PC Cyberpunk 2077 (CD Projekt RED)

30 horas e a direção artística deste jogo está fenomenal, o design e variedade de armas é muito bom, e eu nem toquei nos bastões e laminas, o que noto, sim, é que as consolas vieram limitar imenso este jogo, nota-se muito bem nas zonas mais fechadas, em que combatemos em pequenas "arenas", sem grande liberdade de movimento e de escolha, este jogo teria ganho muito em ter sido lançado apenas para a Playstation 5 / Xbox Series X e o PC.

Por outro lado, o jogo precisava de muito mais tempo de QA, digo isto não devido aos bugs, que em 30 horas ainda não encontrei nenhum, mas sim à forma como está tudo equilibrado (ou não, isto é), qualquer configuração que uma pessoa siga vai dar garantidamente sucesso e o jogo tornar-se muito fácil, isto é, depende do ponto de vista, se o foco é criar uma personagem que elimina tudo à primeira, então este jogo é uma excelente escolha, agora desafio NPC a NPC não é com este jogo, mas, claro, ainda não o testei em Very Hard, talvez numa segunda rodada.

Há que respeitar darem a escolher vários tipos de combate (e de métodos de controlar a personagem), as tech weapons são claramente desenhadas para quem não quer dar-se ao trabalho de apontar (e quem joga de comando) e quer é apenas matar tudo o que está à frente e ter acesso a todas as classes de armas que existem (uma boa escolha para quem quer variar imenso o tipo de arma que usa, isto até tem tech sniper rifles, o que é muito estranho de controlar, especialmente para quem não joga com crosshairs), depois temos as armas mais tradicionais, que recompensam a pericia e paciencia.. ou podes apenas focar tudo em caçadeiras e derrubar tudo o que vai à frente. Note-se que ainda nem falei em focar-se em netrunning e matar tudo sem disparar um unico tiro, sem dúvida que este jogo dá a escolher a (*quase) todos os estilos de jogador. ah, certo, e o combate com bastões e sabres e facas e afins, esse claramente focado para ser usado com o Sandevistan, ah, e também temos a opção de basicamente ir tudo à estalada.

Isto tudo para dizer que o gunplay deste jogo está muito bom, mas depois falha no "departamento" de onde o usar, arenas de combate muito pequenas, fraca variedade de NPCs, sem grande diversidade de estratégia de combate para derrotar um certo tipo de NPC.

e, ah, só 3 slots para armas? Vá lá..

*Repito, tornar o combate letal e não letal apenas com um cyberware... diria que era falta de tempo, mas depois vê-se a quantidade e diversividade de armas que existem e pensas que o jogo foi desenhado 100% para combate letal e depois, lá mesmo em cima da hora, alguem lembrou-se "e o pessoal que não quer jogar de forma letal?" e lá introduziram o cyberware para mudar todas as armas para combate não letal, e sim, eu sei que há um "rocket não letal" e os bastões são não letais, mas podiam introduzir uma classe de armas com tranqulizantes, por exemplo. Dito isto tudo, combate não letal tem 0% impacto na historia, por isso mais vale ir de forma letal, ainda por cima perdemos o bonus de headshots.


Dito isto tudo, acabei de ler em que Very Hard dois tiros matam-te, bem.. vou mudar para Very Hard então :D
 
Última edição:
Eu estou a jogar no PC e o jogo está brutal.

Uma curiosidade... Quando comprei o PC, adquiri a soundbar Razer Leviathan V2. Ao mexer no software da mesma vi que existem profiles específicos para as luzes RGB em certos jogos sendo este um deles.

Então quando estou a jogar ela acende as luzes formando a bandeira da Ucrânia e só quando estou a conduzir é a ouvir música no carro é que pisca conforme a música.

Também no quarto de hotel na missão "The Heist" acendeu de outra forma mas não reparei bem porque o fez.

Mas está porreiro.
 
Dito isto tudo, combate não letal tem 0% impacto na historia, por isso mais vale ir de forma letal, ainda por cima perdemos o bonus de headshots.

Idealmente nunca deves matar os cyberpsicos, o dialogo e mais um pouco muda a volta disso.
Em relacao ao XP, se queres farmar até é ao contrario, podes incapacitar, e depois dar headshot, double XP :D ps isto tambem da nos cyberpsicos mas tens de garantir que falas primeiro com a reporter antes de os matares.
 
Muito bem lembrado, sim senhor, reparei que a partir do segundo acto não dá para os apanhar desprecebidos, só mesmo ao tiro é que vai lá. Bem, isto em Very Hard é outra coisa, estou a achar tanta piada a isto que acho que vou começar de raiz em Very Hard (isto com um save em que já vai numas 30 horas). De notar que sugiro que tratem primeiro de completar o primeiro acto do jogo e só depois é que comecem a fazer as missões secundárias, há muito que é aberto no segundo acto e muito que muda, já depois podem andar a brincar à vontade :D
 
Por acaso estou um tanto "desapontado" com o que tem saído em termos de modificações, parece que o Red Engine não é muito amigável para tal, que não há nada em termos de adicionar armas, missões, novas zonas (ou povoar as já existentes), NPCs, isto é, há um que permite por os carros a voar, talvez seja mais uma questão do jogo ter saído com tantos problemas que o maior foco foi corrigir o que já existe ao invés de adicionar novo conteúdo.
 
Quem estiver a usar uma gráfica da Nvidia não atualize os drivers para a versão 522.25 porque cria um glitch no mapa do jogo.

Estava a jogar com os drivers antigos na minha RTX 3080 e na missão do carro alegórico notei alguma quebra de performance porque essa parte do jogo é bastante "pesada". Quando ia matar o ultimo sniper o jogo crashou.

No entanto antes de voltar ao jogo vi que estava uma atualização dos drivers disponivel, atualizei e o jogo melhorou em termos de performance nessa parte do jogo só que o mapa agora tem um glitch.
 
Há um mod que permite só activar o crosshair nas smart weapons e nas throwing knive ADS e no projectile launcher, corrigindo praticamente todos os meus "problemas" em usar esse estilo de combate, posso finalmente explorar uma build de throwing knives e mantis blades para quando for altura de ir ao molhe e fé em Deus, e dar uso às tech weapons (já que não vou estar a focar-me em rifles e handguns) e poder explorar o crafting deste jogo.

De notar que não será 100% legit, vou dar-me 6 pontos em todos os atributos iniciais (menos int, esse vai estar a 20, só mesmo para ter acesso ás opções e cyberware de tech elevado, não vou tocar nas skills dessa arvore) juntamente com a opção de poder retirar mods de equipamento, juntamente com um mod que me irá dar algo como umas 190 mensagens (uma de cada vez, claro) para descobrir os locais secretos deste jogo, de resto não me vou dar dinheiro, nem perks nem nada, e ah.. desbloquear o level cap para sentir que posso continuar a subir a minha personagem após o nivel 50 (ficou até ao nivel 80, dá para ter tudo a nivel 20 ao nivel 57, mas verdade seja dita, a nivel 40 já se é indestrutível, por isso é só mesmo para uma pessoa sentir que não atingiu o máximo tão cedo e ter sempre aquele gostinho do level up).

Continuo a não achar piada nenhuma a hacking, por isso vou mudar para o sandevistan, novamente, mal possa, há um mod para poder correr o sandevistan e netrunning em simultaneo, mas, fora os terminais em que se ganha eddies, não sinto a sua falta, pontos em tech é que tem muito mais impacto no jogo em geral.
 
Última edição:
Boas pessoal!
Pelo que parece e tenho lido, o jogo está finalmente num estado aceitável e recomendável para jogar, tanto quanto sei?
Outra pergunta que tenho, é se recomendam adquirir pela GOG? tenho lá uma promoção para obter o jogo por 30€ - mas tenho receio de não ser a plataforma certa para o obter, não sei se existirá algum atraso em updates ao jogo quando comparado com a Steam.
Aguardo feedback!
Obrigado!

EDIT: Grande fail meu, nem sabia que a GOG era a store da CD Projekt, sendo assim assumo que não existam problemas de updates hmmm
 
Última edição:
Boas pessoal!
Pelo que parece e tenho lido, o jogo está finalmente num estado aceitável e recomendável para jogar, tanto quanto sei?
Outra pergunta que tenho, é se recomendam adquirir pela GOG? tenho lá uma promoção para obter o jogo por 30€ - mas tenho receio de não ser a plataforma certa para o obter, não sei se existirá algum atraso em updates ao jogo quando comparado com a Steam.
Aguardo feedback!
Obrigado!

EDIT: Grande fail meu, nem sabia que a GOG era a store da CD Projekt, sendo assim assumo que não existam problemas de updates hmmm
Eu tenho o meu comprado pela GOG (nem sabia que era da CDPR, achei estranho me terem oferecido o Witcher 1 mas nem liguei) e até agora tudo perfeito.

O jogo está fantástico atualmente.

Se tiveres uma gráfica da Nvidia não atualizes as drivers para a versão 522.25 porque vai provocar um glitch no mapa. Eu como estou com 40h de jogo e a terminar a história principal não fiz rollback aos drivers da gráfico porque o jogo melhora muito em termos de performance.
 
Quanto aos drivers. eu recomendo para quem conheça bem o mapa, que o jogo tem uma melhoria de uns 10% de performance, mas para quem não tem umas quantas horas e consiga ler o mapa da forma que está, é melhor esperar por uma correcção.
 
boa noite a todos, finalmente consegui ter uma máquina em que posso jogar o jogo, tenho aqui uma pergunta, eu estou mesmo no inocio e parece que a imagem tem um nevoeiro branco, alguém sabe se isso é uma definição e dá para mudar ou é mesmo assim? obrigado
 
boa noite a todos, finalmente consegui ter uma máquina em que posso jogar o jogo, tenho aqui uma pergunta, eu estou mesmo no inocio e parece que a imagem tem um nevoeiro branco, alguém sabe se isso é uma definição e dá para mudar ou é mesmo assim? obrigado
Desliga o " film grain" nas opções.
 
Quanto aos drivers. eu recomendo para quem conheça bem o mapa, que o jogo tem uma melhoria de uns 10% de performance, mas para quem não tem umas quantas horas e consiga ler o mapa da forma que está, é melhor esperar por uma correcção.

Parece que já existe solução oficial da Nvidia!
https://nvidia.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/5400/

Basicamente se não quiseres esperar pelo update over the air, aplicas esse profile que eles têm ai em attachment :)

EDIT: Não testei contudo, se alguém testar se poder dar feedback digam :)
 
Última edição:
Agradeço a sugestão, mas isso dá cabo do HDR do jogo, o ecrã fica preto e só dá para jogar desligando HDR.
Vou ter que correr o DDU para poder voltar a jogar isto com HDR..
 
Agradeço a sugestão, mas isso dá cabo do HDR do jogo, o ecrã fica preto e só dá para jogar desligando HDR.
Vou ter que correr o DDU para poder voltar a jogar isto com HDR..

Sorry!
Eu só me limitei a procurar soluções no fórum de discussão da nvidia sobre o driver feedback.
Muito obrigado pelo feedback!
Eu comprei o jogo ontem, e ainda não lhe toquei, acho que vou aguardar uns diazitos até eles estabilizarem isto (eles - nvidia/cdpr - porque ainda não percebi bem de quem é a "culpa" lol).
E não queria estar a reverter os drivers para uma versão antiga.
 
Depois de umas 200 horas de jogo e ao andar a experimentar imensas modificações vou partilhar uma lista das modificações que recomendo e não são das que dão direito a tudo e mais alguma coisa e estragam a diversão do jogo, o seu propósito é apenas melhorar o mesmo e tornar numa experiência mais agradável.

Primeiro isto é tudo é via o tradicional Nexus Mods, instalem o Vortex, torna tudo muito mais simples. Há que começar com um montão de modificações base, elas são apresentadas sempre que instalem algo que precisa dela, dai recomendar o uso do Vortex, assim sabem logo quais é que estão instaladas e, em último caso, ele apenas lembra-vos que já as tem instaladas.

Arasaka Cyberams, puramente cosmetido, permite escolher qual o modelo a ser aplicado a cada cyberware e tem escolhas muito porreiras.

Breach Takedown - Dá a opção de fazeres breach imediato sem teres que levar como o minigame, como o nome diz é uma terceira opção para o takedown, eu cá acho que torna jogar como netrunner um pouco mais interessante, ao invés de passar o tempo todo a fazer o raio do mini-jogo.

Car Modification Shop, dá um toque de Need for Speed ao jogo e permite ajustar todos os teus carros, sim, dá para chegar a valores parvos mas considero isto como uma boa adição que permite manter aquele carro que até achas imensa piada mas infelizmente não é lá muito rapido ou não tem o nivel de controlo que precisavas.

Enhanced Craft, permite dar um novo a cada arma, escolher qual a skin a ser aplicada em cada peça de roupa ou o acabamento de cada arma, existem modificações muito mais complexas mas também simplesmente demasiado abusadas, por isso acho que esta é a mais modesta e pratica de todas.

Hide Read Shards, muito simples, oculta do UI todas as shards que já leram, ajuda a limpar o UI.

Hide Your Gear, como o nome diz, dá a opção simples que ocultar uma peça de roupa, francamente muito prático para não ter que andar com aqueles chapeus parvos.. isso ou têm que andar o tempo todo a ir ajustar isso ao wardrobe, isto torna isso mais simples.

No Intro videos, o nome diz tudo.

Smarter scapper, permite ajustar o que fazer auto-scrap mal pegues nisso, claro que não convem ter isto ligado logo mas umas horas depois dá imenso jeito para quem queria investir em crafting e não queira estar a passar o tempo todo a fazer scrap a N loot.

Improved minimap zoom, muito prático e 100% ajustavel, como o nome diz, ajusta o nivel de zoom do minimapa e pode ser ajustado situação a situação (embora eu só o tenha activo quando conduzo ou ligo o scanner, mais uma vez, prefiro imersão, não gosto de um retangulo enorme no canto a mostar-me a posição dos NPCs).

Mark to Sell, muito muito prático, basicamente marcas uma peça para vender e ao escolher a opção de vender lixo ela também vai.

Limited HUD, se vão instalar apenas uma mod, instalem esta, é tão tão bom.. basicamente permite ajustar tudo em relação ao HUD, quando mostar o minimap, quando mostar a barra de HP (sim, dá para apenas mostrar quando perdes HP), quando mostrar os waypoints (eu tenho quando ligas o scanner, tem mais logica in-world de só levares com isso com o scanner ligado), o mesmo em relação ao loot, etc.

Only Smartweapons crosshairs, o nome engana, isto permite ajustar as crosshairs para tudo, isto é, só tenho as crosshairs a aparecer quando uso smart weapons, throwing knives e o handcannon, esqueço-me sempre do nome disso, sabem a o que me refiro.

Silent silencers and throwing knives, sempre achei a mecanica base meio parva, então se falhas o tiro eles topam logo de onde ele veio? No entanto compreendo como possa ser usado para tornar o jogo muito mais simples, eu cá tenho ajustado na distancia de 8 metros, sim, dá perfeitamente para ajustar isso.

In World navigation, basicamente adiciona um GPS ao mapa, usa a mecanica do gig de racing mas aplica isso em tudo, eu cá não uso.. mas compreendo que possa ser prático para muitas pessoas.

Simple untrack quest, dá a opção de desactivar o marker de uma quest.. pratico para quem andar a explorar sem ter que levar com o quest log.. se bem que eu só tenho o mesmo a aparece quando uso o scanner (via o Limited HUD, ai está).

varied projectile launcher effect, já é possivel ter efeitos diferentes para cada tipo de projectil, sempre achei estupido que os dardos tranquilizantes tivessem o efeito de um missil..

zoomable scopes, isto é assim-assim, como o nome diz, dá a opção de zoom a todas as armas com mira mas tem a desvantagem que apenas faz um zoom "ao pontapé", isto é, com um zoom muito elevado metade do que estão a ver não está a fazer render de nada, fica pior se não tiverem o jogo em High, mas torna o uso de miras muito mais prático, embora eu até ache que a mira base nem é assim má de toda, mas fica aqui a opção para quem sentir essa falta.

Ah, e há o Missing Persons - Fixers Hidden Gems, este é interessante, basicamente adiciona 190 gigs para descobrir todos os easter eggs do jogo e faz isso de uma forma bastante amigavel em termos de lore, é possivel argumentar que torna o jogo mais facil que muitos desses easter eggs são armas lendárias, skill shards e afins, mas eu acho que são uma excelente mais valia para o jogo.

ah, e para quem não tem acesso ao DLSS, Fidelity FX Super Resolution 2.1, basicamente troca o DLSS pelo FSR2.0, um must have para quem não tenha um GPU que suporte DLSS.


Agora estes vão afectar o jogo de uma forma consideravel e recomendo que Não os usem numa primeira playthrough,

Custom Level Cap, não só permite ajustar o Level Cap como também os atributos base com que começas o jogo, se quiseres podes começar com tudo a 20 ou por a Tech logo a 20 se vais correr uma build Sandevistan mas queres manter as opções de Tech disponiveis (têm um impacto relevante num Gig bastante porreiro)

Legendady Cyberware Collection, ajusta e adiciona cyberware lendário, o que pode tornar o jogo ridiculamente simples, especialmente se vão para uma build gorilla arms.

Scrap your items to obtain cratfing recipes, isto é ridiculamente overpowered, tem a sua logica, confesso, mas com uma build de tech consegues criar versões melhoradas de armas lendárias, se bem que quando chegares a tech 18 já serás overpowered o suficiente..



E muito mais, há um mod que adiciona um humanity meter, que simula cyberpsycosis e afins, um que faz com que os carros voem, etc..
 
Última edição:
experimentei ha um mes e tal, esta fabuloso, fiquei colado, tanto que parei de jogar, quero primeiro fazer update ao gpu e deixar sair mais patch (o da policia por exemplo) e o DLC para começar tudo de novo
 
Back
Topo