Curso Superior Em Audiovisual, Multimédia e Programação

São cursos completamente diferentes, só depende do que tu queres fazer.

sinceramente tenho duvidas pois nunca tive nenhum curso de multimédia mas desde que sai do curso de programação (secundário) tenho estado interessado em web design mas a multimédia tem tanta coisa que pode haver coisas que me interessa mais ...
 
Se ainda estás indeciso vai para o da Lusófona, o outro é muito focado em coisas técnicas, parece-me ser um mero curso técnico fazedor de técnicos de informática, já o da Lusófona é muito melhor estruturado e virado para a vertente criativa, olhando para o plano curricular parece ser uma mistura de audiovisual, produção, realização, filmagens, vídeo, etc, com conteúdos multimedia.

A ESAD de Matosinhos tem um curso de multimedia muito semelhante.

sim o da lusofona é isso que falas ate porque eu via o pessoal a filmar quando andava la a tirar o cet

o problema mesmo sao as propinas :/

obrigado
 
Última edição:
Pessoal, acabei o 12º na área de ciências e os resultados dos meus exames apenas foram positivos na 2ª fase. Os exames que posso usar são o de Matemática A e Português.
Sempre gostei de editar vídeos, imagem, filmar, entre essas coisas, e o único curso que achei que se encaixa-se mais no que gosto era o de Audiovisual e Multimédia na ESCS, pois o Tecnologia da Comunicação de audiovisual no porto (se não me engano) fica muito longe pois sou do Alentejo.
Também gostei de um curso de Som e Imagem na ESAD nas caldas da rainha mas não consegui saber se era um bom curso.
Será que me podem falar sobre este curso da ESAD e dizer me também alguns cursos semelhantes a estes?
 
Fico feliz pelas pessoas que perderam um pouco do seu tempo para expressarem a sua opinião na tentativa de ajudar os outros:001:
Claramente que foram muito úteis as vossas informações. O que me irrita nesta área geral da multimédia é que só existem 2 perfis profissionais credíveis onde eu me encontro no meio -.-

O primeiro é aquele que sabe programar e terá sempre futuro garantido;
O segundo é aquele que consegue se expressar de forma artística as suas ideias - design;

E depois existo eu, que acaba o secundário com um curso de programação com boa nota mas toda a gente sabe que alguns cursos em algumas zonas valem o que valem... mas também não quero fazer a minha vida dessa forma, o dinheiro não é tudo; e sou bastante criativo mas não tenho capacidade para o desenho :s e isso é algo que nasce com a pessoa e nunca seria um bom profissional se optasse por aprender a desenhar neste momento, sejamos realistas...

Quanto ao ser-se autodidata, nesse aspecto não tenho qualquer tipo de problemas;)
Por isso pouco a pouco vou formando a minha decisão e estas são as universidades que tenho em mente para prosseguir estudos:

Comunicação e Design Multimédia (Não sei se estarei apto para design)
Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação de Coimbra
Acabei o curso este ano. Que posso dizer? Bem, cheguei a meio do primeiro semestre do 2 ano e estava arrependido em relação à escolha do curso. Razão? Eu não sei nada e sei tudo. É o mal destes cursos de multimédia. Isto é, multimédia e design são coisas totalmente diferentes. Eu no meu curso só sei bases, o que sei a mais que os meus colegas foi porque me apliquei e estudei mais do que devia em certa área. No meu ano do curso, tivemos azar de apanhar um prof substituta a tipografia e a design gráfico, coisa que não sei quase nada. Tens cadeiras de programação, desde o primeiro ano, vídeo, tens uma cadeira de 3D ( é rídiculo), e umas tantas de design, mas não existe ligação entre elas. O curso é demasiado geral, assim como praticamente todos os cursos da área. O meu conselho é se ainda não sabes o que queres fazer dentro da multimédia, vai para um curso destes (geral) e durante o curso escolhes a área que te mais agrada.

A questão de gostar ou não do curso, existe sempre várias opiniões.
 
Estive a ler os posts deste tópico e pelos vistos enquadro-me um pouco em algumas situações.
Inscrevi-me este ano no IPA (privado) para a licenciatura de Produção Multimédia Interactiva, apesar de na 1ª fase de concurso nacional me ter candidatado para Som e Imagem no ESAD.CR (público) e ter sido colocoado. Mas em termos de gastos, o que ia gastar em ter de alugar casa nas Caldas + alimentação + propina + qualquer outra despesa, ou mesmo fazendo viagem de ida e volta todos os dias Lisboa-Caldas (para além do cansaço que isso ia causar), ia ser tanto ou mais do que vou acabar por gastar aqui em Lisboa no IPA, e além disso estava longe de casa e de amigos, família, etc, e cheguei à conclusão que não valia a pena o sacrifício.
No entanto, não tenho grande feedback sobre o curso do IPA, enquanto que nas caldas conheço algumas pessoas que fizeram/estão a fazer o curso e outras que foram para lá este ano.
Antes de me inscrever no IPA ponderei também alguns cursos da Lusófona, mas o factor preço contribuiu bastante para desistir dessa ideia.
Além disso, comparando com o plano de estudos, o curso PMI do IPA pareceu-me ser o que se aproxima mais do de Som e Imagem do ESAD.CR.

PS.: Acho um pouco lamentável que não existe um estabelecimento de ensino público virado para as Artes Criativas na capital do país. Afinal de contas, tantos estudantes que vêm estudar para Lisboa de tantos sítios do país, e eu que vivo cá teria de ir para o Porto ou para as Caldas...
 
Não é privada não senhor, e tenho o prazer de estar a tirar Arte Multimédia lá!

Possivelmente é por ter veia de artista, e de já ter estudado artes durante vários anos, mas creio que muita gente vai para designs multimédia e afins com uma ideia muito errada do que é design, faz-me confusão escolas onde se ensina "design multimédia" não haver uma cadeira de desenho, e como é que muita gente se aventura a ir para algo multimédia sem ter as minimas bases sobre arte, não é só saber usar o photoshop, é preciso saber o que se está a fazer, senão vão só reformular o que já 1000 fizeram.

O primeiro ano em Arte multimédia na FBAUL é praticamente tudo teorico, batem muito na história da arte e no porque de fazer isto ou aquilo, e justificar o porquê do que estamos a fazer, o que acho que é mais que fundamental, desenhar um logótipo, fazer um video, seja o que for só porque sim não é arte, a arte tem de ser capaz de ser explicada, seja uma explicação subjectiva ou não, tem de ser, e irrita-me profundamente ver gente a fazer coisas só porque parece bonito e sem um quê nem porquê.
Mas isto já sou eu a divagar :P

PS: Arte multimédia na FBAUL no 2º ano tem vários percursos (o primeiro é igual para todos), sendo eles fotografia, animação, audiovisual, performance e instalação, ou seja é mais focado numa das áreas da multimédia.
 
Apesar de tudo não sou grande adepto da FBAUL e da FBAUP, é um bom ensino mas os planos curriculares ficaram um tanto parados no tempo, ainda são da velha escola das Belas Artes, precisam de uma modernização ao nível de uma ESAD mas isto é gosto pessoal, prefiro mais dinamismo.

Partilho desta opinião e também considero que apesar de a base de ensino ser boa nas faculdades de belas artes, não está adaptado aos tempos que vivemos. São tantas as aplicações de uma formação em design que tem de se ser inteligente mas sobretudo objectivo nas escolhas, ainda para mais tendo em conta o estado do mercado de trabalho. É muito bonito andarmos a fazer "arte" e abrirmos a mente nessas faculdades, mas se o que aprendemos não tem relevância para o mercado, ou se não conseguimos depois adaptar esses conhecimentos a algo que na prática tenha valor no mercado, então de nada servirá...
 
Back
Topo