Cursos Profissionais

Status
Fechado a novas mensagens.
Também há muitos tópicos sobre isso aqui no fórum e também não vou ser eu a procura-los.
De qualquer maneira, para uma ajuda mais certa era bom dizeres se falas de cursos secundários... Se for o caso a resposta é sim. Aliás, não sei em que ano estás, mas se estás para ir para o secundário já te devias informar sobre isso. Nem todas as escolas têm esse curso.
Se queres o curso só para umas bases de programação acho que é melhor esqueceres. Embora esteja de longe mais fácil o curso agora (ao contrário do antigo Tecnológico de Informática), é um curso para quem quer, no mínimo, saber alguma coisa de informática e não de programação ou de jogos ou de qualquer pequena área. Isto é, o curso é de "computadores", trabalhas neles, sim, mas falas de muita coisa.

Se não queres seguir informática a longo prazo esquece este curso e compra um livro (ou googla...) e mete-te num "cursozeco" para ficares com noções mais técnicas de algumas coisas que considero importantes (tão importantes que leva a muita gente não conseguir avançar sozinha por não saber isso).
E não queiras começar pelo fim. Começa com uma linguagem não orientada a objectos (não me vou lembrar agora do nome lol), que mais não seja pascal, para perceberes como funciona um if, calculos, variáveis, ... Depois parte para qualquer coisa básica orentada a objectos (visual basic) que, provavelmente, vai ser-te útil para fazeres muitos dos programas que vais querer de uma forma fácil de aprenderes sozinho. Por fim, escolhe a linguagem que mais se adequa ao projecto que queres desenvolver.

Se seguires para um curso profissional... Não esperes sair de lá a programar alguma coisa. Eu não aprendi praticamente nada na escola. Aprendi um pascalsito e tudo o que fiz durante o ano foi por mim, e o mesmo com basic. O que aprendes é muito simples, mas o suficiente para saberes descobrir coisas novas.

Cumps :)
 
Pois, a "brilhante" ideia da ministra de acabar os cursos tecnológicos faz com que, para seguires informática desde cedo, tenhas que ir ou para um curso profissional, ou para um curso de ciencias e tecnologias com especificaçao tecnologica no 12º.

O de ciências e tecnologias dá-te boas bases de matemática e física, mas de programação é 0, andas a estudar "bichinhos" e "pedrinhas", pelo que deves escolhê-lo caso vás aprendendo por conta própria e depois ingresses na univ numa engenharia informática por exemplo.

Esses cursos profissionais de que falas, há 2 na área de informática, o Téc. Gestão de Equipamento Informátic e o Téc. Gestão e Programação de Equipamento Informática, sendo obviamente o 2º o que tem componente de programação. Tenho muitos amigos nesse curso, e infelizmente aprende-se lá muito pouco, porque infelizmente o facilitismo é muito grande, dado o "perfil geral" dos alunos que lá ingressam (o que não quer dizer que lá não existam bons alunos):

- Atitudes e valores valem 50% da nota das disciplinas
- Em metade das disciplinas não fazem testes
- Em caso de negativa no teste, ainda têm um 2º teste, e caso esse também seja negativo, ainda um de recuperação no fim do módulo
- Na minha escola recebem 4,11€/dia por ir as aulas, aparentemente subsidio de alimentação (mas eu tenho tanto tempo de almoço como eles e não recebo nada... :S)
- Podes passar com pouco mais de metade dos módulos feitos (sobre isto informa-te melhor, pois eu não sei exactamente como funciona e não quero induzir-te em erro, mas sei que muito pessoal lá tava lixado porque andavam a trabalhar para passar nos módulos e quem não fazia nenhum e chumbava em "metade" passava também).

O que podes fazer é entrar num profissional para aprenderes o básico (e aí podes aprender muita coisa ou nadinha, dependendo da turma e da tua capacidade de abstracção da mesma), e depois do 12º ano rumares a um curso de especialização tecnológica (CET) na área de programação/sistemas operativos, onde aí sim aprofundarias melhor os temas que pretendes do secundário, e de onde sairías com classificação profissional de nível IV, o que teoricamente já te permitiria depois uma maior evolução no futuro emprego (+ €€€ :D).
 
Eu estou num curso profissional, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, 2º ano.

Dás muita programação como é óbvio :)
Era mesmo esse curso que queria mas pela zona onde moro esta fora das possibilidades.
-Tecnico de gestão de equipamentos imformaticos é realmente a unica possiblidade.
 
Eu estou no segundo ano de Técnico de Informática de Gestão, damos, muita programação, bases de dados e redes, e também word avançado e excel avançado, por ai fora, também temos uma disciplina de gestão de empresas e economia, mais as disciplinas habituais tipo matemática e português. Ando a gostar muito do curso, é muito bom e temos estágio no final do segundo e terceiro ano.

Também se mete o problema da escola de onde tu és haver ou não o curso, tenho gente na minha turma de que é de outra cidade perto da minha onde também ás secundária mas não há aquele curso, mas para isso basta informares-te bem.

Cumps.
 
Não é propriamente lá na parvonia onde vivo é a cerca de 20minutos mas sim a mas é tecnico de gestão de equipementos informaticos
bem deve dar :p

Ya claro, lol, mas esse parece porreiro, normalmente estes cursos não são assim muito diferentes uns dos outros, apenas mais orientados para gestão ou mais para equipamentos, etc
 
Entrei este ano para o curso de Gestao e Programaçao de Sistemas informaticos...:D

e pelo menos na minha escola e assim:

-Ha mais que 1 teste por modulo a todas as disciplinas..
-Mesmo que tenhas 20 a tudo tens que ter os modulos todos feitos.. para poder passar..
-Se quiseres recuperar um modulo tens de pagar..lol (espero nao deixar nenhum em atraso)
-E tenho 6.45H de programaçao por semana:D (muito mais do que estou abituado na publica)

Depois tens e que gostar de programaçao, pelo menos ate agora ja vi que para se aprender tem que se gostar (que e o meu caso:007:)

Agora tou a dar algoritmos e mais tarde vou dar visual basic.... o C e so no 2º ano do curso..

abraços
 
Olha eu estou a ter aulas á noite e num curso ligado a tecnologias de informação. Na altura que iniciei este curso informei-me na secretaria e no gabinete de psicologia da minha escola, por isso aconselhava-te que fizesses exactamente o mesmo. La poderás obter todas as informaçoes que precisas sobre todos os cursos.
 
Eu ando agora no terceiro ano de Tecnico de Gestão e Programação de Sistemas informaticos....
e posso te já garantir que tens muito programação....
só para teres uma ideia....

10ªano - Tinha 4 horas de C por semana ---------------------- TOTAL 4 horas semanais

11ªano - Tinha 3 horas de C por semana e 3 horas de SQL por semana ------------ TOTAL 6 horas semanais

12ªano - Tenho 10 horas de C# ................... mais 4 horas de HTML, CSS, ASP.NET, javascript, XML (sim sim ... eu sei que muitas destas não são linguagens de programação.... :P)..... TOTAL 14 horas

Não te vou falar no geral das escolas, porque n sei..... mas da minha é simples..... Se quizeres aprender mesmo a programar bem, é possivel.... eles ensinam-te o suficiente para teres boas bases e os stores dão te conselhos daquilo que podes estudar em casa para aprendes mais e etc etc....

Problema das escolas profissionais ..... vai ter mais dificuldades em ter boas bases de matematica e fisico-quimica (Para quem continuar por exemplo para engenharias).... não porque os stores são maus...... mas porque tens muito menos tempo de aulas dessas disciplinas e a materia é mais facil devido a tares num curso profissional....mas por exemplo na minha escola dão aulas de acesso ao ensino superior para o pessoal que se quer preparar para os exames..... eu por exemplo no ano passado 11ªano... fiz o exame de matematica B e fisico-quimica, porque este ano vou ter 3 meses de estagio e não me queria preocupar muito com isso....

Mas também te digo, facilmente vais para minha escola e para o meu curso passas com 10 aos modulos de programação depois de tentares 100 vezes... e consegues sair de lá sem saber a ponta de um corno.....:-D

Eu por exemplo a portugues tenho sempre 10 ..... porque vou a repetição, tenho boas notas nas outras disciplinas e se tive-se no secundario porvavelmente fodi_a-me ai, o que por outro lado é bastanto mau, pois provavelmente vou para universidade sem saber escrever um texto....8|
 
Esclareçam-me uma dúvida:

Isso de cursos de informática é tipo: 'Ah curtia bué fazer sites, bases de dados, até programas' sabia tipo umas coisinhas de HTML, pouca coisa. Ia para lá e era mesmo 'uma escola' não sabia nada ensinavam-me tudo, do zerinho, muitos exercicios, etc, como até ao 3ºciclo? Não é preciso ter nenhuma base, nem nada?
 
Esclareçam-me uma dúvida:

Isso de cursos de informática é tipo: 'Ah curtia bué fazer sites, bases de dados, até programas' sabia tipo umas coisinhas de HTML, pouca coisa. Ia para lá e era mesmo 'uma escola' não sabia nada ensinavam-me tudo, do zerinho, muitos exercicios, etc, como até ao 3ºciclo? Não é preciso ter nenhuma base, nem nada?

Não precisas de ter bases algumas. Se não percebes nada de hardware tens a disciplina Arquitectura de Computadores onde começas do zero. Começas a dar a linguagem binária e depois passas para o hardware propriamente dito. Se não percebes nada de sistemas operativos também tens a disciplina Sistemas Operativos que dá-te todas a noções e mais alguma, desde a raiz mesmo. Programação é igual. Redes de comunicação vai pelo mesmo caminho. Eu estou no 2º ano do Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos numa escola pública. Estou a curtir bastante, mas por outro lado tenho um horário bastante sobrecarregado, sem nenhuma tarde livre e entro todos os dias as 8h20 e saio às 16h50. É puxado para quem não está lá com muito interesse e mesmo para os que estão. Tens mesmo que gostar de tudo isto para ires até ao fim.

Cumps
 
Eu estou no 3ºano do curso Técnico de informática e gestão, ja dei varias linguagens(pascal"para começar lol" , Java, php, html, javascript, e por ai).
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo