado para a publicidade/direcção artística, fiz e contínuo a fazer alguns projectos de design de comunicação como design editorial e afins mas é tudo pessoal, na ESAD nunca aprendi nada relacionado com direcção criativa nem direcção artística, muito menos com publicidade ou activação de marcas.

Com isto vou ao encontro do que dizes, a motivação e o interesse por aprender é sem dúvida o que mais pesa numa área criativa, quem se fica pelos mínimos e não vive para isto poucas hipóteses terá porque já é uma área muito saturada e para alguém se destacar tem que realmente fazer por isso.

Subscrevo totalmente o que referiste e acredito que a ESAD te tenha realmente dado as bases para descobrires da melhor forma por ti próprio o teu caminho. Acredito que o papel dos cursos é sobretudo este. Olharmos para os cursos como "caixas" que nos vão levar a "X" ou "Y" sítio não nos vai levar na verdade a lugar algum. E depois há outra questão...é realmente preciso "viver para isto"...até a uma certa idade é fácil, mas depois é extremamente complicado. Por isso o conselho que dou ao pessoal que vai agora entrar por este caminho nas áreas criativas é que aproveite ao máximo até aos 23 a 25 anos para trabalhar e criar portfólio. Quanto mais cedo, melhor. Não esperem pelo curso, comecem hoje a colocar desafios a vocês mesmos e a investigar como os resolver.


Tens o Curso Design Gráfico e Multimédia na ESAD.CR (IPleiria) que é dos melhores do país nesta área.

Esqueci-me realmente deste. É dos melhores de facto e é público.
 
Back
Topo