Custo da EDP em manter um PC ligado 24 horas!

Patrol

Portugal@Home Member
Este mês recebi a factura da EDP um pouco elevado
E desconfio q é deixar o meu computador sempre ligado 24 por dia e sempre a 100% do cpu a boincar.
Fui ao site da EDP http://www.edp.pt/download/flash/simul_global.html#home
E fiz uma silmulação qd é q gasta um PC com a fonte 450W e 50% de utilização à noite com a tarifa bi-horária e os resulatdo foi:
Custo final com tarifa simples:37.07€
Custo final com tarifa bi-horaria: 20.26€

Ora como tenho tarifa Bi-horaria e gastar 20€ por mes já "pesa" na factura

Mas eu posso estar a fazer um erro nestas contas
Se realmente um comp se esta realmente sempre a gastar 450W e nem sequer pus o monitor, mas tb este nunca esta ligado 24H
Agora isso é o q deve custar manter um comp, imagina isso por varios comp???

Eu n acredito q gasto 20€ por mes só no computador!

O q acham?
 
muito pouco provável o teu pc estar sempre a utilizar os 450W :\... mas daí não sei... também tens que ver que tens o cpu a 100% o dia inteiro :)
 
Isso não te está sempre a gastar 450w. 450w é o máximo que a tua fonte consegue fornecer, não quer dizer que o pc os use, nem quando o estás a usar a 100%. E usar a 100% não é só cpu, é cpu, gpu, discos, eventualmente algum periferico a mamar energia das usb, etc.
 
Pois é q eu gostava de ter uma ideia qd é q deve gastar um PC comum ligado 24 horas por dia
Eu não acredito q gaste 20€ ou 37€ poe mes!!!
 
SideWalker disse:
Isso não te está sempre a gastar 450w. 450w é o máximo que a tua fonte consegue fornecer, não quer dizer que o pc os use, nem quando o estás a usar a 100%. E usar a 100% não é só cpu, é cpu, gpu, discos, eventualmente algum periferico a mamar energia das usb, etc.

Pois, se tivesse constantemente a consumir 450 W tinhamos de ter fontes que aguentassem mais do que isso. E o pessoal com prommys e chillers não deviam ganhar só para a conta da luz...
 
Patrol disse:
Pois é q eu gostava de ter uma ideia qd é q deve gastar um PC comum ligado 24 horas por dia
Eu não acredito q gaste 20€ ou 37€ poe mes!!!

Eu tb duvido bastante, principalmente porque tenho 4 PC's em casa e não pago assim tanto de factura...
 
Última edição:
Eu tenho um ups que permite ver o consumo do pc. Ainda nao experimentei no actual pc, mas do meu irmão ké um athlon 64 3000+ com uma 9800pro, disco etc, aquilo no max gastava 200w. Penso que num pc normal não deve passar os 300w (Isto sem SLI e raids de 8 discos etc ke nesse kaso deve passar na boa).

Ja agora ke tarifários são aqueles? pensei que so houvesse uma tarifa na edp. Vou investigar.
 
não sei se isto ajuda... mas cá vai:
http://www.jscustompcs.com/power_supply/

Pelo menos dá para ter uma ideia... (depois há k ter em conta possiveis OCs)

Cyaz

p.s um monitor crt 17´ anda à volta dos 90w... axo k nos philips o consumo é sempre ligeiramente inferior.... tem a ver com um tecnologia ***** k utiliza. Um 15´ anda à volta dos 65w. TFTs 30-40w +/-
site kom + info a cerca de crt vs tft: http://www.boadica.com.br/layoutdica.asp?codigo=440
 
Última edição pelo moderador:
Boas ppl.

Deixem que vos diga, tal como alguns users têm referido, o facto de deixarem o PC(incluindo monitor) ligados 24 horas por dia, não vai duplicar nem triplicar, nem algo que se parecam com isso, a vossa conta da electricidade.

Normalmente, e pela data do post do user Patrol, o que costuma acontecer é que nesta altura e com o baixar das temperaturas por todo o pais, o pessoal começa a ligar os aquecimentos (aquecedores, termoventiladores, etc...) o que faz disparar os consumos um pouco por todo o pais( experimentem olhar para o contador antes de ligarem um aquecedor a oleo e depois, e acreditem que ficam espantados).

Uma coisa é certa, as fontes dos PC's, monitores (CRT ou TFT) comparativamente com máquinas de lavar roupa, lavar loiça, secar roupa cujas potências rondam os 2 a 5 kW e em alguns casos mais que isso, fazem com que os 48, 500 ou + W que um PC completo consome.

A minha possivel conclusão é que o mês de Janeiro na tua zona poderá ter sido muito frio e terás eventualmente consumido mais em tua casa devido a qualquer tipo de aquecimento que tehas em casa...?

Um abraço.
 
Patrol,

As contas calculo que as tenhas feito bem, as estimativas para o consumo é que me parece
que não ...

O facto de teres uma fonte de 450W não significa que o consumo seja de 450W.
Em principio é menos, mas até pode ser mais. Isto porque é preciso ter em atenção que
as fontes têm um rendimento.

Em diria que o custo em tarifa normal deve ser aproximadamente uns €15 +/- €5, sem monitor.
O monitor mais uns €10, mas de certeza que não tens o monitor ligado 24x7



dsac23,

"Uma coisa é certa, as fontes dos PC's, monitores (CRT ou TFT) comparativamente com máquinas de lavar roupa, lavar loiça, secar roupa cujas potências rondam os 2 a 5 kW e em alguns casos mais que isso, fazem com que os 48, 500 ou + W que um PC completo consome."

O consumo de uma maquina de lavar de facto é mais ou menos 2KW mas a duração da lavagem é prai de 1H. Até uma lampada de 60W se estiver 24H ligadas têm um consumo "perto" do da lavagem da máquina de lavar.

1H x 2KW = 2 KWH
24Hx 0,06KW = 1,44KW
 
pnabais disse:
Patrol,

As contas calculo que as tenhas feito bem, as estimativas para o consumo é que me parece
que não ...

O facto de teres uma fonte de 450W não significa que o consumo seja de 450W.
Em principio é menos, mas até pode ser mais. Isto porque é preciso ter em atenção que
as fontes têm um rendimento.

Em diria que o custo em tarifa normal deve ser aproximadamente uns €15 +/- €5, sem monitor.
O monitor mais uns €10, mas de certeza que não tens o monitor ligado 24x7



dsac23,

"Uma coisa é certa, as fontes dos PC's, monitores (CRT ou TFT) comparativamente com máquinas de lavar roupa, lavar loiça, secar roupa cujas potências rondam os 2 a 5 kW e em alguns casos mais que isso, fazem com que os 48, 500 ou + W que um PC completo consome."

O consumo de uma maquina de lavar de facto é mais ou menos 2KW mas a duração da lavagem é prai de 1H. Até uma lampada de 60W se estiver 24H ligadas têm um consumo "perto" do da lavagem da máquina de lavar.

1H x 2KW = 2 KWH
24Hx 0,06KW = 1,44KW
Exactamente pnabais, tinha-me esquecido de exemplificar com as contas, pois assim torna tudo mais claro.

Por isso é que a EDP recomenda que o pessoal troque as lampadas de incadescências por lampadas económicas devido à sua reduzida potência e consumo que como o nosso amigo pnabais demonstrou podem consumir quase tanto como uma máquina da roupa e muito mais que um simples PC...

Em todo o caso, eu antes consumia cerca de X euros por mês, e agora que tenho o PC 24 horas por dia gasto praticamente os mesmos X euros por mês.

Cumprimentos
Rui
 
Última edição:
Sempre achei o máximo aquelas senhorias em Lisboa que não deixavam as meninas estarem a estudar à luz do candeeiro mas depois tinham o aquecedor a bombar a noite toda
 
Eu por acaso não tenho notado o maior consumo... Por um lado, compensei o facto do PC ligado 24/7 de ter um TFT e lampada florecente no quarto :D
 
Todas as lampadas de minha casa são dakelas de poupar energia... Mas tenho bastantes televisões (4) e 3Pc's + 1 portátil (que tá quase sempre ligado à ficha sem a bateria)... Já tive os 3 ligados um mês inteiro 24/7 e outro mês k raramente estiveram ligados... A diferença foram praí uns 10€ talvez nem tanto...
 
God_lx tas em todas :D

Também temos4 TV's, embora uma delas nunca é ligada :D

4 pc's, bem, isso é uma farmzita boa, hehehe
 
Back
Topo