estou a pensar entrar no mundo da programação. Disseram-me que convém perceber bastante de matemática, nomeadamente algoritmos. Ora só tive matemática até ao 9º ano e tinha sempre fraco. A minha ideia seria começar com um curso de introdução à programação - algoritmos, fluxogramas, etc. Depois aos poucos ir tirando cursos de programação e depois tentar uma certificação. Será muito difícil? Obrigado.
Não não é. E na maior parte das vezes não utilizarás a matemática, o raciocínio lógico é que sim. Podes até começar por ti próprio comprando um livro ou pesquisando por um tutorial na net.
E como chegas ao raciocínio lógico sem prática de matemática? Intuição? Matemática é fundamental em programação, sim! Vejam este mini-tutorial que comecei há uns anos atrás, salvo erro dou exemplos de matemática em todas as operações mais básicas de uma linguagem de programação. É impossível descartar a matemática na programação, até és capaz de fazer algumas coisas básicas, mas se pretendes levar esse curso a sério como vida profissional, é bom que comeces a levar a matemática a sério. abraços, HecKel
ok obrigado HecKel. Espretei o mini tutorial e já estou mal disposto. Tem muita matemática para o meu gosto... mas acho giro... Acho que vou tentar.
Heckel.. Muiitooo obrigado... eu queria ver se estas férias de verão me lançava em programação, mas eu tenho mesmo medo também por causa de matemática (até ao 10 ano foi a brincar, porem no 11 já é asério, mas o meu problema não é achar dificil, antes pelo contrário, porém sinceramente sou daquelas pessoas que não gosta de estudar e por isso as minhas notas nos testes não são as melhores, por que também sou lento e demoro muito, nunca chegando a acabar testes enfim lol) Porem pelo que vi do teu tutorial, não me parece mesmo nada dificil, é mesmo uma boa forma de iniciar...!! Se calhar é desta que me decido por seguir informática Mais uma vez: Obrigado!!!
Na minha opinião a inteligência tem várias vertentes, e a matemática não espelha todas elas, é óbvio ele que vai utilizar números mas não necessariamente conceitos matemáticos complicados. Por outras palavras pode ser mau aluno a matemática e ser um bom programador, tudo depende do que ele realmente gosta e está disposto a fazer.
Eu tive a vida facilitada pois sempre gostei de matemática. Aliás, segui informática porque tinha matemática A matemática de secundário não é difícil, e nem requer um estudo muito acentuado..., mas se quiserem seguir para a universidade..., é bom que comecem a olhar para a matemática com outros olhos... abraços, HecKel Edit: Concordo e discordo ao mesmo tempo. A inteligência de facto tem várias vertentes, mas o que está em causa na programação é a lógica e não a inteligência. Se te referes a inteligência artificial..., então aí garanto-te que a matemática é imprescindível. Se quiser apenas fazer páginas web, de facto a matemática não é muito importante, mas se quiser fazer aplicações mais robustas ou até mesmo páginas web mais robustas..., acredita que a matemática mais uma vez acaba por ser importante. Não digo que seja directamente, mas indirectamente é. Isso garanto.
Lol, onde é que já vi isto? Digo-te que programar é das coisas do meu curso que mais curto, e não te preocupes com matemática para programar, que apesar de o Heckel ter razão, só até a um certo ponto é que a matemática entra por aí dentro...