Custo de um kit decente para slr

Poeta rural

Power Member
Muito tenho lido acerca dos prós e contras das câmaras SLR Vs Bridges e pelo que entendi penso que é mais ou menos unânime que para que uma SLR possa ter o desempenho e sobretudo versatilidade de uma Bridge, implica um investimento suplementar para além da compra do corpo e lente originais. A minha questão é:
Qual é o investimento mínimo aceitável para que se possa constituir um kit de lentes indispensável e que permitam a rentabilização de uma SLR. Isto falando de equipamento com uma relação preço qualidade razoável.
- Qual o equipamento que consideram indispensável?
- Qual seria o orçamento para o mesmo?
 
Depende muito do que tu queres.... n há investimento minimo. cada um é que sabe, mas talves uns 1500€ com a camera incluida.

Já agora tas disposto a andar com uns KG de lentes numa mochila?
E tens algum conhecimento fotografico?

Cumps
 
- Qual o equipamento que consideram indispensável?
- Qual seria o orçamento para o mesmo?

- O mínimo indispensável varia de pessoa para pessoa.
- O orçamento varia com o ponto anterior.

Tudo depende dos tipos de fotos que queres fazer. As marcas não andam a criar lentes só para aquecer, cada uma tem a sua utilidade e cada pessoa dá-lhe o seu valor.

Por exemplo, para mim o mínimo indispensável, é o que tenho, mais uma tele e outro flash. Tudo junto, ascende aos 2500€+- e por isso é que ainda não tenho o mínimo indispensável. Também não deixo de tirar fotos por me faltarem coisas. Mas se as tivesse, era outra história.

Se é para um kit amador, por cerca de 1000€ fazes a festa. Corpo + kit de duas lentes e um flash de gama média.
 
Se tu és capaz de andar com esse Kg às costas eu também sou...e se tu aprendeste o que hoje sabes de fotografia eu por certo também posso aprender! Ou achas que não tenho capacidade?
Eu gostaria mesmo que alguém com conhecimento da matéria e acima de tudo, bom senso, me pudesse elucidar de verdade e não responder com perguntas ou com frases tipo "depende do que quiseres gastar"

Volto a repetir as perguntas:
- Qual o equipamento que consideram indispensável?
- Qual seria o orçamento aceitável para o mesmo?


 
Se tu és capaz de andar com esse Kg às costas eu também sou...e se tu aprendeste o que hoje sabes de fotografia eu por certo também posso aprender! Ou achas que não tenho capacidade?
Eu gostaria mesmo que alguém com conhecimento da matéria e acima de tudo, bom senso, me pudesse elucidar de verdade e não responder com perguntas ou com frases tipo "depende do que quiseres gastar"

Volto a repetir as perguntas:
- Qual o equipamento que consideram indispensável?
- Qual seria o orçamento aceitável para o mesmo?

A questão nem é se és capaz de andar com Kg às costas, ou se és capaz de aprender a fotografar bem. Isso, quase de certeza que és capaz. É mais, se tens disposição para isso. Mas se tens, tens. :)

Quanto às tuas perguntas, não vais arranjar uma resposta assim. Um kit do mesmo valor, pode ser orientado para vários tipos de fotografia. Primeiro que tudo, tens que saber qual ou quais os que mais te interessam, só depois te podem dar um orçamento.
 
Se a ideia é equivaler ao que outros tipos de máquinas fazem praticamente o kit base chega. Algumas máquinas ate vem com kits de 2 lentes ou com uma lente estilo super zoom que se equivalem muito bem a uma bridge em tudo (+ os pontos superiores da DSLR)

Mas uma DSLR pode fazer muito mais com alguns extras e aí cada um sabe de si.
 
@ Poetarural
Convém o pessoal saber que tipo de fotografia estás interessado em fazer: Macro, paisagem, acção/desporto, estudio, passarada, tudo isso vai influenciar o kit que te podem recomendar.
 
Se tu és capaz de andar com esse Kg às costas eu também sou...e se tu aprendeste o que hoje sabes de fotografia eu por certo também posso aprender! Ou achas que não tenho capacidade?
Eu gostaria mesmo que alguém com conhecimento da matéria e acima de tudo, bom senso, me pudesse elucidar de verdade e não responder com perguntas ou com frases tipo "depende do que quiseres gastar"

Volto a repetir as perguntas:
- Qual o equipamento que consideram indispensável?
- Qual seria o orçamento aceitável para o mesmo?


estas a interpretar as coisas mal. se eu tivesse um telemovel k pesasse 2kg, eras capaz de andar com ele? de certeza k conseguias aguentar com o peso, mas isso nao ker dizer k estejas disposto a isso so pq eu ando com um...
aki a pergunta e tb valida, as DSLR sao grandes, pesadas e necessitam de varias lentes para fazer o mm k uma bridge (como ja sabes), e isso obriga a sacrificios, k deves estar consciente.

o ekipamento indispensavel varia de acordo com o teu estilode fotografia, se por exemplo so keres fazer macros, basta 1 corpo e uma lente macro. se so keres tirar fotos a passaros, 1 corpo e uma lente tele, se so keres paisagens, 1 corpo e uma lente wide. se keres tudo, um corpo +uma lente wide +uma tele +uma macro.

o preco varia de acordo com a kalidade k keres.

talvez seja mais pratico explicares o k keres em vez de fazer perguntas abstractas, da mesma maneira k kando compras um PC explicas kal o uso k lhe vais dar.
 
Se a ideia é equivaler ao que outros tipos de máquinas fazem praticamente o kit base chega. Algumas máquinas ate vem com kits de 2 lentes ou com uma lente estilo super zoom que se equivalem muito bem a uma bridge em tudo (+ os pontos superiores da DSLR)

Mas uma DSLR pode fazer muito mais com alguns extras e aí cada um sabe de si.


Obrigado. De forma resumida foi ao cerne da questão respondendo à minha dúvida sem levantar questões paralelas!
 
Obrigado. De forma resumida foi ao cerne da questão respondendo à minha dúvida sem levantar questões paralelas!

Então dizias logo que o que pretendias era uma SLR para equivaler a uma bridge. Evitavas as questões paralelas.

Para uma SLR equivaler a uma bridge, precisas de um corpo (400/500€) e uma lente All-In-One (400€).

Mas voltando ao teu post inicial, isso não é o equipamento indispensável, nem perto. Muito menos tem uma relação preço/qualidade razoável. Lentes dessas são dispensáveis, a menos que tenhas alguma razão para não poder trocar de lentes. E no final pagas 800/900€ por um conjunto que pouco melhor é que uma boa bridge, ou que um conjunto equivalente de corpo e duas lentes.
 
estas a interpretar as coisas mal. se eu tivesse um telemovel k pesasse 2kg, eras capaz de andar com ele? de certeza k conseguias aguentar com o peso, mas isso nao ker dizer k estejas disposto a isso so pq eu ando com um...
aki a pergunta e tb valida, as DSLR sao grandes, pesadas e necessitam de varias lentes para fazer o mm k uma bridge (como ja sabes), e isso obriga a sacrificios, k deves estar consciente.

o ekipamento indispensavel varia de acordo com o teu estilode fotografia, se por exemplo so keres fazer macros, basta 1 corpo e uma lente macro. se so keres tirar fotos a passaros, 1 corpo e uma lente tele, se so keres paisagens, 1 corpo e uma lente wide. se keres tudo, um corpo +uma lente wide +uma tele +uma macro.

o preco varia de acordo com a kalidade k keres.

talvez seja mais pratico explicares o k keres em vez de fazer perguntas abstractas, da mesma maneira k kando compras um PC explicas kal o uso k lhe vais dar.


Eu entendo a pertinência das questões e acima de tudo a boa vontade e a disponibilidade para ajudar de todos. O meu muito obrigado.:001:
O meu objectivo é tentar reunir no menor volume, a maior qualidade possível ao melhor preço possível. (e já agora que me saia o Euromilhões):D
De facto não me estou a ver a andar cheio de "tralha" atrás de mim para estar preparado para o que der e vier. Quem sabe mais tarde, se o “bicho me pegar”:)
Penso que a vossas opiniões me estão a orientar decididamente para as Bridge. Só tenho receio da qualidade não me satisfazer…

E por outro lado custa-me dar 400 EUR por uma Bridge quando tenho uma DSLR tão perto!

Assim sendo, se encontrar uma por volta de 250 / 300 de boa qualidade (fundamental) acho que me vou decidir!
 
como o rui disse com um corpo e uma lente all in one (uma lente k vai do wide angle ao telephoto) (ekivalente a uma bridge com 20x de zoom), faz quase td o k a bridge faz (menos o macro). agora ambas as situacoes teem vantagens e desvantagens...

colocar uma lente dessas obriga a sacrificios na qualidade de imagem, ficando proximo de uma bridge em situacoes normais, mas por exemplo a dslr leva vantagem em fotos com pouca luz, mas isto se tiveres disposto a sair com 1kg atras, pq se nao estas, mais vale uma "ma" foto de uma bridge do que deixar a dslr em casa e n ter fotos :P

para dslr gastas +-400€ plo corpo e outros tantos pela lente all in one ou arranjas duas lentes dedicadas (melhor IQ) +- por esse preco (o conjunto).

por isso estamos a falar do dobro do investimento bridge para dslr, ja para n falar k tens de comprar uns tantos acessorios para a dslr.
 
Última edição:
Por 400€ tens um corpo. Se queres uma lente boa vai-te custar mais.

Mas estás a ver o porquê da pergunta?!
O menor volume, com a maior qualidade possível, ao melhor preço possível, é:
- Canon EOS 1000D (410€)
- Canon 50mm 1.8 (100€)
Ou mais pequeno:
- Olympus E-420 + Zuiko Digital 25mm F2.8 "Pancake" (534€)

No entanto, nenhuma delas tem nada a ver com uma bridge. Mas rigorosamente nada.
 
O único kit dSLR mais parecido com uma bridge deve ser a Nikon D40 + 18-55 + 55-200 que deve ficar pelos 500€. Mas isso é um corpo e 2 lentes e é bem mais pesado do que uma bridge.

Se estas a começar a entrar mais a sério no mundo da fotografia e se ainda não tens um bom conhecimento do que pretendes, se calhar o melhor mesmo é ir para uma bridge para ver o que te interessa (retratos, paisagens, desporto, macro, etc).

Com esse conhecimento já é possível recomendar qual o melhor kit de corpo + lente numa dSLR. Se saltares logo para uma dSLR sem conhecer os teus interesses arriscas a perder muito dinheiro em compras de lentes que vais usar pouco. E não te esqueças que lentes começam na casa dos 300€ (com excepção para a 50mm 1.8) para cima e lentes boas na casa dos 600€ para cima.
 
Back
Topo