1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Cursos Profissionais

Discussão em 'Programação' iniciada por theking1200, 22 de Setembro de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 2597)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. theking1200

theking1200 Banido

Ha algum curso profissional de informatica em que se dé programação?
    É que gostava de ter umas bases

2. Noeljunior

Noeljunior I fold therefore I AM

Também há muitos tópicos sobre isso aqui no fórum e também não vou ser eu a procura-los.
    De qualquer maneira, para uma ajuda mais certa era bom dizeres se falas de cursos secundários... Se for o caso a resposta é sim. Aliás, não sei em que ano estás, mas se estás para ir para o secundário já te devias informar sobre isso. Nem todas as escolas têm esse curso.
    Se queres o curso só para umas bases de programação acho que é melhor esqueceres. Embora esteja de longe mais fácil o curso agora (ao contrário do antigo Tecnológico de Informática), é um curso para quem quer, no mínimo, saber alguma coisa de informática e não de programação ou de jogos ou de qualquer pequena área. Isto é, o curso é de "computadores", trabalhas neles, sim, mas falas de muita coisa.

Se não queres seguir informática a longo prazo esquece este curso e compra um livro (ou googla...) e mete-te num "cursozeco" para ficares com noções mais técnicas de algumas coisas que considero importantes (tão importantes que leva a muita gente não conseguir avançar sozinha por não saber isso).
    E não queiras começar pelo fim. Começa com uma linguagem não orientada a objectos (não me vou lembrar agora do nome lol), que mais não seja pascal, para perceberes como funciona um if, calculos, variáveis, ... Depois parte para qualquer coisa básica orentada a objectos (visual basic) que, provavelmente, vai ser-te útil para fazeres muitos dos programas que vais querer de uma forma fácil de aprenderes sozinho. Por fim, escolhe a linguagem que mais se adequa ao projecto que queres desenvolver.

Se seguires para um curso profissional... Não esperes sair de lá a programar alguma coisa. Eu não aprendi praticamente nada na escola. Aprendi um pascalsito e tudo o que fiz durante o ano foi por mim, e o mesmo com basic. O que aprendes é muito simples, mas o suficiente para saberes descobrir coisas novas.

Cumps :)

3. theking1200

theking1200 Banido

Eu estou no 9º ano e pronto queria mesmo fazer o segundario a aprender Informatica acho que o curso se chama Tec. de Gestão de Equip Informaticos

4. A3oN

A3oN Power Member

Pois, a "brilhante" ideia da ministra de acabar os cursos tecnológicos faz com que, para seguires informática desde cedo, tenhas que ir ou para um curso profissional, ou para um curso de ciencias e tecnologias com especificaçao tecnologica no 12º.

O de ciências e tecnologias dá-te boas bases de matemática e física, mas de programação é 0, andas a estudar "bichinhos" e "pedrinhas", pelo que deves escolhê-lo caso vás aprendendo por conta própria e depois ingresses na univ numa engenharia informática por exemplo.

Esses cursos profissionais de que falas, há 2 na área de informática, o Téc. Gestão de Equipamento Informátic e o Téc. Gestão e Programação de Equipamento Informática, sendo obviamente o 2º o que tem componente de programação. Tenho muitos amigos nesse curso, e infelizmente aprende-se lá muito pouco, porque infelizmente o facilitismo é muito grande, dado o "perfil geral" dos alunos que lá ingressam (o que não quer dizer que lá não existam bons alunos):

- Atitudes e valores valem 50% da nota das disciplinas
    - Em metade das disciplinas não fazem testes
    - Em caso de negativa no teste, ainda têm um 2º teste, e caso esse também seja negativo, ainda um de recuperação no fim do módulo
    - Na minha escola recebem 4,11€/dia por ir as aulas, aparentemente subsidio de alimentação (mas eu tenho tanto tempo de almoço como eles e não recebo nada... :S)
    - Podes passar com pouco mais de metade dos módulos feitos (sobre isto informa-te melhor, pois eu não sei exactamente como funciona e não quero induzir-te em erro, mas sei que muito pessoal lá tava lixado porque andavam a trabalhar para passar nos módulos e quem não fazia nenhum e chumbava em "metade" passava também).

O que podes fazer é entrar num profissional para aprenderes o básico (e aí podes aprender muita coisa ou nadinha, dependendo da turma e da tua capacidade de abstracção da mesma), e depois do 12º ano rumares a um curso de especialização tecnológica (CET) na área de programação/sistemas operativos, onde aí sim aprofundarias melhor os temas que pretendes do secundário, e de onde sairías com classificação profissional de nível IV, o que teoricamente já te permitiria depois uma maior evolução no futuro emprego (+ €€€ :D).

5. rafaqueque

rafaqueque Power Member

Eu estou num curso profissional, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, 2º ano.

Dás muita programação como é óbvio :)

6. theking1200

theking1200 Banido

Era mesmo esse curso que queria mas pela zona onde moro esta fora das possibilidades.
    -Tecnico de gestão de equipamentos imformaticos é realmente a unica possiblidade.

7. Peter V5

Peter V5 Folding Member

Eu estou no segundo ano de Técnico de Informática de Gestão, damos, muita programação, bases de dados e redes, e também word avançado e excel avançado, por ai fora, também temos uma disciplina de gestão de empresas e economia, mais as disciplinas habituais tipo matemática e português. Ando a gostar muito do curso, é muito bom e temos estágio no final do segundo e terceiro ano.

Também se mete o problema da escola de onde tu és haver ou não o curso, tenho gente na minha turma de que é de outra cidade perto da minha onde também ás secundária mas não há aquele curso, mas para isso basta informares-te bem.

Cumps.

8. theking1200

theking1200 Banido

Não é propriamente lá na parvonia onde vivo é a cerca de 20minutos mas sim a mas é tecnico de gestão de equipementos informaticos
    bem deve dar :p

9. Peter V5

Peter V5 Folding Member

Ya claro, lol, mas esse parece porreiro, normalmente estes cursos não são assim muito diferentes uns dos outros, apenas mais orientados para gestão ou mais para equipamentos, etc

10. spray8

spray8 Power Member

Entrei este ano para o curso de Gestao e Programaçao de Sistemas informaticos...:D

e pelo menos na minha escola e assim:

-Ha mais que 1 teste por modulo a todas as disciplinas..
    -Mesmo que tenhas 20 a tudo tens que ter os modulos todos feitos.. para poder passar..
    -Se quiseres recuperar um modulo tens de pagar..lol (espero nao deixar nenhum em atraso)
    -E tenho 6.45H de programaçao por semana:D (muito mais do que estou abituado na publica)

Depois tens e que gostar de programaçao, pelo menos ate agora ja vi que para se aprender tem que se gostar (que e o meu caso:007:)

Agora tou a dar algoritmos e mais tarde vou dar visual basic.... o C e so no 2º ano do curso..

abraços

11. crywolf

crywolf Folding Member

Olha eu estou a ter aulas á noite e num curso ligado a tecnologias de informação. Na altura que iniciei este curso informei-me na secretaria e no gabinete de psicologia da minha escola, por isso aconselhava-te que fizesses exactamente o mesmo. La poderás obter todas as informaçoes que precisas sobre todos os cursos.

12. dark_splinter

dark_splinter Power Member

Eu ando agora no terceiro ano de Tecnico de Gestão e Programação de Sistemas informaticos....
    e posso te já garantir que tens muito programação....
    só para teres uma ideia....

10ªano - Tinha 4 horas de C por semana ---------------------- TOTAL 4 horas semanais

11ªano - Tinha 3 horas de C por semana e 3 horas de SQL por semana ------------ TOTAL 6 horas semanais

12ªano - Tenho 10 horas de C# ................... mais 4 horas de HTML, CSS, ASP.NET, javascript, XML (sim sim ... eu sei que muitas destas não são linguagens de programação.... :P)..... TOTAL 14 horas

Não te vou falar no geral das escolas, porque n sei..... mas da minha é simples..... Se quizeres aprender mesmo a programar bem, é possivel.... eles ensinam-te o suficiente para teres boas bases e os stores dão te conselhos daquilo que podes estudar em casa para aprendes mais e etc etc....

Problema das escolas profissionais ..... vai ter mais dificuldades em ter boas bases de matematica e fisico-quimica (Para quem continuar por exemplo para engenharias).... não porque os stores são maus...... mas porque tens muito menos tempo de aulas dessas disciplinas e a materia é mais facil devido a tares num curso profissional....mas por exemplo na minha escola dão aulas de acesso ao ensino superior para o pessoal que se quer preparar para os exames..... eu por exemplo no ano passado 11ªano... fiz o exame de matematica B e fisico-quimica, porque este ano vou ter 3 meses de estagio e não me queria preocupar muito com isso....

Mas também te digo, facilmente vais para minha escola e para o meu curso passas com 10 aos modulos de programação depois de tentares 100 vezes... e consegues sair de lá sem saber a ponta de um corno.....:-D

Eu por exemplo a portugues tenho sempre 10 ..... porque vou a repetição, tenho boas notas nas outras disciplinas e se tive-se no secundario porvavelmente fodi_a-me ai, o que por outro lado é bastanto mau, pois provavelmente vou para universidade sem saber escrever um texto....8|

13. tomassantos

tomassantos To fold or to FOLD?

Esclareçam-me uma dúvida:

Isso de cursos de informática é tipo: 'Ah curtia bué fazer sites, bases de dados, até programas' sabia tipo umas coisinhas de HTML, pouca coisa. Ia para lá e era mesmo 'uma escola' não sabia nada ensinavam-me tudo, do zerinho, muitos exercicios, etc, como até ao 3ºciclo? Não é preciso ter nenhuma base, nem nada?

14. Uncle Sam

Uncle Sam Power Member

Não precisas de ter bases algumas. Se não percebes nada de hardware tens a disciplina Arquitectura de Computadores onde começas do zero. Começas a dar a linguagem binária e depois passas para o hardware propriamente dito. Se não percebes nada de sistemas operativos também tens a disciplina Sistemas Operativos que dá-te todas a noções e mais alguma, desde a raiz mesmo. Programação é igual. Redes de comunicação vai pelo mesmo caminho. Eu estou no 2º ano do Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos numa escola pública. Estou a curtir bastante, mas por outro lado tenho um horário bastante sobrecarregado, sem nenhuma tarde livre e entro todos os dias as 8h20 e saio às 16h50. É puxado para quem não está lá com muito interesse e mesmo para os que estão. Tens mesmo que gostar de tudo isto para ires até ao fim.

Cumps

15. PanterA

PanterA Power Member

Estou agora no 2º ano de Gestão de Equipamentos Informáticos, e vou começar a dar "C", depois também vou falar de outras linguagens já não sei quais...

Esta já dou bastante!:D

16. Leuggim

Leuggim Power Member

Eu estou no 3ºano do curso Técnico de informática e gestão, ja dei varias linguagens(pascal"para começar lol" , Java, php, html, javascript, e por ai).

17. HecKel

HecKel The WORM

Nem eu, mas recomendo uma pesquisa pelo fórum ;)

:iconlock:

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página