Cursos Universitários de Design? - PRECISO DE AJUDA !

_sSnake_

Power Member
Boas!
Estou a finalizar o meu 12º ano e começo a pensar já no meu futuro.
O problema é que estou com problemas na escolha de curso, porque os melhores cursos que encontrei na área que pretendo...são em Ensino Privado e não me é possível proceder à utilização de esse tipo de ensino.
Isto vem de encontro ao propósito do tópico:

Queria que me ajudassem na escolha do curso dando sugestões e cursos que por ai existam!
A cena que quero é Design.
Dentro do Design pretendo especializar-me na área do Web Design e Animação tanto 2D como 3D ... e depois as outras cenas, Modulação Gráfica, não sei ... cenas que envolvam Photoshop, Flash, Studio Max, esse tipo de coisas ...
Mas quero uma Licenciatura ! Um curso Universitário.

Se me poderem ajudar ... agradeço []
 
bem em termos de Design é complicado, sabes que nem tudo é feito á base de "saber mexer" nos programas, especialmente nesse tipo de programas como o Flash e modelação 2D e 3D e agora com os cursos reduzidos a 3 anos é dificil, eu estou em Comunicação e Multimédia na UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) este curso é direcionado para o Web development esse tipo de ferramentas são vulgarmente usadas nos nossos trabalhos, as coisas complicaram-se um pouco desde que houve esta redução no tempo do curso o que se dá nas aulas é mt limitado o que faz com que nos obrigue a estudar muito em casa, os programas como flash , photoshop são ferramentas diárias a programação é sem dúvida algo que é necessário saber para mexer em programas como o flash e o studio max, os cursos de Design que há não são (na minha opinião note-se) vocacionados com o intuito de mexeres neste tipo de ferramentas, o que quererás deverá ser algo deste genero suponho pelo que pedes claro :p lol mas tipo vê tb o curso que há em Aveiro se não me engano... *** espero ter dado umas luzes :D:007:
 
Eu estava na mesma situação que tu e decidi-me pelo curso de Artes Digitais e Multimédia na ESAD (Matosinhos)! Tem a desvantagem de ser privada... Isto porque depois de muito procurar e me informar cheguei à conclusão que não havia nada do género no ensino público e perto da minha zona!

Acredita que vale bem a pena! Vai ver os planos curriculares...
 
Pois tambem estou interessado no mesmo que ele... se nada de melhor surgir irei para Eng. Informatica e de computa;ao no Porto, acho que e' uma boa base se depois me quiser "especializar" em modula;ao 3D.

Quando andava no 9o ano ouvi falar de um curso na EstGad (Caldas da Rainha), o problema e' que os finalistas tem uma taxa de emprego de 5%....


PS. Era fixe se as pessoas deixassem uns links... mesmo que fosse para privadas :D

Boas!
Estou a finalizar o meu 12º ano e começo a pensar já no meu futuro.
Se nao o fizesses e' que era preocupante... :bigrinbo:
 
Última edição:
Viva.. Conheces TDM (Tecnologias e Design Multimedia) da ESTV em viseu?
vai a
http://www.estv.ipv.pt/dep/di/NOVO_SITE/TDM/

Essencialmente aprendem o que tu procuras... Eu apesar de estar no mesmo departamento (Eng. Informatica) posso-te dizer que sinceramente, ao fim deste, tou a pensar seriamente em seguir pra TDM. Sempre foi a área que kix, e nao andar 24h a programar...
 
Se nao o fizesses e' que era preocupante... :bigrinbo:

Exacto :rolleyes:

Em relação a cursos, já procurei pelo "acesso ao ensino superior" (no site) .. os cursos e assim.
Encontrei alguns bastante interessantes mas todos privados pelo que não me é possível aceder a tais cursos devido ao preço porque depois não é apenas a despesa da universidade que se terá, é gasóleo, é estadia se tiver de alugar casa, e afins ..
Ficar numa determinada cidade, não me cativa, pelo que queria algo aqui para o Norte ..
Eu sou de Braga, portanto, Porto, Viana e assim ..
Como em termos de universidade, a cena também tem pouca oferta e eu já estava meio a flipar .. decidi informar-me acerca dos cursos politécnicos .. diferenças em relação à universidade etc ..
Não há diferenças significativas pelo que temos licenciatura à mesma, alguns até dão acesso ao mestrado e tal .. a taxa de empregabilidade tem vindo a aumentar e é bastante boa.
E todo um aglumerado de outras informações que consegui obter através de algumas pesquisas o que me leva a optar por esta alternativa logo ..

Em termos de Cursos Politécnicos que existam, têm alguma sugestão que possam partilhar??

Agradeço a disponibilidade. []
 
Aconselho seriamente aos interessados a verem o curso de Artes Gráficas, que sem ser de "design" tem tudo a ver, do Politécnico de Tomar...
 
Sou de Viana e no politecnico tem um curso de Design e Multimedia... mas nao te aconselho.
A reputa;ao do sitio para onde vais importa e muito e a nao ser que tenhas media de 10 acho que consegues arranjar melhor.

Quanto as universidades privadas isso nao e' bem assim, porque ha' apoio do estado para alunos com poucas possibilidades e para alunos com boas notas. Quanto mais necessidade tiveres mais recebes, e digo-te que chega para pagar as propinas e ainda sobra um bocadinho.
 
ESAD caldas da rainha. Tens lá de tudo é uma questão de ver pela vertente. eu estou no curso som e imagem. tenho animação, video, fotografia e som 1 ano. Depois sei que há vertentes nos cursos (Eu escolhi Imagem no 2 ano). E os programas que falas estão implementados em todos os cursos varia um pouco de curso para curso pois o interesse também muda.
 
tens a esap de guimaraes, curso de grafismo multimédia http://www.esap-gmr.com/
nao tens 3d, mas tens animaçao, design grafico, web, video, som...
é uma escola de artes, portanto vais ter aulas de desenho e etc....nao é so PC`s o dia todo.
se quizeres tiras depois o mestrado em animaçao e ja tens o 3d
 
Em portugal tens a ETIC,
mas se queres aprender 2D e 3D investe em livros, bons livros, fóruns e muita muita paciencia e dedicaçao.
Estou te a dizer isto porque sou desenhador grafico há 10 anos, sem licenciatura que viu no 3D uma nova paixao.
 
Tens a ESAD de Matosinhos, ETIC em Lisboa e as Belas Artes, o curso de design da UA também é relativamente bom mas já que és do Norte aconselho-te a ESAD, é a melhor e é privada.

Já agora, design não é saber trabalhar com os programas nem fazer desenhos bonitos, o que tu deves querer é multimédia, são coisas diferentes, na ESAD há um curso de multimédia muito bom.

E já se criava uma secção de design na techzone.
 
E já se criava uma secção de design na techzone.

CONCORDO!

Eu estou em EngªInformática, na Univ. Lusófona em Lx, o curso é bom a universidade tem bons Lab's e Equipamentos, os Prof's são bons.
Na realidade cada vez mais me convenço q o que eu queria era Produção Multimédia ... e n quero programar.
A Grande dificuldade é esta, um Designer é muito facilmente um Web-Designer, um Informático (mesmo engenheiro) poderá nunca vir a ser um Web-Designer pq lhe pode faltar o "jeito" ou mesmo a capacidade de criar.
Num entanto há por aí bons Designers estáticos, ou seja fazem bons cartazes, flyers e calendários e web-design são nódoas.

Concentra-te bem no que queres e deixa-me dar-te um conselho, não tentes tocar uma orquestra sozinho, concentra-te no teu instrumento e só nesse poderás ser bom ou mesmo excelente.

Fala com pessoas que estejam a estudar nas faculdades, fala c as associações de estudantes, vê os trabalhos de fim de curso e p.f. leva essa escolha a sério!

Boa sorte. Boa Escolha.

PS: Faz isso com as privadas tmb, se te interessar vai lá pessoalmente e ve os recursos de apoio se fores bom eles acolhem-te e apoiam-te.

Cumps
 
Boas!
Estou a finalizar o meu 12º ano e começo a pensar já no meu futuro.
O problema é que estou com problemas na escolha de curso, porque os melhores cursos que encontrei na área que pretendo...são em Ensino Privado e não me é possível proceder à utilização de esse tipo de ensino.
Isto vem de encontro ao propósito do tópico:

Queria que me ajudassem na escolha do curso dando sugestões e cursos que por ai existam!
A cena que quero é Design.
Dentro do Design pretendo especializar-me na área do Web Design e Animação tanto 2D como 3D ... e depois as outras cenas, Modulação Gráfica, não sei ... cenas que envolvam Photoshop, Flash, Studio Max, esse tipo de coisas ...
Mas quero uma Licenciatura ! Um curso Universitário.

Se me poderem ajudar ... agradeço []


Boas,

investiga a licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação, na univ. de Aveiro.

É um curso vocacionado para o q queres... começas por aprender os aspectos básicos da imagem, do som... depois aprendes muito sobre webdesign (flash, html, css, tecnologias dinâmicas tipo php), aprendes sobre animação 2d (flash) e 3d (3d studio max), aprendes sobre os aspectos da comunicação, ergonomia, design e usabilidade ligados aos produtos multimédia. Eu acho muito interessante .. e agora tens a vantagem de existir um segundo ciclo do curso: o mestrado em comunicação multimédia.

Cumps
 
E já se criava uma secção de design na techzone.

Concordo, faz falta uma secção dedicada ao design cá na Techzone, isso ou criar um link para o CGArtdomain :P.

Tenho alguns colegas na ESAD que realmente dizem muito bem daquilo, já dei uma vista de olhos no plano curricular e realmente parece que, dentro do que queres, ser o melhor.

Novas Tecnologias da Comunicação em Aveiro até eu coloquei como opção visto estar neste momento "entre cursos" mas facilmente desisti da ideia por também querer programação.
Anulei a matricula este ano em Eng. Computadores e Telemática em Aveiro para provavelmente mudar para Eng. Informática na Uminho, com intuito de também seguir um pouco o ramo do design (mais propriamente webdesign e webdevelopment no geral).
 
E já se criava uma secção de design na techzone.


Pessoal, eu até vou seguir este offtopic mesmo para todos verem.

É do interesse de todos que estas propostas sejam feitas no Sugestões e Questões Relativas ao Fórum, no meio de uma thread passam bastante despercebidas enquanto que aquela zona é destinada mesmo a isso.

Se acham que se justifica mesmo uma secção de design na techzone abram uma thread lá (ou façam bump a uma das antigas, tenho ideia que já foi proposto no passado) e argumentem, sff. Só dizer que querem porque sim não ajuda em muito, é sempre bom discussões sobre assuntos destes, até ajudam o staff a decidir ;)

Abram lá a thread, sff :)
 
Sem querer ser chato, tenho que apontar que um curso de design não assenta em ensinar a malta a utilizar software. Como é claro, essa vertente faz parte do curso, mas nem é o mais importante.

Para saberes o suficiente sobre o processo de design, de modo a poderes ser um bom profissional na área em que te decidas especializar, sugiro que dês uma olhada num curso como o de Design de Comunicação, da FBAUP. Tem só atenção à média de entrada e provas de acesso :)
 
Back
Topo