1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

cursos certificação CISCO

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Kelvin Clein, 20 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 51; Visualizações: 15365)

1. Kelvin Clein

Kelvin Clein Power Member

boas,
    procurei pelo forum e já esclareci algumas dúvidas!
    no entanto, ainda tenho algumas: queria tirar um curso de redes CISCO CCNA e estou à procura da melhor escola de formação!aqui vão as dúvidas:

1 - qual a melhor escola de formação de redes, especialmente CISCO ?

2 - tenho de pagar o valor do curso ou posso simplesmente fazer o exame CCNA ?

3 - qual o preço de um exame CCNA, CCDP, CCIE ?

4 - a certificação tem que validade temporal ?

thanks in advance

2. dickseed

dickseed Power Member

Se fizeres o curso numa escola de formação tens de o pagar (e bem) e também tens de pagar o exame final (CCNA se n me falha a memória ronda os 200 euros).
    No caso de seres estudante de ensino superior tens o trabalho ($$) facilitado, e normalmente só pagas metade do exame final. Isso depedende de escola para escola e do curso que esteja a tirar. (As escolas dispõem essa informação).
    Caso contrário e caso pretendas esclarecer as tuas dúvidas posso enviar-te o mail do responsável pela cisco na minha escola (Primeira academia cisco do pais e actual academia regional).

Já agora todos os cursos têm validade temporal, tendo que se fazer um exame de actualização de tempos a tempos, apenas como que uma actualização dos conhecimentos para acompanhar a normal evolução da tecnologia.

Conselho: Tira o CCNP.

Última edição: 20 de Fevereiro de 2006
  3. Kelvin Clein

envia sff o email do responsável a que te referes!

então posso fazer o exame sem liquidar aquela extraordinária quantia monetária do curso/aulas!
    eu estou a pensar em ir só ao exame e assim saía-me mt mais barato!

outra questão seria porque é que o pessoal que quer tirar um curso destes não paga só o exame e estuda à lareira sem pagar aulas???

eu estou virado para o CCNA que é a base da pirâmide mas será que posso ir logo para CCNP sem tirar CCNA como pré-requisito ?

thanks

4. dickseed

dickseed Power Member

5. Elrond

Elrond To fold or to FOLD?

Como é q se estuda para um exame desses?

Podias-me enviar uma pm com mais informação sobre o curso dickseed, sobretdo onde é q se podem fazer exames e como se pode estudar para o exame?

Danke

6. dickseed

dickseed Power Member

Epá o material para estudar existe em livros mesmo da cisco, encontram-se em ***** livraria ou até na mula.
    Contudo eu quando frequentei o CCNA foi me dado um login e uma pass de acesso à área de estudo. Nessa área (localizada no site da cisco) existe toda a matéria de cada módulo acompanhada por animações que ajudam à sua compreenção.
    No final de cada módulo é feito um exame local (na FCT devem fazer) e por fim tem de se fazer o exame final.
    Esse exame final é feito em Lisboa, fora das academias, e é efectuado por entidades qualificadas para tal. Não sei onde seja ao certo porque não o fiz.

Gostava de ajudar mais, mas como já á um ano que não toco nisso (falta de tempo), já nem sequer sei dos meus dados.

7. nothing

nothing Power Member

1) As academias Cisco como a que tens na escola poderiam ser o melhor, se fossem bem ensinadas, mesmo centros como a Rumos e Galileu não são muito melhores;

2) Não. Podes estudar por ti e fazeres o exames quando estiveres preparado; Basta ter força de vontade e tempo disponível.

3) Todos (à excepção de CCIE) - 140€
    CCIE - 500€ o exame escrito. Se passares podes fazer os labs que são 1000 e tal €. No entanto, não penses no CCIE para já. Por norma só se passa à 3ª e só 1 em cada 3 consegue passar à 1ª. E estou a falar de pessoas com muito background da área. São 8 hrs o exame de lab em média.

4) 3 anos. No entanto se fizeres um exame de um escalão superior renova-te automaticamente a certificação inferior.

5) Devias ter usado o search porque já existem uns quantos tópicos sobre o assunto.

Elrond,

Eu usei livros, sendo o melhor o 'CCNA: Cisco Certified Network Associate Study Guide' da Sybex (Todd Lamle) e os da Cisco Press e simuladores. Mês e meio de estudo foi suficiente.

Se quiseres tirar o curso tens várias opções:
    - Frequentar uma Cisco Academy (existem em várias univ's, politécnicos). É fixe porque caso haja uma na escola que frequentas tens um desconto aceitável. Caso não tenhas na tua escola pagas bem;
    - Frequentar um curso na Galileu, Rumos, etc e pagas a peso de ouro.

mais info aqui

No entanto se quiseres fazer só o exame tens 2 opções:
    - Compras um voucher online na Prometric ou na Pearson-Vue que dá direito a um exame na data e centro que quiseres;
    - Vais à Rumos, Galileu, ou qualquer centro destes e marcas um exame. Geralmente pagas mais 50€ do que comprando o voucher online à empresa que te faz o exame;

8. Kelvin Clein

grato pelos posts! :007:

já estive a sondar a matéria do CCNA e reparei que o exame final pede 95 % para aprovação !!!
    isto é mesmo assim ? em 60 questões podemos errar 3 !:wow:
    já vi que tenho que estudar tudo mt bem estudado!
    um colega meu falou-me uma vez deste tipo de exames de certificação há uns 3 anos e lembro-me mais ou menos que fazendo uma carrada de exames basta para passar MAS para 95% é preciso ser mm bom !!!

confirmam estes 95% ou estou errado ?
    e o que significa aquela escala de 300 a 1000 ?

bem vou meter mãos ao trabalho ... :P

9. nothing

nothing Power Member

Não pede nada 95%, tens de ter no minímo 849 pontos de uma escala 300-1000. E são 65 questões.

A escala é bastante explicíta, mesmo que falhes todas tens 300, se acertares todas tens 1000. Além disso tens perguntas com peso diferente, sendo as principais os simuladores.

De resto acertaste numa coisa, tens mesmo de estudar muito e saber tudo na ponta da língua.

PS: E outra coisa, actualmente o CCNA não abre portas nenhumas porque já existem muitas pessoas com ele.

10. nothing

nothing Power Member

E tu, queres um ban?
    Como deves, ou devias, saber isso é ilegal.
    Quem quiser material da Cisco Academy, ou procure noutro lado ou inscreva-se numa.

Bad Post Reported.

11. Beowulf_pt

Beowulf_pt Power Member

O post do nothing foi muito informativo, pelo que adianto apenas o seguinte:

Pelo menos quando eu fiz o CCNA os preços da SOL-S estavam consideradamente abaixo da media dos outros para onde liguei (Galileu, Rumos.. nao me lembro se liguei para mais). Hoje nao sei como estarao, mas dava-lhes um toque.

Confirmo tambem outras notas do Nothing, em particular que é perfeitamente possivel fazer o exame sem qualquer formação em sala... basta ter bons materiais. O material da Cisco Academy para o CCNA chega e está disponivel nas redes P2P, para quem nao tiver acesso a uma Academy.
    O problema do conteudo é que tem imensa redundancia e muita coisa que nao sai.. é para se estudar em paralelo com um ou dois simuladores.
    A vantagem dos Test Packs (TestKing em particular) é que dão logo uma ideia de qual a materia que interessa realmente. Claro que convem estudar os conteudos minimamente primeiro.

O CCNA é muito acessivel para quem já deu cadeiras de redes na faculdade.. muito do conteudo é TCP/IP em geral, o que custa mais será aprender as particularidades do IOS.

Confirmo tambem que o CCNA tem pouco peso.. no meu caso particular serviu-me de pouco porque nao consegui acesso a grandes ofertas de emprego em networking/segurança... tenho um background mais orientado para desenvolvimento web e com o mercado actual os empregadores não dão grandes oportunidades de entrada a quem tiver as certificações mas não tiver tido empregos prévios em networking.
    Um CCNP será melhor, mas aplica-se o mesmo.. sem alguns projectos prévios na area, não se consegue um emprego relevante porque ninguem espera que te safes realmente em situações reais...

Em qualquer caso, certificações são sempre valor acrescentado, defindo bem o percurso que se quer levar. Boa sorte.

12. Nuts

Nuts Power Member

Viva,

Tenho certificação tirada no meu Politécnico, tenho os quatro Semestres do CCNA feitos mas não fiz o exame final no exterior, se bem q tb tinha um voucher na altura ( já deve ter expirado ).

Vinha tentar saber, se sem o exame final, sempre se confirma como me tem dito alguns profissionais na área, que estes cursos com os 4 diplomas já abrem algumas portas, ou pelo menos tiram-nos minimamente da sombra...

É que infelizmente, por erro de um dos formadores, não ficamos com diploma do Sem 1 do CCNA, ou seja, tenho o 2, 3 e 4 com certificado e o sem 1 apenas feito no sistema interno da Cisco sem ter uma prova em papel... Gostava de saber se realmente isto pode vir a ser um incoveniente qdo for procurar emprego...

Neste momento já tenho o CCNP3 feito e ando no CCNP2... também sem exame final..

Digam qqer coisa, visto q isto é importante para a minha formação.
    Obrigado pela atenção
    Fiquem bem

13. nothing

nothing Power Member

Abrem menos portas que o CCNA. E o CCNA abre 0.

14. zelv

zelv Power Member

O CCNA abre 0? Como assim? Que tipo de "portas" falas? É que estou a tirar (no início - curso de 1500h - 1 ano) e essa info é deveras desmotivante.

15. Sadino

Sadino I'm cool cuz I Fold

Quer dizer que não podes olhar para o CCNA como um fim, mas apenas como um passo intermédio para algo mais substancial (sugiro vivamente o CCNP) que aí sim será uma mais valia.

Eu sou CCDP (ao nível de CCNP mas virado para o projecto) e não tenho sentido no mercado de trabalho (em Portugal) grande apetência.

Mas não desmotives já que são áreas muito interessantes :)

16. Nuts

Nuts Power Member

Mas há ou n empresas que aceitam só os certificados semestres sem termos o final?

17. nothing

nothing Power Member

Actualmente a única porta que o CCNA te abre é a possibilidade de tirares depois o CCNP, CCVP, CCSP que já têm saídas a nível profissional.
    Falo por experiência própria, dado que tirei o CCNA e resultado prático = 0.

1 curso de 1 ano para tirar uma certificação como o CCNA parece-me altamente exagerado. 1 mês e pouco de estudo com o livro da Sybex e o simulador da Boson são mais que suficientes, pelo menos para mim foram.

Nuts,

Não. As empresas interessam-se principalmente pela experiência do candidato. A nível de certificações só querem saber se as tens ou não. Cursos valem, virtualmente, 0. Até porque muitos empregadores sabem como esses cursos são dados. A cisco academy, pelo menos a de CCNA, então é uma anedota pegada....

18. Beowulf_pt

Beowulf_pt Power Member

Confirmo apenas isto. Tenho o CNAP e o CCNA e nunca me serviram de nada porque nao tenho experiencia "de campo" em redes e ninguem valoriza as certificações no cv a menos que haja muita experiencia prática. Ouvi várias vezes dizer que era excelente ter o CCNA mas depois os empregadores nao arriscam porque nao viram muitos projectos prévios em networking no meu cv... desconfio que se fosse o oposto, alguns projectos de networking mas sem qq noção sobre Cisco IOS, tinha sido mais fácil.

Se nao tiveres trabalho de redes no cv, nao é o CCNA que vai fazer a diferença... nem um CCNP... CCIE será diferente, mas por norma um CCIE que não tenha experiencia prática deve ser uma raridade absoluta...

Última edição: 17 de Maio de 2006
  19. Beowulf_pt

Beowulf_pt Power Member

Discordo parcialmente com este ponto dado que até gostei do CNAP na Cisco Academy e deu jeito para a parte pratica do CCNA. Claro que é um mini-lab nao reflecte um ambiente profissional, mas é francamente melhor do que simuladores ou do que nada.

O problema da Cisco Academy e do material de estudo Cisco (quase todo flash-based) é que tem muita redundancia e diria que só 50% é que é relevante para as certificações.

Mesmo assim 1 mes para o CCNA parece-me demasiado optimista, mas depende do temop que cada um tem livre e da qualidade do material de estudo que se tem.

20. Nuts

Nuts Power Member

Mas ter os 4 semestres feitos numa academia, sem ter o final já contam para curriculo...
    Já percebi q o CCNA como um todo n abre grandes portas.. mas o prob/duvida é especificamente se os 4 diplomas dos Semestres na Academia tem algum peso...

TKS

Partilhar esta Página