Curso Webdesign

Após ter lido e seguido com alguma atenção este post, n posso deixar passar em claro coisa e barbaridades que li. Primeiro antes de mais nada quero deixar bem claro que um curso de formação n pode dar umas luzes, tem de estar o mais proximo da realidade, segundo n sei onde arranjam o dinheiro para sustentar empresas caducas tipo flag e galileu. Talvez a crise n seja assim como a pintam. Porque n fazer uma sondagem do mercado de trabalho primeiro? Saber se ainda se trabalha com o dreamwever ou se ainda há mercado de trabalho para ferramentas do tipo flash? Sim pq se este post todo n é com o intuito de se escolher um curso que me ajuda a estar melhor preparado pra um emprego nesta área. Então continuem aprender o set da macromédia, q pra muitos continua a ser a muleta do seu pobre sucesso. Quero ver quando esta ferramenta for descontinuada, ou então usem aqueles magnificos efeitos e formatações à la carte e depois admirem-se de alguém q tenha outro browser q n o IE veja a pagina de forma deficiente. Fiz um curso nesta área o ano passado, desde aí notei a diferença, sabem pq? Pq se programou durante o curso com e apenas o código. Também me mostraram qual o problema dos programas com modo visual. Hoje estou numa empresa onde a mais valia para eu ter sido escolhido foi saber programar páginas por código, muitas vezes tenho de ser o bombeiro de certos web designers com cursos desses de 2mil e 3mil euros, pq os senhores apenas sabem clicar num botão e fazer sites em flash, depois backoffices e ligar as coisas nicles, pq? Pq o dreamweaver num faz.... Pois é o meu curso ficou por quase 600€, claro q sempre me dediquei em casa mas no sitio onde estive sempre me ajudaram e mostraram-se sempre disponíves. Pois é o nome num é tudo....

Web-design é diferente de Web-development
 
Concordo perfeitamente com o Armadillo: há que distinguir entre web design e web development.

Para me pronunciar relativamente às ferramentas em si, já trabalho nesta área desde 98, e comecei pelo código porque na altura as ferramentas não prestavam. Mas hoje em dia, mesmo estando à vontade com o código, devo dizer que as ferramentas dão imenso jeito e só escreve o HTML e o CSS todo à mão quem quer. A flexibilidade das ferramentas é enorme e já não somos obrigados a fazer as coisas de uma determinada fora como dantes.

Se avançarmos para a parte do development, acho que a escrita de código continua predominante, mas também já existem vários processos simplificados.

Hoje, que estou numa fase mais de recrutar quem faça estas coisas do que propriamente ter que os fazer, é me indiferente se trabalham directamente com a ferramenta da adobe (a macromedia já morreu!) ou não; o importante é que o saibam fazer. Se não conseguem ser flexíveis e sabem apenas fazer o que os botões permitem, então não estão ao mesmo nível de quem consegue fazer "tudo". Mas, se conseguem fazer o que se pretende só através pela ferramenta então funciona para mim. Quero é ver coisas feitas; se é de uma forma ou outra, não me interessa por aí além.

Estes cursos são óptimos para quem quer começar ou aprender mais umas coisas. Ninguém sai de lá preparado para ser um sénior na equipa; não apenas com o curso. Implica trabalho fora do curso, experiência e constante actualização. Mas os cursos dão certamente um impulso no processo e aceleram a inserção no mercado de trabalho. Procurem cursos que privilegiam a construção do porfolio e há muitos que abordam tanto a parte das aplicações como a código em si. Há cursos para todos os gostos e depende certamente muito do formador. Até no mesmo centro de formação podem ter experiências muito diferentes.

Também podem, obviamente, aprender por vocês, com coisas gratuitas da net. Mas a garantia não existe, podem perder muita coisa pelo meio e só dão falta quando tiverem que fazer.
 
Mas hoje em dia, mesmo estando à vontade com o código, devo dizer que as ferramentas dão imenso jeito e só escreve o HTML e o CSS todo à mão quem quer. A flexibilidade das ferramentas é enorme e já não somos obrigados a fazer as coisas de uma determinada fora como dantes.

Discordo...

As ferramentas podem ser flexíveis e ter botões e janelas para se fazer tudo e mais alguma coisa e eu pergunto, e depois? Fazer sites complexos, para quem tem conhecimentos, é muito mais fácil e rápido a bater código HTML/CSS do que andar a clicar em botões por tudo quanto é lado.

Na minha opinião, o ideal é uma combinação das duas, usar o interface no que realmente facilita e permite um desenvolvimento mais rápido que o código e bater código quando é mais rápido que andar a clicar em botões e a percorrer janelas e mais não sei o quê...

Eu falo por mim, obviamente, mas a fazer sites complexos fortes em CSS, sou muito mais rápido a bater código do que usar o Dreamweaver ou ferramenta semelhante. A verdade é que ainda não encontrei nenhuma ferramenta a esse nível que me satisfizesse e me permitisse ser produtivo como sou a bater código.

No entanto, ferramentas como Stylizer (para CSS, para quem não conhece recomendo que pesquisem sobre ela) reconheço que têm grande potencial apesar de nunca ter experimentado a fundo. De qualquer forma, continuo a achar que em certas situações, nada é melhor que bater código para utilizadores experientes. Escrever no teclado é muito mais rápido do que mover o rato e clicar em botões, abrir janelas, clicar em mais botões e etc. Isto numa aplicação como o Dreamweaver, no caso do Stylizer, a coisa já é um bocado diferente.

Em forma de conclusão e acho que isto é o mais importante, a produtividade de cada um depende somente do próprio e se uns são mais rápidos com um determinado programa, há quem seja mais rápido a bater código e preferia dessa forma. Cada um é como cada qual e não faz sentido afirmar que "só escreve a mão quem quer" no sentido de que hoje em dia o melhor é usar aplicações, não, ás vezes é melhor bater código mas isso, como disse, depende de cada um.
 
Preciso de Ajuda

Boas sou novo neste site, queriam que me ajudassem se possivel

Então é o seguinte, na vossa opinião que caminho percorrer:

1- Tirar a licenciatura no ISTEC (3 anos) Engenharia de Multimédia
2- Tirar um curso na FLAG

ps- a minha ideia era criar todo o tipo de trabalho (seja trabalhando com vídeo, fotografia, fazer páginas, fazer logos, etc)

obrigado
 
Boas!!

Tb pretendo frequentar um deste cursos web desgin/development! Como sou do algarve as dificuldades ainda sao maiores. Por aqui somente o Gallileu,e neste momento ta complicado investir esse dinheiro todo!!

Encontrei a opcçao na Alta Logica no curso á distancia, o que parece a melhor soluçao.

Tambem encotrei a Forma Base, por um preço acessivel tem as duas vertentes. O problema é que tanta coisa por 90h??

Alguem pode dar feedback sobre este curso??
 
Boas!!

Tb pretendo frequentar um deste cursos web desgin/development! Como sou do algarve as dificuldades ainda sao maiores. Por aqui somente o Gallileu,e neste momento ta complicado investir esse dinheiro todo!!

Encontrei a opcçao na Alta Logica no curso á distancia, o que parece a melhor soluçao.

Tambem encotrei a Forma Base, por um preço acessivel tem as duas vertentes. O problema é que tanta coisa por 90h??

Alguem pode dar feedback sobre este curso??

Também encontrei esse website da Forma, mas sinceramente o da Flag embora muito mais caro pareceu-me muito mais completo .

Gostaria de saber opiniões, pois estou muito interessado em iniciar-me nesta área futuramente tanto para nível de hobbie como profissional .

Cumprimentos,
Don_PokerPT
 
Adicionei a FormaBase ao MSN e fiz-lhes algumas perguntas, deixo aqui a conversa que poderá esclarecer algumas pessoas:

(16:40) L o k i n i : Olá
tudo bem ?
(16:41) Formabase: olá
boa tarde
(16:41) L o k i n i : estive a ver o vosso site
e fiquei curioso com o vosso curso de webdevelopment
(16:41) L o k i n i : mas fiquei com umas dúvidas
(16:42) Formabase: sim
(16:42) L o k i n i : como por exemplo as datas das aulas ?
(16:42) Formabase: é o aluno que define a data de início e o horário que pretende
(16:43) L o k i n i : o preço é pago no total na hora da inscrição, ou têm algum tipo de género de propinas ?
(16:44) Formabase: poderá pagar na totalidade ou em 2X (50% no acto da inscrição e o restante 50% em cheque pré-datado)
(16:45) L o k i n i : basta-me dirigir às vossas instalações para me inscrever e definir horários e datas ?
(16:46) Formabase: sim
(16:48) L o k i n i : para obter o vosso certificado, terei que efectuar algum exame no final das horas ?
(16:48) Formabase: não
(16:51) L o k i n i : ok, obrigado .
(16:51) Formabase: de nada
 
Boa tarde.

Gostaria de saber opiniões sobre o curso Profissional Web Programmer da FLAG em Lisboa. Já aqui li diferentes opiniões sobre a empresa, umas positivas outras menos positivas. Eu tirei informática no secundário mas não segui para a universidade, no meu curso as componentes que gostei mais e tive melhor desempenho foram programação e as aulas sobre construção de páginas web.

Poderá este curso fornecer-me um bom início no mercado de trabalho nesta área?

Obrigado.
 
tenho dois amigos meus que tiraram cursos na FLAG, um quando decidiu ir para la pode-se dizer que nao tinha experiencia pois estava a tirar eletronica, e foi tirar um curso baseado em flash, pois ele tinha andado a investigar os programa estava-se a interessar pela area e decidiu adquirir mais conhecimentos, hoje ele trabalha para a FLAG é formador e dá workshops mas é certo que também é preciso muita dedicação. Ele e outra pessoas que conheço dizem que a FLAG é melhor.
 
Já tirei 2 cursos na FLAG, um de FLASH e outro de Programação Web, e só tenho a dizer bem, atendimento 5 estrelas, sempre prestáveis, professores espectaculares, muito prestáveis. Excelente, recomendo-te a FLAG
 
Desculpem por desenterrar o post, eu quero seguir programação para a minha vida e estava a pensar em antes de entrar na universidade tirar um curso de web devlopment, eu tenho conhecimentos médios, já fiz algumas páginas complexas e queria saber se valia a pena. O dinheiro não é problema, sou da zona de Coimbra / Aveiro. Mas eu estava a procura de um curso que desse mais ou menos para um ano, porque a maioria é de 200 horitas :S.

Porque os conhecimentos que tenho são basicamente php e sql e etc, ou seja programar javascript e ajax não sei e gostava de ter umas "luzes".

Thanks
 
Olá!
Estive atenta as várias questões que foram colocadas. Realmente estou um pouco confusa. Gostava de complementar um pouco mais a minha formação. Já tirei o curso de Design e Comunicação em Artes Gráficas a muito tempo (7 anos), mas sinto que preciso de "renovar" os conhecimentos. A minha formação universitária em web não foi muito boa e estava interessada em tirar um curso de WebDesign, mas não sei se estarei a pagar desnecessariamente um curso que não vai dar a bases suficientes para me sentir segura em fazer algo de web que me peçam para fazer... A questão é que a FLAG tem cursos muito "rápidos" e caros. A LXSchool é também cara e os horários para quem trabalha muitas horas durante a semana, não é acessível. Estive a ver a FORMABASE e parece-me mais intensiva e tem a tal flexibilidade de horários... Alguém me pode aconselhar?

Obrigada.
 
Aprende por ti, é o melhor conselho que te posso dar. Ja andei em cursos (Unicenter (Microsoft/Autodesk/Adobe/ex-Macromedia certified)) e aprendi algumas coisas básicas. O melhor que tens a fazer é sentar-te em frente ao PC ler tutoriais e bater com a cabeça até aprenderes :)

Boas, eu nunca frequentei nenhum curso de webdesign, no entanto gostava de tirar, procurei pela net de cursos de webdesign e cheguei a este tópico...
Quando vi este coment que citei... fiquei contente porque é precisamente isso que tenho feito desde à 3 anos... :) e aprendi muito, acho que o WebDesign é interessantíssimo... e por isso nunca me cansei de ler tutoriais e mais tutoriais, criar a minha própria galeria online, canal de youtube etc... hoje, sou eu que faço muitos dos tutoriais que quando comecei nisto tinha muita curiosidade em conseguir fazer... fico feliz por conseguir tudo isto sozinho ;)

Portanto... concordo plenamente com o que foi dito pelo 3dhouse :)
Partilho da mesma opinião... Acredita que custa começar, mas quando começas a perceber a partir daí é sempre a andar...
Eu comecei com o photoshop e agora ja uso illustrator cinema 4d... Aconselho-te a procurares foruns de design, foi ai onde aprendi muito...

Espero ter ajudado ;)

PS: Deixo á mesma uma pergunta... Se eu quiser ser WebDesigner qual a melhor maneira de obter conhecimentos(melhores cursos, etc...) para fazer disso a minha "vida"?

Cumprimentos,
Zeus330(RealArt)
 
Última edição:
PS: Deixo á mesma uma pergunta... Se eu quiser ser WebDesigner qual a melhor maneira de obter conhecimentos(melhores cursos, etc...) para fazer disso a minha "vida"?

Se de facto tens facilidade em ir tu próprio em busca de informação então a melhor "escola" que podes frequentar é a W3Schools, dá-te excelentes bases. Continua a seguir tutoriais de deisgn também, mas mais virado para a construção de layouts.
 
Back
Topo